Clube de Pesca Engenho Velho – Um show de peixes em pleno inverno

Local: Clube de Pesca Engenho Velho – Trindade – Go
Data: Julho de 2009

Pescadores e Internautas,
Estivemos eu e a Cris, minha mulher, no Pesqueiro Engenho Velho, na cidade de Trindade-Go. Fomos visitar o nosso amigo José Leão, pescador assíduo desse clube de Pesca.

Saímos de Anápolis-Go, passando por Goiânia, logo após uns 50 km, pela rodovia BR-153. Pegamos a rodovia GO-040, conhecida por “Avenida dos Romeiros”, e logo depois de uns 8 km, viramos a direita antes da fábrica da Coca Cola. Para chegar ao Engenho Velho é muito fácil e rápido, pois existem muitas placas de indicação durante o caminho, a poucos kilômetros do centro de Goiânia.

O Pesqueiro oferece muito conforto ao pescador e visitante, em um ambiente muito agradável, onde podemos destacar: Restaurante, amplo estacionamento, Bar, piscinas, parquinho para a criançada, pesque e pague e pesca esportiva.

No lago principal, os quiosques são amplos, com cadeiras confortáveis e mesas. É tão espaçoso que alguns pescadores até colocam redes para descanso. Outro detalhe importante é que existe um banheiro masculino para cada quiosque.

Engenho Velho

Algumas fotos cedidas pelo pesqueiro:

Clube de Pesca Engenho Velho

Playground

Engenho Velho

Vista aérea do pesqueiro:

Aérea

Pescaria:

Para esta pescaria levamos somente as iscas: ração molhada na pinga, miçangas, evas e pão adormecido.

Logo que chegamos, pouco antes da hora do almoço, tivemos a notícia de que já havia saído alguns peixes, pegos pelo José Leão e seu amigo Toninho. Eles estavam sem máquina naquele dia, por isso não fizeram as fotos.

Enquanto estávamos montando o equipamento, o Leão engatou um tambaqui na miçanga.

Tambaqui - leão

Assista ao vídeo do Leão pescando esse peixe logo abaixo.

Logo depois a Cris pegou o seu peixe, um pacu muito brigador.

Pacu

Observe o detalhe do sistema de miçangas e como ela fisgou o peixe pelo céu da boca.

Pacu fisgado com eva e miçanga

Dica:

A montagem do sistema de bóia cevadeira, eva e miçanga, cada pessoa faz da sua maneira, variando de acordo com as condições do pesqueiro, do vento, do sol, e outros fatores. Eu prefiro passar um pedaço de vela no chicote entre a bóia cevadeira e a boinha de aviso, que chamamos aqui de “boinha caguêta”, para que a linha não afunde.

Neste dia o que estava tendo mais resultado era quando colocamos uma seqüência de quatro evas antes do anzol, separados por uns 5 cm cada, sendo os dois últimos unidos e junto ao olho do anzol. Não estava ventando muito e os peixes estavam comendo bem na superfície, o sol estava encoberto por nuvens boa parte do dia.

O material usado nesta pescaria:

Vara Alttheza IV – 6’6, 1,93m – 15/30lbs, Carretilha Brisa GTO 8000 com linha mono Spider Mazzaferro 0,40mm. Bóia Barão com chicote de uns 1,50m a 02m com linha Equilon 0,50. Sistema de Eva e miçangas (anzol wide gape 3/0).

Vara Oscar da Ottoni – 1,80m – 15/30lbs, Carretilha Sumax com linha mono 10x Mazzaferro 0,40mm. Bóia Barão com chicote de uns 1,50m a 02m com linha Equilon 0,50. Sistema de Eva e miçangas (anzol wide gape 3/0).

Vara Oscar da Ottoni – 1,80m – 15/30lbs, Carretilha Titan 4000 com linha mono Camonline 0,40mm 40lbs. Bóia Barão com chicote de uns 1,50m a 02m com linha Equilon 0,50. Sistema de Eva e miçangas (anzol wide gape 3/0).

Eu fisguei um belo tambacú, numa bela briga, “Seeguuuuraaa Peeexxxxãããoooo”!!!

Ao final tem o vídeo em que eu tiro esse peixe, assistam e deixem seus comentários.

O Leão pegou esse tambaqui.

Tambaqui

O pescador do quiosque ao lado pescou um piau com massinha de fundo.

Piau

O outro visinho de quiosque, agora do lado esquerdo, aparece na foto com um belo tambacú.

No primeiro doublé do dia, eu e o Toninho, cada um com um peixe na linha.

Doublé

O meu escapou, o dele saiu pra foto.

O vizinho trouxe para fora do lago uma pincachara com salsicha de fundo.

Pincachara

Eu o ajudei a levantar o troféu para a foto.

Nós presenteamos a um pescador e leitor do site com uma bóia barão. Passamos para ele algumas dicas de como montar o sistema
de pesca com cevadeira, eva e miçanga.

Oferecemos também ao pessoal do Engenho Velho um pacote de Massas Paturi para presentear a algum pescador no torneio relâmpago.

Massa Paturi

Logo em seguida começou uma sequência muito boa de peixes fisgados. Eu pesquei esse bitelo.

Assista ao vídeo desse peixe sendo tirado do lago, no final da matéria e comente.

O Leão pegou mais um.

A Cris pegou mais um também, com miçanga.

O Leão e o Toninho pegaram mais peixes.

Tambaqui

O Engenho Velho premiou os pescadores que se destacaram com os maiores pesos somados dos dois maoires peixes fisgados. O Toninho saiu campeão nesse dia, e levou pra casa uma churrasqueira.

Após essa pescaria, voltamos pra casa muito satisfeitos com os peixes fisgados, passamos boas horas num ambiente muito agradável, praticando a pesca esportiva junto com os amigos.

Em outra pescaria realizada também no Engenho Velho, o pescador Sérgio, com um belo peixe fisgado com miçanga e evas.

VÍDEOS DA PESCARIA

Até mais, amigos pescadores e

“Seeguuuuraaa Peeexxxxãããoooo

ENGENHO VELHO
Av. Barcelona, esquina com Av. Rio Branco,
Fazenda Engenho Velho, Jardim Marista, Trindade, Goiás.
(Km 9,5 da Rodovia dos Romeiros – atrás da Coca Cola)