Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios



Maus tratos aos peixes de pesqueiro – Preserve e apóie o pesque e solte

Olá amigos,

Nesta matéria vou falar um pouco sobre maus tratos aos peixes de nossos pesqueiros.

É comum você ver em pesqueiros, aqueles pescadores que não tiram as farpas do anzól, que jogam o peixe no chão, que pisam no peixe para que ele pare de se bater e até mesmo pescadores que literalmente empurram os peixes para a água com o pé. Sem falar naqueles que seguram o peixe pelas guelrras, e até outros que fazem de tudo prá recuperar um anzol que o peixe engoliu. O pior é que depois de tudo isso “o cidadão” solta o peixe, e só porque o mesmo saiu nadando, fica “todo feliz”, sem ao menos imaginar que esse peixe com certeza já estará comprometido.

Como podemos observar na placa da foto abaixo, não é por falta de informações que os pescadores cometem maus tratos aos peixes.


Um peixe pode demorar dias para morrer.

Veja alguns casos a seguir:

Caso 1: Ao ser pisoteado por um “sujeito” que não quis “sujar as mãos”, o peixe pode sofrer algum tipo de machucado nas escamas, essas por sua vez vão inflamar e só depois de alguns dias, ele agoniza e acaba morrendo.

Caso 2: Quando o “sujeito” não retira a farpa e captura algum peixe que tenha engolido o anzól, muitos rasgam as vísceras, guerras e outras partes do peixe, na maioria das vezes ele também vai sair nadando.

Caso 3: O peixe que teve o maxilar quebrado de tanto o pendurarem pela boca para ser fotografado, também corre sérios riscos de morrer. Uma dica é usar o mais rápido possível o alicate (grip) e segurar com uma das mãos o rabo, aliviando assim o peso.

ALICATE COM BALANÇA

Nos pesqueiros, esse problema se estende ainda mais por causa do número de vezes que o mesmo peixe é fisgado e manuseado de forma incorreta.

O famoso alicate com balança e outros parecidos são extremamente úteis, porém, é uma covardia usá-los em determinados peixes. Já fisguei pirararas com peso acima dos 20kg, onde a boca estava quebrada em 3 lugares. Isso acontece por causa do uso contínuo desses alicates.

Pirararas, pintados, cacharas e os grandes tambacus são peixes muito pesados para serem pendurados pela boca. Você já se imaginou pendurado pela boca? Deve ser bem dolorido não é?

Confesso que usei esse tipo de alicate por muito tempo, mas hoje, depois de pesquisar e me informar sobre o assunto, não uso mais e aconselho todos a fazerem o mesmo.

Peixes como o curimbata e as carpas em geral tem a boca extremamente frágil, o que impossibilita o uso desses alicates. As fotos abaixo mostram uma Carpa Capim de 5 Kg com a boca rachada.

Triste é ver sites, programas de tv, revistas e pescadores famosos, incentivando o uso destes equipamentos, quando o correto seria alertar os pescadores sobre as consequencias que este equipamento pode causar tanto para os peixes de pesqueiros quanto todos os outros que habitam nossas águas.

PASSAGUÁ

O uso do passaguá facilita e muito na hora de tirar o peixe da água. Caso queira pesar o peixe, coloque o alicate com balança preso ao passaguá com o peixe, depois desconte o peso do passaguá vazio. Pronto! Você vai saber o peso do seu peixe, sem machucá-lo.

EXTINÇÃO NOS PESQUEIROS? É POSSÍVEL?

Há três meses, o proprietário de um grande pesqueiro aqui de São Paulo, entrou em contato comigo, pois estava querendo comprar peixes de grande porte. Depois de semanas de pesquisas e orçamentos, percebi que não existem mais peixes grandes à venda. É raro você encontrar quem tenha peixes de grande porte para vender.

Cheguei a conclusão de que, se não preservarmos os peixes que hoje estão nos lagos de nossos pesqueiros, em breve não poderemos ter mais onde fisgar nossos valiosos troféus.

Fica aqui meu recado e pedido a todos.

Um abraço e até a próxima.

Caso tenham alguma dúvida, estou a disposição no e-mail marcio@fishingtur.com.br ou também através do Msn Messenger: marcio.pescador@hotmail.com

Dúvidas, Críticas e Sugestões também podem ser feitas através de nossos comentários no final de cada matéria.

Fotos por Renata Ayres


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

28 Comentários

  1. Carlos Eduardo em dezembro 11th, 2008

    Emuito triste ver um peixe deformado ou agonizando! Faço uma pergunta aos amantes da pesca esportiva e da pesca de um modo geral: Qual é o valor de um peixe morto????????Qual é o valor de um peixe morto?

  2. gustavo em março 25th, 2009

    as mesmas palavras …. Qual o valor de um peixe morto ? qual o valor de um peixe morto ? qual o valor de um peixe morto ???????????????????????????????????????????????????????????

  3. Marcia Kelly em julho 13th, 2009

    Não entendo que graça tem pesca um peixe, pessalo e depois soltar o mesmo todo machucado, isso é um crime peixes e outros animais são seres vivos que merecem respeito e atenção…

  4. Gustavo em setembro 22nd, 2009

    cambada de filh@#$#$ %#$$#@…. tem que pega e faze isso com esses ##@$%$#$ q penduram os peixes pela boca . erguer uma carpa meu pai eh muito fragil a boca delas

  5. Marcos A.Cavalcanti em janeiro 9th, 2010

    Ola Amigos!
    Já participo deste forum, razão pela qual, vivo escrevendo sobre o nosso esporte no meu blog, espero que esta ferramenta “Internet” motive os pescadores em geral, a pesquisar e participar dos sites de pescaria, pois, alem da informação é uma maneira eficaz de educar as pessoas em geral e com isso concientizá-las da preservação de nossos peixes e da natureza.
    Abraços.Marcão.

  6. carlos eduardo em janeiro 11th, 2010

    Ola amigos da pesca esportiva!!! Parabens por optarem por este tipo de pescaria, pois isto mostra que os pescadores estao cad aves mai concientes!! Esta é uma otima noticia pois ainda quero pescar os brutos com meus filhos e netos!! Tepasso a pergunta a todos, Que valor tem um peixe morto??????

  7. Leda em fevereiro 5th, 2010

    Já não como carne há dois anos, eu comia peixes, mas, depois de saber e constatar a COVARDIA que a maioria dos pescadores fazem com os pobres peixes, aí eu não consigo nem comer mais peixe. Será q essas criaturas não percebem o mal q estão fazendo? Não sabem q os animais, sejam quais forem, sentem dores, sofrem, não s~~ao seres inferiores, fazem parte do mesmo mundo que nós humanos. Será q esses pescadores q acham q isso é esporte, como se sentiriam nas maõs de gente mais forte, q, se achando superior a eles, fizesse o mesmo com essa gente podre, q cheira mais mal do q o peixe qdo está apodrecendo…Malditos sejam.

  8. augusto de paula fernandes em fevereiro 24th, 2010

    concordo, nao custa nada pegar um alicate e amassar a farpa, e mesmo com ela amassada ainda fica um restinho que serve so pra da uma garantida, e usar o passagua, mas outro erro cometido com o alicate com balança, e pegar o peixe sem cansar, nao precisa ser carpa, qualquer peixe tera a boca machudada.

  9. rogerio caldas fusanha de jesus em abril 13th, 2010

    no pesqueiro onde vou, o responçavel pela pesca, um cara muito chato usa um alicate balança pra pesar os pobres coitados dos redondos, e como la sao duas lagoas relativamente pequenas os peixes sao pescados umas 3 veses por dia e sao submetidos a tortura de serem pendurados pela boca e alem do mais sao pisoteados pelos pescadores e tudo mais que foi citado acima, entao eu pergunto a voces, O QUE VALE UM PEIXE MORTO????
    O QUE VALE UM PEIXE MORTO??????????
    O QUE VALE UM PEIXE MORTO??????
    MAS QUE PORCARIA

  10. Marcos A.Cavalcanti em abril 14th, 2010

    Resposta ao Rogerio C.Fusanha:
    Meu companheiro, como este artigo está relacionado com este problema, minha sugestão á vc e os demais é mto simples: Tente fazer uma denúncia á um orgão responsável p/meio ambiente, informando o local e demais dados p/que eles efetuem uma fiscalização, pois enquanto ficarmos só lamentando e reclamando as coisas c/certeza não mudarão, pois em tais denúncias,o pessoal que fiscaliza, n/vai informar o denunciante, que tal aceitam?
    Marcão.

  11. willen em junho 1st, 2010

    em relação a peixes grandes tem um pesqueiro q frequento q tem exemplares de tambacus de 27 kgs
    pintados de 20 25 kgs
    tilapias de 3 a 4 kgs
    dourados

    muito bom esse pesqueiro e o forte e de esportiva fica em Paiçandu-Pr
    olha no orkut as fotos
    procura por pesqueiro+paiçandu vai aparecer pesqueiro hikary
    recomendo
    um abraço em todos

  12. Felipe Gouveia em agosto 18th, 2010

    Desejo com todas minhas forças, que todos os indivíduos que praticam este tipo de acção, sejam multilados e, danificados da cabeça aos pés.

  13. Edgard Araújo em novembro 24th, 2010

    Boa Tarde a todos!
    Uma coisa a se fazer de forma muito simples quanto ao querer pesar os peixes grandes é pendurar os passaguas com o alicate balança (e NÃO na boca dos peixes), sempre faço isso, fica a dica a todos! E lembrem-se, Anzóis somente SEM farpas! Abraços!

  14. gabriel em dezembro 14th, 2010

    gente voces que usam esses alicates nao tem vergonha de ver uma cena desa.

  15. Reginaldo Prado em fevereiro 10th, 2011

    Olá amigos!!!
    Parabéns pela iniciativa de conciêntizar aos pescadores sobre esse assunto tão serio e delicado.Hoje em dia é comum ver peixes boiando mortos nos tanques de pesqueiros devido ao manuseio incorreto dos mesmos.Fica ai o aletra de não usar alicates balança diretamente na boca dos peixes e não usar anzóis com fisgas…
    Vamos preserv

  16. André em março 8th, 2011

    Depois dessa matéria aprendi muito, pesco quase todos os domingos, e no pesqueiro onde vou existem aqueles IMBECIS que pisam nos peixes para eles nao ficarem se debatendo, e outros que pucham os peixes para fora da agua direto no anzol puchando a linha, outros que jogam o peixe que nem jogam uma bola….
    Fico MUITO P%^!o, quase briguei no pesqueiro outro dia…..
    Parabenizo a iniciativa dessa matéria, muito bom mesmo….

  17. bruno em março 15th, 2011

    precisa cata un cxara desse que ficam com o garra pendurando os peixe e fla pra ele dexa eu te pendurar pelo queixo ?????
    pra ele ver como é gostoso

  18. gabriel em março 23rd, 2011

    esses dias estava num pesqueiro e vi um cara segurando uma carpa com alicate fui correndo dizer pra ele soltar pois a boca é fragilquero ver se eles iam gostar se fosem pendurados pela boca

  19. gabriel de matos meneghel em abril 9th, 2011

    É isso ai pessoal! não podemos adimitir que esses caras que se denominam pescadores fazer isso com os nossos peixes! faço a pesca desportiva tb ,mais nem com o peixe que eu vo comer depois eu num faço isso ! imagine com o peixe que vc vai soltar! enquanto ao grip pode ser usado sim , mais com extremo cuidado, saber pegar o peixe aliviando o peso a não fica pesando o peixe pendurado !

    como o marcio disse é só colocar o peixe no passagua e pesar e depois descontar o peso do passagua !e outra pra que ficar pegando as coitadas das carpas pelo alicate , o peixe não faz simplesmente nada pra vc , ao contrario ele te da muita alegria ! agradeço o marcio e a esquipe fishingtur pela matéria , realmente muito bom !

  20. carlos pescador reys da cevadeira em setembro 18th, 2011

    boa tarde pescadores, lendo essa materia concordo com tudo,mas, eu usava o alicate gripe,por nao saber que machucava o peixe agora nao uso mais,tenho3 passaguas um com cada tamanho e 2 balanças uma digital nao seguro mais o peixe por muito empo a nao ser se ele ter o peso acima de 25 kilos pra foto e tudo mais pra nao judiar do peixe mas tem uma coisa gostaria mesmo de saber se uma farpa no anzol machuca o peixe pq pelo que sei sem a farpa fura a boca do peixe e nois arrastamos ele do mesmo geito sera que um anzol machuca mesmo ou tem pesqueiro que quer vender o peixe depois pra outros pesqueiros.desculpe se fui muito insistente e que fui num pesqueiro com amigo e o dono pegou o material dele e amassou com um alicate e ele ficou sem o anzol,se for assim ele nao pode proibir levarmos comida pq venda casada e proibido por lei em estabelecimentos comercias.ta aqui minha indiguinaçao obrigado

  21. marcelo em janeiro 11th, 2012

    adorei essa materia e nao vou usar mais o alicate balança a nao ser com o passagua abraços amigos pescadores

  22. Elder James de Oliveira em janeiro 15th, 2012

    eu considero o alicate tipo BOGA uma ferramenta para IDIOTAS ha no mercado varios tipos de formas de tirar o peixe fora sem machuca lo ou minimisar ao maximo sua retirada só para citar luvas pega peixe de plastico, alicates pega de plastico, produzido por industria nacional e o melhor bem baratinho…

  23. rafael acacio em julho 2nd, 2012

    umma ves eu estava pescando e pegue no criatorio de peixe da minha avo uma tilapia de 6kg

  24. Paulo em outubro 13th, 2012

    Como e onde fazer uma denúncia do terra da gente da eptv globo que não se contentamento somente em cometer essa atrocidade mas também em exibir e incentivar na tv. Se cada um de nos que ler-mos este tópico denunciar, acho que podemos fazer a diferença.

  25. Ramon em junho 21st, 2013

    Eu ia compra um alcatel com balança pra mim essa semana mais sabendo que é tão prejudicial a vida de nossos peixes vo continuar a usar puçar como agente diz aqui em m.g muito obrigado pelas informações e se alguém pensa em comprar faça como eu procure se informar antes… Abraço a toda equipe fishngtur

  26. Fábio em dezembro 10th, 2013

    Estive em um pesqueiro a um tempinho atras, que estava dificil de capturar os grandes tambas, dai começamos a usar sebo bovino como isca, e começamos a ter bons resultados, Dai, um belo dia estava indo embora desse pesqueiro um dos funcionarios disse q o Dono tinha proibido a pesca com sebo , pois havia morrido 2 tambas devido ao sebo, e porque tambem prejudicaria a qualidade da água devido a isso tbm , ! Será que pode acontecer isso ? ou o problema seria pessoal porque só agente pegava os bitelos !!??!! rssss espero respostas !

  27. Fernando em maio 28th, 2015

    Na verdade sou contra pesca esportiva, a favor apenas de pesca por sobrevivencia ou para vender no mercado. Estudos recentes provaram que peixes sao capaz de sentir dor e medo,nao sao animais retardados qud possuem memorias de segundos como se acreditava antigamente, e que a pesca esportiva eh um ato tao cruel quanto dar um bife com anzol ah um cachorro e mergulhar ele na agua durante alguns segundos. Mas em fim, como essa crueldade eh legalizada, eu nao posso fazer nada. Mas teve um dia que eu tava fazendo caminhada ao redor de um lago publico com o meu primo, e vi um imbecil rasgando o labio de um peixe pra tirar o anzol. Eu fui correndo ate ele e lhe dei um soco na cara. Ele caiu no chao, mesmo assim continuei chutando as costelas do desgracado. So parei porque meu primo me segurou, se nao fosse por isso, talvez eu teria matado o cara e sujando minhas maos com sangue sujo. Mesmo sendo contra, nao vou dizer pra nao pescar. Mas toma cuidado como vao tratar os peixes, pois existem pessoas mais descontrolados que eu por ai, e ja mais vao assistir uma covardia queto. lembre, sempre tem alguem de olho em como voce trata os animais. Nunca te bateram ou fizeram algo pior com voce por causa das coisas que voce faz com os peixes que voce pesca?. Fica tranquilo, sempre tem uma primeira vez.

  28. Andre em março 18th, 2016

    Nossa Fernando, hahahah vá se tratar cara, isso é doença.


Fatal error: Call to undefined function show_subscription_checkbox() in /home/storage/b/dc/e9/fishingtur/public_html/wp-content/themes/ad-clerum-10/comments.php on line 101
xxxx