Barcelos AM – A casa dos Tucunarés gigantes

Local: Barcelos – Manaus –  médio Rio Negro – Águas dos Tucunossauros REX

Olá amigos

Esta reportagem foi feita pelo mais novo integrante de nossa equipe, o Silvio. Vocês vão ver em certas fotos o uso indevido do alicate. E antecipando as críticas, já aviso que o Silvio já foi informado sobre o uso do alicate, mesmo  sabendo que nesse tipo de pescaria o uso do alicate é importante e não comete mal algum aos tucunas.

Abraços e divirtam-se com as belas fotos abaixo

Marcio

_______________________________________________________________________

por Silvio:

Amigos,

Vou relatar uma pescaria que fizemos em meio à exuberante floresta amazônica, no médio Rio Negro, onde seguramente habitam os grandes Tucunarés de 2 dígitos. O convite para essa aventura partiu do amigo Flavio, um grande parceiro de pesca com iscas artificiais e tive o prazer de pescar com mais 2 pescadores (Rogerio e Ricardo) formando um grupo de pescadores bastante experientes neste tipo de pescaria. Todos os participantes, já haviam executado pescarias na Região Amazônica ao menos 5 vezes.

A expectativa (para não dizer a pescaria, rs…) iniciou-se com os tradicionais preparativos dos equipamentos (iscas, varas, carretilhas entre outros…) e confesso que, para pescar nessas localidades, atrás do objetivo que é o sonhado Troféu, os equipamentos devem estar em perfeitas condições.

Segui no dia combinado para o aeroporto de Guarulhos em São Paulo e lá já estavam aguardando o Flavio e o Rogerio, visto que, o Ricardo reside na cidade de Manaus. Chegamos em Manaus em viajem tranqüila, e encontramos o Ricardo, onde rapidamente partimos para o tradicional almoço na Churrascaria Toro Loco, que é um lugar com muitas variedades de carnes e comidas típicas da região com acompanhamento de um (s) Chopp estupidamente gelado. Logo após o almoço fomos conhecer a Loja de Pesca Sucuri de nosso amigo Jorge. O dia passou rapidamente, à noite jantamos, fizemos algumas compras e fomos para o apartamento do Ricardo para os últimos preparativos e 05:15h. da manhã já estávamos de volta ao aeroporto de Manaus para embarcarmos para cidade de Barcelos.

Aeroporto

Rumo aos Gigantes

A viagem foi tranqüila, apenas 1 hora de vôo e no trajeto pode-se contemplar a beleza do local e o exuberante Rio Negro com suas praias magníficas.

Rio Negro

Na chegada a Barcelos (notem até as camisetas personalizadas) fomos recepcionados pelos guias e como a adrenalina era grande rapidamente nos direcionamos para o Barco e seguimos viagem Rio Acima, dando inicio a mais uma fase de nossa aventura.

Hora de pescar...

Barco

Tá chegando a hora....

Escolhemos um Barco de calado baixo (70 cm) para que pudéssemos subir os rios escolhidos até sua cabeceira.

Barco Hotel

A estratégia adotada, é devido à pressão de pesca, que nas cabeceiras, são menores e conseqüentemente a possibilidades de captura aumenta.

Navegamos por aproximadamente 3 horas e logo após o almoço já estávamos arremessando nossas iscas à procura dos Tucunossauros REX que não demoraram para aparecer.

Tucunaré - Silvio

A tarde foi passando e os grandes não apareceram, mas as capturas de peixes entre 1 e 3 kg foram constantes.

Dia seguinte isca na água e já apareceu um dos Grandes, que pesou 7,5 kg

Tucunaré 7,5kg - Silvio

Pescar e Soltar, sempre

Rogerio, meu parceiro também não deixa por menos e bruto na linha

Tucunaré - Rogério

Vejam abaixo parte do Arsenal, rs…..

Iscas Artificiais

Conjuntos de Pesca

Equipamentos

O Rio Negro estava muito cheio e apesar de termos feito grandes capturas o peixe estava difícil de ser encontrado e aí colocamos nossa estratégia em jogo e decidimos subir um dos grandes Rios da Amazônia. O escolhido, não tão grande e conhecido assim, foi Rio Padauari, e seguimos viagem.

Rio Padauari

Tucunaré

Logo no inicio da Viagem grandes exemplares foram capturados e saíram peixes de 6,0 kg, 6,5 kg e 7,5 kg e um exemplar de exatos 22 lbs capturado por mim e que permitiu minha entrada para o seleto grupo dos 2 dígitos.

Tucunaré 22 libras

Tucuna aprox. 10,5kg

Já estive por 8 vezes pescando nas águas amazônicas, mas este foi o maior Tucunaré que consegui capturar e segue mais umas fotos do “monstro”que acabou virando modelo de tantas fotos, rs…

Tucuna

Lembrem-se, soltar sempre

Soltar, sempre....

Após a explosão de alegria, continuamos a subir o Rio Padauari. O Barco “mãe” navegava durante a noite e pela manhã saíamos nos barcos menores plataformados para pescaria, e nos encontrávamos no final do dia, Rio acima em pontos combinados. Nas lagoas que literalmente eram desbravadas, vários exemplares eram capturados e utilizamos 100% iscas de superfícies.

Tucunaré

Tucuna - Silvio

Era raro, mas entre os Tucunarés às vezes capturávamos um “intruso” e abaixo uma Aruanã.

Aruanã

Abrindo Caminho…

Abrindo caminho...

Na casa dos Tucunas

Subimos até próximo a cabeceira do Rio e lá após uma dificuldade imensa de transpor uma cachoeira encontramos uma lagoa que nos rendeu muitos exemplares.

Transpor e Cachoeira

Outros bons exemplares de Tucunas foram capturados após conseguirmos passar pela cachoeira

Tucuna

No final deste dia com tristeza no coração iniciamos o retorno, mas ainda encontramos novas lagoas que não avistamos na subida e alguns grandes exemplares ainda foram capturados…. é peixe na linha!

Tucuna - Silvio

No geral foram fisgados vários Tucunarés pesando até 10,5 Kg, captura essa realizada pelo amigo Ricardo, bons peixes entre 7,0 e 9,3 kg e muitos, mais muitos na casa entre os 3,0 e 6,0 kg, sendo uma pescaria espetacular em um local extremamente e preservado. A nossa opção de viajar com um barco de calado baixo e sem o conforto dos grandes barcos Hotéis foi premiada com grandes capturas e tornou-se uma grande aventura. Todavia, depende de uma organização difícil e um planejamento muito mais trabalhoso!

Porém, tudo é experiência adquirida, o importante é tirar de cada pescaria um novo aprendizado, uma nova historia, novas amizades, e a paz que recarrega nossas baterias físicas e mentais tão esgotadas com a realidade do mundo moderno!

Pescar na Amazônia para alguns fanáticos por pesca, é sem sombra de dúvidas o MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA!!!!!!!!!!!

O quarteto……

Equipe

E aguardem novos relatos de TucunossauroREX, em novembro/2010 tem mais, temos programada uma nova Aventura com as presenças já confirmadas do parceiro Rogerio (Fishingtur), Anderson (Tico) e Matheus.

Material Utilizado:

Carretilhas:
- Shimano Curado 201
- Daiwa Advantage

Grande abraço e fico a disposição através do canal abaixo para dúvidas e ou necessidades de demais esclarecimentos.

1. marcio em março 24th, 2010

Silvio

Parabéns pela pescaria. Peixes de ótima qualidade. E não se esqueça da próxima vez de não pendurar os peixinhos pela boca rsssssssss

Abraços e Parabéns mais uma vez.

Marcio Fishingtur

2. guilherme em março 25th, 2010

oooo Silvão… mandando bem com os TUCUNAS tamanho GG….
    parabéns pela pescaria.
    Quanto ao uso do alicate, em pescaria de Tucunas é um equipamento indispensável e não provoca danos a esse tipo de peixe….
    abraços

3. Renê em março 25th, 2010

Grande Parceiro Silvão!!!

Meu que pescaria maravilhosa só os tucunarex kkkkkkkkkk grandes exemplares, meus parabéns pela matéria…

Precisamos marcar um pescaria,só da nois rsrsrs ai é só gritar vem ne mimmmmmmmm tamba kkkkk

Abraço

Renê

4. Eduardo Caldas em março 25th, 2010

Grande Pescaria, parabéns Silvio!!!

Muitos bocudos de bom tamanho, esse de quase 11 kilos então, imagino a disputa com o peixe, que deve ter corrido em direção as estruturas….

Quanto ao alicate, pra mim, em todas as fotos está correto a utilização do alicate, visto que o uso de garatéias na pescaria torna necessário o uso do alicate, desnecessário e combatido por nós nos pesqueiros. Inclusive com o tucuna de 11k, o pescador ajuda a segurar o peso do bichão com a mão, minimizando o esforço na boca do peixe.

Abs,
    Edu.

5. ROGERIO em março 25th, 2010

Silvião seja bem vindo ,,,qui pescaria show de bola ,,novembrão to na area ,,kkkkkkkkkk,,,,vem ne mim Barcelos kkkkkkkk //vem ne mim tucunarex …kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    abrçs

Rogerio
    Fishing Tur

6. oswaldo pinheiro em março 25th, 2010

e isso ai silvio parabens pela pescaria

7. luis felipe em março 25th, 2010

Agora vcs falaram minha lingua, a pesca em rios

8. Silvio em março 25th, 2010

Olá amigos,

Primeiramente agradeço a recepção de todos vocês, e informo que é um prazer participar da equipe Fishingtur.

Sou adepto da Pesca Esportiva desde 1997 e as pescarias que mais adoro fazer são de Tucunarés com iscas artificiais na natureza e Tambas e Pirararas nos pesqueiros.

Por ser um praticante da Pesca Esportiva, também não utilizo os alicates do tipo “Grip” nos pesqueiros, mas na natureza em pesca com iscas artificiais este recurso é sempre recomendado. Para quem não conhece a pesca dos Tucunarés, apesar desses peixes não terem dentição, tem a boca dotada de uma lixa similar a das Pirararas, e com uma artificial na boca o risco de acontecer um acidente é grande e devemos sempre preservar a nossa integridade física. O importante e necessário é sempre praticarmos o Pesque e Solte. Mas, desde 2008, estou abolindo o uso do “Grip” também neste tipo de pescarias e mudando para utilização de luvas, mas neste caso as iscas artificiais devem ser retiradas antes de partimos para as fotos.

Marcio valeu pelas dicas e alinhamento e agradeço o seu convite para participar do Time.

Estamos Juntos!

Abraços,

9. tiago ravasio em março 25th, 2010

parabens galera

grande pescaria

show de bola as fotos e os rios

abraço

10. claudinho em março 25th, 2010

blz

parabéns meu amigo , frlicidades e boa sorte..

outra coisa usou aquela miçanga lhe dei lá no pantanosso??
    grande beijo

11. Pescador David em março 25th, 2010

Essa é de dar inveja heimmm Silvão!!!!
    um forte abraço meu amigo!!!!

12. Pedro em março 26th, 2010

Tucunarés de 10,5kg!!
    isto é fantastico!!!
    Que peixe lindo!
    Abraço.

13. Fabio em março 26th, 2010

Parabéns excelente pescaria, peixe grande e uns refrigeradores cheios de cerveja… hehehe
    Um abraço

14. Estevan Petrilli em março 26th, 2010

Lindooo

parabens pelas pescarias e pela matéria

fishingtur sempre com ótimas pescarias

abraçosss

15. Lucas em março 29th, 2010

Parabens Tio Silvio ! bela materia em ! só os açuzão rs!

16. Raphael Teixeira em março 29th, 2010

Ola Galera Fishinf tur..

Parabens pela matéria, esse peixe é sem sombra de duvidas, o melhor da modalidade esportiva, tambem tive a oportunidade de conhecer este lugar maravilhoso, e o mais importante que nao podemos deixar de relembrar sempre é o retorno desses peixes ao seu habitat natural, respeitando o nossa mãe natureza sempre… nas proximas caso tenha alguma vaguinha, podem convidar que to disposto a arrumar um grupo para realização desse tipo de pescaria.

17. ELI CLEBER em maio 6th, 2010

CARA QUE IRADO ESTES TUCUNARES ,A KI ONDE EU MORO TAMBEN PEGA TUCUNARE + Ñ É DESTE TAMANHO É -

MAIS ATÉ DE 4,00 KG JÁ PEGARAM .
    VALEU VCs SÃO D +
    ABRAÇOS

18. ELI CLEBER em maio 6th, 2010

HÁ Ñ DEIXE DE ESCREVER

19. Tiago Venturini em outubro 15th, 2010

Olá! Gostaria de saber mais informações sobre preço médio gasto por pescador para uma pescaria dessas, a quem procurar para fazer tal pescaria e como se faz para chegar no local.
    Obrigado!

20. Sergio Ribeiro em dezembro 28th, 2010

Gostaria de saber nome do barco, contato, preco por pessoa etc.

Se possivel comentarios sobre a pescaria ( barco, pessoal etc. )

Grato e parabens pela pescaria.

Sergio Ribeiro

21. Silvio Fishingtur em dezembro 29th, 2010

Tiago e Sergio,

O Barco utilizado que utilizamos é pequeno para no máximo 4 pessoas, de acomodações simples (sem ar condicionado), todavia de calado baixo, visto que, nossa pretensão era subir até as cabeceiras dos rios para sair um pouco da pressão de pesca próximo ao Rio Negro. Já estive algumas vezes na região e procuro sempre trocar o conforto dos Grandes Barcos Hotéis pelo espírito mais aventureiro em busca dos Gigantes Tucunarés. No site (http://www.taquariturismo.com.br/pacotes_pesca.asp) vocês encontrarão maiores informações.

Essa equipe que foi conosco recomendo sem restrições… É o Time do Juliano bem conhecido em Barcelos (ele é proprietário do barco Karen/Juliana que tem maior conforto). Temos também o Marlon (que atua com os Barcos Angatu) que presta um excelente serviço e também recomendo. Se forem ao local solicitem o Guia Nazareno (excelente).

O Custo de uma viagem deste tipo gira em torno de R$300,00 (mais rústica) até R$700,00/dia com maior conforto.

Estarei indo em Fevereiro para lá… e além dos custos acima terão ainda o valor de R$1.000,00 dos aéreos adquiridos com antecedência de ida e volta considerando nesses o trecho Manaus x Barcelos x Manaus.

Demais dúvida estamos por aqui….

Abraços boas pescarias e garanto que se conhecerem o local valerá cada centavo…

Fishingtur.

22. DORIVALDO ANTONIO BORGES em julho 14th, 2012

GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇOES ,SOBRE DATAS DE PROXIMAS PESCARIAS NA REGIAO DE BARCELOS ,E A POSSIBILIDADE DE ENCAIXE, NUMA PESCARIA COMO ES TA QUE O AMIGO SILVIO, ACABA DE RELATAR. SE POSSIVEL INFORME A PREVISAO. DE CUSTOS. ABRAÇO DORI.

23. francisco em novembro 2nd, 2012

gostaria de estar na proximas pesca

24. rafael rizzi em novembro 7th, 2012

queria saber as proximas pescarias

25. Helton Oliveira em dezembro 26th, 2012

Silvio,

Você poderia passar o contato do Juliano dono do Barco que você pescou.
    Estou interessado em fazer esta pescaria.
    Qual é a melhor época para faze-la?

Um grande abraço.

26. Jorge Rachid em maio 19th, 2014

Gostaria de saber se tem vaga em outubro para dois pescadores!

27. Facundo pavcovich em junho 24th, 2014

Datos barco juliana

28. Carlos em maio 16th, 2015

Gostaria de saber se tem o contato desse barco que pesca com 4 pescadores. Grato e parabéns pela pescaria!