Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios



Introdução à pesca com iscas artificiais em pesqueiros

Olá pessoal!

Após muitas perguntas sobre o uso de iscas artificiais em pesqueiros, decidimos iniciar uma série de matérias introdutórias sobre o assunto. Cada semana apresentarei um tópico diferente, confira!

Introdução:

Comecei a pescar com iscas artificiais há dois anos aproximadamente, após presenciar em Ubatuba/SP um senhor tirar da água um robalão fisgado no stick. Fiquei abismado com a “engenharia” empregada nessa pesca: Equipamento, arremesso, trabalho da isca, linha, snap, etc, tudo calibrado para garantir o sucesso da pescaria.

Chegando à capital, pesquisei na internet tudo o que poderia ser útil para iniciar minha jornada. Com o equipamento comprado, comecei a visitar pesqueiros para treinar arremesso e quem sabe, fisgar algum peixinho perdido por lá.

Por várias vezes, passei horas arremessando e não tive sequer uma ação. Trocando idéias com alguns amigos pescadores, decidi comprar umas iscas de cores diferentes e alternar o trabalho das iscas. Foi em uma Inna70 de cor prata com dorso limão que fisguei meu primeiro peixe. Uma traíra !

Muita gente diz que os peixes de pesqueiro não atacam as iscas artificiais, pois estão extremamente acostumados com as rações, mas o fato é que com um pouco de pesquisa, técnica e observação concluí que os predadores não perdem suas características e atacam as iscas artificiais.

Hoje, com alguma bagagem e experiência de pescarias em Serra da Mesa, Furnas e Amazônia, tenho sucesso na pescaria de matrinxãs, pintados, dourados e traíras na maioria dos pesqueiros da capital e esperamos que com essa série, você se torne mais um adepto desta modalidade que apaixona.

Vamos ao que interessa!

Conceitos básicos:

Para você que nunca viu falar de isca artificial, vou explanar alguns conceitos básicos e muito importantes:

Há basicamente três (3) tipos de iscas artificiais no mercado: superfície, meia água e fundo.

Superfície – Iscas que possuem flutuação, normalmente com chocalho interno, para irritar os peixes e fazer com que o mesmo ataque a isca. Seu trabalho pode ser bem diferenciado conforme o modelo da isca utilizada. Abaixo alguns dos mais utilizados:

Zaras:
Iscas que nadam em “Z”. Imitam répteis e peixinhos nadando na superfície.

Poppers:
Possuem chanfro na frente, para imitar outro predador caçando.

Sticks:
Característico por utilizar um peso na traseira da isca, fazendo com que ela fique na posição vertical. Imita basicamente um peixe ferido.

Meia água – Iscas que são desenhadas para trabalhar abaixo da superfície da água. Possuem barbela na parte frontal para que a isca afunde durante o recolhimento.

As formas com que as curvas da isca são projetadas determinam basicamente seu movimento, imitando perfeitamente o nado de peixes. Há uma infinidade dessas iscas nas casas de pesca.

Sinking Minnow:
Modelo diferenciado, onde a isca não flutua ao soltar na água.

Shallow Runner:
Iscas de barbela curta que atingem pequenas profundidades.

Deep Runner:
Iscas de barbela longa, que atingem profundidades altas. Muito utilizadas em pesca de corrico, onde o barco em movimento faz com que as iscas nadem bem fundo.

Crankbait:
Variação da deep runner, porém menor e mais robusta.


Fig. 2 – Modelos de iscas artificiais de meia água

Fundo – Iscas que possuem um peso e atingem o fundo de onde se está pescando. Neste modelo destacam-se os jumping jigs, que são feitos basicamente de metal (aço escovado, coloridos e envernizados).

Seu trabalho depende basicamente do pescador. Simples movimentos de ponta de vara com variação de profundidade; Toques de vara com recolhimento de linha instantâneo, etc.


Fig. 3 – Modelos de iscas de fundo

Conclusão:

Embora pareça complicado, com um pouco de paciência é possível obter bons resultados com iscas artificiais.

Assim finalizamos os conceitos teóricos da primeira parte deste material. Na continuação, falaremos de equipamentos e dicas para montar sua própria tralha e sair pescando, não perca!

Incentive o nosso esporte. Pesque e solte sempre!

um abraço,
Robson Dantas Silva

Caso tenham alguma dúvida, estou a disposição no e-mail robson@fishingtur.com.br

Dúvidas, Críticas e Sugestões também podem ser feitas através de nossos comentários no final de cada matéria.


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

59 Comentários

  1. edgard em agosto 13th, 2008

    também comecei a pescar com artificiais em pesqueiros e obtive alguns bons resultados, destacando um dia num pesqueiro conhecido em São Roque onde fui pescar com a família alguns pescadores (irmãos) e muito pouco peixe. Resolvi não armar nenhum equipamento e fiquei pescando só com meia agua e jigs… peguei vários peixes durante o dia… então… vale a pena tentar

  2. admin em setembro 10th, 2008

    Legal.

    Sempre pega e sempre tem relato de pescador pegando com isca artificial.

    Só não pega quem não testa mesmo.

    Isca de superfície, meia água, fundo, todas dão resultado.

    Abs,


    Robson
    Fishingtur

  3. Valmor Seabra em outubro 22nd, 2008

    Edgard, moro em são roque e estou iniciando com as iscas artificiais, gostaria de uma dica de qual o pesqueiro em são roque você foi e quais os peixes que mais deram resultados…
    agradeço muito
    abraço

  4. Edgard em outubro 24th, 2008

    Valmor, fui no pesqueiro Taquarí que fica na rota do vinho. Usei iscas de meia água e jigs (17g). Apesar de pegar c/ as duas, os jigs(de cor laranja) deram melhor resultado (c/recohlimento rápido). O pesqueiro é privilegiado quanto quantida de espécies mas c/ as artificiais peguei somente matrinxãs e principalmente tilápias. No local tem bastante dourados (que cheguei a pegar c/ salsicha) mas não bateram na artificial. Tenho tido bons resultados c/ FLY.
    Abraços

  5. paulo henrique em novembro 10th, 2008

    Pessoal, descobri a pescamais emocionante:acomiscas artificiais.Ontem pude presenciar a um metrode distância um belo matrinxãatacando minha isca de superfície! Sensacional!
    Eu sou adepto de todos os tipos de iscas.
    Estou começando com as artificiais. Fantástico!

  6. ROGERIO POLLOTTO em novembro 21st, 2008

    Estou começando agora na arte da pesca, e é a melhor terapia na minha opinião, no entanto tenho algumas duvidas quanto as iscas jigs, tenho algumas que perderam suas cores originais e eu as pintei com amarelo e por cima cobri-las com pó de brilho desenhando os olhos e as escamas, será que dá resultado visto que não coloquei vernis??? no mais aqui em nossa região o melhor peixe é o tucunaré, há alguma cor especifica de isca para melhor pegá-lo????
    no mais abraços!

  7. cristiano em dezembro 6th, 2008

    Olá. Sempre gostei de pesca, mas ñ tinha tempo p/ isso, agora pretendo começar, me dê algumas dicas sobre como fazer para lançar a isca artificial, qual delas devo comprar para rio e mar ( na praia mesmo), dentre outros. Obrigado!

  8. Edenilson Joares em janeiro 7th, 2009

    Olá, pelo o que eu sei muitos dos pesqueiros não permitem a pesca com a isca artifícial, gostaria de saber qual pesqueiro é permitido a pesca com a artificial? Obrigado !

  9. Eugênio em fevereiro 10th, 2009

    Ola pessoal!

    Estou iniciando neste esporte, fiz recentemente um curso com PAPI, mas só estou usando EVA e miçanga apesar de ter já algumas iscas, Se possível quero receber mais dicas. Tenha pescado no Aquariun. vcs indicam outro na região proxima do Aquriun familiar?

    abraços e boa pesca

  10. Robson em fevereiro 19th, 2009

    Rogério:

    Sem verniz, a própria ação da água, ou do peixe, vai fazer descascar as iscas. Tucunaré é o meu peixe e adoro pescá-lo com iscas de superfície. Minhas favoritas são tantan, lelé, cão file, joão pepino e dr spock jr.

    Cristiano:

    Compre iscas de meia água. O arremesso não tem segredo, o segredo está no trabalho. Você precisa imitar um peixe nadando e a velocidade varia muito de acordo com a atividade do peixe.

    Edenilson:

    Pelo contrário. Todos os pesqueiros que vou permitem a pesca com artificial. Alguns pesqueiros não permitem as garatéias, nas quais podem ser retiradas, bastando colocar anzol normal nas iscas.

    Eugênio:

    Dá uma olhada na parte 2 da matéria. Tem várias dicas de iscas artificiais pra pescar em pesqueiro.

  11. gilson em março 16th, 2009

    Gostei da matéria comecei a praticar com isca artificial a pouco tempo e espero por mais dicas

    obrigado

    Gilson

  12. admin em março 17th, 2009

    Olá Gilson !

    Estou preparando uma matéria sobre como montar os leaders.

    abs

  13. cedenyr em março 23rd, 2009

    pesco na baia de guanabara, minha pescaria é com camarão morto e exencialmente de corvina, eventualmente cocoroca, papa-terra. Agora quero iniciar a pesca com iscas artificiais para pesca de robalo, badejo. Outra dúvida que preciso tirar é se tainha pega em anzol, todos os pescadores do local dizem que não, só cai em redes de pesca.

  14. admin em março 24th, 2009

    Olá !

    A tainha pega no anzol sim. Já fiz pesca dela aqui em São Paulo com pão, usando a bóia cevadeira. Procure nas casas de pesca essa bóia cevadeira para tainha, que possui um local para prender o pão.

    Na ponta do anzol, uso massa de farinha de trigo, ou o próprio pão para pegá-las.

    abs

  15. magno em agosto 3rd, 2009

    gostaria de obiter seus produtos

  16. Samuel em agosto 23rd, 2009

    não tem muito tempo que eu pesco com iscas artificiais mas, eu tô gostando bastante…
    o que eu gosto de pescar são os tucunarés…

  17. Edenilson em agosto 24th, 2009

    Gostaria de saber se existe algum pesqueiro em São Paulo ou próximo q

  18. CLAUDIO em setembro 22nd, 2009

    BOA TARDE ESTOU COMEÇANDO A PESCAR COM ISCAS ARTIFICIAIS MAS TENHO CERTAS DUVIDAS TENHO QUE USAR CASTUADO COM ISCAS ARTIFICIAIS SE SIM QUANDO.GRATO.

  19. admin em setembro 22nd, 2009

    Em pesqueiros normalmente não Claudio. No mar normalmente usamos, mas para pescaria de peixes como espada, bicuda, etc.

    abs.

  20. CLAUDIO em setembro 22nd, 2009

    estarei indo para o amazonas em maio é aconselhavel o uso de castuados,qual tamanho e lbs.

  21. admin em setembro 23rd, 2009

    Não é necessário cabo de aço. Use um bom leader de fluor-carbono.

    abs

  22. CLAUDIO em outubro 5th, 2009

    estou fechando um pacote para o rio teles pires mas não conheço a agencia é a bft Brazil fish tur alguem tem comentarios sobre esta empresa,grato.

  23. Vanivaldo Avelar em outubro 9th, 2009

    Caros amigos,

    sou “marinheiro de primeira viagem” e gostaria de saber quais os tipos de peixe consigo pescar com a isca artificial?

    Além do Tucunaré existe algum outro?

    Tanto para pesqueiro quanto para represa (serra da mesa)?

    Att,
    Vanivaldo Avelar
    Goiânia – GO.

  24. Christian em dezembro 13th, 2009

    Amigo, vc poderia me orientar sobre quais são as melhor iscas artificiais para pescar traíras e como elas devem ser trabalhadas na água. Ah de preferência em locais limpos e com agarradores… Abraço.

  25. douglas em fevereiro 17th, 2010

    uma duvida qual isca e melhor para se pescar em corenteza uma q n seja espesifica a um so peixe q abrange uma variedade para q seja mais
    sorte na ora de pegar um ???????????????????

    ((no mugin por exemplo))

    ((taquari ponte)))))))

  26. Paulo henrique em fevereiro 17th, 2010

    Douglas, nesse feriado fui pescar traira no Vale do Peixe e usei uma floating crank da Rapala com dorso na cor escura e barriga laranja. Foi certeira! Boa sorte,

    Paulo

  27. felipe em fevereiro 23rd, 2010

    Na minha opiniao os melhores peixes para se pescar com artificiais soa os tucunares e os dourados.

    naum tem igual!

  28. OSWALDO CARLOS em fevereiro 25th, 2010

    BOA TARDE.

    APÓS LER A SUA MATERIAS SOBRE ISCAS ARTIFICIAIS FIQUEI CURIOSO, GOSTO MUITO DE PESCAR, INCLUSIVE FUI NESTE FERIADO NA CHACARA

    DO MEU PRIMO QUE FICA NOS FUNDOS A REPRESSA DE IGARATÁ, FIQUEI SABENDO QUE LÁ SE PEGA CORVINA E TUCUNARÉ.

    MAS COMO EU NÃO ESTAVA COM UMA TRALHA APROPRIADA E TB NÃO TENHO OQUE PRECISA, QUERIA SABER SE VC PODE ME ORIENTA NO SENTIDO

    DE EU ADQUIRI OS MATERIAS NECESSARIOS, OU DESDE VARA, LINHAS E ETC…

    FALANDO COM O CASEIRO DA CHACARA ELE DISSE QUE EU PRECISAVA DE ISCA VIVA, PEIXES MENORES.

    E UMA VARA DE CARRETINHA.

    AMIGO FICO DESDE JA , ESPERANDO A SUA AJUDA SE POSSIVEL.

    JA PESQUISEI MUITO NA NET, MAS AINDA ESTOU COM DUVIDAS.

    UM FORTE ABRAÇOS

    OSWALDO CARLOS

  29. OSWALDO em março 1st, 2010

    BOM DIA?

    ALGUM PESCADOR PODERIA ME AJUDA, NO SENTIDO DO MEU E.MAIL ACIMA.

    ABRAÇOS

  30. EDUARDO em março 2nd, 2010

    Amigo pescador me ajude a definir um bom kit de isca artificial, pois estou nessa luta faz um tempo e ainda estou muito confuso, são muitas opções, e como os preços não são tão baratos fazer uma compra e descobrir que ta tudo errado ai é dose.
    Essas isca seriam para serem utilizadas em:
    * água salgada embarcado
    * lagos tipo pesque e solte etc
    * e eu to querendo fazer agora na época da seca pesca do “dourado” mais é no rio água barrenta (RIO PARAIBA DO SUL – RJ)
    fico aguardando a resposta e se for possível manda umas dicas de vara para carretilha.

    Eduardo.

  31. Francisco Luiz em maio 10th, 2010

    Já pesquei com a isca inna70,cor 11,esta da foto do site,porém um tucunaré mim roubou,já procurei e não mais encontrei,onde posso encontrá-la?

  32. leonardo em maio 17th, 2010

    tri massa vo compra umacrankbit

  33. Sergio Augusto em julho 14th, 2010

    Ao Colega Osvaldo Carlos
    Caro colega pescador, tbm tinha este problema em definir um “kit” p/ pescar, pesquisei muito na net e aos poucos fui montando o meu por conta própria, pescando daqui e dali. Hoje, eu mesmo faço minhas iscas artificiais e os resultados são ótimos. pescar com carretilha ou molinete, com artificiais ou naturais, não importa, o importante é pescar!

  34. claudir stanguerlin em agosto 12th, 2010

    Ola, pessoal geralmente vou com amigos pescar em
    um rio na minha cidade,nunca pesquei com isca artificial qual seria a mais adequada para este tipo de rio, considerando que este rio tem um pouco de correntesa e aguas turvas?

  35. Francisco Luiz em agosto 12th, 2010

    claudir o ideal são iscas na cor clara,como a flash minow da MS nas cores 132 e 105,ou a inna que aparece na foto acima(difícil de encontrar,caso encontre mim avise),a inna pro tuner 14,também é boa,todas de meia água,são as mais fáceis de usar.

  36. carlos alberto em agosto 12th, 2010

    Caro amigo

    Faço pesca com isca artificial aqui no Rio de Janeiro Baía de Sepetiba ao redor das ilhas Guaiba,careca,laje preta e outras.
    saindo, Guaivira, corvinas , sororoca,peixe galo,anchovas,badejo, robalos é uma execelente terapia

  37. Giovanni em setembro 9th, 2010

    Oi gente, é o seguinte pesquei a vida toda com varinha de bambu até que vi um cara pegando uns robalos e dourados aki onde moro aí resolvi comprar um equipamento mais profissional só que sou totalmente iniciante e estou com muita dificuldade para arremeçar a isca artificial tipo meia água poís meus lançamentos não passão de 10 metros no maximo, o que devo fazer? axo que é a linha que to usando ou a isca não sei a isca tem 8g. me ajude ae obrigado.

  38. Francisco Luiz em setembro 9th, 2010

    Giovanni,talvez você tenha começado com uma linha superior a 0,35mm se mono filamento, e ou multifilamento,elas tornam o aremesso muito curto se usado com carretilhas principalmente.lembre-se que o aremesso com molinete alcança distância maiores,use varas superiores a 1,50m e linhas de 20 libras,mais leves,e varas flexiveis,afinal são elas que aremessam as iscas.pesco com iscas de 7g e consigo ótimos aremessos.

  39. Eduardo Reis em setembro 10th, 2010

    Giovanni, como vc não menciona qual é esse equipamento que comprou e não esta conseguindo fazer bons arremesso fica um pouco difícil de se tentar diagnosticar a causa do problema.
    Pode ser uma combinação de varias coisas, falta de pratica, vara pequena de mais, libragem da linha em relação a vara e a própria espessura, tipo de molinete, ou mesmo no caso de carretilha não esta sabendo usar.
    A coisa de dois anos eu me apaixonei pelas carretilhas apos ser apresentado e ganhar um conjunto, o responsável por essa nova paixão foi um primo que domina totalmente seu uso. No inicio tive muitas dificuldades, cabeleira, tamanho do arremesso, trabalho das iscas , libragem etc, mais, a emoção do primeiro peixe fisgado na artificial me estimulou a continuar tentando.
    Pelo seu relato acredito que vc deve esta pescando em rios e lagoas, para esse tipo de pescaria não é necessário varas muito grandes, uma de 6 a 7 pés esta de bom tamanho, o importante é o material desta vara, eu gosto primeiro das de “grafite” e em segundo as de “carbono”, e também dou preferência para as que possuem uma flexibilidade maior na ponta (não molenga), acredito que seja de ação rápida, não tenho certeza desta classificação.
    Não utilizo para curricar com barco parado ou de barranco vara com libragem superior a 20libras e as linhas sempre próxima a libragem da vara, e linha de multifilamento com líder de flucarbono.
    Eu nunca medi o tamanho de meus arremessos porem acredito que cheguem a 25 a 35 metros tranquilamente, isso é claro, usando carretilha, que no meu ponto de vista é muito melhor que molinete para esse tipo de pescaria, pois são leves, e me dão total precisão no arremesso, consigo colocar a isca no ponto exato que desejo.
    Para beira de praia ai eu já não gosto das carretilhas quando desejo arremessos superiores a 60metros ai troco tudo. Em fim, procure observar o equipamento que possui e veja se tem trocar algumas coisas, mais uma dica que me foi muito boa quando comecei foi:
    utilizar um pedaço de madeira no tamanho e peso das iscas que utilizo coloca-lo na linha e começar a arremessar até pegar o jeito da vara e da mão, depois colocar um “alvo” a certa distância e fazer arremessos no intuito de acertar o alvo. Para não estragar a linha eu ia para um campo de futebol perto da minha casa (prepare-se para ouvir muitas gracinhas), essa dica parece estranha mais funcionou muito bem comigo, eu a utilizei até para me adaptar as varas de carbono grandes, e sempre que vejo uma nova forma de arremesso estou eu no campinho com minha tralha para treinar e ouvir gracinhas idiotas rs rs rs.

  40. marcio em outubro 14th, 2010

    gostaria de dicas para uma pescaria embarcado no dia 23/10/2010,nas cagarras, ainda não comprei uma artificial. e gostaria de começar a aprender como ultiliza-las.

  41. marcio em outubro 31st, 2010

    obrigado pelas materias .

  42. amelia em janeiro 25th, 2011

    Ola ,pessoal sou de SAO LUIS do maranhao e gostaria que me desse dicas sob pesca em berra de prai e isca artificial serve para beira de prai me ajudem gosto muito de pesca pois so pesco num cais proximo do meu bairro e como tem muita prai aqui gostaria de pesca ok baybay

  43. NELSON EVANDRO em março 14th, 2011

    PORQUE OS DONOS DE PESQUE PAGUE MUITOS NAO DEIXA PESCAR COM ISCA ARTIFICIAL ELES FALAM QUE MACHUCA MAS SE FOSSE ASSIM OS PEIXE KI NOS SOLTAMOS NOS RIOS TAMBEM NAO SOBREVIVERIAM…………..

  44. marcos em abril 3rd, 2011

    Olá, recentemente comecei a pescar com iscas artificiais de meia água, lá no lago azul em mogi, e desbanquei meu cunhado, rsrs, infelizmente como foi a 1ª vez, não consegui tirar as baitas pirararas pois a linha não aguentou, mas o mais interessante é que qdo escapava ela voltava na mesma puxada, era incrível, vou continuar e me aperfeiçoar.

  45. marcos em abril 3rd, 2011

    outra coisa, para quem disse que não pode pescar com isca artificial em pesqueiro, é só tirar as garatéias e colocar um anzol sem farpa com o tamanho adequado para não interferir no movimento da isca e vc tera grandes emoções.

  46. Anderson Maia em julho 16th, 2011

    Olá pessoal gostaria de passar para voces o que eu presenciei aqui onde moro(RIO DE JANEIRO BAÍA DE GUANABARA) eu trabalho na ilha redonda e ilha comprida e presenciei um senhor em uma lancha pegando uma pescada amarela de aproximadamente 4 kilos e logo em seguida que arremessou e fisgou um robalão lindo. Aquilo me chamou atenção pois eu ja tinha visto aquele senhor varias vezes ali pescando mas nem passava pela minha cabela que eram iscas artificiais, dai eu sai no domingo pra pescar por ali mesmo e encontrei com ele. Dai ele me ensinou como e quais iscas usar, comecei pela X-RAP 10 muito boa por sinal.Depois de muitas tentativas peguei um robalo de umas 400 gramas rsrsrsrs , mas ja era um começo. Ai fui aprendendo e hoje tenho pescado bastante robalos por aqui onde moro e tb Badejos usando o camarão D.O.A um dos melhores, pega de primeira é uma obra de arte esse camarão pois ele leva a essencia do camarão real só voces usando pra ver o resultado. Desde ja agradeço a oportunidade abraços! acm.28@hotmai.com caso algum amigo pescador queira trocar informações e dicas meu e-mail é esse ok”! fui…

  47. glaucio santos em setembro 11th, 2011

    frequento o pesqueiro aquarium,e queria uma dica,comecei a usar isca artificial,e queria saber qual a isca ideal p pintado,tambaqui e pacu?obrigado

  48. Antonio j. araujo em novembro 13th, 2011

    Boa tarde, sempre vou pescar no lago de itaipu em Santa Terezinha de itaipu,pratico pesca embarcado e quase sempre não temos sorte.
    Tem muita piranha e como usamos isca viva a piranha ataca antes que chegue até as corvinas é uma frustração.
    O que seria possível fazer ou que tipo de isca usar para que isto não volte a acontecer?
    Sou pescador iniciante,se puderem me ajudar eu agradeço muito!!!

  49. Francisco Luiz em novembro 14th, 2011

    Segundo os pescadores do programa pesca alternativa uma isca muito boa para corvina é a coringa da aicás,é uma isca pesada e afunda rápido,pode-se trabalhar como jig e ou meia água.

  50. lucas henrique em janeiro 5th, 2012

    boa tarde, pesco em pesqueiros a muito tempo agora ultilizando isca artificial,ja tenho alguma experiencia,comprei uma artitifical nova chamada (INNA PRO TUNED 70)BRANCA COM CABEÇA VERMELHA,MEIA AGUA.Pode ser trabalha muito facilmente,especial para DOURADOS E MATRINCHÃS,uso ela em um pesqueiro em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (PESQUEIRO DO PAPA) sempre tenho tido muitos resultados bons……espero ter ajudado,xau.

  51. Alcione em janeiro 23rd, 2012

    Boa tarde, gosto de pescar utilizando as iscas de superfície, onde o peixe faz aquela explosão de água ao capturar a isca. A isca que mais utilizo e a cigarrinha da deconto ou torpedinho de cor dourada ou verde limão, tive excelentes resultados com elas na pesca de traíra e tilapia.

  52. Altair em janeiro 31st, 2012

    Boa tarde,

    Gostaria de saber, como usar a isca artificiais, não tenho pratica, existe algum segredo no lançamento, no recolhimento.
    Preciso da ajudas dos colegagas experintes.
    Obrigado.

  53. lucas henrique em março 7th, 2012

    olha altair essa isca que eu sitei assima praticamente trabalha sozinha mais alumas vc tem q da vida pra elas algun toques de ponta de vara,enrola e para,se vc quiser essa INA PRO TUNED 70 é a minha isca preferida,testa ela que vai ter bons resultados espero ter ajudado…

  54. laerson alves dos santos em janeiro 14th, 2013

    boa tarde pessoal, adoro pescar e moro na beira da praia, porém nunca pesquei com isca artificial no mar. tenho uma lanchinha e gostaria muito de algumas dicas quanto a iscas para pescaria no mar com a lancha emmovimento. abraços

    laerson

  55. Rodolpho Godoy em fevereiro 12th, 2013

    Excentes dicas! Parabéns pelo site!
    estou começando neste esporte praticando na represa de Barra Bonita. Varias pessoas me dizem que estou perdendo tempo lá, mas tive relativo sucesso com piranhas e algumas traíras. Os pesqueiros da região que moro (Santa Bárbara d’Oeste, SP) nao permitem garatéias e fisgas nos anzóis. Estes listados no site permitem? Qual voce recomendaria para eu treinar pesca de traíras?

  56. reginaldo em novembro 13th, 2013

    pessoal sou apaixonado por pesca,as vezes falto até do trabalho para pescar hehehe….
    então fui a um pesqueiro uma semana atrais,usando equipamento para pacu….
    anzol pequeno redondo,e castor pequeno….
    enfim…
    fisguei um dourado enorme,que deu um salto de 1 metro fora da água,coração acelero de uma tal maneira que fiquei parado com equipamento na mão,corto minha linha,e metade da minha linha estava toda ralada….MAIS QUERIA SABER SE ALGUÉM PODE ME PASSAR ALGUMA ISCA ARTIFICIAL DE UM ANZOL APENAS,POIS NESCI PESQUEIRO NÃO DEIXAM PESCAR COM AS GARATÉIAS…
    MUITO OBRIGADO….

  57. Marquinhos Trombone em janeiro 15th, 2015

    Comecem a comprar Iscas Artificiais e preparem-se para viciar-se como eu !
    A Coleção já tá enorme .. rs
    Sempre que compro, retiro as Garatéias e coloco no lugar ANZOL SEM FARPA (BARBLESS) para poder utilizar em pesqueiro e além do mais evita risco de acidente grave (quando é sem farpa fica muuuito mais fácil retirar do dedo).
    Várias lojas já vendem esse tipo de anzol, outra coisa é tomar cuidado para não torcer demais o Split Ring que é o anel que prende o anzol na isca senão ele fica sem resistência e o peixe abre levando o anzol embora ou então troque por Split Ring reforçado.
    Pesquise muito também quanto às cores que são mais eficientes na captura.
    E Bora Pescar !!!

  58. Carlos botelho em outubro 31st, 2015

    Faz um ano que comecei a pescar com artificiais. Como os adeptos dizem… É viciante moro em pelotas rs,não temos pesqueiros por aqui. Mas a região é rica em canais de acesso ao Rio São Gonçalo e canais de irrigação das granjas de arroz. A traíra é abundante em alguns. Já tenho uma excelente coleção de iscas e sinceramente não me vejo mais pescando da maneira tradicional. Quem experimentar não para mais.
    Adorei as dicas sobre o assunto. Grande abraço e pesque e solte sempre

  59. Xavier em novembro 25th, 2015

    Gostei do artigo e fiquei motivado a tentar utilizar as iscas artificiais, pesco para descontrair, e com pouca frequência, mas gosto de aprender as técnicas, tenho inúmeras ducidas, mas vamos d por etapas, vou comprar as iscas que foram.mencionadas no artigo, só gostaria de mais dicas sobre os arremessos para cada tipo de isca, já vi tbm a pesca com missangas coloridas o que vc acha. Abcs e boa pesca. Xavier são carlos SP.


Fatal error: Call to undefined function show_subscription_checkbox() in /home/storage/b/dc/e9/fishingtur/public_html/wp-content/themes/ad-clerum-10/comments.php on line 101
xxxx