Pesqueiro Bem-te-vi – Muitos redondos e grandes peixes de couro em Piracicaba

Local: Pesqueiro Bem-te-vi  -  Piracicaba  -  SP

Olá,

Hoje vou relatar duas de algumas pescarias que foram realizadas ultimamente por mim e meu pai no já conhecido e cobiçado pesqueiro Bem-te-vi de Piracicaba, que é um dos meus preferidos pela boa quantidade de peixe que é pega em um bom dia de pescaria.

Chegamos no pesqueiro bem cedo e já pegamos o quiosque onde é possível pescar com cevadeira e deixar as varas dos peixes de couro armadas em um canto do lago.

Nesse dia um amigo foi conosco e a quantidade de peixes fisgados foi muito boa, logo nos primeiros arremessos da pescaria os tambas começaram a subir e já tirei um peixe da água.

Depois de solto arremessamos novamente as bóias e o Villa tirou outro tambinha que brigou muito apesar de não ser grande.

Nesse dia tinham muitas nuvens no céu o que ajudou e muito na pesca de cavadeira, os peixes comiam como loucos, assim que a bóia caía na água a confusão começava.

E entre os tambinhas que estavam batendo com mais freqüência, um belo peixe literalmente explodiu na flor da água afundando até a cevadeira, me rendendo uma boa e cansativa briga.

Tambacu - Gabriel

E como é de costume no Bem-te-vi fizemos o primeiro double da pescaria e dessa vez o double foi de peixes de couro.

Doublé

Apesar da grata surpresa, depois de um tempo brigando, o peixe do meu pai simplesmente escapou. O peixe que saiu para a foto era uma linda cachapira que foi pega com salsicha a 20 centímetros da margem bem na curva do lago.

Cachapira

Depois disso voltamos a cevar e logo no primeiro arremesso entrou um tamba.

Enquanto eu estava brigando com esse peixe meu pai fisgou outro, porém acabou escapando.

Doublé

Logo em seguida dei outro arremesso e engatei mais um tamba, no Bem-te-vi é surpreendente a força que os peixes tem, muitas vezes você fisga um peixe e acha que é um gigante, porém quando chega na beirada vê que é mais um peixe “bombado”.

Logo que coloquei o peixe na água o villa engatou um bicho na bóia, nisso peguei minha vara arrumei a isca e mandei pro fervo, foi o tempo da bóia cair na água e bater outro tamba, porem meu peixe escapou, pois eu forcei um pouco pra não enroscar as linha e o anzol acabou abrindo. Como já estava com a mão na massa peguei o peixe do Villa e tiramos a foto.

Soltamos o peixe e voltamos a pescaria, nisso uma vara que eu tinha deixado em um canto do lago envergou e o alarme começou a “gritar”, joguei minha vara de cevadeira de lado e fui conferir se o bicho era bom, fisguei e depois de uma briga pesada encostou uma bonita pirarara.

Uma dica para os peixes de couro é deixar a linha um pouco solta para ele não sentir a tensão da linha.

Enquanto isso os peixes continuavam loucos comendo a ceva, empolgado arremessei e engatei um bicho um pouco mais pesado que os outros, que brigou por um bom tempo mas acabou se rendendo.

No Bem-te-vi é preciso ter um pouco mais de cuidado ao manejar os peixes, pois eles são muito fortes e mesmo quando estão fora da água se debatem demais e fica fácil derrubá-los no chão e isso acaba machucando-os.

Depois desse peixe começamos a arrumar as coisas para ir embora e por muita sorte a última vara que estava armada para pirarara envergou absurdamente e começou a puxar muita linha.

Fui até lá, fisguei e comecei a briga, apesar do equipamento pesado a pirarara puchava muita linha.

Briga com Pirarara

Pescaria de peixe de couro é muito boa pois você joga a isca na água e espera, sem saber o momento que ele vai atacar, na maioria das vezes quando menos esperamos a vara enverga e a briga de boas levadas características dos couros começa.

Essa pirarara estava muito forte e com muito trabalho conseguimos traze-la e encerrar a pescaria com chave de ouro.

A outra pescaria foi um pouco depois, chegamos ao pesqueiro bem cedo e fomos pro lago dos peixes grandes, dessa vez ficamos em um local diferente do que somos acostumados, porém nos 5 primeiros minutos da pescaria com salsicha na margem bateu uma linda pirarara que brigou margeando o lago, a minha sorte é que nesse canto do lago não tinha enrosco e devagar consegui encostar a bocuda.

Foi até engraçado essa pirarara, eu joguei a isca no lugar e virei as costas, quando tinha dado cinco passos o alarme tocou. Meu pai também saiu na foto.

Depois de soltar essa pirarara coloquei outra salsicha na vara e quase que instantaneamente bateu outro peixe e dessa vez era uma cachapira da cabeça torta.

Cachapira

Nesse momento meu pai começou a cevar para começarmos a pescaria dos peixes redondos, mas depois de várias copadas percebemos que os peixes estavam subindo perto de onde costumamos ficar, então resolvemos mudar de lugar para tentar pegar alguns tambas. Depois de levar todas as coisas pro outro lugar começamos a cevar, porém os tambas estavam devagar e comendo muito pouco, com isso fui armar novamente as varas pros peixes de couro, e rapidamente depois de uns 20 minutos esperando outra pirarara estava na linha e puxando como louca.

Nesse dia os peixes estavam bem ousados e batendo bem próximo as margens.

E depois desse ataque dos peixes de rabo vermelho nos dedicamos a pescaria de cevadeira que no dia não estava la essas coisas.

Após insistirmos muito, os peixes começaram a comer a ceva, e depois de alguns arremessos meu pai engatou um bom tambacu que brigou por um bom tempo e nos deixou um pouco apreensivos pois toda vez que chegava na margem dava cabeçadas violentas de lado, o que torna muito fácil a escapada, mas com cuidado meu pai trouxe o bichão e tiramos ele da água.

Depois desse belo tamba, começou o ataque dos bigodudos, e apesar de serem muito parecidos pudemos perceber que pegamos um pintado, e duas pincacharas.

Nesse dia os peixes de couro estavam com o fome e o prato principal do dia foi a salsicha.

O primeiro bigodudo a sair foi o pintado que pegou a isca e ficou parado, quando eu fui recolher a linha veio a surpresa, ele estava lá, já fisgado porém parado.

Notem que o pintado tem apenas pequenas pintinhas.

Pintado

Enquanto tirávamos esse pintado outra vara deitou e quem bateu dessa vez foi a pincachara que é o cruzamento do pintado com a cachara e possui traços e pintas.

Pincachara

E só lembrando, é bom termos cuidado com esses peixes que tem ferrão, nesse dia presenciamos um acidente com isso.

Um pescador pegou um pintado e acabou se cortando com o ferrão. E no Bem-te-vi ainda temos que ter um cuidado redobrado pois até os peixes de couro que costumam ser calmos se debatem muito ao sair da água e dificultam o manuseio.

Depois de soltar esse peixe jogamos as varas de fundo e fomos nos dedicar a pesca com bóias novamente pensando que não bateriam mais peixes de couro mas fomos surpreendidos novamente e mais outra pincachara bateu na salsicha.

Pincachara

Aqui, apesar dos peixes de couro saírem bem, eles são bem espertos, nessa pescaria estávamos usando três varas para peixes de couro, uma com chumbo e duas com anzol direto na linha e só bateu peixe nas que estavam sem chumbo e com a linha bem solta.

Voltando a cevar, conseguimos fazer alguns peixes começarem a subir e tirei meu primeiro tamba do dia.

Tamba - Gabriel

Com o sol rachando nas nossas cabeças os peixes pararam de comer na superfície, fui dar uma volta pelo lago e percebi que eles estavam subindo em outro canto, então busquei minha vara e comecei a cevar, não demorou muito bateu um peixe. Briga vai, briga vem e o peixe não se entregava, depois de um bom tempo o peixe encostou e vi que na verdade se tratava de mais um brigento e não o bitelo que eu estava esperando.

E esse foi o último peixe do dia pois tivemos que vir embora 2 horas da tarde, meu pai enquanto eu estava andando pelo lago ainda capturou mais dois tambas bons mas como estava sozinho e o peixe se debatia muito não tirou foto.

É comum se pegar peixe o dia inteiro porém prevalecem os pequenos, mas nesse dia as coisas estavam diferentes, bateram apenas 6 tambacus e só 1 tinha menos de 10 kg.

Gostaria de agradecer ao Fran e toda galera do pesqueiro por me receber sempre muito bem e ao Marcio por mais essa oportunidade.

Abraços aos pescadores de plantão