Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios


Dicas de viagem para Bonito – Mato Grosso do Sul

Local: Bonito – Mato Grosso do Sul – Brasil
Data: 20/02/2009 à 24/02/2009

Olá amigos !

Nossa equipe passou um ótimo carnaval na cidade de Bonito, localizada à 330 quilômetros de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

Para quem não conhece a região de Bonito, vai se surpreender com a abundância natural do lugar, além dos critérios rigorosos de preservação ambiental. É uma das poucas cidades na qual a pesca nos rios não é permitida e onde a fiscalização para preservação da fauna e flora é intensa.

Como chegar em Bonito e aluguel de veículo:

Pegamos o avião na sexta-feira, partindo do aeroporto de Guarulhos, com destino à cidade de Goiânia para conexão sentido Campo Grande. Para os amigos que querem poupar uma graninha, vale a pena juntar as milhas aéreas oferecidas pelas empresas de cartão de crédito, ou utilizar o programa de fidelidade que a própria TAM oferece. Nessa viagem, bilhetei quatro trechos, só pagando as taxas de embarque.

Imagem da cidade de Goiânia

Imagem da cidade de Goiânia

O deslocamento entre Campo Grande e Bonito pode ser feito através das diversas empresas de transporte que por lá estão, mas dado o contexto dos passeios na cidade, preferimos alugar um carro. Aqui vai outra dica importante:

Se você possui seguro na Porto Seguros, pode ligar para central e conseguir diárias de carro na Unidas a partir de R$ 55,00 o dia; caso você não tenha, sugiro fazer uma reserva através da PontoTur, uma agência online que oferece tarifa diferenciada para locação na Unidas.

Chegando em Campo Grande, pegamos nosso carro e fomos sentido Bonito. Pesquisando na internet, descobri que a melhor forma de chegar ao local é através da cidade de Sidrolândia.

Saia do aeroporto a sua direita e vá descendo a Avenida Duque de Caxias, até encontrar o Hotel Vale Verde. Logo após pegue a direita e desça a primeira com direção à Rua Brilhante. Guarde esse nome, caso se perca. Basta pegar essa rua e dirigir, dirigir por um bom tempo.

A estrada, apesar de ser uma pista pra cada lado é muito boa e sem buracos. Em algumas partes a sinalização é um pouco confusa e caso alguma placa para Bonito desapareça no meio do caminho, siga sempre em direção à Guia Lopes da Laguna.

O tempo de viagem é de aproximadamente 4 horas e é bom tomar cuidado, pois há alguns radares na cidade de Sidrolândia.

Pôr do Sol na estrada entre Campo Grande e Bonito

Pôr do Sol na estrada entre Campo Grande e Bonito

Hospedagem:

Chegamos na cidade de Bonito no sábado por volta das 4 horas da manhã e no caminho do hotel pudemos nos deparar com alguns coelhos do mato, cotias e vários sapos… Como toda viagem que faço, sempre fico muito preocupado com a qualidade do hotel que vamos ficar. Se você estiver indo pra lá, posso garantir que todos os hotéis são muito bons, desde os mais simples, até os mais luxuosos.

A cidade é muito conhecida internacionalmente, e dessa forma, muitos gringos vão pra lá. Algumas pessoas reclamam que é uma cidade cara, grande parte pelo fato do número de estrangeiros na cidade.

Ficamos hospedados no hotel Cabanas, que fica localizado à 6 quilômetros do centro de Bonito. Eu recomendo muito o hotel, pelas facilidades que oferece, além de possuir passeios de arvorismo e bóia cross lá dentro. O Rio Formoso corta o hotel e para os que gostam de nadar, vale a pena ir e dar um mergulho nas águas cristalinas.

Piscina no Hotel Cabanas em Bonito

Piscina no Hotel Cabanas em Bonito

Ema passeando pelo hotel

Ema passeando pelo hotel

Alguns outros hotéis que cheguei a ver por lá com estrutura muito boa: Wetiga Hotel, Hotel Marruá, Zagaia Eco Resort e Hotel Jandiá

Outros hotéis podem ser consultados no Portal Bonito, um site que utilizei bastante durante o planejamento da viagem para Bonito.

Atrativos:

Como já disse, as belezas naturais são diversificadas e para os amantes dos esportes de aventura é um prato cheio. Você pode realizar rapel, passeios de bote (um rafting de rio nível zero), bóia cross, escaladas, caminhadas por matas densas, banhos de cachoeira e além disso, fazer os famosos mergulhos e flutuações, onde pode-se ver peixes bem perto.

Com o tempo curto, decidimos fazer os seguintes passeios:

Gruta do Lago Azul – Cartão Postal de Bonito, onde é realizada uma caminhada de aproxidamente 400 metros até a entrada na gruta e a descida por uma escadaria até aproximadamente 12 metros da água. A medida que o Sol reflete na água é possível ver um azul de intensidade incrível, já que o calcário abundante nas terras de Bonito deixam a água extremamente limpa.

Além disso, a presença de estalactite no interior da gruta deixa a imaginação do turista rolar solta, formando imagens esquisitas e ao mesmo tempo engraçadas.

Entrada na Gruta do Lago Azul

Entrada na Gruta do Lago Azul

Gruta do lago azul - repare na coloração da água

Gruta do lago azul - repare na coloração da água

Foto nas proximidades do lago azul - Um azul lindo

Foto nas proximidades do lago azul - Um azul lindo

Bóia cross e arvorismo – Como o Rio Formoso passa dentro do hotel que ficamos, fizemos bóia cross e arvorismo. Não há grandes quedas, mas a correnteza do rio é razoável. Já o arvorismo, é um pouco mais de aventura, onde é possível andar em até 15 metros de altura, mas com toda a segurança do equipamento; no fim, duas tirolesas, sendo que uma delas é dentro da água. Simplesmente fantástico !

Boca da Onça – Esse foi o passeio que mais gostei, onde pudemos andar em belíssimas trilhas e ainda poder tomar banho em cachoeiras e piscinas naturais de água cristalina. No final do passeio, a bela cachoeira da boca da onça e uma escadaria de mais de 800 degraus. Para finalizar, um almoço delicioso oferecido pela fazenda.

Nadando nas cachoeiras do Boca da Onça

Nadando nas cachoeiras do Boca da Onça

Vista de longe da cachoeira da boca da onça

Vista de longe da cachoeira da boca da onça

Flutuação no Rio Sucuri – Esse é um dos passeios mais conhecidos. Muitas pessoas preferem a flutuação no Rio da Prata, onde a concentração de peixes é maior, além da diversidade. O curioso do Rio Sucuri é a transparência da água e a quantidade de Piraputangas, Curimbas e vegetações maravilhosas.

Flutuação no Aquário natural e trilha dos animais - Esse também é bem conhecido em Bonito. Apesar do nome ser “Aquário Natural”, o passeio é realizado no Rio Baía Bonita. É possível conhecer as diversas nascentes e logo após o passeio, visitar a trilha dos animais, onde é possível ver jacarés, tucanos, jaguatiricas, emas, tamanduás e sem contar na enorme sucuri.

Sucuri no cativeiro da trilha dos animais

Sucuri no cativeiro da trilha dos animais

Belíssima vegatação ao redor do Parque dos Animais

Belíssima vegetação ao redor do Parque dos Animais

Alimentação:

Há diversos restaurantes e lanchonetes na cidade e eu particularmente achei que o preço era razoável, comparado com os padrões aqui de São Paulo. Dentre os que visitei, recomendo o Pantanal, que fica bem perto da praça e o Rei do Jacaré que fica bem perto da entrada da cidade.

Os pratos mais conhecidos na cidade são o Jacaré ao molho de alcaparras e o Pintado ao molho de Urucum. O Jacaré parece uma carne de frango ( a carne é branca ) com uma textura mais dura. O Pintado dispensa comentários :)

Dicas gerais sobre a cidade de Bonito:

  • Reserve seus passeios antes caso esteja indo em época de feriados. Eu achei que isso era conversa dos hotéis, mas realmente é verdade. Cada passeio tem um limite máximo de visitantes e eu não consegui visitar alguns ( Rio da Prata e Pantanal, por exemplo);
  • O preço dos passeios é tabelado. Poupe seu tempo andando de agência em agência. Eu utilizei o serviço das agência AR ( que funciona 24hrs) e da agência Yagarapé;
  • Alugue um carro para andar em Bonito. Se tiver seguro Porto Seguro, alugue na Unidas que o valor da diária é bem reduzido, ou utilize os serviços da Ponto Tur que também tem valores diferenciados de diárias;
  • Pesquise bem os hotéis e classifique de acordo com sua necessidade. A diferença de preços é grande e caso você vá fazer os passeios, o tempo que é gasto no hotel é pequeno;
  • Caso esteja indo até Campo Grande, vá para Bonito por Sitrolândia, assim você economizará aproximadamente 60 quilômetros. Confira o mapa para chegar de Campo Grande até Bonito;
  • Leve repelente e protetor solar. Tem muito pernilongo e o Sol é daqueles de deixar tonto;
  • Beba preferencialmente água mineral. A água de Bonito é rica em Magnésio e é normal ver pessoas com diarréias. O povo de lá brinca que é um laxante natural;

É isso. Bonito deixou saudade e com certeza voltaremos para uma próxima com mais tempo para explorar as riquesas naturais. Para finalizar, outra imagem bela de pôr do sol e a placa de até logo da cidade de Bonito!

Pôr do Sol na saída da cidade de Bonito

Pôr do Sol na saída da cidade de Bonito

Até logo Bonito

Até logo Bonito

Imagens por Robson e Rose

Tem dúvida ? Comentário ? Não deixe de postar.

Um abraço,

Robson


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

18 Comentários

  1. odilon em março 3rd, 2009

    lindo lugar, futuramente vou ir lá.
    abraços….

  2. Amauri de jundiai em março 4th, 2009

    PESSOAL QUE MARAVILHA É MUITO LINDO PARABENS MEU DIA ESTAVA RUIM MAS QUANDO VI ESTAS FOTOS MEU AMIGO MELHOREI NA HORA MUITO OBRIGADO

  3. admin em março 4th, 2009

    Odilon e Amauri.

    Realmente o lugar é Bonito e não é redundância dizer isso :)

    Vou postar mais algumas fotos, é sensacional.

    abs

    -Robson

  4. Bruno Palma em março 7th, 2009

    é isso ai robson quero até acrescentar em sua matéria pois jah fui até bonito 5 vezes!! o zagaia resort q vc comentou acima é expetacula, coisa fora do normal por isso é um custo mais alto,mais existem alguma pequenas pousadas otimas tbm, em relação aos passeios tem 4 a acrescentar q para quem tme um poko mais d tempo vale a pena fazer tbm, o rafting q foi o minha primeira aventura, a prainha da figuei q é um otimo local para ir com a familia e passar o dia td se sentindu literalmente em uma praia e com a companhia d cardumes d piraputangas pacus curimbas e ate dourados, o balneario municipal q até quandu fui cobravam apenas 5 reais pra passar o dia lah ond vc podia nadar no rio no meiu d varias especies d peixes, e o ultimo e principal passei q gostaria d flar é a flutuação no rio da prata, para nos pescadores é fora do normal, fikei louco pelo local,duas horas e meia d flutuação em um rio d aguas cristalinas ond eu tive a oportunidade d presenciar e o joão janaudis pod confirmar pq tbm fez o mesmo passie, lah vc passa no meiu d cardumes d enormes dourados, corimbas e piraputangas, cardumes imenços d pacu caranha.
    é algo fora do normal só indu pra sabe, recomendo a tds q puderem ir.

    Bruno palma,

  5. admin em março 8th, 2009

    Bem lembrado Bruno. O lugar é realmente espetacular, como você mesmo já presenciou.

    abs

    -Robson

  6. Valdeci Oliveira em março 27th, 2009

    Estou querendo ir a Bonito em julho com a minha filha de 18 anos. Voces poderiam me dar uma dica de hospedagem? como ela e jovem nao seria melhor uma pousada? tem alguma que me aconselhariam? nos vivemos na alemanha e sairemos no final de junho pra Sao Paulo, aonde vive a minha familia. Todos dizem muito bem do Pantanal, mas eu acho que Bonito pertence ao Pantanal, ou nao? desculpe a minha ignorancia, eu vivo aqui na alemanha ja ha 23 anos. e na internet nao esta muito bem explicado.

    De la estamos pensando em ir a Foz do Iguacu. Depois de 4 anos de nao vinda ao Brasil, sinto necessitade de conhecer o meu Brasil mas com a minha filha…

    E quanto tempo demora uma viagem de onibus de sao paulo a Bonito? ou nao vale a pena?

    eu sei que sao muitas perguntas, mas na verdade eu estou totalmente por fora da realidade brasileira….

    Estamos pensando em levar o notebook, nao e recomendavel?

    bom, vou parar, …..

    espero respostas

    valdeci

  7. Valdeci Oliveira em março 27th, 2009

    esqueci de uma coisa…

    minha filha adora pescar, existem passeios com esta opcao?
    e precos, isto sim tenho que saber todos, precos,…..

    obrigada

  8. admin em março 27th, 2009

    Olá Valdeci !

    Primeiramente, obrigado por nos escrever.

    Sobre o Pantanal:

    Bonito não faz parte do Pantanal. Eu recomendo que fiquem em Bonito e além disso existem diversos passeios que vocês podem fazer saindo de Bonito para conhecer o Pantanal, alguns onde você vai e volta no mesmo dia – o que eles chamam de Dayuse. Há outros para ficar mais tempo.

    De ônibus, saindo de São Paulo deve levar por volta de 16-17 horas, visto que são pouco mais de 1200km. Eu não sei se vale a pena, eu fui de avião até campo grande e aluguei um carro.

    Visto que você quer ir pra Foz do Iguaçu, eu acho que vale a pena ir de avião. Em épocas de baixa temporada as passagens pra Campo Grande e Foz do Iguaçu estão bem em conta.

    Sobre hospedagem:
    Eu ia pro hotel somente para dormir, não sei qual será o intuito da sua viagem. Se for para ir nos passeios, e poder curtir um pouco a noite a cidade, vale a pena ficar num hotel na cidade. O Marruá é muito bom, mas eu sugiro que dê uma olhada no site que eu passei, tem várias opções. O próprio hotel que fiquei, Cabanas, é muito bom e o rio passa lá dentro.

    Sobre levar o notebook, lá é tranquilo e tinha wireless no hotel. Mas você vai ficar tão maravilhada com as belezas naturais que vai até esquecer de usá-lo.

    Sobre a pescaria:
    Existe a cabana do pescador onde pode-se pescar. Além disso, nos passeios ao pantanal são oferecidos opções de pesca, inclusive de piranhas.

    Espero ter tirado algumas dúvidas.

    Se precisar, entre em contato novamente.

    -Robson
    Fishingtur

  9. Vanessa em novembro 4th, 2009

    Sobre o transporte, vc fez os passeios com o carro alugado ou utilizou o serviço de transporte da agência?

  10. admin em novembro 4th, 2009

    Oi Vanessa!

    Aluguei um carro em campo grande. Acho que vale mais a pena!

    abs

  11. Eberly Martins Boitrago em abril 7th, 2010

    Fui a bonito e aconselho a todos que queira um lugar para descontrair. E um lugar encantador cidade turistica maravilhosaque pretendo voltar um dia .

  12. Gisele em novembro 14th, 2011

    Olá!
    Parece que vale mais a pena alugar um carro em Campo Grande para ir pra Bonito. Mas vou para o Pantanal depois. Ainda assim vale a pena alugar um carro? A estrada Bonito-Pantanal é boa?
    E posso comprar os passeios sem transporte?
    Queria ir no periodo de seca, mas nao vai rolar. Entao, vou agora no final de dezembro.
    É muita roubada ou tranqüilo?
    abs,
    Gisele

  13. carlos alberto marçal em novembro 21st, 2011

    distancia entre bonito mt e londrina pr

  14. Veridiana em novembro 28th, 2011

    Robson,
    Parabéns pela matéria sobre Bonito!

    Tenho uma pergunta para você:

    - Tenho dois filhos, um de 5 e o outro de 7 anos. Estamos programando as férias de janeiro. Você acha que Bonito é uma boa opção? Tenho receio que o meu filho de 5 anos não vai aguentar o cansaço das trilhas e caminhadas durante o dia todo…

    Resumindo você acha melhor aguardarmos mais um pouco para aproveitarmos mais?

    Desde já lhe agradeço.

    Até.

    Veridiana.

  15. Joyce em março 3rd, 2013

    Nossa incrível as dicas…gostei muito…e ajudou muito na hora de montar um roteiro…grata!!!

  16. re em junho 29th, 2013

    Muito obrigada pelas dicas! Com certeza ajudou muito a minha viagem!

  17. André em novembro 13th, 2013

    Robson,

    então pelo seu comentário, vale apena ir de carro para Bonito e utilizar esse carro para se deslocar da pousada para os locais de passeios. Pois entendi que existem dois preços o do passeio (que é tabelado) e o do transporte até o passeio.
    Outro ponto, seria se é fácil se deslocar do centro da cidade até os locais dos passeios?

    Abs

    André

  18. Catia Braga em dezembro 15th, 2013

    Bom Dia!!por favor me explique os passeis para os lugares turísticos de bonito é pago ??mesmo indo com meu transporte ?ah por favor se alguém já foi me enviar valores do passei da gruta azul agradeço


xxxx