Fazenda Paraná – Uma pescaria de cansar os braços com os gigantes mineiros

Local: Pesqueiro Fazenda Paraná – Nova Serrana – MG
Data: 20/02  e  21/02/14

Nesta última semana, eu(Marcio David) e nosso amigo Gilberto Chudi saímos de São Paulo em plena quarta-feira por volta das 20h com destino a cidade de Nova Serrana, interior do estado de Minas Gerais, aproximadamente 550km da capital paulista.

Saímos de São Paulo pela Rodovia Fernão Dias, e no Km 617, pegamos a saída para Oliveira, seguindo pela BR 494 no sentido de Nova Serrana, passando por Divinópolis e outras cidades.

As 1:30h da madrugada já estávamos na Fazenda Paraná, onde fomos muito bem recebidos pelo Klebinho. Aproveitamos para dormir e descansar da viagem até a manhã seguinte.

Acordamos bem cedo na quinta-feira, por volta das 7h e nos dirigimos diretamente para o restaurante, onde começamos a montar as tralhas.

Montamos equipamentos básicos com Varas de 6’6″ a 7’0″, de 15 a 40 libras. As Carretilhas de perfil baixo, entre elas a Revo S e a Revo STX da Abu Garcia.

Enquanto montávamos os equipamentos, jogamos um pouco de ração e ficamos de olho, mas os peixes não subiram de imediato como de costume, mas o Júnior viu um grande peixe saindo do restaurante, comendo e voltando para baixo. Ele não pensou duas vezes e arremessou um mini-pão francês bem encostado no deck do restaurante e foi fatal, o tambacu saiu, sugou o pão e ele fisgou.

Uma corrida rápida mas travada no dedo fez o peixe rebojar e mostrar as caras logo cedo, uma briga forte e com a varinha envergada ao extremo. Freio da carretilha e dedo no carretel, foi assim que o peixe brigou sem fazer grandes corridas, mas por outro lado, deu muito trabalho tentando entrar em baixo do restaurante várias vezes, e conseguindo por duas vezes. O Júnior teve muita paciência para tirar o bicho sem que estourasse a linha. O peixe estava bravo demais e foi difícil de conseguir coloca-lo no passaguá.

Colocamos a lona de pesar peixe da BL Pirarara no chão para colocarmos o peixe e em seguida o pesamos. Exatos 27,000 kg foram marcados na balança digital. O primeiro peixe fisgado e o primeiro gigante da pescaria.

Tambacu - Fazenda Paraná

Tambacu 27 kg - Gilberto Chudi Jr.

Depois disso, insistimos um pouco mais nesse ponto, mas os peixes não subiram. Acabamos de arrumar as tralhas e seguimos para uma maratona de pesca, onde pescamos praticamente em todo o lago, em busca dos peixes.

Montamos praticamente 3 tipos de equipamentos:

1- Anzol modelo 12146 5/0 e 6/0 direto na linha da carretilha para a pescaria com pão flutuando.

2- Bóia Cevadeira com chicote curto com ração na pinga ou chicotes com eva e miçanga.

3- Bóia Torpedo com pão flutuando e poita.

Basicamente as iscas que usamos foram o pão, ração e evas.

Em cada ponto que paramos, armamos as torpedos com o pão, e depois começávamos a cevar, tentando com os evas e ração.

Fisgamos dois exemplares nos evas, mas o restante foi fisgado no pão flutuando.

Tambacus - Marcio e Júnior

Eu e o Júnior voltamos para o meio do lago, de dentro do deck onde antes era uma lanchonete jogamos um pouco de ração e esperamos os grandes peixes aparecerem. O Júnior arremessou seu pão a cerca de 10 metros do deck e vimo calmamente um grande tambacu passar com boca literalmente fora da água pegando as ração até que chegou no pão e abocanhou. O Júnior fisgou e o peixe saiu em disparada para o meio do lago. Depois de mais de 20 minuto de briga e já no barranco, em uma das últimas corridas o peixe, o qual aparentava ter uns 25kilos no mínimo estourou a linha.

Minutos depois, de volta ao deck vimos mais alguns peixes comendo, mas um se destacava por ser bem mais claro que os outros, era um gigante. Arremessamos os pães e esperamos, eles passavam, comiam ração, voltavam, esse gigante calmamente veio vindo, se aproximando, passando, literalmente passeando entre a ração e os pães, até que chegou bem perto do meu pão e sugou. Foi o tempo de eu pensar em fisgar e o peixe já estava estucando a linha.

Briguei com esse exemplar mais de 20 minutos. Ele chegou na margem duas vezes. Chegou a colocar o rabo inteiro fora da água e foi aí que percebemos que era realmente um gigante, um Tambacu que facilmente chegava nos 40 kilos. A adrenalina tomou conta de mim e o Júnior que já estava impaciente com o passaguá na mão, mas o peixe não se rendia, chegava perto da margem, rebojava e voltava a ir para o meio do lago. Até que em uma dessas corridas, a linha estourou. Isso porque estávamos com líder de linha 0,50mm.

Decepção total, mas que durou pouco, pois quando chegamos no deck novamente, vimo muitos outros grandes exemplares comendo. Montamos novamente nossos conjuntos, agora coloquei um anzol 12146 da MS 7/0. Iscamos o pão e esperamos…

esperei o melhor momento, tinha uns 4 tambacus comendo a ração, isso a uns 10…15 metros da margem. Arremessei o pão bem no meio deles. Foi o tempo do pão cair na água e um deles se virou e nadou até o pão o abocanhando sem dó. Fisguei e senti a pressão do peixe puxando a linha da carretilha.

O peixe não correu para o meio, e sim para a lateral, nos dando muito trabalho para passar pelo deck e conseguir tira-lo do outro lado. Mais um gigante que deu trabalho na ponta da linha até entrar no passaguá.

O colocamos na lona para pesar e o Júnior fez até cara feia para levantar o bicho. Um Gigante de 32,500 kg.

Tambacu - Fazenda Paraná

Tambacu 32,500 kg - Marcio David

Depois de pesar o peixe com toda segurança, foi hora de abraçar a criança para tirar as fotos….

E mesmo anoitecendo, antes de ir descansar, fizemos mais alguns arremessos e fisgamos um exemplar no pão flutuando e outro na mortadela de fundo.

Tambacus - Marcio e Júnior

A manhã seguinte começou devagar e nós com o corpo cansado de tanto andar, carregar peso e arremessar no dia anterior, mas depois de um belo café da manhã partimos em busca dos danados. De olho na direção do vento, jogamos um pouco de ração no restaurante e nos dirigimos até o pequeno deck embaixo do bambuzal, onde ficamos esperando a ração chegar. Foi o tempo suficiente para ver os grandões comerem a ração. Arremessamos o pão e em meio aos grandes um pequeno tambacu resolveu atacar meu pão, fazendo muito barulho e espantando os demais.

Depois desse peixe, decidimos fazer alguns arremessos no deck no canto do lago e de lá vimo muito movimento na água até que o Júnior fisgou mais um redondo no pão.

Tambacus - Fishingtur

O peixe estava manhoso, bastava você fisgar um exemplar que os outros literalmente sumiam, nos forçando a andar pelo lago de um lado para outro atrás dos peixes.

Novamente jogamos um pouco de ração no restaurante e esperamos a ração descer com o vento. Não demorou muito e vimos uns 5 tambas comendo a ração bem devagar. Arremessei o pão e antes mesmo do Júnior arremessar o dele, o peixe já tinha sugado meu pão e eu já estava com a linha esticada.

Esse peixe deu trabalho, passou por trás de um bambu que estava na água, se enroscou. Depois de um bom tempo o Júnior conseguiu quebrar o bambu e retira-lo da água, aí sim o peixe começou a brigar e fazer longas corridas até que se rendeu ao passaguá.

Tambacu - Marcio David

Hora do almoço, hora de tirar as varas da água, ou melhor, quase todas, deixamos as torpedos com poita na espera com o pão flutuando, enquanto saboreávamos uma bela porção de tilápia.

Ainda tivemos uma explosão no pão, o qual deixou a linha esticadinha, mas bastou eu fisgar, e segundos depois o peixe escapou. O jeito foi voltar para a porção.

Fazenda Paraná

Porção de Tilápia - Fazenda Paraná

Na parte da tarde, logo depois do almoço, e ainda de dentro do restaurante, começamos a cevar e aos poucos alguns peixes foram subindo. Arremessamos o pão flutuando e esperamos. O Júnior estava abaixado arrumando outro equipamento quando eu vi seu pão sendo sugado. Foi o tempo certinho de chegar até a vara, fisgar e passar a vara a ele.

Uma briga muito forte com grandes corridas denunciava ser outro gigante na ponta da linha. Esse peixe foi e voltou muitas vezes, nos deixando apreensivos, pois com o anzol direto na linha, o risco de cortar era grande, mas aos poucos ele foi se rendendo o o passaguá nos garantiu outro gigante de 25,900 kg.

Tambacu 25,900 kg - Júnior

Na hora de soltar o gigante o Júnior não resistiu ao calor e literalmente foi junto com o peixe.

Soltando o Gigante

Soltando o Gigante - Júnior

Nessa tarde, tentamos insistir na pescaria de cevadeira com os evas, fisgamos apenas dois exemplares, o restante foi fisgado na bóia cevadeira com chicote de 2 metros com um pedaço pequeno de pão. Até mesmo uma Pincachara foi fisgada com o pão. E nossos amigos e leitores fisgaram outro belo exemplar com salsicha a 50cm de profundidade na torpedo.

Fishingtur e Amigos

O dia acabou e o cansaço pegou forte. Dormimos cedo, pois voltaríamos para São Paulo na manhã do sabado.

Acordamos bem cedo e antes mesmo de começar a arrumar as tralhas para voltar, decidimos fazer alguns arremessos, e não é que os tambas responderam bem. Fisgamos 4 exemplares com o pão flutuando, mas perdemos os 4.

O vento levou a ração para um canto do lago que é muito raso, e de onde estávamos, conseguimos ver umas manchas pretas bem na margem. O Júnior foi até lá, e calmamente esperou e arremessou o pão. Foi fatal. Eu estava a uns 50 metros de distância e ouvi o barulho da fisgada e a rebojada do peixe. Quando olhei apenas vi o grande leque negro do rabo do tamba para fora da água, e ao mesmo tempo ouvi o Júnior gritando:- Vem prá cá, trás o passaguá porque é grande !

Não pensei duas vezes, peguei o passaguá, a fotográfica e fui até onde ele estava. O peixe brigou perto, pois o lugar era tão raso que ele nem conseguia nadar direito. Minutos depois o peixe cansou e entrou no passaguá.

O júnior não conseguia levantar o bicho, primeiro porque o peixe realmente era pesado e depois por causa da adrenalina.

Infelizmente não conseguimos pesar esse peixe, mas acreditamos ser um exemplar que facilmente passa dos 30…35 kilos. O júnior diz que este bate na casa dos 40, mas fica no ar, o que nos valeu foi a sensação e a adrenalina de fazer essa maravilhosa pescaria.

Tambacu GIgante

Tambacu de 30....35....40 kg ??? - Gilberto Chudi Jr.

Nosso amigo Breno Nathan, leitor do site e pescador da Fazenda Paraná fisgou cinco bons exemplares recentemente, três deles com ração na pinga e dois no pão flutuando.

Tambacus - Breno - Fazenda Paraná

Não deixem de acessar o mais novo site do grupo Fishingtur, o site da Fazenda Paraná  -  www.pesqueirofazendaparana.com.br

Agradecemos ao Klebinho pela amizade e confiança em nossos trabalhos e agradecemos também a toda sua família e funcionários.