Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios


Lambari – Veja como é simples a pescaria desse pequeno gigante

Peixe: Lambari

Olá amigos

Vamos mostrar um pouco a famosa e antiga pescaria de lambaris com varinhas de bambu. Quem um dia não fez uma pescaria dessas em rios e represas ?

Hoje, até mesmo em pesqueiros, é possível fazer boas pescarias de lambaris. Existem várias espécies desse pequeno valente. Alguns menores e outros que chegam a quase um palmo. Rabos vermelhos, amarelados, pretos, uma infinidade. Nesta pescaria foram fisgados lambaris, saicangas, cadelas, acarás entre outras espécies, mas a pescaria foi realizada da mesma forma.

Lambari

Lambari

Nesta pescaria eu usei uma pequena vara de bambu, bem fina com 1,60mts. Optei por uma linha mono 0,15mm e um anzol mosquitinho, usado para a pesca desta espécie. Como isca usei a massa. Misturei a Massa Tradicional Paturi com um pouco de Farinha de trigo, começei a dar liga com a água do lago e peneirei a massa, deixando-a bem fina e depois acabei dando a liga amassando com as mãos.

Lambari

Fishingtur

O Lambari é um peixe muito rápido e requer muita agilidade do pescador na hora de fisgar.  Usei dois equipamentos, um deles com uma pequena bóinha e o outro sem a bóinha. O peixe estava tão ligeiro que o equipamento sem a bóia não teve bons resultados. Já o equipamento com a bóinha foi mais fácil. O peixe assim que a isca caía na água já puxava. Ao menor movimento da bóia, a fisgada tinha que ser rápida.

Lambari

Lambari

O Lambari ataca em diversas alturas. As vezes no fundo e em outra a 20cm de profundidade.

Outra modalidade usada na pesca de lambaris é o uso  dos conhecidos Sabikis, que consiste em um chicote com mais ou menos uns 6 anzois e cada um deles com pequenas miçangas ou pequenas penas que imitam insetos.  Usa-se com um pequeno molinete, arremessando e recolhendo lentamente. É comum fisgar vários lambaris de uma só vez.

Lambari

Anzol

O pequeno anzol tem que ser bem fino. Eu prefiro os anzois dourados que são bem finos e facilitam a fisgada.

dd

Anzol

Além das massas, uma isca bem eficaz é o macarrãozinho, vendido em diversas lojas de pesca. O bichinho de laranja também é bem interessante dependendo do local .

ss

Fishingtur

Um companheiro na pesca de lambaris são os Carás e as pequenas tilapinhas. Em certos casos eles atrapalham e muito a pescaria.

dd

Tilapinha

Além de ser um petisco muito apreciado na culinária, o lambari é uma ótima isca viva para dourados, tucunarés e pintados.

s

Pequeno brigador

d

Fishingtur

 

Lambari

Lambari

A pesca de lambari é uma pescaria bem interessante e divertida. Aqui a rapidez e agilidade são fundamentais.

Dúvidas podem ser postadas no final desta matéria.

Fotos por Marcio David
Texto por Marcio David

Abraços

Marcio David

AGRADECIMENTOS  

Bóias Barão
www.boiasbarao.com.br


Massas Paturi
Tradicional / Carnívoros / Erva Doce / Carpa Cabeçuda, Frutas entre outras.
Telefone: (11)9550 9516 – 4971 2441 com Léo


Net Pesca
www.netpesca.com.br

Ceva Iscas
www.cevaiscas.com.br


 

 

.
.

Add to Del.cio.us RSS Feed Add to Technorati Favorites Stumble It!
   www.sajithmr.com

Bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Share This Post


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

84 Comentários

  1. admin em maio 7th, 2009

    Boa!

    Lambari frito é uma delícia.

    Podia colocar umas fotos da massa e do jeito que foi feita.

    abs

  2. Leandro Vechiato em maio 7th, 2009

    Muito boa a matéria, até porque muitas vezes é a isca que mais da resultados…

    Abraço

    Vechiato

  3. silvio tattoo mutcha em maio 8th, 2009

    eu (silvio) e meu amigo (luiz passarinho),somos especialistas em lambarí.
    normalmente participamos das apresentações nas pescarias do jair rigotti,se quizerem ver os lambaris de rabo vermelho citado anteriormente e entrar no youtube(escreva:lambari1000).

  4. Marcio giannico em maio 8th, 2009

    deculpe marcio pela intromissao, mas a maioria da imagens ai nao sao de lambari e sim de saincangas ou cadela magra.

    abrasss

  5. marcio em maio 8th, 2009

    Marcio,

    Eu percebi a diferença entre eles, mas não sou um grande conhecedor desta espécie. É a mesma coisa em diferenciar os tambacus, tambaquis, tambatingas, pacus e patingas,.. é confusão na certa rsrsrrsrsrsrs

    Abs e valeuuuuu

  6. Marcio giannico em maio 8th, 2009

    pod cre marcio sao parecidos mesmo kkkkkkkkk

    abrasss

  7. Sapateiro em maio 8th, 2009

    Excelente matéria, mostrando que o fishingtur não é só peixe grande, e que existem pequenos valentes, que se transformam em gigantes como é o caso do voraz lambari.

  8. Moacir Fernando em maio 20th, 2009

    Legal essa materia. Alguem sabe dizer, onde é possivel pescá-los, na região de Campinas ou Jundiaí. Abç.

  9. Márcio Fonseca Vieira em maio 24th, 2009

    Linda a matéria.

    Sempre que vejo lambaris em riachos, lagos, lagoas ou rios, digo que a fauna e a flora naquele curso dágua estão preservados e em perfeito equlíbrio.

  10. Thiago Gugelmin em maio 29th, 2009

    Muitas fotos ae são de saicangas, e nao de lambaris. As diferenças entre eles são poucas: As saicangas são geralmente maiores e compridas, tem a boca maior, comprida e apresentam dentes. Saicangas tem a cabeça e queixos compridos.

    http://www.fishingtur.com.br/imagens/artigos/lambari/008.jpg

    http://www.fishingtur.com.br/imagens/artigos/lambari/002.jpg

    Já o lambari, é mais curtinho, corpo mais alto, mais “gordinho”. apresenta uma boca menor, curtinha e sem dentes, com pinta preta próxima a cabeça. Lambari tem cabeça arredondada e queixo pequeno.
    http://www.fishingtur.com.br/imagens/artigos/lambari/001.jpg

    http://www.fishingtur.com.br/imagens/artigos/lambari/003.jpg

  11. Luiz carlos (lucao) em maio 29th, 2009

    Ola Marcio gostei mto de sua materia,e concordo c/ essa varinha de bambu,e bóinha, lembrei de minhas primeiras pescarias, agradeço tbm pelos comentarios dos colegas que explicaram a diferença entre as especies, valeu.

  12. william em junho 10th, 2009

    alguem poderia dar uma dica de qual pesqueiro posso pescar lambaris, pois essa pescaria soh tenho feito em represas, mas caso tenha algum pesqueiro seria perfeito

  13. melchides em junho 15th, 2009

    parabens por essas dicas gostei muito pois sou apaichonado por pescaria de lambaris!!!!

  14. wilsom em junho 29th, 2009

    a melhor pescaria de lambari vce pode fazer nos canais de ligações das represas de mogi das cruzes os lambaris são os maiores q ja pesqei a média em dia bom é de 180 pexes q da mais de 4kg e a isca q mais pega pra mim não é massa nem bichinho acredite é macarraozinho recozido com mel e anilina amarela se qizer tirar a prova vem pescar com agente q sera um prazer mostrar como fazemos poraqi pode me liga pra marca 9519-3466 011 temos um grupo muito divertido aqi em mogi fazemos todo tipo de pesca mais o lambari é o meu favorito

  15. PEDRO em agosto 27th, 2009

    voltei na época da minha infância… a trinta anos em um sitinho de meu pai no rio ivai. meus parabens! pela matéria.

  16. martin em setembro 3rd, 2009

    Envio, com prazer uma isca infalível para pesca dos valentes lambaris e que vai abaixo transcrita:
    Sagu cozido da marca zaeli ou yoki é encontrado em Supermercados

    1) Colocar numa panela um litro de água e levar ao fogo até levantar fervura;
    2) Despejar meia xícara de sagu e deixar cozinhar durante 23 (vinte e três) minutos, não mais nem menos, sempre mexendo com uma colher para que o sagu não grude na panela e ir colocando água bem quente;
    3) Após o cozimento, desligar o fogo e colocar o sagu cozido (as bolinhas vão ficar quase transparentes) no escorredor de macarrão para que fique só o sagu, tirar o excesso da goma com a água da torneira;
    4)Colocar sob as bolinhas do sagu, corante em pó na cor laranja (o corante é encontrado nas lojas de pesca) e mexer até que todo o agu fique alaranjado;
    5)Depois disso, pegar um saco plástico fino e transparente e colocar dentro uma generosa quantidade de fubá amarelo e, em cima do fubá colocar o sagu cozido com corante e soprar o saquinho até encher e ir mexendo até que as bolinhas do sagu se soltem;
    Por fim, colocar as bolinhas d e sagu num tapaoer de plástico;
    A isca está pronta, os lambaris que se cuidem!

  17. wilsom em setembro 22nd, 2009

    para os pescadores de tilapia,fiz uma massa de pó de pira e figado de boi batido no liquidificador e tambem um pouco de farinha de trigo acredite minha ideia era substituir a minhoca no canal de pesca de lambari éra só um teste pra ver se o lambari pegava o que aconteceu foi uma grande surpresa fiz uma bolinha pequena pra lambari o que atacou é que foi legal uma tilapinha razoavel de + ou – 400gr pra traia leve de lambari foi uma luta deliciosa obs lambari não bateu nesta isca

  18. warley gavazzi em outubro 7th, 2009

    Ola gostei da reportagem, onde trabalho existe um pequeno ribeirão que olhando apenas logo se imagina que ali não se pega nada, mas se engana quem assim pensa, pois é forrado de lambaris e acaras,ja pegamos tambem tilapias, trairas ,bagres,conconhas,piramboiae tae uma mandijuva na hora do almoço nos divertimos todos os dias , pescamos e soltamos e pura diversão, gostaria se posivel q vcs divulgasem a massa uasada para pescas de lambaris , pois pescamos com miolo de pão.
    agradeço a atenção

  19. renato socó em dezembro 6th, 2009

    Gostaria de saber de locais perto de Campinas para a pesca de Lambaris que não sejam pesqueiros e sim rios, riachos ou represas, abraco a todos (pode ser local que necessite estar embarcado)

  20. mustafa em dezembro 14th, 2009

    bom dia a todos apaixonados por pesca ….sou de sao jose dos campos e sou doente por pescaria quando alguem fala para mim que esta bom de peixe pode ser a onde for que eu pego minha traia de pesca mumto em minha neguinha que e minha moto e vou ate eles ultimamente estou pescando lambari na cidade de salesopolis la tem um corrego proximo ao portal de chegada da cidade que esta miuto bom para pesca de lambari com isca de sagu boa pescaria a todos um dia vamos nos encontrarmos la obs;quando vcs virem uma titan preta la sou eu fui…….

  21. wilsom em dezembro 14th, 2009

    sim estou recebendo matérias,estou achando muito legal pois da pra troca muita informação com outros amigos pescadores,agora vou passar a mandar fotos das pescarias que faço,ai galera vcs verão q divertido a pesca aq em mogi tem muitos lugares pra pescar poraq

  22. ALTAIR BENTO em janeiro 10th, 2010

    PARABENS, MUITA PROVEITOSA E RICA A SUA MATERIA, MAS TENHO UMA DUVIDA QUANTO A QUAL PESQUEIRO EU POSSO FAZER UMA PESCA DE LAMBARIS, FICARIA MUITO GRATO SE DESFAZER MINHA DUVIDA.

  23. Tucunaré em janeiro 21st, 2010

    Os lambaris mais comuns no estado de SP são o de rabo vermelho que é o maior, com 18 cm e que tem o rabo vermelho como diz o nome, tem o lambari branco de 10 cm, com o rabo transparente e tambiu bem amarelado. Tem tambem a cadela magra, ou taiá, que é um predador de lambaris. A cadela tem uma cabeça parecida com um espada, corpo grande e comprido. Ja vi uma de uns 30 cm ou mais.

  24. eduardo em fevereiro 23rd, 2010

    Ola marcio…..acopanho suas belas materias…parabens….sempre dando execelentes dicas…..gostaria de falar para vc…visto que fui criado pescando em um corrego no ms com meu pai…e le me ensinou um truque para ferrar o lambari….ha 35 anos atras …q e infalivel….vc usa uva varinha de bambu…linha 0,18 ao no maximo uma 0,20….sem chumbada ou boia….utilizavamos milho ( de latinha mesmo), macarraozinho ou minhoca….o lambari ataca praticamente na batida….entao se arremeçar vai notar que so vai descer o anzol/isca….e o restante da linha ficara boiando sobre a agua….quando perceber que esta descendo com mais rapidez….coisa de 2 segundos para descer mais rapido..em lugar q tem lambari.e pq ele ja esta correndo….ai e so fisgar…brincava de fisgar assim ate de ponta de vara…pode testar….grande abraço e parabens pelas materias..

  25. eduardo em fevereiro 23rd, 2010

    acompanho/exelentes

  26. CELIA em março 10th, 2010

    ola, eu adoro pescar lambaris, gostaria de saber mais sobre tamanho de anzol, iscas, e se a fase da lua interfere na pesca, e barulho espanta os peixes ou é mito. obrigada. celia

  27. felipe em março 11th, 2010

    Celia,

    Gosto de utilizar o menor anzol possível para esse tipo de pescaria, devido ao tamanho bem pequeno da boca dessa espécie. Utilizo o famoso “anzol mosquitinho”, vc deve encontrar em qq loja de pesca e até em supermercados.
    Na minha opinião, as melhores iscas são a minhoca e massinha de miolo de pão. Ambas por serem mais moles, facilitando a fisgada.
    De modo geral, todos os peixes acostumam com o ambiente no qual se encontram, como a maioria dos peixes vive em locais mais tranquilos, qualquer alteração de barulho já é notada, porém, na minha opinião, os lambaris são menos influenciados pelo barulho.
    Uma boa dica, é fazer algum tipo de ceva no local da pescaria, assim tudo fica mais facilitado.

    Boa pescaria!

  28. rafael broska em março 31st, 2010

    é melhor usa as butuca (mosca do rio) como isca
    eh tiro e queda, nem da tempo da isca afunda.

  29. Sérgio Leite em abril 5th, 2010

    Prezados Colegas, há tempos estou “caçando” um lugar para pescar Lambaris. Pelo jeito, Salesópolis deve ser o melhor lugar… Por favor, que tem informaçõees recentes sobre lá? Vou mesmo que estiver chovendo ou fazendo frio, senão o estresse vai me matar.

    Abraços.

    Sérgio Leite
    Vila Guilherme
    São Paulo/SP

  30. Renilson em abril 14th, 2010

    Olá,

    Sou de Caxambu, Sul de MG, e tambem um facinado em pescarias de lambaris, aqui em minha região a isca mais usada para esse “pequeno valente” são queijo prato e massa feita de vários ingredientes como miolo de pão com farinha trigo, queijo amassado com farinha de trigo, ou mesmo o invento de curioso pescador, onde o resultado da pescaria apontará a aceitação de sua isca pelos peixes. Aqui, temos várias opções de lugares onde pescar o lambari, lembrando que são somente rios e córregos, pois as represas estão muito distantes. A época de boas pescarias vai de meados de agosto até o inicio das fortes chuvas quando os rios enchem e permanecem com suas águas barrentas, coincidindo com o pe´riodo de reprodução dos peixes e que a pescaria fica proibida pelo IBAMA e IEF em nossas bacias hidrográficas, depois de final de fevereiro a junho se consegue tambem boas pescarias de lambaris. As tralhas são varinhas de bambu ou fibra, linhas mono bem fina, chumbos bem leves e anzois bem pequenos. Em nossos rios e corregos ainda temos boa quantidade desses peixinhos e torcemos p/a que continuem por muito a dar alegria e emoção a nós pescadores.

    Abçs a todos

  31. Jorge Luiz Miranda em abril 30th, 2010

    Sou apixonado na pesca de lambari, a isca que uso é a tenebra e é muito eficaz alem de não sujar o material e nem as mãos.

  32. luiz passarinho em maio 30th, 2010

    lanbari é vida somos felizez pq vivemos. parabens

  33. Alexandre em junho 12th, 2010

    Fui pescar na represa Billings, usei sagú e macarrãozinho, mas foi muito ruim, eles caem muito fácil do anzol. Um senhor muito gentil que estava pescando me viu e ofereceu uma massa feita com ração p/ gato. Foi a melhor isca que já testei, ela é grudenta e não escapa fácil do anzol. É só jogar que a bóia afunda. Importante cevar.

    Luiz, vi vocês na ponte no último feriado. Espero que a pescaria tenha sido boa. Um abraço.

  34. Gilmar Camargo Bessa em julho 1st, 2010

    Eu sou de Minas e atualmente resido no ABC, trabalhando em S.B.Campo. Gosto muito de lambari fritinho. Se alguém tiver o gosto de pescar mas não o de comer,e saiba cozinhar, estou aceitando doações. Obrigado, amigos.

    Gilmar experto.

  35. Carlos Toniolo em outubro 16th, 2010

    O melhor lugar para pescar lambari é no tancão do Maeda; pesquei varios com minhoca; coloquei inteiro no anzol maior e pesquei varios mantrichãns.

  36. Celson E Vechiatto em outubro 16th, 2010

    este lambari estão sumindo dos nossos lagos, nascente e rios de todo país assim como nossa mata nossos rios melhoraria muito se os orgãos conpetentes donos de propriedades que possuen em suas propriedades lagos, nascente ,rios proteger mais reflorestar principalmente 100mtrs as margens os lanbaris e todos peixes estariam com suas existencias garantidas alem dos bagres que estão sumindo!!!!!

  37. AGNALDO H GALANI em novembro 8th, 2010

    BOA TARDE A TODOS,

    RENATO AQUI EM CAMPINAS QUANDO EU QUERIA PESCAR LAMABARI EU IA LA NO RIO CAPIVARI MIRIM NA DIVISA DE CAMPINAS COM MONTE MOR, É DISTANTE MAS SEMPRE FUI RECOMPENSADO,AH O ATIBAIA TEM PONTOS LEGAISTBM ,SO NÃO SEI SE DA PARA CONSUMIR,É UMA PENA…ABRAÇOS A TODOS ,VIDA DE PESCADOR NÃO É FACIL !!!

  38. Flávio em novembro 9th, 2010

    Amigos, infelizmente esta difícil de se fazer uma pescaria farta de lambaris nos rios, pelo menos nos rios aqui da região onde moro, sou de Maringá – Pr. Porem, vou relatar uma pesca que fui fazer meio que de ultima hora. Eram umas 15:00hs quando resolvi pegar minha esposa e filho e ir até o famoso Rio Ivai, chegamos no local da pesca por volta das 16:00hs e do nada o tempo virou e caiu uma pancada de chuva o que nos obrigou a ficar dentro do carro. Assim que a chuva parou logo abriu o sol, foi uma chuva de verão, ja eram 17:00hs e então como até então eu não havia fisgado nada nesse local resolvi pegar minha esposa e filho e ir até a ponte do Rio Ivai pois lá tem um restaurante na beira da estrada que serve um peixo frito no caprixo, e assim fomos. Os deixei no restaurante e desci pra baixo da ponte com uma varinha de bambu e minhocas, o ponto tem uma certa corredeira, então comecei arremeçar o anzol pra cima do rio e deixar a correnteza levar a boinha rio abaixo até o alcance da vara, pra minha surpresa logo de primeira fisgou um belo tambiú. Então pensei: sera que é meu dia de sorte? E foi, em menos de uma hora nesse método de jogar o anzol para a correnteza levar peguei 17 tambius, a cada puxão era uma emoçao diferente devida a violencia que os lambaris atacavam a minhoca.
    Pra mim valeu o dia essa pescaria.
    Abraço a todos

  39. anonimato em novembro 13th, 2010

    pescar lambari e preciso de uma minhoca no anzol e pronto

  40. Paulo Cannadiga em novembro 22nd, 2010

    Bom dia

    Sou novo na pesca esportiva, mas já me tornei um entusiasta.
    Gostaria de saber se existem restrições a pesca do Lambari nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro?

    Grato
    Cannadiga

  41. manoel francisco da silva em novembro 22nd, 2010

    ola
    já que o asunto é lambari;Qual é o modo correto de iscar o lambari no anzol para fisgar outros peixes?
    aguardo a resposta..
    obrigado

  42. gabriel em dezembro 14th, 2010

    o que precisa para uma pesquaria ser bem legal e conhecimento e emoçao

  43. Marcos Guilherme V. Carlos em dezembro 15th, 2010

    Ola sou pescador e queria saber com que iscas se treabalha o lambari,que anzol,que vara.que linha etc…
    Por favor me enviem até o dia 17/12/2010 sabado.
    Grato

  44. Alexandre em dezembro 16th, 2010

    Marcos, eu pesco em represa com massa de ração de gato moída, vara telescópica de carbono 4,5 metros e anzol no. 14 da Owner.
    Uso linha entre 0,10 a 0,20 mm, bóia palito pequena e não uso chumbo, somente um girador bem pequeno.
    Pra ceva eu trituro ração de coelho.
    Essa montagem pega muito! O cara que me ensinou pega 400 em um só dia.

  45. Carlos Toniolo em dezembro 16th, 2010

    Os anzois que ilustram esta reportagem não são anzois mosquitinhos e sim anzois para tilapias grandes.

  46. MARCELO em fevereiro 19th, 2011

    OLÁ PESSOAL ……..
    SOU UM PESCADOR DE LAMBARI A VARIOS ANOS,POREM NUNCA SOUBE EM QUE LUA ESTA PESCA É MELHOR.
    FORA DO LAMBARI SÓ GOSTO DE PESCAR NO MAR E BAIAS.
    ABRAÇO E PARABENS……………

  47. Vitor Augusto em fevereiro 26th, 2011

    eaew galera.
    eu gosto bastante de pescr lambaris,
    eu conheço bastante sobre iscas usadas para pegar esse “pequeno grande peixe”quando eu vou pescar essa especie,eu goste de usar como isca a minhoca ou sagú.
    usando esse tipo de isca,em 2o minutos em media,eu cato mais ou menos uns 50 lambaris,eu achu q é mt divertido fazer essa pescaria.
    observei algumas perguntas de alguns de vcs, de aonde poder pegar a especie,
    eu gosto bastante de ir em um pesqueiro q fica em baráo geraldo,na estrada da rodia,
    lá,existe 6 tanques muito limpos e com bastante sombra,contando com esse de lambari q é de criação,q contem nele tbm , tilápias cará , pacus de tamanhu pequeno,e outras especies.
    só passei pra dar umas dicas msm.

    abraço glr
    se tentarem fazer essas dicas em suas pescarias , tenho certeza q irá dar certo
    flw
    fuii.

  48. Vitor Augusto em fevereiro 26th, 2011

    esqueci de por o nome do pesqueiro onde pega lambari….rsrsrsrrss
    o nome do pesqueiro é “SANTIAGO”vlw gente
    fuiii

  49. ELISEO PIERDONÁ em março 15th, 2011

    UMA NOVA ISCA QUE DESCOBRI APOUCO TEMPO ATRAS, PARA PESCA DO LAMBARIZÃO DO RABO VERMELHO É SEM DUVIDA A BROCA (LARVINHA DA ABOBORA)UMA LARVINHA AMARELA DE +/- 1CM, É UMA ISCA FATAL, ESPERIMENTE. O BICHO DA LARANJA TAMBEM É OTIMO, SEGREDO DO BICHO DA LARANJA TIRE ELE UM DIA ANTES DE PESCAR, COLOQUE NUMA VASILHA COM QUIRELA FINA, O MILHO VERDE É BOM, MINHOCA COLOCA NA FRA DE MILHO, NÃO SUJA A MÃO, SABADO PASSADO EM 1 HORA PESQUEI 80 LAMBARIZÃO DEU 5KG. AQUI NA MINHA REGIÃO É DIFICIL PESCAR LAMBARI MENOS DE 12CM.É BOM DIMAIS ABRAÇOS…?

  50. LUIS MAURO PIRES em março 23rd, 2011

    EU GOSTO MUITO DE PESCAR O LAMBARI E POR AQUI NOS PESCAMOS COM UMA POLENTA PRONTA DA “YOKI” ENCONTRADA EM QUALQUER SUPERMERCADO, É SÓ CORTAR AS FATIAS E DEPOIS RETALHAR EM PEQUENAS ISCAS COMO SE FOSSEM MACARRÃOZINHO E PASSAR NO FUBA PARA NÃO GRUDAR UMA NA OUTRA EXPERIMENTE E VERA, NÃO SUJA AS MÃOS.

  51. mario em março 25th, 2011

    tenho um peixe oscar pode dar lambari para ele

  52. Mauro Sato em abril 1st, 2011

    P/ Wilson de 22/09/2009.

    Vi a sua receita p/pescar tilápias, e tenho
    uma duvida: o que é PÓ DE PIRA ?????

  53. joão em abril 5th, 2011

    bom, eu, como bom caipira que sou, pesco lambari com pão amanhecido, tiro a casca e molho e amasso até virar uma pasta bem legal, sem amolecer demais. Num dá outra, é só por uma pelotinha no anzolzinho e pronto. Num tem frescura nenhuma de massa pronta, o que que é isso, gente???????

  54. joao da rosa palmar em maio 12th, 2011

    peguei 45 lambari na ponte do faxina dos garvão deus quase 2 kg.

  55. luis antonio em maio 13th, 2011

    Boa tarde amigos ,sou da cidade de toledo mg .proximo a extrema mg .pela rodovia fernao dias .
    tenho um tamque de 30 por 10 + ou – .
    so crio lambari .muita procura para aperetivos,tira gosto.
    quem quizer conheçer e ate pesca e um sitio simples a todos que gosta de pesca pode vim pescar.e so me manda um email.que paço melhor detalhes do local .
    contato lalame.leme@gmail.com

  56. rafael em junho 25th, 2011

    olá amigos ,também sou fascinado por essa pequena e grande pescaria que para mim é um pequeno dourado

    um ótimo lugar de se fisgar esse ligeirinho é aqui em piracibaba em nosso rio, o rio piracicaba

    um ótimo lugar é na rua do porto , onde se você for despreparado lá vende de tudo para que você realize a pescaria

    muitos pescadores falam que já fisgaram lambaris de quase 300 gramas , mas acho que isso é apenas lorota , haha

    a isca mais eficaz é a minhoca mesmo com a varinha de bambu e com uma linha bem fina para dar chance ao coitado também

    abras

  57. izoel em julho 22nd, 2011

    moro na regiaõsul do parana´pense no lugar par pega lambari pesco muito no lago da uh salto santiago abç

  58. Eduardo em agosto 23rd, 2011

    Olá pessoal,
    Uma maneira esportiva e emocionante de pescar lambarí é com o famoso Sirirí, (que saem voando dos cupinzeiros entre agosto e setembro), uso linha 0,15mm, anzol mosquitinho, vara tescópica de 2,3m, sem chumbo e sem bóia, em um pequeno rio de aguas cristalinas aqui na região de jundiaí, isco o sirií, jogo na água, ele vai por cima acompanhando a correnteza de repente os lambaris começam bailar embaixo da isca até um mais corajoso dá o bote, parece ataque de tucunaré, com muita violência, nem sempre ele é fisgado e as vezes entram saicangas.
    Abraço

  59. levi em agosto 30th, 2011

    por favor gostaria de saber como faço o nó
    o anzol de lambari.

  60. José Pereira Machado em setembro 13th, 2011

    Bom dia amigos
    Gostaria de saber como criar esta precioasa isca pra traíras.Seria possível.

  61. Ricardo em setembro 26th, 2011

    Gostaria de saber onde pescar lambari perto de Franca interior de São Paulo, ou, em algum lugar não muito distante.

  62. Marcos Antonio em outubro 21st, 2011

    Moro em Taubate interior de Sao Paulo e gosto de pescar lambaris e aqui ta dificil de acha o marvado alguem sabe na onde tem um lugar bom por AQUI ? ou mais o menos perto ?Alguem pode responde ? Obrigado

  63. Geovani em outubro 24th, 2011

    Nossa como é bom pescar lambari!! Minha infância inteira tive contato com esse peixinho que é pequeno no tamanho mais gigante em matéria de proporcionar emoção. Não existe nada melhor que pescar lambaris em uma pequena sanga (pequeno riacho) os abençoadinhos são vorázes por alimento, dificilmente a gente se desepciona numa pescaria destas! VIVA O LAMBARI!!!!!!

  64. jeferson em outubro 30th, 2011

    para pescar lanbari e melhor usar uma minhoca

  65. luis antonio em novembro 7th, 2011

    Bom dia a todos sou do interior de minas proximo na divisa de sp e mg pela rodovia fernao dias com .tenho um tamque pequeno mas tem bastante lambari do rabo vermelho se auguem quizer vim conheçer pescar fazer amigos e um sitio simples mas paço bom fim de semana la longe da cidade grande .alguem que quera vim pesca lambari e so me manda um email para laleme.leme@gmail.com que paçarei o endereço e contato abraço a todos grato luis leme .

  66. arnaldo em dezembro 3rd, 2011

    Hehe Luis Antonio,cê mora no céu e ainda não sabe.
    Aproveite o que Deus lhe deu.
    Abraço.

  67. gabriel felipe bonassina da silva em dezembro 10th, 2011

    verdadee eu adora pescar lambari.
    gosto tambem de comer. kkkkkk

  68. Jonas Lunardi em dezembro 30th, 2011

    LAMBARI DE 300 GRAMAS? quero comer ele cru e não tirar os espinhos!

    Minha primeira fisgada de peixe na vida foi um jundiá que comeu a minhoca e o anzol, saiu pela guelra saiu e um lambari atacou…na primeira puchada da minha vida foram II….gosto muito de pescar, inclusive essa semana fomos. Em duas horinhas foram 57 lambaris de todos os tamanhos. O cara tem que ser bagual para fazer uma boa pescada de lambari…pescador que é pescador adora pescá-lo! Melhor isca: Pá! Podemos até fazer uma competição…não troco a minhoca por sagu nem que for benzido! Existem milhares formas de pegar lambaris…algumas predatórias magari…mas tudo bem, pescar tem que ser na vara de bambu, minhoca anzol pequeno e HABILIDADE, o cara tem que ser ninja e rápido! Sobre o lambari de 300 gramas por favor me enviem um exemplar que quero reunir o bairro aqui da cidade e apresentá-lo aos mais velhos, pois 300 gramas só se ele anda comendo o chumbo das varinhas!
    Abraço
    Jonas

  69. Matheus jacomini em janeiro 5th, 2012

    só me diga tb como q c faz para pescar carás.

  70. daniel ”de piracicaba” em janeiro 10th, 2012

    Marcio David, gostei muito das dicas que vc deu na pesca de lambari, ajudou bastante!!!

    um abraço

  71. Lia em janeiro 21st, 2012

    Gostaria de saber em quanto tempo um lambari fica adulto?

  72. BEZERRA em janeiro 24th, 2012

    ACHEI LEGAL A TROCA DE EXPERIÊNCIAS DOS PESCADORES INSCRITOS NO SITE.

    A ÚNICA LEMBRANÇA QUE QUERO DEIXAR É:

    PARA CADA REGIÃO, EXISTE UM ISCA DIFERENTE PARA OS LAMBARIS E TILÁPIAS. NOTEM.

  73. rodrigo em fevereiro 3rd, 2012

    qual e a melhor isca para lambari

  74. Janaina Devi em fevereiro 6th, 2012

    A pesca do lambari em lagoas de água doce pode prejudicar a cadeia alimentar aquática nesse ecossistema, isso porque o lambari se alimenta naturalmente de pequenos crustáceos, insetos, todos encontrados às margens de seu habitat natural. Além disso ele pode se alimentar de detritos, desempenhando um importante papel na limpeza das águas represadas e/ou reservatórios de água naturais e artificiais.
    O lambari é um excelente forrageiro, certo? Isso por si só garante a sua importância em qualquer água, pois se tem lambari, tem quem dele se alimente, e não estou falando somente dos homens.Precisamos manter as águas limpas e combater a pesca predatória do lambari. Conscientizem-se, informem-se, procurem os órgãos ambientais competentes para tirar sua dúvidas. Atenciosamente. Janaina.

  75. GILBERTO ANDRADE em março 4th, 2012

    eu estou querendo saber que as isca de peixes natural, caso lanbari ou mesmo jeju ou turviras, como sao engolidas pelo peixesm se é pela cabeça ou rabo, pois gosto muito de pescar de rodada és o motivo de saber

  76. eduardo em junho 18th, 2012

    tem horas que esse peixes fica roubando a isca e nem da pra parceber da muita raiva

  77. Evaldo Luiz de Souza em agosto 22nd, 2012

    Sou o clássico pescador de lambari, pois curto a fisgada da ferinha, como se fosse uma piraíba.
    Uso uma vara telescópica de carbono com aproximadamente 5m.,linha 15 e anzol de cristal l2,com um micro chumbinho, o que me dá a sensação de estar fisgando um grande peixa.Assim sendo a quantidade é o que menos interessa.
    A minha pescaria é realizada em represas da Grande SP.
    UMA RECEITA:
    LAMBARI À ESCABECHE. OU SEJA DA MESMA MANEIRA COMO SE PREPARA A SARDINHA NA PANELA DE PRESSÃO! È I N C O M P A R A V E L

  78. MARQUES em agosto 30th, 2012

    é a melhor pescaria que existe a de lambari, esse peixe é valente e da gosto pescar, com um mini molinete e varinha de 1 metro, linha 0,14 mm. anzol ponta de cristal e minhocas vermelhas ou minhoca brava, joga quirela faz uma cevinha e logo apos começa a pegar, não adiante falar em peixes grandes, gosto mesmo de fisgar os lambaris pratas nas corredeiras…..

  79. MARQUES em agosto 30th, 2012

    é uma pena que estão acabando com os ribeirões da região de patrocínio paulista, com agrotoxicos isso está extinguindo os peixes, mas fazer o que se ninguem ve nada…

  80. GRACI em novembro 16th, 2012

    ADORO PESCAR LAMBARIS COM MEU ESPOSO, ADOREI AS SUAS DICAS.

  81. Wilson Ortega em janeiro 16th, 2013

    Parabéns pelo ponto de encontro de boas pessoas. Eu lí todos os comentários postados no site. Encontrei informações importantes para meu conhecimento na arte de pescar lambarís.
    Há muito tempo não vou pescar, mas em breve, se DEUS permitir, irei. Sôbre as iscas, a que dava maior resultado era o sirirí, que íamos pegar no cupinzeiro, os capotinhos, ( branquinhos ) eram ainda melhores. Depois comecei a pegar lambarís com o tatuzinho, mas daqueles que não enrolam. eram ótimas iscas vivas. Crio larvas de tenébrio até hoje, são para meu coleirinha, mas logo servirão de isca para lambarí também. Eu costumava pescar em Jundiapeba, região de Mogí das Cruzes. Já ví lambarí graúdo pego em Salesópolis. Em Cerquilho, pega-se muito lambarí, piava, Tambiú, Jurupoca… é um bom lugar !!!!

    Um abração. e Obrigado !!!!

  82. RODRIGO CELONI em abril 24th, 2013

    estava duvidando do eliseo destas pescaria de lambari com broca de abobora, resolvi convida-lo para uma pescaria no rio iguaçu aqui em capanema, olhe eu ja tenho mais de 60anos de idade e de pescaria, mas pescaria de lambari do jeito que ele pesca nunca tinha feito, pois duas horas de pescaria pescamos 170 lambarisão todos na media de 14cm a 18cm, deu 8kg, incrivel … ele usa vara telescopia de 5,40m, e linha da platinun xt 0,20m, anzol mustad amarelo, boia media, chumbada pequena, massa: trigo, fuba,ovo, açucar, queijo ralado bem fino, pesca com a massa mole, é chou de bola o meus parabens. aprendi um pouco mais, ele tem um macete pesca ca boia uns 50cm por cima da agua so entra lambarizão que chega canta a linha, eu nos meus 60 anos tive o prazer de presenciar uma pescaria das melhores de minha vida.

  83. paulo santiago em maio 17th, 2013

    como diz um amigo meu ¨adoro lambari fritado¨hahhahaah

  84. tania maria chagas rodrigues em outubro 21st, 2013

    gostariamos de saber como melhor preparar um lambari se fosse possivel nos dar uma esplicasaoe a melhor isca para fisgar eles gostei dessa materia que vimos eu meu esposo ele ama pescaria e seu robe preferido obrigado .


xxxx