Compras no Paraguai – Conheça um pouco sobre a tríplice fronteira das compras

Turismo e compras na Tríplice Fronteira  (Brasil, Paraguai e Argentina)

Local:   Foz do Iguaçu – PR – Brasil
Data:  Dezembro de 2010

Olá amigos,

Há muito tempo estava programando uma viagem para a Tríplice Fronteira para conhecer o local e praticar o tradicional “turismo de compras”. O nosso site Fishingtur, apesar de ter foco no seguimento da Pesca, principalmente nas reportagens em pesqueiros, tem em sua origem, e dedica boa parte do espaço para o seguimento de Pesca e Turismo, e esta matéria tem a finalidade de passar dicas e tirar dúvidas de pessoas que assim como nós, tem interesse em conhecer a região que além das compras, tem uma infinidade de locais para prática de nosso esporte preferido.

Impossibilitado de viajar com a Família (o que sempre recomendo), seguiram nessa viagem os grandes amigos Anderson (Tico) e Reinaldo e por termos pouco tempo disponível, decidimos seguir via aéreo e partimos de São Paulo (aeroporto de Guarulhos) as 22:20 h., em vôo da Gol com conexão em Curitiba e por volta das 01:30 h., da manhã já estávamos em Foz do Iguaçu.  Rapidamente rumamos para o Hotel escolhido para o merecido descanso e acordamos por volta das 07h00min h., tomamos um café reforçado e o translado já nos aguardava para o primeiro dia de aventura de compras que decidirmos por ser a CIUDAD DEL ESTE (PARAGUAY).

Paraguai

Indo para o Paraguai...

Ponte da Amizade

Atravessando a fronteira - Ponte da Amizade

Ciudad Del Este – PY é um local simples, voltado exclusivamente para compras, onde se pode encontrar praticamente de tudo. Para os que conhecem é muito parecido (medidas as proporções) com a 25 de Março em São Paulo e abaixo segue algumas fotos do local:

Paraguai

Reparem que cada prédio desses são galerias com dezenas de lojas e andares de compras cada um.

Paraguai - O paraíso das compras

Particularmente gostei muito do local, visto a vasta quantidade de artigos de pesca que era o nosso foco principal. Visitamos as Lojas da Sumax (Pesca Center), da Marury/Okuma/Pinnacle/Shimano e Casa Japon (Marine Sports) e em todas elas fomos muito bem recebidos e claro, adquirimos alguns produtos, principalmente Linhas (monofilamento e Multifilamento), Carretilhas e Varas de pesca. Visitamos também lojas de Shopping para compras de produtos como bebidas e perfumes.

Shopping

Fotos das tralhas (pouca coisa rs…)

Tralhas de pesca

Silvio - Tralhas de Pesca

Tralhas de Pesca

Anderson e Reinaldo, também comprando (e como)…..

Pesca

Anderson e Reinaldo

Tomando uma cervejinha Mexicana (1 dólar), porque ninguém é de ferro.

cerveja

Cerveja

Depois de algumas compras e algumas cervejas…. corrida ao banheiro….

banheiro

Banheiro

Por volta das 13h00min h., já estávamos retornando para o Hotel e vejam como ficou o quarto (rs….)

Quarto do hotel

Quarto do Hotel

Vista da Janela do Hotel, que é muito bom.

Hotel

Vista do Hotel

Após o período de compras decidimos não esperar pelo translado para conhecer a cidade em Puerto Iguazú – Argentina (que seria no período da noite) e decidimos partir de Taxi ainda durante a tarde e aproveitar para almoçar no local.

Argentina

Fronteira Argentina

Fronteira

Fronteira Brasil x Argentina

Para atravessar a Fronteira do Brasil x Argentiina é necessário apresentar um documento de todos os que estão no carro para cadastro. Sem documentos não é permitido que se entre no país de nosso amigo Maradona.

Atravessando a Fronteira

Na Fronteira – Marco Zero…..

Divisa

Divisa Brasil - Argentina

Fronteira

Argentina

Bien Venidos a Argentina

Fomos atrás de comer uma carne, visto a especialidade dos Argentinos no assunto, mas chegamos por volta das 15h30min h., e praticamente a Cidade estava fechada para os turistas. Segundo informações locais, os estabelecimentos fecham após as 14h00min h., e só reabrem por volta das 18h00min h., assim perdemos o tradicional bife do El Quincho Del Tío Querido, mas assim já deixamos uma brecha para um retorno breve.

Fotos do Tío Querido

Restaurante

El Tio Querido fechado, não desanimamos e fomos para um local de Petiscaria, esse é um dos lados bom de contratar um Taxi local.  Gostei muito da cidade e da recepção do povo Argentino.

pestiscos

Petiscos

Apreciando as iguarias…

Vida Boa

Vida Boa.....

Coca-Cola

Coca Cola 500ml

Apreciando a Tradicional Quilmes fabricada pelos Hermanos (muito boa)

Cerveja

Cerveja Quilmes

Na saída da Argentina uma parada estratégica no Duty Free Shop para agradar a esposa com vários, mais vários perfumes ($$$$)….

Duty Free Shop

No dia seguinte passeamos pela Cidade e retornamos no vôo das 14h00min h., e as 16h00min h., já estávamos novamente em São Paulo, certos que retornaremos em breve e desta vez em companhia de nossas esposas e filhos para aproveitar e visitar demais locais como cataratas, entre outros…

Algumas considerações que entendemos serem importantes:

A cota de aquisição fora do Brasil é de US$300 (dólares), ultrapassando esse valor paga-se uma taxa na fronteira.

No Paraguai assim como na Argentina, pode-se utilizar Dólar, Cartão de credito Internacional (10% de acréscimo no Paraguay) e ou Reais que são convertidos para cotação do dia, em dezembro US$1,00 para R$1,80.

Vamos exercer o papel de cidadania e caso tenha ultrapassado o limite da cota estabelecida, declare e pague às respectivas taxas pelo excesso.

A viagem aérea é mais rápida e confortável e os custos das passagens sendo adquiridas com antecedência ficam bem em conta e podem ser parceladas.

Para evitar transtornos, reservem Hotéis e translado antecipadamente, Foz de Iguaçu é uma cidade Turística e a ocupação nos Hotéis é grande durante todo o ano e, desculpem pela qualidade das fotos, foram feitas via aparelho celular.

Demais informações:

Voamos pela gol  www.voegol.com.br

O pacote do Hotel e translado foi adquirido da Loumar Turismo  www.LoumarTurismo.com.br  que poderá cuidar inclusive do aéreo se necessário for.

O Hotel que ficamos hospedados e recomendamos é o Hotel Luz  www.luzhotel.com.br

É isso amigos, grande Abraço e ficamos a disposição através do Canal abaixo para dúvidas e ou necessidades de demais esclarecimentos.

Silvio
Equipe Fishingtur

—————————————————————————————————————

Mediante esta ótima reportagem de nosso amigo Silvio, eu(Marcio David) vou relatar também sobre minha última visita a Foz do Iguaçu.

Eu, China e o Júnior, saímos de São Paulo de carro com destino a Foz no estado do Paraná. Saímos as 10:30h da manhã e depois de uma longa, porém divertida viagem conhecendo muitas cidades  e parando várias vezes pelo caminho, chegamos a Foz logo depois do Jantar. Foram exatos 1.050 km. Ficamos alojados em um hotel no centro de Foz, cerca de 10 minutos da fronteira.

Fizemos duas visitas ao Paraguai para fazer compras. Íamos de ônibus(transporte público) até atravessar a fronteira, a nossa ponte da amizade; e depois das compras voltávamos para Foz de Taxi.

Realmente os preços praticados no Paraguai são um tanto quanto animadores e atendadores, mas é preciso ficar atento ao limite permitido para atravessar a fronteira e seguir viagem até São Paulo sme correr riscos de perder a mercadoria.

Visitei algumas lojas de pesca como o Maruri, Japon, Sumax, El Pato entre outras. Comprei muita tralha de pesca com ótimos preços.

A parte de eletrônicos, máquinas fotográficas, perfumes, relógios também tem preços muito interessantes. Vale muito a pena.

Feito as compras, resolvemos ir para a Argentina para jantar, assim que passamos a fronteira paramos no DUTY FREE SHOP, já em ambiente argentino, lugar muito bom para roupas, brinquedos, perfumes se bebidas.

A cidade de Puerto Iguazú – Argentina é muito bonita, com uma vasta variedade de ótimos restaurantes e vielas com dezenas de quitandas e petiscarias onde você poderá saborear e comprar muitos vinhos, queijos, azeitonas, alfajors entre outras coisas. Lugar propício também para vc saborear estas especiarias com uma boa cerveja gelada.

O nosso retorno para São Paulo foi tranquilo, mais 1.050 km.

A ida fizemos pela Rodovia Castelo Branco, Ourinhos, Maringá, Foz do Iguaçu. E a volta foi feita por Cascavel, Curitiba, Rod. Régis Bittencourt.

Custo da viagem:

Combustível e pedágio: +- R$ 600,00 ( R$ 200,00 por pessoa, indo em três no carro)

Hotel 2 dias: R$ 100,00 por pessoa

Tendo uma oportunidade não deixe de conhecer a cidade de Foz do Iguazú, Paraguai e Argentina. Além de ser um passeio muito bonito e interessante, você vai fazer ótimas compras.

Segue mais algumas fotos do local: