Pesqueiro Bem-te-vi – Muitos redondos, pirararas e pintados nesse ótimo pesqueiro em Piracicaba

Local: Pesqueiro Bem-te-vi  -  Piracicaba – SP
Data: 25 de outubro de 2009

Olá amigos

Neste final de semana, no domingo, nossa equipe a convite do proprietário, Sr. Francisco, foi conhecer pessoalmente o Pesqueiro Bem-te-vi, localizado bem próximo ao centro de Piracicaba.

Lembrando que o pesqueiro só abre de Sábado, Domingo e feriados.

Saindo de SP, pela Rodovia Bandeirantes, seguir até o Km 133, onde você vai pegar a saída para Piracicaba e continuar pela Rodovia Luiz de Queiroz até chegar dentro da cidade de Piracicaba. Siga as placas para a Rua do Porto. Você vai seguir margeando o rio Piracicaba até chegar a rotatória quase em frente ao Carrefour. Faça essa rotatória e siga pela avenida que fica a esquerda do mercado. Essa avenida vai acabar em outra rotatória, onde você vai seguir pela segunda saída: Estrada Piracicaba-Botucatu. Basta seguir por 6km até a placa do Pesqueiro a sua esquerda, km 158. O Bem-te-vi fica bem próximo a pista. Distância aproximada de SP: 170km.

Logo que chegamos, fomos recepcionados pelo Sr. Francisco que nos deu algumas dicas do local e instruções sobre a pesca esportiva, dada a todos os pescadores.

O pesqueiro tem 5 lagos, mas dois ficam em destaque por terem peixes grandes. O primeiro logo abaixo do restaurante com maior quantidade de peixes menores, mas pintados, pirararas, tambacus de até 18kg e alguns exemplares de tambas acima do 20kg.

O segundo lago, logo acima tem maior quantidade de peixes grandes, muitos pintados e pirararas de até 28kg, cachapiras até 20kg e muitos redondos de até 25kg. Neste lago tem uma boa quantidade de tilápias acima dos 4kg.

Resolvemos então pescar na parte da manhã no lago 1 e a tarde no lago 2.

No lago 1 percebemos um boa quantidade de peixes na superfície. Começamos com a salsicha flutuando direto na linha da carretilha e arremessando o mais longe possível, coisa de 20 a 25mts. Não demorava muito e os botes começaram a aparecer.

Tambacu - Júnior

Apesar de ver o tempo todo grandes bigodes na superfície, os tambacus estavam mais rápidos e atacando a salsicha flutuando antes que os peixes de couro.

Tambacu - salsicha flutuando

Estavamos cortando uma salsicha em três pedaços e o anzol usado era o anzol de black bass direto na linha da carretilha. linhas mono 0,35 e 0,36mm.

Tambacu - Marcio

O Júnior resolveu dar uma volta pelo lago e percebeu que em uma das margens, conforme ele ía andando, ía levantando muito barro perto da margem, sinal que tinha peixes de couro por ali.

Ele voltou, levou um único equipamento com um pedaço de filé de peixe e deixou ali a 1metro da margem. Em menos de 2 minutos a linha começou a esticar, o Júnior travou e o peixe correu pela margem levando muita linha. Depois de uns 10 minutos o peixe encostou e foi para a foto.

Pirarara - Júnior

Durante toda a manhã, por várias vezes vários rabos vermelhos de pirararas apareciam a uns 5mts da margem. Isso sem falar nos bigodes dos pintados e nos saltos dos douradinhos.

Logo na sequencia, mais uma vez a vara que estava com salsicha flutuando estava quase indo para a água, desta vez uma bonita cachara. O Sr. Adimir que estava mais próximo a vara brigou com o bicho.

Cachara - Salsicha Flutuando

Começamos então com a pesca de superfície com Bóia Barão Cevadeira e Bóia Torpedo. Logo nos primeiros arremessos os peixes começaram a subir bem. Fisgamos dezenas de tambacus e pacus de 2 a 3 kg e alguns exemplares de até 4kg. Todos na ração na pinga na superfície ou na torpedo com chicote de 50cm a 1 mt, também com ração.

Tambacu - Marcio

Conforme falei no começo da matéria, este primeiro lago tem uma quantidade muito grande de peixes, porém os maiores peixes estão no segundo lago que você vai ver logo mais.

Agora com a Massa Paturi Carnívora, o Sr. Adimir fisgou muitos pequenos redondos e perdeu muitos também. Era impressionante, mas era só arremessar e já começava a beliscar. O peixe esticava e puxava muito forte e a vara envergava muito, mas quando você chegava perto da vara, o peixe soltava.

Para fisgar tinha que ficar com a vara na mão. Segue um dos exemplares.

Pacu - Marcio

Tinham duas boinhas passeando pelo lago, peguei então um equipamento de fundo e arremessei bem em cima de uma delas, a linha esticou e uma boa briga trouxe um pintadinho até a margem.

Pintadinho

Depois fui atras de outra boia, arremessei novamente eengatei. Um briga boa e de corridas bem fortes e rápidas. Ao chegar na margem ví que era um lindo Piau.

Piau

Esses dois peixes estavam com linhas de varas de mão, provavelmente estouraram a linha de outros pescadores que estavam com varas telescópicas de mão.

E para fechar a pescaria no lago 1, um gigante exemplar de tilápia atacou a salsicha flutuando. Pode parecer mentira mas essa tilápia atacou 1/3 da salsicha que estava flutuando no meio do lago.

Tilápia

Paramos então para saborear as boas porções servidas pelo pesqueiro. No Bem-te-vi não é servido almoço, apenas porções como as fritas, tilápias, mandioca, mini-salgados, Pastéis e alguns lanches. E o melhor de tudo, é vendido refrigerante de 1,5lts e água de garrafa também.

Depois de almoçar, isso já era umas 14:30h, eu e o Júnior fomos até o outro lago, com apenas uma varinha com cevadeira cada um.

No primeiro arremesso, o Júnior com uma única miçanga e eu com dois eva’s e miçanga, no primeiro arremesso o Júnior fisgou e segundos depois foi a minha vez.  Um doublé nos primeiros 2 minutos de pescaria no lago 2.

O meu peixe deu um baile, primeiro, próximo a margem me deu vários banhos e depois, na hora de tirar a foto, se bateu e pulou para dentro da água de novo. 10×0 para o peixe.

Mas não tem problema, mais dois arremessos e mais dois peixes fisgados. outro doublé.

O Júnior tirouo dele um pouco antes e memso brigando com o meu peixe, consegui tirar a  foto do júnior.

Alguns minutos depois eu consegui tirar o meu exemplar, mas neste momento o Júnior já estava com o terceiro exemplar fisgado e mesmo brigando com o peixe tirou a minha foto.

O peixe do Júnior acabou escapando pois ele teve que segurar e forçar um pouco para não enroscar na linha de outros pescadores que estavam ao lado.

Na sequencia fisgamos mais 2 exemplares cada um. Eu consegui tirar os dois, mas o Júnior perdeu os dois exemplares pertinho da margem.

Eu usei vários tipos de miçangas e evas, marrom, caramelo, areia, preto entre outras e todas as cores com peixes fisgados.

Tambacu - Marcio

Foram 8 peixes em menos de 40 minutos de pescaria, em cada arremesso um peixe. Realmente esse segundo lago do Bem-te-vi tem muitos peixes e bem maiores do que o primeiro lago.

Logo depois o Sr. Adimir e a Daniela que estavam no outro lago chegaram e a pescaria ficou mais produtiva ainda.

Tambacu - Adimir

Com miçanga e evas caramelo no anzol de robalo e usando a Bóia Cevadeira Barão Grande, a Daniela fisgou um bonito exemplar. Vocês precisam vir pescar no Bem-te-vi para ter noção de como o peixe aqui tem força e resistencia. É fora do comum a força desses bichos.

Tambacu - Daniela Martins

Tambacu - Daniela

E o Júnior também fisgou outro belo exemplar.

O Júnior estava com miçangas caramelo, dourada e marrom, eu usei a marrom, caramelo e vermelha, e o Sr. Adimir a marrom.

Tambacu - Júnior

A diversão foi garantida para toda a nossa equipe, sempre tinha alguém com peixe fisgado, assim como os vários doublés e até um triplé.

Olha o Fishingtur aí com três redondos fisgados nas cevadeiras das Bóias Barão.

Triplé Fishingtur no Bem-te-vi

Bóias Barão, Fishingtur e Bem-te-vi

O meu peixe e o do júnior saiu primeiro e foi para a foto, o do Sr. Adimir chegou minutos depois.

Tambacus - Marcio e Júnior

Tambacu - Adimir

Logo depois o Júnior já estava com outro peixe na linha e eu também, só que o peixe dele saiu bem mais rápido.

Eu continuei a briga por um bom tempo. O peixe não se aproximava da margem e mantinha a briga no meio do lago e na superfície, e quando se aproximava, dava longas corridas levando 15mts de linha em segundos.

Briga com redondo

Briga com Tambacu

Tambacu - Marcio

Outro pescador que estava ao nosso lado, fisgou uma bonita pirarara com salsicha de fundo.

E para fechar o dia e todos com o braço cansado, o Júnior fisgou um belo Tambacu.

E foi isso, as 17h paramos de pescar e fomos embora com os braços cansados de tanto pegar peixe. A parte da manhã até que foi tranquila, com peixes menores, mas a parte da tarde no segundo lago foi uma briga pesada a tarde toda, a cada arremesso era um peixe brigador.

Nossa equipe foi embora, já planejando uma outra pescaria, pois há tempos que não nos divertiamos tanto em um pesqueiro. Isso porque não viemos em busca dos peixes de couro que por sinal tem e muito nesse lago também.

Gostaria de agradecer ao Francisco pela recepção e a todos os funcionários do pesqueiro.

Em breve estaremos de volta em busca dos peixes de couro e dos briguentos tambacus.

Fotos por Adimir, Marcio, Júnior e Daniela.
Texto por Marcio David

Informações e dúvidas pelo e-mail: marcio@fishingtur.com.br