Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios


Carretilhas – Conheça e arremesse sem cabeleiras

Olá amigos

Vamos mostrar um pouco nesta matéria sobre as carretilhas. Ogrande problemas de todos que iniciam com este equipamento  é o pouco conhecimento do produto e muito não usam nem 20% de tudo o que uma carrtilha pode oferecer.

Conheça sua carretilha e arremesse sem cabeleiras

Veja abaixo os dois tipos de carretilhas, sendo os de perfil alto e baixo.

Carretilha Perfil Alto (Redondo)

Carretilha Perfil Baixo (Anatômico)

Uma série de fatores podem diferenciar as carretilhas em relação aos arremessos e são dois os cuidados necessários para um bom arremesso com carretilhas:

1-Saber utilizar todos os pontos da carretilha, onde se faz as diversas regulagens para o arremesso e a regulagem da fricção que é o conjunto que protege o seu equipamento contra ruptura (carretilha, linha e vara).

2-Saber arremessar de forma correta utilizando todo o potencial do seu equipamento.

 

Freio Mecânico

Este item é responsável pela regulagem no início do arremesso. Ela é feita através da porca calota, que mecanicamente aperta a ponta do eixo do carretel deixando o seu giro mais solto ou travado, regulando o peso da isca.

Para o pescador com pouca experiência no uso de carretilhas, a regulagem é feita da seguinte forma:

-Montado o equipamento (vara, carretilha, linha e isca), deixe a vara na horizontal, na altura dos ombros, feche totalmente o freio mecânico e destrave o carretel. A isca deve ficar perto da ponteira da vara, pois o freio está fechado. Solte vagarosamente o freio mecânico até que o carretel gire e a isca desça suavemente até o chão/água. Para uma regulagem perfeita, quando a isca tocar o chão/água, o carretel deve parar de girar.

Desta forma o arremesso vai ser mais curto, porém com menor possibilidade de fazer cabeleiras. Com muito treino e adaptação ao equipamento, pode-se soltar o freio mecânico deixando o carretel totalmente solto, possibilitando um arremesso bem mais longo. Nesse caso o controle do freio é feito com o dedo polegar sobre o carretel.

 

Freio Magnético

O freio magnético tem um conjunto de magnetos (imãs) que atuam no carretel. Os imãs são fixos na tampa lateral da carretilha. Um botão lateral posicionado do lado oposto da manivela de recolhimento e numerado de 0 a 10, regulam o freio.

Quanto mais próximos do 10, mais imãs atuam no carretel e mais preso fica. E quanto mais próximo de 0(zero), mais livre ficará o carretel.

Para regular, posicione o freio magnético na posição 10(mais presa) e inicie os arremessos abrindo um ponto de cada vez até encontrar o ponto ideal para arremessar bem e sem cabeleiras.

Este freio é muito útil para arremessar contra o vento.

 

Freio Centrífugo

Os freios centrífugos funcionam da mesma forma que os magnéticos, porém, tem mais precisão e são de mais difícil acesso, pois ficam no interior da carretilha.

Esse sistema de freio é acionado durante o arremesso, evitando que o carretel gire mais do que a saída de linha, evitando a cabeleira.

Mostraremos abaixo 3 exemplos de carretilhas com 2, 4 e com 6 buchas.

 

 

São eixos radiais presos ao conjunto do carretel. Nestes eixos são colocados pesos(buchas). No arremesso, com o alto giro do carretel, estes pesos são jogados contra uma calota(aro) e por atrito vai freando o carretel controlando a saída da linha.

Em uma carretilha com 4 buchas você pode deixar por exemplo 3 buchas fechadas e uma aberta, ou deixar totalemnet aberta para um arremesso amsi solto ou fecha-la por completo fazendo todo o trabalho dos freios no arremeso. Essa regulagem depende do conhecimento e da facilidade de arremessod e cada um. Aconselho a começar com os freios fechados e depois com o tempo vá abrindo um a um.

Fricção

É um dispositivo de regulagem da compressão do carretel que permite liberar a linha com a pressão desejada. Com a linha muito solta o peixe tem facilidade de levar muita linha e enrosca-la; E com a linha muito presa, pode-se rompe-la logo nas primeiras corridas do peixe.

Essa regulagem vai variar de acordo com a linha ou com o tipo de pescaria. O ideal é regular a fricção em ¼ da capacidade da linha, ou seja, em uma linha com resistência para 20kg, regula-se a fricção em 5kg.

Regulagem: Com a ajuda de seu parceiro, engate o anzol/garatéia em uma balança pequena e comece a puxar a vara lentamente. O ponto em que a linha deve começar a ser liberada da carretilha deve estar próximo a ¼ da resistência da linha, nesse caso, na balança deve marcar 5kg.

Se a linha for liberada antes de 5kg, a fricção está muito aberta. Se ultrapassar o peso, a fricção está muito fechada.

Ex.:
Resistência da linha  = 20kg
Regulagem da fricção  = ¼ = 5kg

É isso aí galera, espero ter conseguido explicar um pouco o funcionamento das carretilhas para se ter um bom arremesso.

Dúvidas podem ser postadas no final desta matéria.

Abraços e até a próxima

Marcio David

 

AGRADECIMENTOS

Magic Fishing School
www.nelsonnakamura.com.br
.
.
.
.
.
.
.
.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

169 Comentários

  1. André Cequelero dos Santos em novembro 5th, 2008

    Mais uma vez parabéns pela matéria Márcio… Para mim que sou iniciante com carretilhas, foi muito útil. Valeu.

  2. Amauri Jr em novembro 5th, 2008

    Legal marcio, essa dica e indispensavel… agora o negocio de 1/4 achei muito legal nao sabia disso… vo começa usa essa tecnica vlw mais uma vez… Abraço

  3. Moacir Fernando em novembro 5th, 2008

    Muito bacana essas dicas. Como ainda estou aprendendo a usar, pra mim será de grande valia. Uma duvida. Para fazer o ajuste da fricção nessa proporção de 1/4, devo fazer isso com a vara reta? O efeito da vara não atrapalharia em nada?

  4. Marcio David em novembro 5th, 2008

    O ideal é vc manter a vara como se estivesse brigando com o peixe, pois a intenção é regular como se o peixe estivesse puxando a linha

  5. Lucio Costola em novembro 6th, 2008

    Muito bom, show de bola essas dicas, realmente vão ajudar bastante, como eu apanho destas carretilhas..rsrs.
    Agora pegarei peixe…rsrsrsrs. ótima matéria!
    Abs

  6. Julio Campos em novembro 16th, 2008

    Valeu marcio, isso me ajudou muito, porque eu nao conseguia arremessar muito longe, mas depois dessas dicas, fiquei fera.Fui no maeda outro dia e quando eu estava ajustando o freio mecanico, ele desmontou. quase que uma peça caiu no lago. fale dicas sobre como fisgar pirararas, redondos… no tio oscar e no maeda.
    fale sobre materia que fale sobre linhas monofilamento em carretilhas.
    valeu marcio grande abraço.

  7. Ricardo em novembro 24th, 2008

    Marcio, freio centrífugo. As buchas plásticas. Qual posição é aberta ou fechada? Se quizer deixar totalmente abertas, as buchas devem ficar no início ou nas extremidades do eixos? grato,

  8. Marcio David em novembro 29th, 2008

    Para deixar a carretilha liberada basta deixar as buchas próximas ao eixo. Se deixar nas extremidades elas vão ter maior contato com a calota, travando o arremesso.

  9. Nelmar em dezembro 10th, 2008

    Marcio,

    parabéns pelo artigo, muito útil principalemnte para quem está começando a utilizar carretilhas como eu.

  10. roberto moreira em dezembro 17th, 2008

    Pesco ja faz tempo, mais ñ com carretilha, neste final de semana arrumamos as tralhas e vomos pescar em um alagado…bom a pescaria foi otima, alem das trairas pescadas.. ganhei de presente uma carretilha de um parceiro de pesca uma titan 6000…essa tua materia sobre o assunto arremeso, cabeleira e dicas e si…otimo a tua pagina já esta no favorito…
    Um abraço…
    roberto

  11. Flavio Cavicchioli em janeiro 3rd, 2009

    Boa noite!!!

    Comecei a pescar faz mais ou menos a dois meses em pesqueiro, nunca tinha pescado na minha vida ,foi meu cunhado que me levou ao mau caminho,(rsrsrsrs) inclusive foi ele que me auxiliou a comprar uma pequena tralha e gostaria de saber se está boa para começar ?
    São duas varas de montar NICECASTER S-210, 2.1m 15-20Lbs (STAR RIVER) e dois molinetes um MARINE SPORT BETA 350 (5.3:1) e outro e um RAINBOW (5.5:1) estou usando linha 0,38 e 0,40 nacionais ( CAMOU LINE) o resto e coisa simples anzol, boia, chumbo, e alicate nada de especial por enquanto fui em apenas dois pesqueros ESTIVA e LAGOA dos PATOS ja consegui pegar um pintado de 6kg, um bagre africando de 7kg, e dois tambacu de 5kg cada isso no lagoa dos patos, no outro foi muito melhor em quantidade não em tamanho, mas não vem ao caso ,e insisto na pergunta se minha traia esta correta? E quando vou poder começar a pesca com carretilha, isca artificial e vara de 12 à17 Lbs como meu cunhado ?

    aguardo retorno
    abrs: Flavio

    flavioeduardocavicchioli@gmail.com

  12. Francisco Anderson T.garcia em janeiro 7th, 2009

    ola. amigos sou novo na pesca com carretilhas, tenho algo de experiencia com uma titan 10000 com freio magnetico que acho simples e facil acesso a regulagem do mesmo, no entanto adquiri uma corvalus 401 perfil redondo e estou tendo dificuldades en acessar o freio centrifugo para regular a saida de linha e evitar as malditas cabeleiras. como faço?
    desde ja um abraço

  13. Juliano afonso em janeiro 7th, 2009

    Boa Tarde
    Tenho uma Brisa 10.000 com uma linha spider de monofilamento 0.40, quando aremesso e da aquela cabeleiras a linha se rompe no caretel, oq pode estar acontecendo? e q regularem devo usar para iscas leves? devo usar uma linha mais finas, mono ou multi?
    Grato

  14. Benedito em janeiro 14th, 2009

    Cara parabéns pela a explicação… ai não preciso fica nervoso com a minha carretilha.
    Assim não tenho mais chances de querer quebra-lá…
    Muito obrigado pela sua explicaçao.
    Meus parabéns

  15. atilio em janeiro 28th, 2009

    Valeu Marcio,
    Uma explicação simples e vai me ajudar muito.Desejo bastante sucesso,saude e muitas alegrias pra este restinho de 2009..rs..Abraço,Atilio

  16. Harley Everton em fevereiro 2nd, 2009

    Obrigado pelas dicas serão muito util, agora so espero não fazer mais cabeleiras.
    Obrigado Valeu

  17. FRANCIMARIO DOS SANTOS em fevereiro 3rd, 2009

    MUITO OBRIADO POR TIRAR MINHAS DUVIDAS ESTE TIPO DE SERVIÇO E NOTA DEZ,VALEU FRANCIMARIO SOBRADINHO BA!!!

  18. roberto em fevereiro 5th, 2009

    O que eu notei nos arremessos de carretilha sem cabeleira,… é que nem aprender jogar tarrafa de camarão, tem que rebolar,… quanto mais pratica mas aprende…ainda tenho alguma dificuldade em arremessos, longos p/ ex…. o peso da isca tem uma influência bastante grande….qual é a dica?
    Puxo a linha…

  19. matheus taraia em fevereiro 6th, 2009

    eu acho que tem que se conciliar a regulagem do freio e o arremesso bem suave ,quanto mais força vc coloca mais ela da cabeleira pelo menos comigo eh assim tava dando uma treinada com uma curado e to pegando as manhas jah

    parabens pela matéria marcio muito boa

  20. Eduardo M. Silva em fevereiro 14th, 2009

    Comprei minha primeira carretilha, uma Titan EV6000HI. Como nunca usei uma antes, notei que mesmo quando acho que a linha devia estar travada, se puxar a linha, o carretel gira liberando linha. É para ser assim mesmo ou devo fazer algum ajuste?
    Já fiz o ajuste fino do peso da isca na porquinha junto da manivela.

  21. José Geraldo D Oliveira em março 13th, 2009

    Pesco a muito tempo com molinete, gosto de piapara e piau; comprei a pouco tempo uma vara Millenium 1,40m equipada com uma carretilha (Brisa 8000). Desisti!!!!, não consigo…; para pescar com este equipamento tenho que encostar a vara no barco e soltar a linha sem arremessar; da outra forma para cada arremesso fico muito tempo para desembaraçar a linha. Vou tentar mais uma vez com suas dicas, quem sabe??; muito obrigado
    At. JGeraldo

  22. admin em março 13th, 2009

    Olá JGeraldo.

    Depois que acostumar vai encostar seu molinete. Eu quando comecei, comprei uma Team Daiwa que tem controle anti cabeleira muito bom. A Brisa também, porém , vai depender do seu conjunto e também da linha.

    abs

    -Robson
    Fishingtur

  23. roberto em março 16th, 2009

    Boa tarde , Jose Geraldo o que tenho a dizer p/ vc é ñ desistir…. a hora que vc conhecer melhor esse equipamento, vai ser + interessante as pescaria….pega uma borracha de escola e vai praticando, ñ precisa ir num lago, piscina; ou na rua a onde vc mora,… se ñ tem um lugar apropriado p/ praticar!!…só praticando…. quanto + pratica + aprende…bom, se contudo isso vc desistir, manda p/ mim que eu vou te agradecer muuuuiiiiiito.
    puxo a linha
    Roberto.

  24. joão vitor em março 21st, 2009

    vc sabe como regular a carretilha daiwa megaforce100??
    ou titan ev6000 ou shimano antares?
    tenho as tres mas nunca usei a mega e a antares, e a titan da cabeleira d+

  25. evaldo wanderley de morais junior em março 27th, 2009

    Muchas Gracias, era o que eu precisava saber sobre arremessos de carretilhas, recentimente adquirir uma carretilha citica chimano 201D, e estou precisando disso, muitas dicas para aprender usar.

  26. Daniel – Poços de Caldas – MG em abril 3rd, 2009

    Eu pra falar a verdade nunca usei carretilhas, sempre pesquei com molinetes, por achar a pesca com carretilhas mais complicada e com muitos segredos, mais lendo essa matéria vi que não tem tantos segredos assim é que pode ser mais fácil do que eu imaginava, quando possível vou comprar uma. Ahh queria saber se é vendida carretilha com a alavanca de recolher a linha do lado esquerdo? Pois me parece que as mostradas aqui são todas do direito, pra mim que sou destro seria melhor. Não sei nem se to falando bobagem, mais é que nunca usei esse equipamento mesmo. Abraço.

  27. JEFFERSON SIGMAL – ITAQUÁ – SÃO PAULO em maio 6th, 2009

    Boa tarde,

    Senhores (as),

    Realmente pescar com carretilha é muito difícil, principalmente nos 1º. Dias.
    Depois de ter perdido KM de linhas, posso dizer que aprendi 10% do uso de uma carretilha.

    Agora só falta aprender como fisgar o peixe sem quebrar a linha.

    Abraços

  28. Warley bottura em maio 21st, 2009

    O que vem a ser o drag ? e qual o peso de isca ideal p/ um arremesso longo ?

  29. MARCOS FERNANDO em junho 2nd, 2009

    gostei achei muito interessante, devido eu não ter nenhum tipo de carretilha gostaria de saber qual a melhor carretilha para pesca de rio, aproveitando o encejo se alguem tiver alguma carretilha usada que não use mais pode fazer essa doação para o marcos fernando

  30. roberto Americana em junho 29th, 2009

    boa noite, até pouco tempo atraz minhas pescarias eram so com molinetes. Mas encastetei com a tale de carretilha e la me fui. Comprei uma (gto tounament otimo equipamento em meu ver) minimas cabeleiras bom tive so 2 na verdade. Comecei totalmente feixado com as regulagem mas logo depois de uns 20 arremessos, abri os msm.Ja comprei mais uma gto e + 2 pinnacles vision, q infelismente num chegam nem aos pés da gto tournament.Mas o preço dela é melhor do q a gto.E como falou um colega loga açima, as vision tem q ser arremessadas com carinho pq c ñ vira uma boleira so a linha.As varas todas daiwas megaforces, linhas multifilamento (power pro) q percebi q ajudam muito nos arremessos, evitando cabeleiras.O q posso lhes dizer é q o conjunto tem q ser bom pq c ñ so da mercadoria.Comprei e adorei bom no entanto q comprei mais 3.No fim os molinetes deixei para o meu filho.Tem carretilhas bem mais caras q a gto tournament mas vou falar pra vcs, comprarei mas delas pq eu gostei da bicha em.Bom ja falei de mais pro meu tamanho. qlq pergunta endereçar a zz2rwi@vivax.com.br

  31. Mauricio em julho 10th, 2009

    quero aprender a regular uma carretilha

  32. José Carlos Rosa em julho 26th, 2009

    quero aprender a regular uma carretilha, mais precisamente a da marca Abu Garcia, modelo 6501 C3, ou ainda receber o seu manual de instruções em português

  33. jose carlos lino da rocha em agosto 4th, 2009

    muito obrigado pois foi nota 10 essa instrução,pois estava perdido comprei minha primeira carre…depois que li nossa ja estou arremessando muito bom!!!!valeu

  34. matheus machado 1994 em agosto 8th, 2009

    ganhei uma carretilha de presente e gostaria de sabe qual linha que causa menos cabeleira

    a multifilamento ou a monofilamento ?

  35. admin em agosto 9th, 2009

    Multi, sem dúvida.

    A mono com o tempo começa a ganhar memória e assim facilita as cabeleiras. OBviamente que a carretilha ajuda muito para o processo anti cabeleiras.

    As shimano e daiwa por exemplo, possuem mecanismo de anti reverso para evitar que as mesmas aconteçam.

    abs

  36. LUIS FELIPE em agosto 13th, 2009

    Parabens. Agora com essas dicas vou aproveitar o maximo da minha carretilha e evitar problemas. ex:as cabeleiras

  37. lucas em agosto 13th, 2009

    uma pergunta:todas as vezes que você for pescar ou trocar de isca não precisa fazer a regulagem de fricção e a de freio né??

  38. ROGERIO em agosto 31st, 2009

    RAPAZIADA BOM DIA , VEJO QUE MUITAS PESSOAS TEM DIFICULDADES EM REGULAR AS CARRETILHAS, SEGUINDO ESSAS DICAS NÃO TEM ERRO, É SÓ TER UM POUCO DE PACIÊNCIA E TREINO E COM RELAÇÃO A TROCA DAS ISCAS OU BOIAS DE ARREMESSO SE ASSIM USAREM, TEM QUE REGULAR SIM, POIS TEM ALTERAÇÃO DO PESO DA ISCA, ENTÃO TODA A VEZ QUE FOREM TROCAR DE ISCAS(SEJA QUAL FOR ARTIFICIAL OU CONJUNTO DE BOIA COM CHICOTE) TEM QUE FAZER A REGULAGEM PARA QUE OCORRA CABELEIRAS, QUALQUER DUVIDA ESTOU A DISPOSIÇÃO, APESAR DE NÃO SABER MUITO A RESPEITO, BOA FISGADAS A TODOS.

  39. ROGERIO em agosto 31st, 2009

    UMA CORREÇÃO AO TOPICO ACIMA PARA QUE NÃO OCORRA CABELEIRAS, DESCULPA A MINHA FALHA.

  40. j.roberto em setembro 3rd, 2009

    Otima materia, tita varias duvidas muito bom

  41. Luciano em setembro 14th, 2009

    ola gostaria de saber como faço para fazer
    bons arremessos de carretilha quantidade de rolamentos faz a diferença ou tanto faz
    a vara tem que ser de arremesso ou tanto faz tbm e a linha pra carretilha 0.40 e muito ..

  42. luciano em setembro 15th, 2009

    gostaria de saber quanto mais rolamento melhor a carretilha ou nada ver a linha tbm faz a diferença e uma vara menos de 2 mts é ruim . … por que não consigo fazer bons arremessos e vejo muita gente lançando muito longe .

  43. marcio em setembro 15th, 2009

    Amigo, tudo isso é muito relativo, mas uma vara de 1,90 a 2,40mts ajuda e muio nos arremessos e uma linha 0,33 a 0,37mm tb é o suficiemte. Já a carretilha, a quantidade de rolamentos não influencia muito no arremesso não.

    Abs

  44. jose carlos lino da rocha em setembro 15th, 2009

    sim estou muito satisfeito com as dicas parabéns…

  45. Darta em setembro 25th, 2009

    Márcio Boa Tarde,
    Estou pretendendo comprar uma carretilha ms brisa 10000HI, já pesco há muito tempo com molinetes, e quero aprender a pescar com carretilha, voce acha este um modelo adequado para um iniciante?
    Muito Obrigado

  46. alexandre em setembro 26th, 2009

    Uma boa dica pra evitar cabeleiras nas carretilhas é parar o giro do carretel com o dedo assim que a isca tocar a agua. Ou se vc tem dinheiro sobrando ( uns R$1500 + ou – ) compra uma shimano ou uma daiwa com controle anti cabeleiras que da certo tbm….

  47. marcio em setembro 27th, 2009

    Darta

    A linha da BRISA é muito boa. São carretilhas não muito caras e com ótimos resultados. Eu tenho e indico.

    Abs

    Marcio

  48. aurelio em dezembro 17th, 2009

    Adorei porem vc fala em abrir ou fechar o freio eu tenho uma calcuta de 251 a 6 nos e nem sabia que dava para fazer isso .
    Oque quer dizer ABRIR OU FECHA MAIS O FREIO É TIRAR AS BUCHAS FAVOR ME RESPONDE E DESCULPE MINHA IGNORANCIA OBRIGADO.

  49. silverio almeida em dezembro 17th, 2009

    100m de multifilamento 0,25mm é ideal para uma brisa 8000, posso usar um girador entre o snap e o lider ou não precisa.Valeu companheiro uma abraço feliz natal e prospero ano novo.

  50. john engel em dezembro 23rd, 2009

    bom dia eu tenho um carretilha da shimano cu-201 curado e gostaria de saber oq eu faso p/ ñ dar cabeleira na linha a linha é multifiamento
    34mm… obrigado feliz natal

  51. Agnaldo em dezembro 24th, 2009

    Nossa muito boa materia.
    V A L E U, muito principalmente para iniciante com eu.

  52. Dener em janeiro 15th, 2010

    Muito bom seu comentario, para quem esta iniciando nas carretas. Já sou velho nas carretas mas gosto sempre de ler sobre o assunto. Parabéns mesmo, abraço e vamos pescar pra relaxar a mente. rsrs

  53. Nino Garcia em fevereiro 19th, 2010

    Márcio, comprei uma carreta Quantum acurits que tem uma pequena trava, que quando acionada, ao arremessar, se vc tirar o dedo do botão de liberação p/ arremesso, esse sistema já trava sozinho, sem precisar girar a manivela.
    Porém, eu temo que isso prejudique o equipamento; parece que dá um tranco na máquina-eixo. Vc tem alguma orientação ? Por favor, será de muita utilidade a todos proprietários da Quantum.
    Grato,
    Nino.

  54. Richard Alves da Silva em fevereiro 19th, 2010

    Boa noite, por gentileza gostaria de saber se as carretilhas “redonda” ex: black max 50 marine, acho que é chamada de perfil alta, são realmente boas, e se vale a pena investir nelas, e se serve para pescar qualquer tipo de peixe de água doce.Obrigado

  55. Adriano da Rocha Andrade em fevereiro 21st, 2010

    Valeu pelas dicas,tenho muitas dificuldade em arremessar com essas dicas vou ver se melhoro….

  56. juninho em fevereiro 25th, 2010

    valew pelas dicas!!

    é isso ai galera, tem que conhecer e praticar!!

    pois quem pega o jeito abandona os molinetes

    abraços

  57. Richard Alves da Silva em fevereiro 28th, 2010

    Amigos pescadores, sou louco por pesca e gostaria de saber realmente qual a vantagem e desvantagem das carretilhas perfil alta à baixa, ex: arremessos, cabeleiras, enfim….Na verdade sempre utilizei molinetes em rios. Estou comprando uma carretilha pela primeira vez, e pesquisando sobre as tais, fiquei doidão pela perfil alta, acho que são mais fortes e resistentes, será que vale a pena investir neste modelo? ajudem-me urgente por favor.

  58. Rodrigo Lima Silva em março 22nd, 2010

    Muito bom… Valeu.

  59. fabio em março 24th, 2010

    gostaria de tirar uma duvida. qual carretilha vcs indicam: brisa gto 10.000 ou brisa 10.000 hi. e qual vara compprar e qual a linha comprar. mono ou multi. estou começando a pesca com carretas

  60. jatir viana em março 24th, 2010

    eu tenho uma carretilha da marca marine sports(black mmx20)ela é totalmente diferente a essas mostradas no site,gostaria de saber como regular ela,pois não tenho experiência nenhuma.muito obrigado.

  61. JOSE CARLOS LINO DA ROCHA em março 25th, 2010

    MEUS AMIGOS PESCADORES,JA ESTOU PRATICANDO A PESCA ESPORTIVA JA TEM 2 ANOS, MAS ATÉ AGORA NAUM CONSEGUI FAZER UM BOM LIDER, USO LINHA DE MULT…36MM DA POWER-PRO GOSTARIA SE ALGUEM PUDER ME DA UMA DICA POR EX:NÓ SANGUE E BOM DESDE JA AGRADEÇO QUEM PUDER ME AJUDAR..

  62. marcio kennedy em março 25th, 2010

    Olá amigos.
    Sou aqui do Sul de Minas e admiro muito O TRABALHO DE VOCÊS,divulgando e orientando todo o país pescador,onde moro,em Três Corações temos um rio muito piscoso,por aqui temos,Piaparas,Piaus três pintas,Piracanjubas,Dourados de até 12 kilos,mas sofremos com a pesca predatória sem fiscalização alguma mesmo assim acreditamos que um dia isso vai mudar.
    Acabei de adquirir uma BLACK MAX perfil baixo,queria saber um pouco sobre o funcionamento correto desta jóia de início vou usá-la para Piapara em uma vara Mig 1.80,vocês acham melhor,Monofilamento ou Multifilamento?
    Queria saber sobre regulagem do material,pois é a primeira vez que vou pescar com ela.Mais uma perguntinha,se não for incomodar;Ela aguenta Dourado?
    Aguardo ansioso o retorno deste e desejo a todos vocês sucesso em seus empreendimentos e muita saúde.Que Deus abençoe a todos .

    ATENCIOSAMENTE.

    MARCIO KENNEDY.

    A TERRA DO REI DO FUTEBOU É TAMBÉM A TERRA DE BOMS PESCADORES,PASSANDO PELA 381 VENHA TOMAR UM CAFÉZINHO CONOSCO ESTAMOS DE PORTAS ABERTAS.

  63. Flávio Fernandes em abril 14th, 2010

    Olá ; sou Flávio de Araxá Mg. Ganhei uma carretilha de presente , fiquei muito feliz , mas quando fui usar , fiquei desapontado com o resultado , ela mais parecia uma piruca . Agora com estas dicas , tudo começa a dar certo . Muito obrigado !!!!!!!!

  64. Adriano em abril 29th, 2010

    Cara, parabéns pelo tutorial. Vai ser muito útil, estou começando agora a utilizar carretilhas e mesmo sem experiencia já achei o equipamento muito melhor que os molinetes.. Vou testar suas dicas neste final de semana, no canal de bertioga. Abraço!

  65. Erick em abril 29th, 2010

    Boa tarde.
    Mandei 2 e-mails há mais de uma semana e não tive nenhuma resposta. Pela persistência vms ver se por aqui eu consigo q tirem minha dúvida.
    Pesco há muito tempo, porém nunca com carretilhas e pretendo comprar uma e pegar prática. Tem alguma marca boa e que seja mais fácil pra eu começar? Poderiam alguém me indicar um conjunto vara-carretilha de bom custo-benefício e de fácil manuseio???
    Grato
    Erick
    Mogi das Cruzes

  66. vitor em maio 8th, 2010

    comprei uma carretilha para mater ela em bom estado posso utilizar produtos para limpeza tipo o WD-40??

  67. Gilson Teles em maio 12th, 2010

    valew muito bom msm

  68. André Esplanada-BA em maio 13th, 2010

    Olá Marcio, saudações da Bahia de todos os Santos, recentemente adquiri uma titan 10000EV, gostaria q vc falasse um pouco sobre esse material, tipo reulagem para pesca em rios,etc, pesco sempre cm artificiais de 7 e 9 cm da marine. Detalhe, sou AMADOR AO EXTREMO!! Socorro!!

  69. anderson em maio 17th, 2010

    por gentileza tenho duvidas de qual carretilha comprar tital 10000ou daiwa 100 strikeforce sou inciante na carretilha so uso molinete ou se puder me dar uma indicação ficarei grato desde de ja obrigado

  70. Rodrigo Luiz Benassi em junho 3rd, 2010

    Ola, comprei uma Black Max 50, para ir pescar no sete quedas do rio teles pires, gostaria de saber se ela serve só para peixes pesados? se eu posso por um linha 0,40 nela? e quais o macetes dessa carretilha ? eu sou iniciante nas caretilhas uma vez eu tentei iiii zica. vou treinar com uma chumbada no asfalto em frente de kza seguindo as orientações desse topico, valeu pessoal …

  71. VICENTE em junho 5th, 2010

    Prezado parabens pela materia, muito explicativa e de facil compreensao. Com certeza vai me ajudar muito para evitar a MALDITA cabeleira rss, parabens e obrigado

  72. ivanil p. bueno em junho 23rd, 2010

    QUERIA SABER A LINHA CERTA P/ CARRETILHA CERTA,
    EX; UMA LIMHA 0,30MM. QUAL TOMANHO DE CARRETILHA CERTO P/ USAR?
    grato!!!

  73. Richard Alves da Silva em julho 1st, 2010

    Amigo, uma linha 0,30 pode ser usada em carretilha que comporta até 0,27 mm sem medo… O que não pode é usar linha 0,40 numa carretilha que comporta linha até 0,30 e assim sucessivamente,lembrando que nas carretilhas sempre avisam o mm que comportam, valeu???

  74. Gleison Silva em julho 28th, 2010

    Acabei de adquirir uma carretilha Brisa 10000SS, suas dicas serãm muito uteis. Parabéns pela matéria.

  75. Joooe em agosto 12th, 2010

    Obrigado pelas diacas!

  76. bruno em agosto 18th, 2010

    valeu pela dica

  77. tapeçaria iracema em agosto 18th, 2010

    valeu pelas dicas

  78. marcos paulo em agosto 19th, 2010

    pra mim que esta começando agora esta tudo esclarecido. Agora posso fazer um arremeço de qualidade. obrigado

  79. joao luiz em setembro 11th, 2010

    Olá “Carreteiros”, todas essas dicas são importantes e vem junto com o manual da carretilha. É sõ ler com atenção! É claro que explicado assim, é melhor que ler manual. Mas ler o “manuel” é importante pra preservar seu caro brinquedinho!
    Só faltou um complemento: Explicar, com imagens, a forma correta de arremessar! Arremessar corretamente pra se conseguir um arremesso sem cabeleira, e o mais distante possível, não pode ser como jogar uma pedra! Aguardo este complemento nesta ótima matéria!
    João Luiz – Rio

  80. joao luiz em setembro 11th, 2010

    Olá “Carreteiros”, todas essas dicas são importantes e vem junto com o manual da carretilha. É sõ ler com atenção! É claro que explicado assim, é melhor que ler manual. Mas ler o “manuel” é importante pra preservar seu caro brinquedinho!
    Só faltou um complemento: Explicar, com imagens, a forma correta de arremessar! Arremessar corretamente pra se conseguir um arremesso sem cabeleira, e o mais distante possível, não pode ser como jogar uma pedra! Aguardo este complemento nesta ótima matéria!
    Valeu Marcio David!!!
    João Luiz – Rio

  81. victor villaça em setembro 12th, 2010

    muito boas as dicas, valeu.

  82. Carlão em setembro 14th, 2010

    valeu a dica, acho que vou abandonar a carretilha.rsrsrs

  83. Marcos Sgaraboto em outubro 2nd, 2010

    Excelente Matéria ! Objetiva e Simples, porém de grande ajuda para quem deseja utilizar carretilhas de pesca !
    Abraço, M. SGARABOTO.
    Brasília/DF

  84. Marcos Sgaraboto em outubro 2nd, 2010

    Aproveitando, como usuário de carretilhas há muitos anos, segue uma dica para iniciantes :
    ” Nunca arremessar contra o vento ! É cabeleira na certa. Caso não tenha alternativa no arremesso, faça o seguinte…
    AjustEe os controles para que o carretel tenha sua liberação muito limitada e diminua a distância do seu alvo ( local onde deseja colocar a isca ). Você perderá em distância mas verá que a cabeleira será evitada em quase 100% das vezes.
    Abraço a Todos !
    M. SGARABOTO.
    BRASÍLIA/DF

  85. hernandes em novembro 23rd, 2010

    ola eu ganhei uma carritilha e não sei remessa-la todas as vezes que eu vou remessa-la a linha embaça peço esplicação como remessar sem embaraçar a linha pois não tenho esperiencia com carritilha abraço muito obrigado

  86. Artur em novembro 24th, 2010

    Gostaria de saber se existe algum modo de evitarmos cabeleira em molinete. Exizte alugum site que explique?

  87. LUIZ TADEU em dezembro 3rd, 2010

    BOM DIA COM ADICAS DE COMO ARREMEÇAR COM CARRETINHA A PESCARICA SE TORNOU MAIS FACIL POIS ANTES ERA UMA CABALEIRA TOTAL FICAFA MAIS TEMPO DESENRROLANDO DO QUE PESCACO OBRIGAO PELAS DICAS

  88. José Kleber em janeiro 2nd, 2011

    Puxa vida! se tivesse visto estas dicas antes… apanhei pacas da minha titan 6000 ev. acabei percebendo o botão do freio mecânico por acidente… depois a pescaria seguiu numa boa… deu até pra pegar uns 13 Kg de tambacu… ainda me aventurei com iscas artificiais pra pegar umas matrinxãs… mas não teria apanhado tanto se tivesse visto suas dicas, parabéns!

  89. Prof. Edgar em janeiro 4th, 2011

    Muito boa a instrução e os desenhos ajudam a visualização.
    Parabéns!

  90. zelito em janeiro 25th, 2011

    muito obrigado pelos esclarecimentos pois nao tenho nenhuma experiencia com carretilha e ganhei uma de presente e agora posso usufruir dos beneficios com o uso conciente de como o material funciona muito obrigado e ate a proxima . e boas pescarias a todos

  91. lucas em janeiro 29th, 2011

    Muito obrigado pelas dicas

    Minha carretilha é uma marine sport Intruder 300l
    ea vara é uma sensor da marine sport
    o conjunto é bom pra pesca

  92. osmar em fevereiro 16th, 2011

    muito bom pra mim valeu e muito
    abraço

  93. Luiz Claudio em fevereiro 18th, 2011

    Parabens a equipe. Apanhei tanto da minha carretilha que já havia a abandonado. Voltei para meus molinetes. Apos ler seus ensinamentos tou voltando a usar a carretilha que é bem mais eficiente para pesca de meia agua e superficie. Obrigado mesmo!

  94. Maurinho em fevereiro 18th, 2011

    KKKKKK,nem comprei minha Carretilha Titan ev 10,000 mais ja to procurando dicas por aqui,e foi muito util ler o topico todo,aprendi bastante pois nunca tive uma carretilha ;D Vlw ae.

  95. Edgar em março 3rd, 2011

    Bom dia,

    Tenho uma carretilha Daiwa excelsior 100 hl e a mesma não está travando depois do arremesso, alguém pode me ajudar??

  96. ALMIR M BARROS em março 12th, 2011

    Vou comprar uma carretilha DAIWA MEGAFORCE MF 100 TSHL, ela vai evitar que eu ao lançar faça a cabeleira.
    Obrigado
    Almir

  97. tagapesca em março 14th, 2011

    meu caro almir tenho uma megaforce e uma otima carretilha mas se não estiver bem regulada mesmo com o sistema ant cabeleira ela faz cabeleira parabens pela escolha e uma maravilha essa carretilha

  98. Mario Marcos em março 15th, 2011

    Olá estou começando com a pescaria de carretilha e gostei muito das dicas amanha mesmo já vou por em pratica, o que eu aprendi….Obrigado.

  99. claudio em março 26th, 2011

    Muito bom saber que tem pessoas dispostas a repassar um pouco de sua experiência. Comprei minha primeira carretilha hoje, 26.03.2011(Lubina GTO 7.1:1) e não sabia nem o que fazer com ela antes de ler sua matéria. Valeu mesmo. Claudio

  100. T.Kimura em março 27th, 2011

    Olá, sou iniciante em carretilhas. Usva uma Brisa que ganhei, mas acabei comprando uma nova carretilha de outra marca, de baixo perfil e notei que, com bóias de arremesso mais pesadas, não segura no máximo aperto do freio mecanico, a bóia desce direto. Portanto, não dá pra fazer a dita regulagem fina. É normal isso? Ou a instrução vale só pra artificiais? Alguém pode esclarecer??? Obrigado.

  101. sidnei danzer em abril 1st, 2011

    ola carro amigo adoro pescar , então meu sogro me presentiou com uma carretilha intruder ,mais não cossigo faser parar de dar cabeleira, a parte boa e que no primeiro arremesso quase matei minha sogra, um abrasso. ….sidinho…

  102. Carlos Nalin em abril 2nd, 2011

    caros amigos comprei uma carretilha a mais de dois anos,e não consigo usar mesmo com as dicas que voceis passaram [forma cabeleira] voceis poderia me informar se vai ter algum treinamento como voces ja realizaram uma veis e eu não pude acompanhar.
    sem mais agradeço pela atensão.

  103. Francisco Emilio de Jesus em abril 7th, 2011

    GOSTARIA DE SABER SE A CARRETILHA OKUMA XT CLX 202 L é boa para pescaria no MAR e como funciona.

    Grato pela atencão

  104. Fabio Soares de Almeida em abril 19th, 2011

    Bom dia adoro pescar, mas ate o momento so pesquei de molinete, ganhei hoje uma corretilha TITAN EV10000Hi, estava procurando alguma materia de como usa-la e a sua esta perfeita. Obrigado pelas dicas e vamos testar nesse feriadao ai como se saio.

    Depois conto para voces qual o resultado.
    valeu e boa pescaria a todos.

  105. marcos em abril 19th, 2011

    boa tarde,
    referente a minha pergunta feita em 02 de junho de 2009 não obtive resposta
    att.
    marcos

  106. Aline Maira em abril 24th, 2011

    Eu gostaria de saber se quando a carretilha ta fechada a flição eu freio se é normal o carretel esta soltando linha ainda pesado mas ta.

  107. Warley Oliveira em maio 1st, 2011

    ola, gostaria de saber qual marca de carretilha vc indica e tbem um modelo pra pesca em agua doce.

  108. ELOI COOPER em junho 24th, 2011

    OLA PESSOAL
    GOSTARIA DE SABER SE VOCES CONSEGUEM ENVIAR PARA MIM O MANUAL DE INSTRUÇAO E A PLANTA EXPLODIDA DA CARRETILHA TRAMONTINA MO 8003
    ANTECIPADAMENTE AGRADEÇO
    ATENCIOSAMENTE
    ELOI

  109. Jair em junho 30th, 2011

    Ja busquei orientações sobre o uso de carretilha, para o meu caso: iniciante, foi muito útil.
    Achei excelente essas orientações, foi de muita valia para iniciantes.

  110. Jair em junho 30th, 2011

    Ja busquei orientações na internet sobre o uso de carretilha, para o meu caso: iniciante, essa é muito útil.
    Achei excelente essas orientações, será de muita valia para iniciantes.

  111. jcbarroso em julho 16th, 2011

    Bem sempre pesquei com molinetes porém não resisti e comprei uma Shimanov Calcutta 400 B.
    Gostaria de saber regulagem do freio magnético é no botão preto Quando usa-lo e qual a sua ação. Qual a melhor linha uma monofilamentada ou uma linha 0,45 ou mais fina Vou utilizar a carretilha para pesca no mar e no rio Araguaia Ela como é menos ela pode resistir a força de uma Pirarara?
    Uma duvida ao passar a linha para carretilha uso ou não o freio magnético?
    Sou um iniciante bem inicial KKKKKKKK
    Obrigado Jose Carlos

  112. Jernei Coutinho em julho 16th, 2011

    Oi Márcio, boa tarde. Gostei das dicas; amanhã vou pô-las em prática. Um abraço.

  113. Joaao em agosto 9th, 2011

    eu que to começando agora com carretilha achei meio complicado mais a matéria foi mt boa o manuseio da carretilha pra quem ta começando que eh dificio , meu medo eh quando for arremessar fzer uma cabelera , pagar um mico no pesqueiro , perder um tempao e ainda perder a linha SAUHUHASUHSAUHA

  114. Carlos Sergio em agosto 11th, 2011

    Boa tarde !
    Gostaria de tirar uma duvida:

    A abertura da fricao, considerando o peso da linha e a correlacao 1/4, deve ser fixa, ou seja quando acolocar a linha no carretel, devo abrir a fricao e mante-la já nesta posicao fixa para toda a pescaria, ou posso regula-la em funcao do tamanho e forca do peixe na vara/carritilha.
    obrigado pela resposta

    abracos

  115. Elizeu .D em agosto 16th, 2011

    Estou muito grato pelos conselhos, Obrigado!

  116. José Levy em setembro 5th, 2011

    T. KIMURA, se realmente a boia está descendo mesmo com todo ajuste fino fechado, sua carretilha está com algum problema, qualquer carretilha, por mais leve q seja, vc consegue uma regulagem de no mínimo 3 kg, e acho q nenhuma boia pese isso. Espero te-lo ajudado.

  117. uyrapoan matheus barbosa em setembro 12th, 2011

    por favor comprei uma carretilha titan ev 10000 hi pensando que fosse a mesma coisa de pesca com mulinete e estou perdido me ajude por favor me indiando alguns videos que fale passo a passo como usar o aparelho ex:como colocar a linha como fazer para liberar a linha como fazer o arremesso enfin tudo o que você puder fazer por mim para eu poder ussufruir da minha carretilha eu agradeço por favor.obrigado

  118. PIO DE ARAUJO FILHO em setembro 18th, 2011

    EU VIA MEUS AMIGO LANSANDO O ANZOL EM QUALQUER LUGAR E O MOLINETE DAVA GAIADA ORELHA DOS AMIGOS AI EU DISSE VOU APRENDER A JOGAR CARRETILHA OBRIGADO CAMPO GRANDE/MS

  119. RONALD HANDES em setembro 25th, 2011

    Obrigado Marcio, vlw muito, eu nem sabia por onde começar e com todas essas dicas eu agora estou mais confiante, agora só me resta praticar bastante, obrigado amigo.

  120. Roberto F. Pinto em outubro 7th, 2011

    Possuo uma carretilha com freio magnético da marca Titã da Marina Sport, porém diante de sua explicação, fiquei um tanto confuso, pois entendo que ao regular este tipo de freio haverá uma aproximação dos imãs do carretel o que gera uma ação magnética diminuindo assim a velocidade do carretel.
    No entanto o carretel de minha carretilha é de alumínio e é ai que surgiu a minha duvida de como o magnetismo dos imãs da mesma poderá agir em um material de confecção não ferrosa.
    Creio eu que não haverá ação deste dispositivo no tipo de equipamento que possuo até acho que fui enganado quando me venderam.

  121. KASSIO DA SILVA em outubro 21st, 2011

    que nem eu estou começando a apreender mexer com carretilha titan 10000, qual a melhor regulagem, obrigado

  122. rafael em outubro 29th, 2011

    Valeeeeeeeeeeeeeuuuu!!! obrigado com essas dicas o manual nem será preciso.

  123. Sebastião Paschoal Patrão em novembro 3rd, 2011

    Gostei muito das informações e realmente acho que muitos pescadores não sabem aproveitar 50% das carretilhas .
    Abraço

  124. Valdei Freitas em novembro 3rd, 2011

    Eu já tinha um bom conhecimento em carretilhas agora tenho muito mais com estas informações
    Abraços

  125. uyrapoan matheus barbosa em novembro 7th, 2011

    gostaria de saber qual a isca perfeita oara pagar corvina e garoupa você pode me ajudar.

  126. Sérgio Ugulino em novembro 21st, 2011

    Excelentes dicas!… Parabéns Márcio pela matéria, muito bem explicada e ilustrada!

  127. Carlos Samuel em novembro 27th, 2011

    Muito boa a tua explicaçao Márcio, mas ainda tenho uma pequena dúvida. No momento que eu estiver fazendo a regulagem do ajuste fino que é a primeira regulagem antes do arremesso como tú disse, em posição devem estar o freio magnético e fricção, ou seja, devem estar totalmente fechados ou abertos?

  128. Luiz antonio em dezembro 20th, 2011

    Marcio estou querendo comprar uma carretilha só q estou indeciso sobre a titan 10.000 ou a brisa 10.000 vc pode me ajudar ?

  129. MAURICIO em dezembro 29th, 2011

    Ae Luiz,

    Tenho uma uma carretilha Titan 10000, e não gostei muito dela, eu não consigo arremessar com ela mais que 30 a 40 metros, depois disso se eu forçar o equipamento da uma cabelera desgraçada, deixei uma vez o bixo cair no chão e ai meu amigo, nunca mais os meus arremesso foram os mesmos.

    Não conheço muito da Brisa 10000 mas vale apena tentar conhecer e se informar melhor sobre ela.

  130. silvio em dezembro 29th, 2011

    gostei muito das dicas parabens gostaria de comprar uma carretilha mas sao tantas marcas gostaria que vc me ajudase desde ja obrigado

  131. Fabio em dezembro 30th, 2011

    Bom dia Luiz

    eu tenho uma carretilha titan 10.000 e adoro aprendi a aremessar com ela. voce precisa saber regular ela a cada arremesso como em qualquer outra carretilha. eu uso uma linha de multifilamento 0.30 e o arremesso e perfeito.

    eu aconselho.

  132. Matheus em dezembro 30th, 2011

    Mauricio boa noite,
    estou para comprar a minha primeira carretilha mas estou com muita duvida a respeito de qual,
    entao vi essa com freio magnetico e centrifugo vc conhece algum material com esses freios juntos? vc saberia me dizer se esse material é de facil manejo? segue as especificaçõe, desde ja muito obrigado

    Modelo: Brisa GTO 10000 SHIL
    Manivela: Esquerda
    N° de rolamentos: 10
    Material do corpo: Grafite
    Material do carretel: Alumínio aliviado
    Velocidade de recolhimento: 7.1:1
    Capacidade de linha: 0,37mm / 110m
    Tipo de freio: Centrífugo e Magnético

    um abraço e feliz ano novo.

  133. deidimar em janeiro 23rd, 2012

    Valeu Marcio, essas dicas me ajudaram, bastante, pois nunca tinha usado carretilha, ja estava para jogar fora a minha, pq embaraçava de mais. Mas agora nao tenho mais problemas com isso muito obrigado mesmo.

  134. Renato em janeiro 25th, 2012

    Gostaria de saber se, após o ajuste do equipamento, seja para principiantes ou para esportista já experientes, o DEDO POLEGAR deve sempre estar sobre o carretel ou não há necessidade dependendo do ajusté, inclusive na hora do arremesso?

  135. Luiz Fernando em fevereiro 4th, 2012

    Bom dia Márcio,

    Dezejo saber qual a maneira correta de colocar a linha na carretinha.

    Grato,

    Luiz Fernando

  136. wellington almeida em fevereiro 14th, 2012

    Boa noite pessoal comprei a minha primeira carretilha da yume 10000ss, o caboclo da loja me disse que essa é a melhor para quem esta iniciando a pesca com carretilha. Pois estou com duvida com a vara que devo comprar para mesma, vejo que tem vara 1,60m de 1,80m e 2.20m qual que eu compro pois vou segunda no taquari obrigaddo

  137. gabriel em fevereiro 16th, 2012

    valeu pela dica agora chegando minha brisa gto 10.000 ja fico expert no assunto

  138. Cleber em fevereiro 24th, 2012

    Boa tarde…
    Muito útil estas dicas principalmente agora que estou começando a usar carretilhas em minhas pescarias.
    Gostaria de uma orientação.
    Qual modelo de carretilha de perfil Redondo (alto) indicado para fazer arremessos longos? Tenho três equipamentos de perfil baixo, o problema é q a capacidade de linha é pequena, em média 100mts de 0,35. E em pesqueiros com lagos grandes posso ter problemas caso a linha venha acabar.
    Quero montar dois conjuntos com carretilhas de perfil alto para arremessos mais longos. Que modelos vcs indicariam?

    Parabéns pelo site!

  139. ademir jose petry em fevereiro 24th, 2012

    MARCIO EU NÃO TENHO BALANÇA POSSO USAR UM PESO DE 5 KILOS PARA REGULAR A FRICÇÃO?GOSTEI DAS DICAS AGORA É SO ESTREAR MINHA TITAN 10000!

  140. Liliam em março 5th, 2012

    Nossa!!! Muito obrigada por redigir tão bem sua explanação sobre as carretilhas. Confesso que elas me assustavam, mas sabia que seu potencial era muito maior que a dos molinetes. Quero muito adquirir logo minha tralha e agora sei exatamente o que posso ter no começo. continuem assim e parabéns pela iniciativa de criarem um site tão bom!!! Os desenhos e esquemas ajudaram muito no entendimento!

  141. Marcio H. Ribeiro em março 9th, 2012

    Ola Amigos.
    Parabens pela materia de carretilhas.
    Estou aprendendo ainda e gostaria mais dicas de arremesso.
    Um abraço
    Marcio. Ribeiro
    Pontal do Parana.

  142. Sebastiao Damasceno de Lima em março 12th, 2012

    Gosto de pescar, utilizei de molinetes por muito tempo e agora, os desprezo. Gosto de usar as carretinlhas, além de ocupar menos espaço. Mas, com toda regulagem que a gente faça, as cabeleiras ainda aparecem de vez em quando. Eu tenho várias carretilhas de várias marcas, só não possuo as da shimano ainda. Gostaria de saber sobre rolamentos, foi citado buchas. No caso de carretilha com mais rolamentos o pescador com certeza teria um arremesso mais longo, não é? Ouço falar e li nessa matéria possuidores de carretilha que possui 10 rolamentos, isso facilita no momento do arremesso?
    Gostei e parabenizo pelas orientações.

  143. wangleib em março 16th, 2012

    bondia seus pescador amador… kando for trocar o chunbo toda ves tenq ajustar o botão de ajuste…se ñ encabela

  144. felipe em março 17th, 2012

    gostei das dicas gosto de saber das coisas antes de executa-las, usei molinete ate a pouco tempo hoje tenho duas carretilhas e achei otimo pescar com elas, sem despresar os molinetes é claro eles tambem são bons e me serviram bem ao longo dos anos. um abaço pessoal.

  145. Cassio Ramon em maio 2nd, 2012

    o meu botão do freio magnetico da minha carretilha soltou uma presilia dentro, como eu faço pra colocar? são 2 uma faz o estralo ponto a ponto, e a outa eu acho que é p/ prender ela, + não sei como

  146. Valderi Vieira de Paula em julho 1st, 2012

    Legal. Sempre pesquei com molinete e tinha um sonho de pescar com carretilha. Com sua orientação, que é muito clara, consegui realizar minha primeira pescaria com carretilha com muita facilidade e precisão. Sua orientação foi muito importante, principalmente quando você mostra cada parte da carretilha e explica o funcionamento de cada uma funciona.
    Vou, com certeza, me tornar fan do seu site e sempre buscar e receber dicas com você.

    Obrigado e parabéns pelo site.

  147. Leo em setembro 16th, 2012

    valeu marcião , eu gosto muito de pescar no pesq aruja , eu so pesquei com molinete la e um bem baratinho , nao muito bom , mas voce prefere pescar la com molinete ou carretilha ?

  148. ilton pozzo em setembro 17th, 2012

    muito obrigado pela dica me ajudou muito…

  149. DIVALDO HÉLIO GALBERO em setembro 18th, 2012

    Ganhei uma carretilha Marine Sporte magna 5000
    mas não consigo arremessar sem formar cabeleira, agostaria de saber se a regulagem dela é a mesma das indicadas no inicio desta página.
    Grato.

  150. Max Fretto em setembro 27th, 2012

    Ótimo post!!!! Queria saber se a carretilha Carretilha Marine Sports Lubina GTS SHIL é boa

  151. kener dos r soares em outubro 15th, 2012

    estou começando pescar agora c carretilha quero ficar bom,pois estas dicas vão me ajudar obrigado.

  152. Waldinil em janeiro 21st, 2013

    Valeu suas dicas ajudaram muito….abraço!!!!

  153. Antonio em fevereiro 14th, 2013

    Vlw pela dica… Já as coloquei em prática e estão dando certo!!!

  154. Arnaldo em abril 14th, 2013

    Bom dia Márcio
    Ao ler sua matéria referente as carretilhas eu já gostava muito e agora fiquei fã das mesma.
    Por tanto só tenho a parabenizado pela orientação.
    Atenciosamente.

    Sds.

    Arnaldo Arcanjo da silva
    E-mail: arnaldoarc@hotmail.com

  155. angelo em abril 21st, 2013

    Olá arnaldo td bem ?? preciso de ajuda minha carretilha é uma titan nao consigo preparar ela para o arremesso sempre da erredo fica com cabeleira as veses vou para o interior lá tem uns igarapés e fico treinando mas não consigo já vi algumas aulas de arremesso algumas video aulas faço td tudo direitinho mas nao da certo, qual a sua dica??

  156. angelo em abril 21st, 2013

    Olá td bem ?? preciso de ajuda minha carretilha é uma titan nao consigo preparar ela para o arremesso sempre da erredo fica com cabeleira as veses vou para o interior lá tem uns igarapés e fico treinando mas não consigo já vi algumas aulas de arremesso algumas video aulas faço td tudo direitinho mas nao da certo, qual a sua dica??

  157. José Levy em junho 18th, 2013

    Ola Angelo, pescador, deixe o ajuste fino de sua carretilha bem fechado, aberto o suficiente para a isca que estive utilizando, baixe devagar até encostar no chão e o carretel ficar parado. Para esse teste coloque a vara na horizontal, na alturas de seus ombros. Espero te-lo ajudado. Boa sorte.

  158. lucas em setembro 16th, 2013

    para qual tipo de pescaria e utilizado a carretilha black max 50 e qual tipo de vara devo usar ?

  159. geraldo em outubro 10th, 2013

    Ola . Com posso conseguir a planta explodida da carretilha Abú Garcia 6501 c3 ?

  160. horacio costa em janeiro 12th, 2014

    olá, gostaria de saber como regular a carretilha abu garcia pgs 5601 perfil baixo

  161. cristiano martins de castro alves em janeiro 23rd, 2014

    gostaria de saber mais sobre o freio cientrifugo

  162. paulino em março 30th, 2014

    valew pela aula Garcia! para mim q sempre pesquei com molinete foi muito boa as dicas!!!

  163. vitor claudio de oliveira em abril 1st, 2014

    qualquer informação sobre carretilhas será muito util

  164. hewerton em abril 10th, 2014

    olá, gostaria de saber se vc tem o botão de ajuste fino do carretel da carretilha quantun, eo o preço. obrigado.

  165. joaquim alves neto em abril 15th, 2014

    como regulo as buchas da carretilha ? elas saem ou eu empurro elas para dentro.

  166. adilson em maio 18th, 2014

    ola comprei uma daiwa laguna hl quero saber como pecar com ela

  167. Alessandro de Oliveira em junho 11th, 2014

    Adorei as dicas sobre carretilhas! Queria fazer uma pergunta sobre a caster 400 perfil alto, mas parece que o moderador já não está mais respondendo as perguntas!! Mesmo assim obrigado pela publicação da matéria. Grande Abraço.

  168. edes fermino em outubro 28th, 2014

    nao consigo arremesar uma carretilha tramontina 8002. como fazer? qual o procedimento?

  169. Kleberton em novembro 23rd, 2014

    òtima matéria mesmo após anos ainda é difícil encontrar uma explicação para iniciantes completa deste tipo na internet me ajudou muito !


xxxx