Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios



Diferença entre Pirararas e Cachapiras

Data: 12/06/2008
Pesqueiros – São Paulo – SP

Olá amigos,

Outra dúvida, outras confusões. Tenho reparado que muitos pescadores estão confundindo a Pirarara com a Cachapira. Então vamos mostrar um pouco e tentar diferenciar essas duas espécies que hoje estão povoando muitos de nossos pesqueiros por aí.

A Cachapira é um peixe híbrido, resultante do cruzamento da Pirarara com a Cachara

Pirarara + Cachara = Cachapira 

A pirarara até o ano passado era uma espécie conhecida por poucos pescadores dos pesqueiros aqui de São Paulo. Apenas alguns tinham essa espécie. Mas hoje quase todos os bons pesqueiros já possuem grandes exemplares.

Pirarara - Pesqueiro Castelinho
Pirarara – Pesqueiro Castelinho

Um peixe forte, com uma resistência absurda, Tem a cabeça arredondada de puro osso, pele emborrachada. Sua pele tem um tom marrom com uma faixa branca/bege e o rabo alaranjado/vermelho.

Pirarara 40kg - Pesqueiro Castelinho
Pirarara 40kg – Pesqueiro Castelinho

Com hábitos noturnos, ataca muito bem iscas vivas como peixes, tuviras, pirambóias, ou até memso pedaços de peixe, salsicha entre outras iscas. Em pesqueiros já foram fisgados exemplares com massas, coxa de frango, sebo, linguiça, ração e até miçanga.

Pirarara - Pesqueiro Castelinho
Pirarara – Pesqueiro Castelinho

Existem pesqueiros em SP com exemplares na faixa dos 70kg, mas a grande maioria estão com pirararas na média de 4 a 8kg.

Sendo um peixe da região Centro/Norte do Brasil, se adapta muito fácil em águas quentes, tendo sérios problemas aqui em São Paulo, principalmente perto da capital onde a temperatura no inverno cai e muito, causando a morte desses peixes.

É um risco muito grande e um custo alto para os pesqueiros ter e manter essa espécie.

Pirarara - Pesqueiro Monte Negro
Pirarara – Pesqueiro Monte negro

Quem já fisgou uma pirarara sabe o quanto esse peixe é forte. Até memso um exemplar de 5kg pode facilmente arrancar metros e metros d elinha de sua carretilha. Imagine então um exemplar acima dos 40kg.

Em um lago onde vc sabe que tem pirarara com mais de 30kg…60kg, não se pode brincar. Tem que ter equipamento pesado, linha no mínimo 0,60mm e muita força no braço.

Já fisguei exemplares com 28kg com uma vara de 16-20lbs e linha 0,28mm, mas foi pura sorte. O peixe zerou a carretilha e tive que sair atras do danado recolhendo para não o perder.

Assim como já fisguei exemplares com linha 0,70mm bem próximo da margem e o peixe tirar mais de 60metros de linha na primeira corrida com a fricção quase fechada.

Em outros tempos fiquei 55 minutos com uma pirarar de 38kg, com linha 0,45mm. Era tanta força que tinha momentos que eu ajoelhava e apoiava o cabo da vara no chão….

Portanto, é uma espécie para poucas brincadeiras e muito briga.

Pirarara - Pesq. Novo Anhanguera
Pirarara – Pesq. Novo Anhanguera

Força Bruta, isso resumi uma briga com uma grande pirarara.

Pirarara - Pesq. Novo Anhanguera
Pirarara – Pesq. Novo Anhanguera

Pirarara - Pesq. Novo Anhanguera
Pirarara – Pesq. Novo Anhanguera

CACHAPIRA: Esse híbrido está chegando agora nos pesqueiros e com resultados muito positivos. Uma mistura de pirarara com cachara, esse peixe ganhou o corpo esguio da cachara, porém com o porte de pirarara, cabeça não tão redonda quanto a pirarara e nem fina como a cachara. Sua pele se assemelha com a pele da cachara, porém menos escorregadia, como a pirarara.

Cachapira - Pesq. Novo Anhanguera
Cachapira – Pesq. Novo Anhanguera

Sua coloração é uma mistura geral. Tem o corpo dividido: Barriga branca da Cachara e o dorso marrom como a pirarara, possui pelo corpo pequenas listras e pintas da Cachara. Tem o rabo alaranjado como a pirarara e com pintas igual ao rabo da chachara. Ou seja, é um mutante rsrsrrsrsrsrsrsr

Cachapira - Pesq. Novo Anhanguera
Cachapira – Pesq. Novo Anhanguera

Alguns pesqueiros no interior, foram os pioneiros dessa espécie e hoje tem exemplares que chegam a 20kg, mas a grande maioria dos pesqueiros agora, tem exemplare sentre 4 e 12kg.

 Cachapira - Pesq. Novo Anhanguera
Cachapira- Pesq. Novo Anhanguera

Tem hábitos normais de um peixe de couro, porém se alimentam bem na superfície também. Tenho fisgado muitos exemplares com a salsicha flutuando.

É um peixe safado e abusado. Chega bem perto das margens e é comum vc ver elas atacando bem perto dos pés dos pescadores, assim como é fpacil vc conseguir alimenta-las na mão.

Não vacilem com as mãos dentro da água, ela pode pegar seu dedo rsrrssrsrsrs.

Cachapira - Pesq. Ondinhas
Cachapira – Pesq. Ondinhas

Peixe ágil e rápido. Reúne a força bruta da pirarara e a agilidade e rapidez da cachara. Rende boas brigas, porém não tem a resistência que a pirarara tem.

As pirararas brigam em sua maioria no fundo. Já as cachapiras sobem muito na superfície na hora da briga.

Cachapira - Pesq. Ondinhas
Cachapira Pesq. Ondinhas

É isso aí, pirarara é pirarara e cachapira é mutante rsrsrsrrsrs

Espero ter ajudado um pouco me diferenciar mais essas duas espécies.

Abraços e boas pescarias

Fotos por Marcio, Adimir, Felipe, Jorge e Daniela

Marcio David

Caso tenham alguma dúvida, estou a disposição no e-mail marcio@fishingtur.com.br ou também através do Msn Messenger: marcio.pescador@hotmail.com

Dúvidas, Críticas e Sugestões também podem ser feitas através de nossos comentários no final de cada matéria.

Texto por Marcio David

————————————————————–

AGRADECIMENTOS

Massas PATURI
Tradicional / Carnívoros / Erva Doce / Carpa Cabeçuda, Frutas entre outras.
Telefone: (11)9550 9516 – 4971 2441 com Léo

Massas Farofa do Carlão
Tradicional / Carnívoros / Tilália / Carpa Cabeçuda, entre outras.
Telefone: (11) 4513 5681 – Carlos

Linhas GigaFish
www.gigafish.com.br
Tel/Fax: (31) 3344-9339
Tel: (31) 2127-3339

Summer Pack
www.summerpack.com.br


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

14 Comentários

  1. roberto em setembro 6th, 2008

    exelentes fotos valeu!

  2. paulo em outubro 6th, 2008

    oi para todos eu estou queremdo saber se poço soltar a pirarara juntos com outors peixes??? a pirarara nao ira comer eles vivos estarei esperando resposta grato por todos os peixes que eu tenho são varias tilapias ,bagres, caras ,lambaris ela ira comer ou nao epero resposta obrigado

  3. Carlos Eduardo em dezembro 11th, 2008

    Que incrivel! Adorei as fotos, e esta tal de cachapira é demais! Ainda nao conheço o pesqueiro mais sou fascinado por pescaria esportiva, sou um amante da natureza e admirador de bons pesqueiros. Valeu Kadu!!!!!

  4. gabriel em setembro 26th, 2009

    Muito loko esses peixes! gostei!

    sou o gabriel tenho 10 anos e comigo so da traira tilapia cascudo e bagre

  5. ceferino em novembro 8th, 2009

    muitu,muitu bueno la pirarara y el jau y piraiba. busquen mais .invitenme a pescar

  6. Rogeio em fevereiro 19th, 2010

    parabéns, o que vimos é algo que parece um sonho… A pesca em cativeiro, ela simplesmente é organizada. devido a falta dágua nos próximos 20 anos os usuários terão que autorgar a água que usa . fça o quanto antes

  7. mateus em agosto 21st, 2010

    qual a melhor isca para as cachapiras

  8. marcelo em novembro 4th, 2010

    Os peixes são muito legal eu sou marcelo sou de cravinhos tenho 12 anos comigo da so pacu tambaqui tucunare matrinxã carpa??

  9. gabriel em dezembro 25th, 2010

    eu adooro esses peixes uma ves eu pesquei uma cachapira de 15kg dà pra acreditar

  10. vitor em julho 10th, 2011

    eu tenho os dois no meu aquario sera que eles cruzao?

  11. marcelo santos em novembro 3rd, 2011

    ola meu nome é marcelo !sou de sorocaba,são paulo eu tenho en um aqurio que eu mesmo fis com uma caixa de agua de 500 litros, tenho um pintado, um bagre balbino, uma pirarara e 10 tilapias do nilo sera que posso deixar todos juntos sem nenhum plobrema.

  12. Antonio Carlos em novembro 27th, 2011

    Sou do Nordeste, quero constuir um criatório, não tenho esperiencia, quem poderá me ajudá? Mande o passo a passo, por favor.Tchau.

  13. VITOR HUGO em março 11th, 2012

    Ola meu nome e Vitor tenho 11 anos sou apaixonado por peixes e pesca e claro tenho um tanque de 2.700 litros d agua la thenho 1 pirarara 1cachara 1 pincachara 15 tilapias 2 apaiaris 5 cascudos 1cascudo abacaxi e 4 carpas sera que o pirarara chega aos 11 kg ? e onde posso comprar 2 pirararas 2 cacharas e 1 cachapira media aproximadamente 1 kg cada um ? em que pisicultura eu posso conprar?

  14. sandro em fevereiro 12th, 2013

    ola amigos pescadores eu ja pesquei pirarara ea cachapira ambos sao excelentes peixes brigadores


Fatal error: Call to undefined function show_subscription_checkbox() in /home/storage/b/dc/e9/fishingtur/public_html/wp-content/themes/ad-clerum-10/comments.php on line 101
xxxx