Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios


Alicate Pega-Peixe – Uma arma na mão de certos pescadores

Olá amigos

Ultimamente venho notando nos pesqueiros um alto número de pescadores usando o tão famoso alicate pega-peixe, grip, ou de contenção.  E isso tem sido usado como arma na mão de certos pescadores.

Alicate Pega-Peixe - Grip

Alicate Pega-Peixe - Grip

O mau uso ou uso excessivo desse equipamento  em pesqueiros está resultando em um número muito alto na mortalidade de peixes assim como muitos exemplares mutilados, com a boca destruída. Uma verdadeira sessão de massacre, um crime.

Carpa Capim

Carpa Capim

Peixes como as carpas cabeçudas, capins e húngaras são as que mais sofrem com esse alicate, pois tem a boca muito sensível e as vezes até mesmo com a mão você pode romper sua pele. Imagine com essa arma na mão.

Carpa

Carpa

Escrevi novamente sobre esse assunto a pedidos de um amigo, Daniel Almeida, grande pescador de carpas cabeçudas. Foi ele que colheu e nos enviou a maioria dessas fotos. Fico feliz em saber que poucos, mas pelo menos alguns pescadores se preocupam e muito com o futuro de nossas pescarias e acima de tudo com o respeito a um animal.

Carpa Cabeçuda

Carpa Cabeçuda

Quando a boca não está furada, está rasgada ou então com um pedaço pendurado. Isso é um absurdo.  Confesso que já usei e muito esse alicate, mas faz uns bons anos que abandonei a idéia. Antigamente eram poucos os pescadores que o usavam, hoje em dia todos o tem.

Carpa Capim

Carpa Capim

Eu não sei o porque que esses pescadores utilizam esses alicates para poder segurar e tirar foto com o peixe. Estão com medo de sujar a mão? Não querem sujar a roupa? Estão com medinho do peixe morder sua mãozinha? Então fica em casa passando creminho na mão e esqueça a pescaria. Não existe momento de maior satisfação quando eu fisgo um peixe de 30kg e poder abraça-lo para poder tirar a foto. Contato direto com o animal, sem o prejudicar, sem maltratar e sem assinar seu atestado de óbito.

Carpa

Carpa

Já ví pescadores ultimamente tirando fotos com pirararas e tambaquis com mais de 40kg o segurando com eese alicate só pela boca. Minha vontade é de levantar um cara desses pela boca e deixa-lo pendurado pra ele sentir só o que é bom.

Carpa Cabeçuda

Carpa Cabeçuda

Hoje muitos pesqueiros já proibiram o uso desses alicates preservando assim a vida de seus peixes, mas mesmo assim alguns pescadores driblam as regras e continuam usando.

Carpa Cabeçuda

Carpa Cabeçuda

Uma outra forma dos pesqueiros tentarem diminuir esses crimes é informando logo na entrada do pesqueiro a proibição desses equipamentos (banner, placa) e ainda cobrar multa de R$20,00 caso o pescador seja flagrado usando tal equipamento.

Carpa, ou melhor, era uma carpa

Carpa, ou melhor, era uma carpa

Em rios e nas pescarias dos grandes tucunarés, traíras, cachorras entre outras espécies é aconselhado o uso desse alicate para conter o peixe e assim vc conseguir tirar as iscas artificiais com mais facilidade e sem o risco de se machucar, mas mesmo assim não precisa ficar pendurando o peixe pela boca pra tirar foto né? ou no máximo segurar o peixe com o alicate mas com a outra mão você segura o peso todo do peixe. Nesse caso o alicate dará somente o equilibrio pro peixe não cair de sua outra mão.  Mais isso é no rio. Em nossos pesqueiros por favor, deixe o alicate em casa.

Compre um Passaguá. É praticamente o mesmo valor e não causa dano nenhum ao peixe.

Pirarara

Pirarara

Fica aqui o meu desabafo em nome de todos que são contra o uso desses alicates. Além disso vale lembrar para aqueles que jogam o peixe no chão, que colocam o peixe direto no cimento, que pisam para segurar o peixe, que empurram o peixe pra água com os pés…. Isso tudo também deveria ser proibido.

Vamos ter bom senso e preservar.

Pirarara Mutilada - B.O.: O assassino ainda está foragido !

Pirarara Mutilada - B.O.: O assassino ainda está foragido !

Diga NÃO aos alicates pega-peixe. Preserve o futuro de nossas pescarias.

Agradeço ao Daniel Almeida pela iniciativa de tirar as fotos ao longo de suas pescarias e pela preocupação com os peixes. Agradeço ao Bruno-Pirarara pelas fotos da pirarara e agradeço a todos que respeitam e que a partir de hoje vão tentar explicar aos maus pescadores sobre o uso desses alicates.

O que falta é explicação sobre o que pode acontecer com o peixe, pois muitas vezes o pescador não tem idéia do que esse alicate pode causar.

Lembrando aos amigos pescadores: Não deixe de postar seus comentários ou sugestões no final de cada matéria. O espaço está aberto a todos.

Abraços e vamos preservar

Marcio David

Dúvidas e sugestões: marcio@fishingtur.com.br ou no Msn Messenger: marcio.pescador@hotmail.com

Fotos por Daniel Almeida, Bruno Pirarara e Adimir David
Texto e edição por Marcio David

Add to Del.cio.us RSS Feed Add to Technorati Favorites Stumble It!
   www.sajithmr.com

Bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Share This Post


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

79 Comentários

  1. Daniel Almeida em agosto 12th, 2008

    Parabéns pela matéria, que essa seja destaques em outros lugares para o pessoal aprender como tratar os peixes…

    Faço das suas palavras, 100% as minhas…

    Obrigado mais uma vez..

    Abraçoa – Daniel Almeida

  2. Fabio Maia em agosto 12th, 2008

    Marcio,
    Mais um vez parabens pela materia e que ela conscientize todos os nossos amigos pescadores.
    Continue assim.
    Um grande abraco
    Fabio Maia

  3. fabiobulcao em agosto 12th, 2008

    Acho que seria interessante, fotos mostrando como usá-los de forma adequada. Outro dia vi um programa onde o pescador colocava esse alicate na passaguá, e pesava o peixe com o passaguá junto. Dessa forma o prejuízo para o peixe fica reduzido. Outra coisa é que vejo muita gente usando esse alicate para abrir a boca do peixe e com isso forçam a pele e os “ossos”. Uma matéria mostrando como utilizar de forma adequada o alicate poderia ser mais útil do que a “condenação” do equipamento. Até porque acho mais fácil que alguém aprenda a como usar esse instrumento do que jogue fora o equipamento que comprou.

    Um abraço

    Fabio Bulcão

  4. Vicente Pedra em agosto 12th, 2008

    Parabens pela materia, eu tenho um aparelho desses e na primeira vez que usei foi para pesar um peixe e realmente, por mais cuidado que se tenha, acaba machucando a boca dele, por isso não uso mais ja faz um tempo. Para retirar o peixe da agua, eu aconselho usar o bom e velho puçá, nos propios pesqueiros tem disponiveis e se forem comprar, se não for mais barato, é o mesmo preço que este mutilador de peixes.
    Abraços e mais uma vez, parabens.

  5. Marcio David em agosto 12th, 2008

    Amigos

    Estarei providenciando uma matéria sobre pesagem dos peixes usado o alicte pega-peixe com balança ou outras balanças, porém, sem machucar o peixe usando o passaguá ou saco de transporte.

    Aguardem

  6. Tiago em agosto 12th, 2008

    Demoro para alguem compor uma matéria dessas, os peixes agradecem.

    Obs. tem coisa pior, que ir ao pesqueiro e pegar um peixe machucado assim?

    Galera consciência!!

    Cuidado também ao manusear peixes com escamas.

    Tiago

  7. Ebenezer Alves em agosto 12th, 2008

    pô as imagens sáo fortes infelismente tem pessoas desse tipo espero que vejão essas imagens e proucura a aprender como usar esse equipamento,
    parabens pela materia

  8. FABINHO em agosto 13th, 2008

    EM PRIMEIRO LUGAR DESCULPE A FAMILIA FISHINTUR MAIS ESSE E O MEU JEITO DE SE EXPRESSAR:

    MARCIO DAVID PARABENS MESMO ESSA MATERIA FICOU FODA MESMO ……E ISSO AI MESMO MARCIO ….SEM PALAVRAS PARA DESCREVER COMO VC ESTA AJUDANDO A PESCA ESPORTIVA DO BRASIL ….E NAO SOMENTE EM PESQUEIROS NAO PQ MUITOS QUE PESCAM EM RIOS GARANTO PARA VOCES QUE COM ESSA MATERIA MUITA GENTE VAI APRENDER….MAIS UMA VEZ PARABENS ….PODE TER CERTESA A PESCA ESPORTIVA AGRADEÇE E OS NOSSOS PEIXES TAMBEM…ABRAÇOS
    FABINHO

  9. marcel em agosto 13th, 2008

    gostaria de deixar meu depoimento sobre o caso , uma vez estava eu e meus priminhos pequenos no pesqueiro montenegro em santa isabel , meu priminho como toda criança eh inquieto , e nao conseguia parar com a vara na agua , entao coloquei uma salsicha e falei rpa ele ficar arremessando e deixando um pouco parado , quando foi minha surpresa a vara dele quase foi pra agua , ele conseguiu trazer um belo pintado de mais ou menos 5 kilos , mas minha maior surpresa foi constatar que o mesmo estava com um alicate do tipo gripp preso na bovca , a boca estava totalmente machucada , sangrando , a muito akele pintado deveria estar com akele alicate preso , provavekmente algum pescador foi tentar retirar ele da agua usando o alicate e no peixe se debateu assim levando o alicate com ele , o peixe com certeza nao iria sobreviver muito pois o alicate tinha deixado um grande buraco na boca dele , e sangrava muito ! eh uma pena que ainda tenha pescadores como esse !

  10. Matheus em agosto 13th, 2008

    Parabens ao marcio por postar essa matéria e ao meu amigo daniel por tomar a atitude de tirar as fotos dessas vergonhas que saum feitas com nossos peixes lembrando que se o cara quiser pesar o peixe que o faça com ele dentro do passagua muito simples e sem multilamentos aos amigos que nos trazem tantas alegrias

    abrassss amigos

  11. Pedro em agosto 13th, 2008

    Nunca gostei disso e nunca usei

    Fora das pescarias Grip

  12. Romeu Dias em agosto 14th, 2008

    Família Fishingtur

    Esta é uma matéria muito especial, e temos sempre que estar em evolução, em tudo o que fazemos na vida.

    Sou contra o radicalismo, seja ele onde for. Logicamente, como o proprio nome já diz, o “grip” é um alicate de contenção e foi concebido para conter o peixe, no momento de se retirar o anzol ou garatéia, sem que se retirasse o mesmo da água. A função pesagem veio algum tempo depois …..

    Este alicate foi criado para que se suprimisse uma prática que ainda se usava nos rios da Amazônia e do Pantanal há uns 12 a 15 anos atrás. Os pescadores, “embicheiravam” os peixes, muitas vezes pelo meio do corpo. Embicheirar é cravar um gancho de aço no peixe para retirá-lo da água. Então o “grip”, cuja tradução do inglês é “aderência”, foi desenvolvido para substituir este instrumento chamado “bicheiro”.

    Sem radicalismos. Sejamos a favor da educação. Voto a favor da matéria em que os pescadores sejam orientados nas melhores práticas de utilização desta ferramenta. Afinal, não é porque alguns cidadãos transformam uma chave de fenda numa arma que ela deva ser banida.

    Espero ter contribuido um pouco com a polêmica.

  13. Daniel ALmeida em agosto 14th, 2008

    No meu ORKUT ( Daniel ALmeida) podem procurar la tem foto de pesar no passagua, oque é o correto…. Lógico que no inicio jja fiz essa besteira, mas ainda bem que nao machuquei o peixe… ufaaa….

  14. Orlando em agosto 14th, 2008

    Parabéns.
    O correto é o uso do passaguá.

  15. fabiobulcao em agosto 14th, 2008

    Concordando com o Romeu…

    Se a cada mau uso de alguma coisa essa coisa encontrar um movimento de “banimento”, por causa dos pescadores predatórios deveríamos todos sermos banidos. Uma campanha educativa não pode ser apenas baseada no mau uso do equipamento. Muitos desses maus usos do alicate pega peixe acontecem porque as pessoas passaram a usar essa ferramenta para saber o peso do peixe, mas também para segurar o peixe para a “foto”, para, em seguida, soltar o “troféu”. É por causa da divulgação do pesque-fotografe e solte que podemos encontrar peixes assim, antes eles seriam todos mortos e não os re-encontraríamos.

    Na minha opinião, o alicate pega peixe pode ter causado alguns mutilamentos, no entanto salvou também algumas vidas (dos peixes). Um carro pode matar pessoas, mas a ambulância é um “carro” e salva vidas. Esses peixem mutilados servem como demonstração de que pescar e soltar funciona. Embora esses sejam peixes de um ambiente “artificial”, eles sobreviveram nesse ambiente por tempo suficiente param cicatrização dos ferimentos e re-captura. Isso deve ser incentivado. Mas é com alertas como esse que maiores cuidados passam a ser tomados e novas informações podem ser transmitidas para outras pessoas que queiram usar o alicate pega peixe.

  16. fabiobulcao em agosto 14th, 2008

    Mas só de zoação e pra ser chato…

    Quem viu essas mutilações sendo feitas pelo alicate pega peixe?

    Não poderiam ter sido feitas de outra forma? Tipo, alguém arrancando um anzól com nojo de pegar no peixe?

    Estamos descutindo a culpa de “alguém” que não tem direito de defesa e que não foram apresentadas testemunhas de sua culpa… porque se alguém viu o cara quebrando esses peixes com o alicate pega peixe e deixou pra lá, esse é tão culpado quanto autor da façanha.

    Mas isso é só pra por lenha, porque minha opinião já foi dada. Educação sim, caça às bruxas não.

    Um abraço

  17. daniel em agosto 15th, 2008

    Eu acho que antes dos vendedores desse alicate falar sobre a materia deveira ler ela bem…. pois o TITULO diz exatamente isso que falam… famos enfatiza-lo aqui..

    Alicate Pega-Peixe – Uma arma na mão de CERTOS pescadores..

    Ps, nem com jeito se deve segurar uma Carpa nesses grip, boca muiito fragil e é o que diz a materia, enfatizando carpas….

    vlw abraços a todos e vamos interpretar certo as frases…

  18. daniel em agosto 15th, 2008

    A bebida tb uma lata nao faz nada, mas na cabeça de muita gente matam os inocentes… então a tolerancia tem que ser zero mesmo…. ( Isso é minha opniao, NAO quero discutir isso, nem ofender ninguem).

  19. Moacir Fernando em agosto 15th, 2008

    Eu até acho esse alicate útil, para que possamos segurar o peixe dentro da água, e para utilizar junto com o passaguá. Antes, eu usava pra pesar o peixe. Hoje em dia, peso o peixe dentro do passaguá. Assim como grande parte dos amigos leitores, gostaria de ver materias sobre a forma correta de utilização. Mas vale lembrar, que a maioria das pessoas utiliza errado, pois em vários programas de TV, os reporteres utilizam errado.

  20. Rafael Kawata em agosto 17th, 2008

    Ótima, máteria.
    Também é bom ressaltar que existem uns animais que levantam peixes, geralmente até de porte médio/grande, pelas guelras… Isto é inaceitável.

  21. Romeu Dias em agosto 18th, 2008

    Todo o debate bem direcionado, faz com que as pessoas pensem e evoluam sobre um determinado assunto ………

    Taí, depois desta consideração do Rafael, e concordando com o que ele disse, creio que o nome da matéria deve ser :

    ” Manipulação de Peixes Fisgados- Verdades e Mentiras ”
    —-> Procedimentos Corretos em Todas as Classes de Tipos e Tamanhos <—-

    Fechei ??

    Abs,

    RD

  22. Brito em agosto 18th, 2008

    Parabens pela materia, nunca gostei deste tipo de alicate, tenho mas não uso, judia muito do peixe, afinal a pesca é esportiva o peixe tem que dominar suas vantagens, independente do tamanho ele pode ser fiscado novamente em tempo de acordo com o tratamento dado a ele anteriormente!!!!!!!

  23. MARCIO em agosto 18th, 2008

    quando estiver pescando, chame seu amigo e fale pra ele:
    ei me pesa neste alicate
    ai fale pra ele puxar bem forte pra ver o peso certo
    nao vale gritar de dor, o peixe nao grita entao vc tambem nao grite c nao vai ficar feio, e deixe pendurado por alguns segundos, faça igual vc faz com os peixes, cuidao pra nao pegar na pontinha dos labios , deve doer mais rsrsrsrsrsr, c achou legal, opa blz pese toda a sua familia no alicate, inclusive a gorda da sua sogra kkkkkk
    depois de td isso, c sua conciencia nao pesar, pese ela tambem no alicate!!!!!!!!!!

    pesque e solte sempre

    sempre com conciencia

  24. Tadeu em agosto 19th, 2008

    Parabens pela matéria,

    Esse massacre poderia ser bem menor, se os pesqueiros procurassem conceitizar seus clientes sobre o assunto, pois eu aprendi a lição quando um funcionario de um certo pesqueiro me explicou sobre esta arma.
    Frequento varios pesqueiros e nunca vi placas nos lagos advertindo sobre o uso do alicate. fotos banners… etc….
    Isto é uma pena.

  25. Leo em agosto 26th, 2008

    Não concordo em parte com isso. O problema não é o alicate em si e sim quem faz uso do mesmo. Eu uso alicate mas de forma alguma eu encosto no peixe. Faço a pesagem com o peixe dentro do passagua e o alicate fica preso NO PASSAGUA. Tenho meu alicate a uns 3 anos e ele NUNCA foi encostado na boca de um peixe.

    Cansei de ver gente segurando carpas hungaras, espelhos e cabeçudas pelo alicate e sinceramente acho que pessoas que fazem isso não podem ser chamados pescadores. Pescador pra mim é uma pessoa que respeita quem proporciona a sua diversão.

  26. Marco Aurelio / Moko em agosto 26th, 2008

    Parabéns pela matéria.
    Apenas como sugestão, creio que todos os pesqueiros deveriam se unir e proibir o uso destes alicates, optando pela obrigatoriedade de se retirar o peixe da agua com o uso exclusivo do passaguá.
    Peixes com a boca mutilada como mostrados na matéria têm dificuldade de se alimentar corretamente, antecipando a sua morte….infelizmente uma parte dos pescadores não têm consciencia…

  27. Raimundo em agosto 27th, 2008

    Uso o alicate ha muito tempo, mas tenho o cuidado para nao deixar o peixe machucado, principalmente os que serão devolvidos.
    Temos que ter a consciencia de que esses nobres animais que nos oferecem tanto prazer, merecem nosso respeito e cuidados.

  28. CARLOS ROGÉRIO em agosto 31st, 2008

    LEGAL, PARABÉNS.

    TENHO UM AMIGO DE PESCA, O TIBA, QUE ME ENSINOU MUITO SOBRE ESSE ASSUNTO. A FORMA QUE ELE TRATA OS PEIXES.
    AGORA SÓ TIRO O PEIXE D’ÁGUA QUANDO VEJO QUE É UMA ESPÉCIE DIFERENTE, OU UM TAMBA GRANDE, POIS ANTES TIRAVA TODOS SEM NESCESSIDADE, TIRANDO ESTAS EXCEÇÕES SOLTO N’ÁGUA MESMO.

    UM ABRAÇO A TODOS.

  29. André Menezes em setembro 3rd, 2008

    Boa iniciativa, inclusive uma vez comigo aconteceu de o “lábio” inferior de um robalo muito magrinho se romper por causa das batida que ele deu e isso me chateou bastante, acho que se o alicate fose emborrachado não haveria muitos problemas em machucar os peixes não!
    Parabéns pela visão e iniciativa!

  30. marco antonio de souza em setembro 3rd, 2008

    Poxa marcio valeu pela materia, e pelas dicas prometo tomar mais cuidado daqui em diante valleu………….!

  31. paulo teixeira em setembro 6th, 2008

    parabéns pela sua iniciativa.

    também penso da mesma maneira,todos tem que ser consientizado desse fato, inclusive o pessoal dos programas de pesca que usam este intrumento indiscrinadamente e incentivam e muito os amigos pescadores.
    concordo com voce sobre os pescadores que não gostam
    de ficar com cheiro de peixe, fiquem em casa HE HE HE HE HE , quem tem que ser fresco é o peixe .

  32. Ricardo em setembro 8th, 2008

    Não concordo com o tom da campanha.

    Campanha de conscientização sim, extremismo não!

    Não sou vendedor de alicate nem nada, só vou citar alguns pontos.

    Por partes:
    -Quem nunca viu o peixe se debater no passaguá e soltar escamas, além do muco que fica no tecido?Acho que soltar escamas e tirar o muco é bem mais prejucial do que o próprio uso do alicate, principalmente falando em pesqueiros, onde o peixe está mto menos vulnerável à seleção natural.
    -Já pararam pra pensar em porque os donos dos pesqueiros(os mais interessados na integridade do peixe) não proíbem o uso desses alicates como fazem com anzóis com farpa?
    -Já tiraram o anzol da boca de um tambacu, pacu, traíra, dourado de porte sem alicate de contenção? Não é preferível usar o alicate a perder um dedo?O alicate não foi inventado à toa…..

    Enfim, admiro muito o site e gosto demais das matérias mas não gostei nada do tom dessa matéria. Fica até mal depois de tanta credibilidade lançar uma matéria um tanto quanto irresponsável. Como disse, campanha de cosncientização sim, extremismo não!

  33. T@deu em setembro 9th, 2008

    Ricardo, td bem??
    Me desculpe mas não concordo quando vc diz que esta matéria é irresponsavel, já vi muitos peixes com a boca toda deformada e muitos outros morrerem porque não consegue mais comer, falo isto porque sou amigo de dono de pesqueiro e sei o que estou falando.
    Quando vc fala que é preferivel usar alicate de contenção para não perder o dedo outra vez vc esta errado. não é necessario sair por ai matando ou fazendo o peixe sofrer por isso. neste caso aconselho que para vc não perder o dedo, use anzol sem farpa e utilize um alicate de bico longo que vc não terá problema. ok….

  34. Daniel em setembro 9th, 2008

    Perder o dedo foi boa hahahaha… mas pra bom LEITOR pode ver que estamos falando de CARPASSSSSS —-> sem dentinhos, portanto pode por a mao na boquinha dela,, nao perdera seus dedinhos…. e como Tadeu disse, ANZOL SEM FARPA e ALICATE DE BICO… Facil facil vc tira anzol, até do estomago do peixe rs..

  35. Ricardo em setembro 9th, 2008

    Tadeu, td bem sim, obrigado!

    É esse tipo de discussão que quero. Com nível e sem apelação.
    Quando digo que a matéria é irresponsável, digo por falta de embasamento que se culpa o alicate pela mutilação dos peixes. Como já disseram acima, como sabemos que foi o alicate responsável pela mutilação? Não pode ter sido um anzol que por falta de cuidado do pescador, foi tirado à força da boca do peixe?
    Como podemos dizer que o mutilamento da boca é tão prejudicial assim aos peixes? Será que tirar escamas, o muco com o passaguá não é pior? Se for pensar assim, o certo é nem tirar o peixe da água.
    Inclusive, gostaria até de propôr uma entrevista no site com algum biólogo para esclarecer esses pontos.

    Quanto ao uso de alicate , se a matéria se refere a carpas, porque não foi colocado?Porque o extremismo? Ou a matéria é contraditória ou está escrito Alicate Pega-Peixe – Uma arma na mão de certos pescadores com carpas e só eu não li.

    Enfim, não estou metendo o pau no site pro meter, sou fã do site, aprendo mto com as matérias mas achei o tom desta matéria um tanto quanto irresponsável e acredito que outros que reflitam um pouco acharão tb.

    abraços!

  36. Alex em setembro 11th, 2008

    Ricardo eu não concordo com vc, irresponsável seria não colocar essa matéria, muitos peixes são machucados com esse alicate outros morrem por causa desse equipamento, vc não precisa disso pra tirar o anzol da boca do peixe um alicate de boca fina é o suficiente, e usando anzol sem farpa é mais fácil e melhor, mais fácil pra tirar o anzol e melhor pro peixe que não vai ter a boca estourada na hora de tirar o anzol.
    Se todos pescarem com consciência e com respeito os peixes não se machucarão.

    Matéria excelente de conscientização!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  37. daniel almeida em setembro 23rd, 2008

    PEssoal antes de criticar leia o TITULO…

    uma arma na mao de CERTOS pescadores….

    Certos nao é igual a TODOS…. entao nao precisa falar que a materia é extremmismo ou sem exceção… abraço a todos

  38. Ricardo em setembro 25th, 2008

    Ok, o título diz isso mas eo subtítulo?

    “Isso deveria ser considerado um crime”

    Bom, não vou mais discutir….ainda mais com pessoas que não sabem aceitar críticas…o certo aqui é só ficar babando ovo.

  39. daniel almeida em setembro 25th, 2008

    ts..ts..ts..

  40. Julio Nilo Linden em outubro 4th, 2008

    Tenho esse equipamento e nunca machuquei um peixe com o mesmo. Vou continuar usando e, como sempre, procurando não machucar os peixes.
    Ao Marcio, que sugeriu para um amigo pendurar o companheiro no alicate, sugiro também a ele que fisgue um anzol na sua boca e peça para um amigo puxar, se doer muito, peça para o amigo soltar um pouco a frição ou soltar um pouco de linha, quando aliviar, o amigo recolhe a linha novamente com bastante vigôr. Enquanto isso, você fica se debatendo. Assim como os peixes, você vai adorar.

  41. Pedro P Filho em outubro 17th, 2008

    Quando eu quero pesar um peixe, uso uma sacola do tipo pra fazer feira, ou mesmo no passaguá, não precisa colocar na boca do peixe. é só ter um pouco de bom senso.

  42. Paulo Cristian em novembro 6th, 2008

    acredito que muitos pescadores vêem fotos tiradas por outros usando o alicate e querem fazer a mesma coisa, para estar no estilo. Pensei também em compra um alicate desses com esse fim, mas não o farei, deu dó dos peixes.
    Obrigado pela matéria!!!!

  43. Raul em novembro 7th, 2008

    Bom, eu acho o seguinte. ta certo naum se deve pegar carpas com esse alicate. mas como o senhor naumm tem medo de sujar sua maozinha mais pega o peixe e deixa ele todo cheio de capin como esta na foto? naum se abraça um peixe rapaz. assim voce estara tirando todo o seu muco protetor. ISSO deveria ser considerado crime

  44. Arlindo > em novembro 18th, 2008

    caros colegas.
    Toda e qualquer pratica por mais cuidado que temos, pode ser considerado agressao ao peixe. Caso queira se divertir saia pra comer pizza com sua esposa, passeia com seus filhos, pescador as vezes esquece disso, e quando resolver pescar escolha um anzol grande para pegar os maiores, e aja assim, peixe fisgado vai pra frigrideira, Deus os criou para no alimentar e nao para satisfazer nossos desejos ou capriços.
    Um abraço.

  45. Dunga em novembro 24th, 2008

    Boa Tarde Marcio.

    Gostaria de agradecer pela matéria e dizer que pelo menos mais um pescador não vai cometer esse tipo de erro.

    Um abraço

    Dunga

  46. Alissom em dezembro 1st, 2008

    Acho um crime, vou começar a utilizar alicate porém de plastico boca larga e chata acho que não machuca o peixe além de ser para peixes de pequeno porte com ferrão, bagres, barbatanas e outros. excelente máteria parabéns!!

  47. Nelmar em dezembro 9th, 2008

    Arlindo,

    você disse tudo.

    Se é para não machucar o peixe, não se deve nem pescá-lo, pois como sugeriu o Julio, deve doer muito espetar um anzol na própria boca e pedir para alguém puxar como os pescadores que têm “dó” de peixe dizem que o alicate faz aqui, mas esquecem-se que o anzol ou a garatéia também machuca e muito o peixe.
    Devemos pescar peixes sim para nos alimentarmos e não para diversão, se quer praticar um esporte por que não vai lutar boxe, aí sim você estará praticando um esporte de igual para igual.
    Daniel sei que você vai ficar chateado com meu comentário, mas tente experimentar o anzol em sua boca, isso também é prejudicial ao peixe, então que tal se menos hipócritas, querendo ser tão ecologicamente corretos, enquanto machuca-se o peixe pescando-o e devolvendo-o à natureza.
    Se pensarmos assim que o alicate machuca, o anzol machuca e até a rede machuca, pois como vários leitores esclarecidos, a malha do puçá ou de uma rede retira a mucosa e muitas vezes as escamas quando é o caso dos peixes, tornando-os mais suceptíveis às infecções.
    Me considero um protetor da natureza e quando quero apenas fotografar um peixe, mergulho e faço fotos sub-aquáticas, neste caso é o meu troféu, quando vou pescar quero sim pegar um peixe para consumí-lo.
    Grande abraço a todos.

  48. daniel almeida em dezembro 11th, 2008

    É mnelmar pelo jeito vc foi mais um que nao prestou atenção nas fotos !!!! Eu daniel nao falo pra vc nao usar, ou deixar de usar, mas presta atenção nas fotos , se for pra arrebentar a boca do peixe, pega o alicate na sua boca prende e se pendura , sera que sua mandibula vai aguentar tb …. o problema é esse por isso as fotos foram selecionadas a dedo, nao tem nenhuma foto do alicate simplesmente preso na boca, para apoiar o peixe, ou ajudar a tirar o anzol… a questão aqui é a mutilação, recessão, decepação e todos esse ção heheh abraços… e fica com Deus…

  49. Silas Candido em janeiro 5th, 2009

    Tempestade em copo d’ água!
    Se vocês não querem machucar a boca do peixe não pesquem por que um anzol machuca semelhante ao alicate , que na verdade não machuca tanto assim e nem faz mal considerável aos peixes.
    Caso isso fosse verdade programas de pescarias famosos não usariam o alicate “Grip”.
    Eu mando um trator passar por cima de minha coleção de molinetes e carretilhas e artigos de pesca que esta valendo entorno de 10 mil reais hoje se esses danos nos peixes da foto foram feitos pelo grip.
    Concluindo o seu site é ótimo você as vezes faz um belo trabalho mais eu formado em aquarismo ,cultivação de peixes e Tec. em Carretilhas eletrônicas e analógicas desaprovo o que você disse!

  50. sérgio em janeiro 20th, 2009

    máteria exelente, parabéns

  51. Fernando Teruaki Higuti em janeiro 21st, 2009

    Máteria muito boa, confesso que ate ontem eu usava esse alicate em minhas pescarias mas depois de ver o resultado, vou evitar de usar sempre q possivel aos amigos q não aprovam a máteria, guardem suas opiniões pra si mesmo. Só acho legal o pessoal se concientizar pra preservar mais o pouco q resta…Agora sou a favor do uso de passaguá em pesqueiros com anzóis sem fisga e alicate de bico pra tirar eles!

    Parabéns Ricardo pelas imagens!

  52. Rafael Pedron em janeiro 26th, 2009

    Arlindo.

    Acho que você pegou pesado. Disse: “…Deus os criou para no alimentar…”

    Sem levar em consideração a falta de um “s”. Esse é o tipo de pensamento que está extinguindo as espécies. O HOMEM ACHA QUE É O CENTRO DO UNIVERSO, QUE TUDO FUNCIONA AO SEU FAVOR.

    Muita pretenção.

  53. Matheus em fevereiro 6th, 2009

    profundo rafael gostei

    e nossos filhos e filhos de nossos filhos ficam aonde?

    abraços e inteh

  54. fabiano em março 15th, 2009

    concordo em partes a respeito….. qqer objto pode se tornar uma arma se em mãos erradas ou sem o conhecimento dos procedimentos corretos… por exemplo se soltarmos um carro na mão de uma pessoa q não tem experiencia p/ dirigir pode render uma tragédia… todo e qqer objeto se bem utilizado vem pra ajudar a salvar, conservar e aumentar a segunraça das pessoas…. eu achei errado o tom da materia, pois foi colocado como se todos os pescadores q usam este tipo de grip sao carniceiros, assassinos e outros adjetivos do genero… eu uso grip, passsagua ou alicate de aluminio normal… dependendo da especie, situação, de acordo com o q for mais conveniente … existem pescadores e “pescadores”

    mto mais conveniente usar um tom mais moderado e impessoal q generalizar e causar impressoes desegradaveis…

  55. Polêmica – O alicate é ou não uma covardia? | FishingTur – Pesca e Turismo em março 22nd, 2009

    [...] Aproveite e veja a Primeita matéria sobre esses Maus Tratos neste link. [...]

  56. Mário Aparecido da Silva em março 31st, 2009

    Parabéns pela matéria, não só o uso do alicate como também dos anzóis com farpas tanto externas como internas, deveriam ser proibidos. É isso aí camarada, vamos pegar pesado com esses inconsequentes e desajeitados pescadores que não têm um pingo de sensibilidade. Um abraço.

  57. Armando em abril 4th, 2009

    Polêmica sim…..caça as bruxas não….

    Já ví nego usando passaguá e levantando tamba pelo rabo…..
    Isso não faz mal???????????

  58. Silvio Capaldi em abril 13th, 2009

    `Parte da culpa cabe aos proprietários de pesqueiros, pouco prestam atenção em quem esta pescando, na maioria da vezes são legos no assunto, e apos pegarem um grandão ´não sabem como lidar com o peixe, e não tem nenhuma orientação!!!!!

  59. UmCaraLegal em maio 5th, 2009

    Nossa eu não sabia disso, costumo pescar dourados, pacus, tucunares e nunca tinha visto isso, vou parar de usar esse alicate !

  60. Thiago Oliveira em julho 21st, 2009

    Ótima matéria , porem eu continuarei usando meu alicate , mas com responsabilidade , segurando o peixe pelo rabo também.
    Abraço a todos

    Thiago Tomcather

  61. Eider Neto em agosto 23rd, 2009

    Olá amigos!
    Muito interessantes ambas as materias sobre este “famoso” alicate.
    Muito se falou, diferentes opinioes foram postadas… alguns condenam e outros apoiam… mas EU, um COITADO INICIANTE nesta arte da pesca fique, até agora, sem saber como usar este alicate corretamente.
    Achei valido os argumentos de “preservação” da mucosa, tambem apóio a nao destruiçao das mandibulas.
    Mas, eai?!?! Como faço para tirar meu querido exemplar da agua, aferir seu peso, provar para minha esposa-que-detesta-peixe que eu fui pescar (e nao para o buteco ou o outro lado da cerca) e devolve-lo a agua com dignidade?
    Peço a todos o auxilio na resposta das seguintes perguntas:
    1- peixes de boca dura: usar ou nao o alicate?
    2- posso apoiar o peixe no chao? (sem pisar é claro!)
    3- muitas vezes minha linha fica enroscada no passagua. O que fazer?
    Um pedido a este site, que é excelente por sinal, que façam uma materia com o uso correto deste alicate.
    Por enquanto vou usando meu passagua em conjunto com meu alicate mas, como disse o Thiago, segurando o rabo!
    Um Abraço e ótimas fisgadas a todos!

  62. PATRICIA em setembro 27th, 2009

    MARAVILHOSA MATERIA EU ESTOU COMEÇANDO A PESCAR AGORA E TENHO MUITO DÒ DAS PESSOAS QUE MALTRATAM OS PEIXES EU NÃO SABIA QUE ESSE ALICATE MACHUCAVA ASSIM EU IA COMPRAR UM ESTAVA PESQUISANDO O VALOR E HOJE FUI NO PESQUEIRO CALIFORNIA EM MAUA E LA VENDE ESSE ALICADE DA PARA VER ATE O PESO DO PEIXINHO !
    MUITO OBRIGADA PELA INFORMAÇÃO NÃO VOU COMPRAR MAIS ESSE ALICATE !
    BOA PESCARIA A TODOS !!!!
    PATY

  63. sergio em setembro 28th, 2009

    Continue falando sobre isso muitas vezes,isso pode ajuda muito, mas eu acho, que num lugar que se pratique o pesque e solte, as regras tem de ser claras, eu vi isso no pesqueiro campus, já no maeda é um descaso total, com os peixes la eles so visam o lucro, o pessoal faz desfaz com os peixes.

  64. marcelo em janeiro 28th, 2010

    É a mais pura verdade amigos.
    Uma arma cruel,acho que um alicate desses ,deve ser usado para colocar grandes peixes dentro de embarcações,num pesqueiro,não vejo nessesidade de usalo.
    è a coisa mais mal feita que ja vi,ao em vez de ajudar(ou minimizar!) o sofrimento do peixe,acaba destruindo os pobres.
    Eu pessoalmente não uso,acho um imcomodo tremendo(Ja não basta os anzois!)Tirar as farpas dos anzois,tambem pode minimizar o sofrimento dos peixes.
    dIGAM NÃO AOS BOGA GRIPES.
    Parabens pela materia.
    Marcelo.

  65. augusto de paula fernandes em fevereiro 24th, 2010

    Eu uso mas so(como foi citado) quando estou em rios, i em pesqueiros tbm, mas so com matrinchas e dourado, eu coloco o alicate, com o peixe inda dentro da agua rito o anzol, coloco uma luva, a minha e aquela de “pedreiro”, com umas bolinhas aderentes, tiro a foto e solto o peixe, mas no uso dos outros peixes, tem que ser proibido!

  66. Tomcather em fevereiro 25th, 2010

    Augusto, eu dourado tudo bem , mas na matrinxã, nem use pq ela tem a boca mole , e pode rasgar facilmente!

  67. Moises em outubro 6th, 2010

    Parabéns pela matéria!

    NUNCA podemos esquecer que estamos lidando com animais (…como nós…!!!) e que devemos manter ao máximo o respeito.

    Sempre utilizo anzol sem farpa, para minimizar o sofrimento dos peixes. E por incrível que pareça, é mil vezes melhor utilizar anzóis sem farpa, pela praticidade na hora de libertar o peixe. Tá certo que sem farpa o peixe pode escapar na hora que começa a briga, mas é bem melhor que escape algum do que morram muitos outros.

    abraços

    Moisés

  68. Moises em outubro 6th, 2010

    O uso do alicate deve ser como o de qualquer outro equipamento: com bom senso e muito cuidado!!!

  69. gabriel de matos meneghel em abril 9th, 2011

    Realmente é um crime , uso esse alicate , mais só para peixes com dentição e alivio seu peso com a outra mão , mais faze isso com qualquer peixes como a carpa é uma verdadeira covardia !

    é isso ai marcio , boas matéria !

  70. Luiz em setembro 14th, 2011

    Concordo com o uso, desde que de forma correta, em peixes que possam ferir o pescador. Como forma correta entenda-se termos muito cuidado com o peixe e aliviar o peso com a outra mão. A utilização em carpas é uma covardia !!!!

  71. Joao Piccinin em setembro 14th, 2011

    http://www.youtube.com/watch?v=Fpox5tbVP-o

    reinold do pesca dinamica recomendando o alicate boga grip para carpas cabecudas

  72. luiz carlos em setembro 28th, 2011

    fiquei assustado com o indice de peixes com a boca destruida, mas fazer oque se nos programas de final de semana os proprios pescadores que se dizem entendidos do assunto mostram sua pescarias com esses malditos alicates a mostra em todo peixe capturado. Exemplos deviriam partir dos mesmos em não utilizar este material assasino.Mas vamos tentar fazer nossa parte, peixe se pega e com as mãos na unha, diga não a estes alicates assasinos.

  73. Elder James de Oliveira em dezembro 3rd, 2011

    esta materia é muito importante os alicates tipo BOGA deveria ser banido é acho que logo sera pois acho que é mais uma tralha inutil um peso a mais um engodo dos fabricantes pescador de verdade segura o PEIXE com a mao, com amor é seu trofeu depois coloca na agua com respeito PESCADOR que não que machucar o dedinho fica em casa na TV vendo pescador de verdade pescar.

  74. marcos em abril 30th, 2012

    Amigos gostaria de saber em quais peixes eu posso usar o alicate?

  75. oney luiz galhera em outubro 14th, 2012

    > AMIGOS. PESCADORES
    > EU COMO VCS, TAMBÉM SOU CONTRA O USO DESTA ARMA, JÁ FIZ ATE INIMIZADES POR BANIR O USO DESTA.
    > VAMOS NOS CONSIENTISAR COM ESTE ALERTA..!!!
    > PESCAR, FISGAR, ABRAÇAR, FOTOGRAFAR E SOLTAR.

    > ABÇS: GALERA…!!!!

  76. Dario em janeiro 20th, 2013

    O alicate só deve ser utilizado nas pesca em que o pescador vai levar o peixe para consumo, apenas e tão somente nesta modalidade de pesca, nas demais deve-se usar o (passaguá, ou coador).
    Abraços

  77. Celso em abril 29th, 2013

    A verdade é que os pesqueiros tem que ser rigorosos em punições, com multa ou mesmo solicitando a retirada dos pescadores que praticam este tipo de atitude. Infelizmente não há respeito por uma considerável parcela de pescadores ou que se dizem pescadores.

  78. rodrigo em agosto 2nd, 2013

    Parabéns pela materia,realmente nossos pesqueiros estão ficando tragicos,não sei o termo em que possamos usar pra abate de peixes mais os metodos não estão sendo diferentes do que de alguns pescadores com seus alicates…È um lugar pra que possamos nos divertir com familia,uma terapia total mais convenhamos que isso não passa de diversão pra nos pescadores e não um ato que crueldade com os animais,Em alguns casas pessoas os pegam como não tem coragem de seguralos pra a retirada do anzol pra que pescam se querem apenas maltratar o bichinho,por favor multa a todos que maltratam e acabam com a diversão dos outros

  79. Rodrigo Bruno em abril 3rd, 2014

    Muito Bacana a matéria. Gosto de pescar a muito tempo, porém estou aprendendo mesmo as técnicas de pesqueiros a pouco tempo. Tenho desse ”maldito” alicate e sempre o utilizei nas minhas pescarias, não por medo e/ou nojo do peixe, mais sim pela curiosidade de saber o peso do mesmo. Talvez na ilusão de que uma vez ouvi falar q peixes não tem o sistema nervoso, que ”não sentem dores”, utilizava o alicate sem saber das enormes consequências negativas q o mau uso do mesmo pode causar nos peixes. Na última vez mesmo que estive na Fazenda Pacu com mais 2 amigos, onde tivemos o prazer de conhecer alguns integrantes Fishingtur, e mudar nossa visão em relação a pescaria. Utilizamos o alicate para pesar um Tambacu. Não foi por maldade ao peixe,para machuca-lo,etc…mas infelizmente usamos e tenho certeza q de forma inadequada. A partir de hoje, esse item será completamente descartado do meu material em relação aos pesqueiros. E com certeza, orientarei os pescadores em que eu presenciar usando o mesmo. Agradeço pela matéria, que me mostrou que o uso desse alicate não é legal e prejudica e muito os exemplares de nossos pesqueiros. Abraço!!!


xxxx