Pesqueiro Castelinho – Muitas pirararas e redondos em 2009

Local: Pesqueiro Castelinho – São Pedro – SP
Data: 12 e 13 de janeiro de 2009

Olá amigos pescadores

Começamos o ano passando dois dias no pesqueiro castelinho em São Pedro , interior de São Paulo. Estiveram nesta pescaria:  eu, Rafa, Thiago e o Poser, como de costume saímos cedo de São Paulo e passamos em Americana para comprar iscas.

Levamos minhocoçu, tuvira, salsichas,  guelra e cabeça de tilapia, fígado de boi, tripa de galinha e Massas Paturi.

Chegamos ao castelinho por volta das 6 horas da manha da segunda, e ficamos em nosso ponto costumeiro ao lado da plataforma do lago principal.

E como sempre começamos montando varas para as pirararas que sempre são os principais alvos das pescarias no castelinho.

Geralmente fazemos 3 tipos de montagem básicas para a pesca de pirarara:

1- Linha da carretilha –  anzol = essa montagem é usada para iscas mais estáticas como salsicha , minhocoçu , guelra e cabeça de tilapia . podendo ou não ser usado um empate de aço antes do anzol. Apesar da pirarara não ter dentes mas pescando com salsicha ou minhocoçu sempre se corre o risco de entrar um redondo.

2- Linha da carretilha – chumbada solta na linha – anzol = montagem usada para iscas que se movem como a tuvira , pirambóia ou pequenas tilapias, isso diminui o risco da isca ir para o mato ou enrosco, coisa que acontece muito no castelinho devido a abundancia de estruturas submersas.

3- Linha da carretilha – bóia torpedinho – chicote de +– 1 metro – anzol = montagem que serve para pesca perto da plataforma ou mesmo perto da margem, muito eficiente com minhocoçu e tuvira.

Como no castelinho existem pirararas acima dos 40 kilos e o lago sendo grande geralmente usamos carretilhas de perfil alto, pois suportam mais linha de uma bitola maior, geralmente usamos linha monofilamento 0.60. Não usamos muito as linhas de multifilamentos devido ao grande numero de estruturas que tem no castelinho, pode acontecer de raspar muito a linha e o  multifilamento não tem tanta resistência a esse tipo de atrito.

Bom, equipamentos na água e logo a primeira pira do dia aparece. Estava minha vara montada no píer com minhocoçu de fundo, a corrida da pirarara é rigorosa e rápida, então se você tiver pouca linha na carretilha você corre o risco de perder o peixe. depois de alguns minutos de briga foi a primeira pirarara do ano para foto.

Ao decorrer dos dias foram pegas muitas outras piras, principalmente no entorno da plataforma. As iscas que tiveram mais resultados foram os minhocoçus e a tuvira, sendo que a maioria foi mesmo no minhocoçu de fundo, mas também foram fisgadas com tuvira na bóia  e com guelra de tilapia de fundo.

Durante a noite usamos praticamente as mesmas tecnicas , mas a salsicha também apresentou boas ações. O problema é que muitas pirararas foram perdidas pois elas assim que são fisgadas já correm para baixo da plataforma, e mesmo com linhas mais grossa a maioria estourava.

A pesca de pirarara sempre se tem mais resulatado na parte da manha e a noite, e por ser uma pesca de espera sempre armamos nossas cevadeiras e vamos atrás dos redondos.

No castelinho usamos dois dois tipos básicos de montagem para  apesca dos redondos.

1 – linha da carretilha – bóias cevadeira Bóias Barão– chicote de mais ou menos 2 metros e meio – boinha guia – anzol de robalo 2/0 ou 3/0 = nesse tipo de montagem colocamos miçanga , E.V.A , guabi na pinga , salsicha , pão .

2 – linha da carretilha – chumbada solta na linha – boia torpedo ou mesmo cevadeira – chicote curto (1 metro +-) – empate de aço – anzol (geralmente um maruseigo ou mesmo de robalo grande) = essa montagem serve para minhocoçu, tripa de galinha, fígado de galinha. O chumbo poita a bóia  fazendo-a ficar parada no mesmo lugar mesmo com vento.

Para  a pesca dos redondos usamos varas mais longas como a pampo da marca albatroz ou a kenzaki da marca sumax, são varas com mais de 2,4 metros , que ajudam muito na hora de arremessos mais longos. Usamos carretilhas de perfil baixo, geralmente com linha 0.35 a 0.40, pois essas carretilhas permitem um arremesso mais longo e um reclhimento mais rápido, devido ao fato de você ter que fazer muitos arremessos durante a pescaria .

Nesse dia começamos cevando e tentamos miçangas e E.V.A, mas os peixes estavam extremamentes manhosos, então partimos para o pão. A pesca de pão é fácil. Iscamos o pão dando uma trançada no anzol como se estivéssemos iscando um bolo de minhoca, e usamos um alfinete na bóia que prendemos o olho do anzol, apenas para facilitar o arremesso, mas como o pão ao ser molhado se desfaz, ao se arremessar uma vez não se deve mexer mais na bóia, assim o anzol fica dentro do pão até o ataque do peixe. Para o pão ficar melhor para iscar compramos pão no dia anterior de deixamos fechado em saco de mercado de plástico, assim ele fica mucho, meio borrachento, esse é o ponto ideal.

Ao começar com o pão logo os resultados apareceram, foram tambaquis e tambacus, além de alguns pacus.

Pode ser impressão minha mas geralmente no pão batem peixes grandes, e nesse caso bateram muitos tambaquis, um peixe não tão comum como o tambacu e que na minha opinião é mais forte que o tambacu, proporcionando uma briga mais forte e demorada.

Tambaqui

Mas a maioria das ações no pão foram mesmo dos bons e velhos tambacus, que nunca nos deixam na mão no castelinho, geralmente saindo durante todo dia, mas principalmente no fim de tarde.

E foi isso amigos, a nossa primeira pescaria do ano, não poderia ser em um lugar melhor. Não caiu nem uma gota de chuva, um calor delicioso, pouco vento e bons peixes. As gigantes pirararas não deram as caras, mas fica para uma próxima vez.

E não posso esqueccer de agradecer a equipe do castelinho, Robertinho, Alexandre e Cia., que sempre nos recebem muito bem, com toda atenção e sempre nos dando as dicas e sugestões para melhorar nossa pescaria.

Queria também desejar um ano novo com muitas pescarias, alegrias, saúde, e paz para todos nossos leitores que sempre vem conversar com a gente durante nossas pescarias.

Texto : Marcel nakashima
Fotos: Marcel , poser , rafa , Thiago

Um grande abraços a todos,

Boas pescarias

Marcel Nakashima
Equipe fishingtur

Castelinho Pesca e Lazer
www.pesqueirocastelinho.com
019 3481 3447
São Pedro – SP

Massas PATURI
Tradicional / Carnívoros / Erva Doce / Carpa Cabeçuda, Frutas entre outras.