Pescaria em Bertioga – Muitos robalos e outras espécies no litoral paulista

Local: Bertioga – SP

Olá amigos pescadores

Eu e o Poser fomos fazer uma pescaria em Bertioga, nossa intenção era ir atrás dos robalos, e contatamos um dos melhores guias de Bertioga, o Wallace.

Marcamos para o domingo e 6 e meia da manhã já estavamos saindo da Marina Água Azul no centro de Bertioga. O barco do Wallace é muito confortável, com bancos acolchoados que proporcionaram o dia inteiro de pinchos sem nem um pingo de dor nas costas, realmente recomendo.

Inicialmente queriamos ir para o canal, mas o Wallace nos convenceu a ir para a costeira, até o Guarujá, como o Wallace é um dos melhores guias da região, nem pensamos duas vezes para aceitar a sugestão. Estavamos levando algumas iscas de meia-água e muitos jumping jigs, mas resolvemos levar 100 camarões vivos por via das dúvidas.

Começamos batendo na entrada da barra, onde deixamos o barco com o motor elétrico apenas controlando a velocidade da maré e começamos  a jigar, o dia inteiro tentamos diversos jigs, de cores e tamanhos diferentes, mas o que mais surtiu efeito foi o da ldk, o lula da cor dourada de 25 gramas, esse foi o verdadeiro matador.

Logo na entrada da barra, que é a entrada do canal, começamos jigando, fizemos durante toda a pescaria um trabalho normal de jig, ou seja, um trabalho bem ao fundo, nesse tipo de trabalho arremessamos o jig a uma curta distância e esperamos até sentir ele tocar o fundo, damos duas voltas na carretilhas e damos um ou dois trancos secos porém curtos para cima  depois esperamos a isca tocar novamente no chão e recomeçamos o movimento.

Não demorou muito e o Poser já estava com a varinha envergada, depois de uma gostosa briga, logo já estava embarcado o primeiro robalo do dia, um belo exemplar.

Robalo - Poser

Logo em seguida, com o mesmo trabalho de isca o Poser embarcou mais um robalo, esse bem menor.

Nosso guia Wallace também não ficou para trás e embarcou o seu primeiro do dia.

Robalo

Decidimos colocar as varinhas de espera com camarão enquanto jigavamos, o camarão vivo geralmente é uma ótima isca, e provou isso, com um belo doublé do Poser e do Wallace.

Robalos

Ainda no camarão o Wallace pegou um bagre.

Bagre

Depois disso, fomos até o arvoredo tentar alguns robalos maiores, mas o que encontramos é um belo cardume de pescada, e elas entram com tudo em nossos jigs, no primeiro arremesso já acertei uma boa pescada branca.

Pescada

Pescada Branca - Marcel

E logo depois outra e outra, quando se acerta um cardume de pescada é uma loucura, e desta vez nao foi diferente.

Pescada - Marcel

Pescada

Pescada - Poser

No meio do cardume começou a sair alguns robalos, que acabaram roubando a cena.

Robalo - Marcel

Decidimos dar uma variada, e fomos tentar bater em umas pedras bem em frente a praia do centro, e na primeira jogada, parecia um enrosco, rodamos para tentar desenroscar e conseguimos, na segunda jogada novo enrosco, briguei, briguei para tirar do enrosco, quando de repente o enrosco começou a tomar linha, me assustei e começei a recolher com mais força, para minha surpresa, quando vi que o enrosco era na verdade uma garoupa, que foi pra foto também.

Garoupa

Garoupa - Marcel

Nesse mesmo ponto era só arremessar o jig e pegar um robalo, não tivemos nem um arremesso sem peixe, mas de tamanhos menores.

Depois voltamos para a barra e pegamos um cardume de robalos,  em uma certa hora estávamos o três com peixes, e de bons tamanhos

pesca em bertioga

Pesca em Bertioga

pescaria

Pescaria

Robalos

E por último, o nosso guia pegou alguma coisa bem pesada, e não conseguia dizer que peixe estava do outro lado da  linha, de repente boia na frente do barco um enorme baiacu de 5 kilos, eu pessoalmente nunca tinha visto um baiacu desse tamanho.

Baiacu

Resumindo, Bertioga ainda é um ótimo point de pesca, se você sair um pouco do canal e do mangue fica mais fácil pegar peixes maiores, nessa pescaria pegamos aproximadamente 50 peixes, e muito poucos tricks, eu recomendo procurar bons guias e fazer pesca de costeira, saindo do canal e indo até o Guaruja beirando a costa, sem dúvida uma pesca muito produtiva.

Quero agradecer ao Wallace que se mostrou um ótimo guia, nos mostrando técnicas e locais que nao imaginavamos.

Um grande abraço a todos amigos pescadores