Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios


Carretilhas ou Molinetes ?

São Paulo 29 de Agosto de 2008

Olá amigos

Nesta matéria vou mostrar um pouco sobre a diferença entre a carretilha e o molinete. A facilidade de um é o ponto fraco do outro e vice-versa.

Não existe o melhor ou o pior equipamento e sim aquele que se adequa para cada tipo de pescaria e para cada pescador.

Aos iniciantes na pesca é aconselhado o uso de molinetes por seu fácil manuseio e rápida regulagem. Já para os mais experientes a carretilha é um passo a mais, pois requer um pouco mais de conhecimento sobre o equipamento e de como regular cada item, freios, fricção entre outros.

Tendo total controle do uso de molinetes e arremessando corretamente o conjunto molinete/vara, o pescador já pode pensar em dar mais um passo na escala e comprar uma carretilha. No início parece um bicho de 7 cabeças, mas com calma e paciência fica fácil e naturalmente você usará seu equipamento  sem problemas.

Carretilhas ou Molinetes?

Pontos positivos e negativos de cada equipamento

 

 
Veja no quadro a seguir as vantagens e desvantegens entre a carretilha e o molinete.

Pontos positivos e negativos de cada equipamento

Pontos positivos e negativos de cada equipamento

O molinete não tem segredos e seu uso é simples. Já a carretilha requer um conhecimento maior.

A carretilha serve para armazenar a linha e auxiliar no arremesso e no recolimento.

A preferência por esse tipo de equipamento se justifica pelo fato das carretilhas serem mais precisas nos arremessos que os molinetes, principalmente com iscas artificiais, permitindo ao pescador que coloque a isca exatamente no local desejado.

É muito importante que o conjunto vara/carretilha seja equilibrado, ou seja, que a vara seja adequada ao tipo, modelo e tamanho da carretilha.

Conheça agora alguns tipos de carretilhas de ação leve até extra-pesada.

Carretilha  - Leve

Carretilha - Leve

Usada com pequenas iscas artificiais, jigs,  pequenas bóias de arremesso. Ideal para pesca de pequenos peixes ou onde a bitola da linha não tenha que ser superior a 0,30mm.

Carretilha  -  Média

Carretilha - Média

A carretilha de ação média é uma das mais usadas em todo o mundo, principalmente para a pesca com iscas artificiais. Em pesqueiros é um dos modelos mais usados também e com capacidade de linha ideal para a maioria das espécies em pesqueiros, variando de 0,28mm a 0,45mm.

Carretilha  -  Média-Pesada

Carretilha - Média-Pesada

A Média-Pesada também é outro equipamento muito usado na pescaria de corrico e em pesqueiros, na pescaria dos peixes de couro, tendo uma boa capacidade de linha entre 0,45 a 0,55mm

Carretilha  -  Pesada

Carretilha - Pesada

As carretilhas pesadas são muito usadas em pescarias na Amazônia, Araguaia e Mato Grosso em busca dos gigantes peixes de couro e em alguns pesqueiros atrás das pirararas que podem chegar a mais de 50kg. Usada sempre com bitolas de linha superior a 0,60mm.

Carretilha - Extra-Pesada

Carretilha - Extra-Pesada

Essas carretilhas extra-pesadas são usadas em pescas oceânicas e comportam linha superiores a 0,90mm.

Portanto, antes de comprar sua carretilha veja bem o tipo de pescar a ser feita. Eu acho mais interessante para quem quer começar a usar carretilhas, comprar um equipamento médio.

Nas próximas matérias estarei mostrando como vc pode começar a usar sua carretilha, como regular os freios e fricção.

Aguardem.

Caso tenham alguma dúvida entrar em contato pelo e-mail:  marcio@fishingtur.com.br  ou pelo mesn messenger:  marcio.pescador@hotmail.com  ou ainda se preferir deixe um comentário no final desta matéria.

Abraços

Marcio David

AGRADECIMENTOS

Magic Fishing School by Nelson Nakamura

www.nelsonnakamura.com.br


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

31 Comentários

  1. André Cequelero dos Santos em agosto 29th, 2008

    muito interessante a matéria. Pra mim foi muito útil, e será util se publicarem a matéria com dicas de como usar e regular a carretilha, pois sou iniciante na modalidade.

    obrigado, e parabéns pela matéria.

  2. Fabio Maia em agosto 29th, 2008

    Marcio,
    muito boa a materia. como sempre o fishingtur trazendo novidades. parabens. abs

  3. Amauri Jr em agosto 29th, 2008

    Muito legal a matéria, com base na outra matéria que vc mesmo fez marcio, eu pude me basear e compra meu primeiro equipamento de carretilha, vara e linha =D vlw, aguardando tutorial sobre freios etc… to meio confuso com isso ainda =/ vlw t +

  4. Moacir Fernando em setembro 2nd, 2008

    Parabens mais uma vez. Através da matéria sobre os equipamentos que vc fez, fiz minhas escolhas e estou aprendendo muito mesmo aqui. Fica uma Dica: nas proximas máterias, passar dicas de nós, pois acredito que muitos dos companheiros que aqui escrevem, tem dificuldades com certos tipos de nós. Abraços.

  5. Anderson Santos em setembro 2nd, 2008

    Desculpa ai pessoal, estava sem pc, mas estou de volta e vi muitas matérias novas e essa matéria está show, do mesmo jeito que a equipe do fishing tur.

  6. Marcelo Zagria Traskine em setembro 9th, 2008

    Parabéns Marcio!!!!! Ótimas matérias…..para falar a verdade…..muito melhor e mais focado do que vários outros sites que conheço…..Continue assim.
    Abraços

  7. renan em setembro 10th, 2008

    muito interessante a matéria!
    eu prefiro molinete sei arremessar as isacs artificiais tranquilo de molinete, mas vou dizer uma coisa: tem gente que arremessa muito bem com molinete lança a isca na galhada certinho!

    Abração

  8. Valter em setembro 10th, 2008

    Marcio,
    Sou pescador há mais de 30 anos e sempre usei molinetes, e já tentei usar carretilhas e não acho que sejam melhores do que os molinetes. Creio que o incentivo ao seu uso e mostrar que quem usa carretilha é mais pescador é puro marketing, pois consigo os mesmos resultados com molinete. A carretilha tem mais recursos para poder diblar as deficiências em relação ao molinete. O recolhimento de um molinete é muito mais rápido do que uma carretilha, a linha sai mais facilmente e podemos usar linhas bem finas em grande quantidade, como na pesca de praia.
    A precisão de arremessos, para mim, é a mesma, sendo apenas uma questão de treino e de adaptação ao conjunto. Alias, quero deixar aqui um parenteses com relãção ás varas. Creio que 60% a 70% do sucesso de um bom arremeso esta na vara.
    Creio que o uso de carretilhas estaria mais ligado em pescas mais pesadas, como a feita nas águas azuis e na pesca com jig por causa do seu grande poder de arrasto. mas mesmo no jig é melhor jigar com molinete, pois o balanço proporcionado pelo conjunto cansa menos o pescador.
    Enfim, essa discussão ainda vai longe… mas se é pelo bem dos pescadores e de nossa linda arte de pescar….que seja !!!
    Um grande abraço
    Valter E. Oliveira
    Equipe Haliêutas
    São Paulo / SP

  9. admin em setembro 10th, 2008

    Valter,

    Não concordo muito com a afirmação de que é marketing. A carretilha é um material muito mais sensível que o molinete, e por construção, é mais parruda.

    Obviamente que depende da comparação que for fazer, pode gerar confusão, mas leve em consideração uma carretilha top e um molinete top.

    Só para dar um exemplo: Pescar com molinete e plug é um desastre. Tem que fazer malabarismo para parar a isca, só dá pra ter sucesso, se acertar o arremesso na lata, mas aí a conversa é outra.

    A melhor frase que descreve é: o melhor equipamento é aquele que te deixa mais confortável. Use os dois, e decida por conta própria.

    :)

    Abs,


    Robson
    Fishingtur

  10. Valter em setembro 10th, 2008

    Robson,

    O marketing é em relação principalmente à diferença de preços, sendo que o molinete esta muito mais próximo da realidade de muitos pescadores. Conheço vários deles que passaram a usar carretilha, mesmo sendo mais desconfortável para eles, simplesmente pq “os pescadores do programa x disseram que é a melhor”. Concordo que o importante é pescar com o que é mais confortável, pois já usei os dois e a produtividade com um molinete é bem maior.
    E seja com molinete, carretilha, linhada, barrilete ou fly o negócio é pescar !!!!
    Abraços
    Valter
    Equipe Halieutas

  11. admin em setembro 10th, 2008

    Sem dúvida.

    A resposta ficou mais esclarecedora agora.

    Abs,


    Robson
    Fishingtur

  12. alexandre .MG em novembro 19th, 2008

    gostaria de saber que equipamento devo comprar para quem pesca em represas nao muito grandes que tem traira de todos os tamanhos e carpas que deve ser capim ,e outros como begre tilapias … se vcs poderm me ajudar mande sujestoes aqui mesmo obrigado fica com Deus ….AH ? nao tenho muito dinheiro entao me de palpide barato rsrsrsrs …

  13. AGUINALDO em abril 7th, 2009

    ONDE COMPRAR UMA CARRETILHA Q NÃO FAZ CABELEIRA

  14. admin em abril 7th, 2009

    Acho que não tem carretilha que não faz cabeleira :)

    Dá pra comprar carretilhas que tem controles anti reverso que ajudam muito, mas é bem mais caro.

    Procure Curado 100d, Chronarch, Team Daiwa Viento… etc

    abs

  15. Guilherme Azevedo (Recife) em agosto 4th, 2009

    Ótima matéria! Parabéns! Muito útil pra mim.

  16. pablo em outubro 3rd, 2009

    eu queria saber se alguem sabe uma boa carretilha para pescar piaparas,pacu,matrinxã,e mandis. Gosto de pescar piaparas e mandi aqui no rio mogi guaçu na cidade de araras sp e o resto de peixes pesco em pesqueiros aqui na cidade mesmo
    por favor me respondam

  17. Alexandre Cunha (Arapiraca – AL) em janeiro 31st, 2010

    Amigos tenho uma duvida sobre iscas!
    primeiramente parabenizar o idealizador deste forum o qual é de inteira importancia para o esclarecimento das dúvidas dos iniciantes na arte da pesca.
    sou iniciante em pesca, pesco tucunarés entre 1 a 2 kg como tbm traíras, Piaus e apanhari. uso isca natural (piabas) gostaria de saber quais iscas artificiais servem para estes tipos de pescaria e para a curimatãn tbm, obrigado pela a atenção!

  18. Alan BHTE em fevereiro 13th, 2010

    Pessoal,nada disso,todos os dois são ótimas opções.No entanto,a carretilha pra arremessos de iscas artificiais são precisas e dinâmicas.Carretilha não é status,é praticidade,evolução.Pesco com os dois e valorizo os dois,cada qual em sua função.Aqui,joga de molinete uma isca em espiral,joga?Joga de carretilha sem embolar a linha,joga?Sim,mas todo mundo já embolou.(hehehe)

  19. Joao Paulo em março 1st, 2010

    Bom dia…

    É uma história longa e tantando resumir.

    Preciso de ajuda para arremesso com micro vara com molinete. As maiores e com iscas mais pesadas e etc… vamos bem.

    Meu garato de 7 anos ainda obviamente não domina a coisa e faço os lançamentos. Mas o que ele gosta e de pescar tilápias e lambaris.

    Comprei essa outra micro e monilete micro e me dei muito mal, pois essas com chumbo leve, isca leva e arremessar próximo deu zebra, embola.

    Meu esquema foi:
    > anzol > chumbo pequenininho (não sei peso) > bóia de arremesso > molinete.

    Como corrigir isso? Pois vamos a pesgue-pagues e não há muito espaço para os arremessos… como disse nas pesadas em tanques para maiores vai lance curto e bem mas com essa micro alguém poderia me dar mais sugestões…

    Tem as dicas do Sr. Nelson sem bóia, seria isso: molinete > linha 16 > chumbo 3 gramas > girador > 15 cm linha 25 > anzol.

    Se não for nesse tópico desculpem e coloquem onde for melhor. Agradeço ajuda e pergunto ainda: No lugar dos 15 cm de linha 25 não daria para colocar um empate caso pesquemos embarcados em represas próximas (vindo algum peixe que não será embarcado?).

    Obrigado, João.

  20. gabriel em março 31st, 2010

    gostei das esplicaoes brigado eu estava com duvidas

  21. leandro silva joinville-sc em julho 10th, 2010

    gostei das esplicaçoês tambem , gosto de pescar com molinete ,epor uma questão preferencia no começo me asustei com o tamanho do molinete perto de uma carretilha ,se for analizar um conjunto vara mais caretilha não é dificil notar a diferença de peso e tamanho conparado a um molite e vara bom tenho os dois conjuntos e prefiro molinete , simples assim lembrando deles vou para mar … há quando morei em sao paulo em um sitio pescava com vara de bambu tilapia carpa traira e outros (carasinhos chatos) . troquei o rio pelo mar porem sinto falta daquele tempo ……

  22. albertino em julho 13th, 2010

    gostaria de saber como arremeçar a carretilha aem que ela proporcine cabeleira, tenho uma da marca calipso e não consigo arremeçar sem que a mesma aconteça, quero comprar outra, mas estou c/ medo do problema se repetir na nova.
    estou aguardando explicações de quem queira me ajudar, favor enviar neste e-mail que eu ficarei muito contente.

    grato

  23. albertino em julho 13th, 2010

    albertino
    referente ao e-mail anterior
    moro na cidade de pompéia sp e o meu e-mail é

    albertino.pomps@hotmail.com

  24. Ygor em dezembro 23rd, 2010

    Olá..
    ganhei uma carretilha Titan 6000 (6 Bearing System).
    Gostaria de saber se alguém conheçe a mesma e gostaria de saber se realmente ela é boa, sou de campo grande ms, geralmente pesco pacú de 5 a 8 kg, uso linha 0,40mm.

    Obrigado e boas festas a todos e que venha 2011.

  25. Carlos em janeiro 4th, 2011

    Cada um tem q se apropriar naquilo q gostar, pq ñ adianta mecher com um equipamento q vc ñ se apropria. Tem q primeiro pegar o jeito e para depois ir para um nivel mais alto, com isso usando outros equipamentos. Obg

  26. urias em março 9th, 2011

    amigo estou em duvida em relaçao ao recolhimento da carretilha e gostaria de saber oque siguinifica estas referencias que aparecem nelas qual recolhe mais rapido etc.
    Rel. de Recolhimento: 5.2:1
    Relação de Recolhimento: 7.1:1
    Relação de recolhimento: 6.2:1 se poder mandar resposta no email ok brigado

  27. Marcio David em março 9th, 2011

    Amigo é o seguinte:

    5.2:1

    :1 – a cada 1 volta na manivela
    5.2 – o carretel gira 5,2 vezes

    7.1:1

    :1 – a cada 1 volta na manivela
    7.1 – o caerretel gira 7,1 vezes

    Ou seja a carretilha 7.1:1 é bem mais rápida do que a 5.2:1, pois a cada volta na manivela ela recolhe 7 voltas no carretel e a outra aperna 5 voltas.

    Acho que deu para entender né?
    rsrrsrs

    Abs

    Marcio david

  28. urias em março 9th, 2011

    valewww amigo entendi sim

  29. Airton em março 10th, 2013

    Boa tarde!
    Gostaria de saber qual equipamento devo usar para pesca em agua doce traira e jundiai. Que tipo de vara e limha ( monofilamento ou multifilamento para molinete.
    Desde já agradeço pela informação.
    Abração

  30. Maria Gorete dos Santos em dezembro 19th, 2013

    Boa noite, adoro pescaria porém,sou principiante no esporte e gostaria de saber qual o tipo de vara, linha e anzóis para pescaria em água doce. Te agradeço pelas informações. Obrigada.

  31. Maria Gorete dos Santos em dezembro 19th, 2013

    O uso de mulinete em água doce é aconselhável? Preciso de ajuda!


xxxx