Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios



Pesqueiro Córrego das Antas – Um mini guia de pesca no córrego e uma ótima pescaria

Local: Pesqueiro Córrego das Antas – Glicério – SP
Data: Abril de 2011

Olá amigos pescadores,

Agora no começo de abril estivemos de volta ao famoso pesqueiro Córrego das Antas em Glicério para passar alguns dias, e o que posso dizer sobre essa pescaria foi que realmente o Córrego continua sendo o pequeiro com os maiores peixes em maiores quantidades do estado, nesses dias nao pegamos nenhuma pirarara abaixo de 15 kilos, e foram muitas, tambas acima dos 20 kg sairam muitos também, e apesar da chuva nos acompanhar em praticamente todos os dias a pescaria rendeu muito.

Mas nessa matéria não vou contar como foi a briga com cada peixe ou coisa parecida, pretendo fazer um mini guia de pescaria para o Córrego, relatando quais foram as melhores técnicas, os melhores equipamentos e as coisas que você nao pode esquecer para que a sua pecaria no Córrego seja a mais produtiva possível.

Vou falar um pouco de equipamentos e iscas, pois sei muito bem que a maioria das pessoas que acompanham nossas matérias procuram dicas de técnicas e iscas para nao perder a chance de pegar vários troféus.

A VIAGEM

Vamos começar pela viagem, como o Córrego fica a 500km da capital, fica muito difícil fazer uma pescaria de 1 dia, logo seria melhor pegar um chalé, ou acampar; Na primeira opção não se pode esquecer de se fazer a reserva, o Córrego oferece dois tipos de acomodações, os chalés com banheiro, tv, frigobar e ar condicionado, que acomodam 4 pescadores, mas ficam um pouco mais longe do lago em comparação ao outro tipo de chalé; O segundo fica bem de frente ao lago, voce consegue tranquilamente ficar no coberto do chalé enquanto observa suas varas, e fica mais fácil pegar as coisas que se precisa e caso chova nao tem aquela correria prá guardar as coisas para nao molhar, mas nesse chalé só se tem as camas e o ar condicionado mas tem a vantagem de ter churrasqueira. 

Tendo reservado o chalé o próximo passo seria nao esquecer alguns itens essenciais: repelente, lanterna, várias trocas de roupas (quando chove o negócio fica lamacento), lampião nao é nescessário pois o lago é bem iluminado a noite.

AS ISCAS

Tudo pronto para a viagem, vamos falar um pouco sobre iscas, muito já se discutiu sobre iscas, alguns dizem que vale levar o maior número de iscas possíveis, eu acho diferente, no Córrego não precisa muito se preocupar com iscas, a única isca que aconselho a levar de fora é o minhocoçu, o resto o Sr. Natio geralmente tem lá, que são: tuvira, pirambóia, cabeça de tilapia e claro pintinho. Mas é bom sempre ligar antes e confirmar.

A tuvira, a pirambóia e a cabeça de tilápia são iscas quase que exclusivas para pirararas, usadas de fundo, no caso da tuvira e da pirambóia iscamos sempre pela parte logo posterior a cabeça e a cabeça de tilápia iscada pelo topo da cabeça, lembrando que o anzol sempre deve ficar aparente nessas iscas.

O minhocoçu pode ser usado tanto na bóia torpedinho com chicote de 50cm, como de fundo, e pode ser “vestido” no anzol como pode ser “trançado” o importante é sempre deixar um pontinha de fora para que ele se mexa na agua, atraindo assim mais atenção dos peixes.  

Mas pescaria no Córrego tem que ter pintinho, aconselho ligar antecipadamente e reservar alguns, basicamente o meio mais produtivo para se pegar os redondos é encher um ou dois baldes de pintinhos e levar de barco até onde você conseguir arremessar com a carretilha, e arremessar a bóia sobre a ceva de pintinho, a montagem da bóia é simples, uma Bóia Torpedinho Barão,  chicote curto de 30 cm e um anzol de robalo 1/0 ou um chinú equivalente, assim sempre é muito produtivo. No anzol pode-se iscar um pintinho inteiro ou apenas a cabeça do pintinho, mas o que eu pude perceber no Córrego é que vale uma velha máxima das pescarias “isca pequena, peixe pequeno,…. isca grande, peixe grande”.

Mas a noite o pintinho inteiro de fundo também dá muito resultado.

OS PEIXES

Agora vamos falar um pouco dos peixes:

Primeiro vamos falar um pouco das mais procuradas, as Pirararas:

Não importa o lugar do lago que voce estiver, elas pegam em qualquer lugar no Córrego, elas entram algumas vezes na ceva de pintinhos de dia e nas iscas de fundo, mas as de fundo durante o dia tem que ser no meio do lago, muita gente usa o barquinho para levar as iscas até o meio do lago.

Mas o reinado delas é a noite, tuvira e pirambóia de fundo um pouco mais perto e nessa última pescaria usamos apenas uma isca de pirarara, a cabeça de tilápia, incrível como a cabeça de tilápia fez sucesso, nao entrou nenhuma pirarara abaixo de 15 kilos, lembrando que nessa pescaria pescamos o tempo todo em frente ao restaurante, veja as fotos das piras pegas nesta pescaria:

 

pirarara

Pirarara - Poser

Pirarara

Pirarara - Marcel

Pirarara

Pirarara - Poser

 

Pirarara

Pirarara - Poser

Pirarara

Pirarara - Poser

 

Pirarara

Pirarara - Marcel

 

 

Pirarara

Pirarara - Poser

 

Pirarara

Pirarara

Pirarara

Pirarara

 

Pirarara

Pirarara

 

 

Bom vamos aos famosos redondos:  pacus, tambacus e os briguentos tambaquis.

Peixes redondos sao de época, cada vez saem em um tipo diferente de isca, mas vamos falar sobre as que dão mais resultados geralmente uma técnica que nunca falha no Córrego é a ceva de pintinho como explicado mais acima, em qualquer época, em qualquer clima mas apenas de dia, geralmente a noite nao tem tanto resultado.

Outra técnica é a pesca com torpedinho poitado, colocamos um chumbo de correr antes da bóia e um chicote de 50cm com minhocoçu, tripa de galinha, tilapinha viva, filé de tilapia, entre outras iscas. Essa é uma pesca de espera, você arremessa lá no meio e esquece a bóia.

E para os viciados em cevadeira o Córrego nao decepciona, mas tem uma peculiaridade, o Córrego também está com muita tilápia, para vocês terem idéia precisavamos pescar tilápias grandes para aproveitar as cabeças a noite, e não tivemos dúvidas, montamos cevadeiras com chicote de 2 metros com eva no anzol pequeno, para fica na flor d´água, em 1 hora o Dudu sozinho pescou 30 tilápias, era literalmente jogar e fisgar.

Como se livrar das tilápias e pegar os tambas? -Simples, usando caroço de azeitona ou coquinho e deixando 40 cm depois da boinha, simples assim, se pescar na superficie só vem tilápia, se levantar a boinha a 50 cm só entra tamba.

Nessa última pescaria pescamos apenas com ceva de pintinho da forma explicada mais acima, segue abaixo as fotos dos tambas maiores pegos na última pescaria:

 

Tambacu

Tambacu - Marcel

Tambacu

Tambacu - Poser

Tambas

Tambacus

Tambacu

Tambacu

tamba

Tambacu

 

 

Tambacu

Tambacu

Tambacu

Tambacu

Tamba

Tamba

 

tamba

Tambacu

 

 

Os espertos Dourados:

O Poser sempre curioso resolveu ir bater artificiais ao amanhecer e na segunda arremessada uma surpresa, um belo dourado e uns 10 kilos pulou e jogou a isca no pé dele, aí nao teve quem segurasse o menino, depois de perder uns 15 peixes e umas 5 iscas artificiais ele conseguiu tirar alguns belos dourados. Eu fui conferir e realmente eles batem com vontade, vale a pena, quem gostar de artificial dar uma brincada, mas sempre ao anoitecer ou ao amanhecer, no aerador do canto, aquele que fica a esquerda do último chalé, mas tem uma curiosidade, eles só batem se o aerador estiver ligado.

Dourado

Dourado - Poser

 

Dourado

Dourado

 

Dourado

Dourado - Poser

Lembramos que o alicate foi usado somente para conter o peixe para a retirada da isca artificial. Em hipótese alguma o peixe foi pendurado pela boca.

 
 
 
 
 

 

Dourado

Dourado

 

A misteriosa Pincachara:

E outro fato curioso foi durante a noite, uma das varas de pirarara com cabeça de tilápia envergou e o Poser correu pra fisgar. Depois de algums minutos de briga prachou essa linda  pincanchara, que eu nem sabia que tinha alí no Córrego, coisas do Poser que sempre pega os peixes mais inusitados. A cabeça torta é devido a problemas genéticos.

 

Pincachara

Pincachara

 

Fora esses peixes foram pegos inúmeros outros menores, realmente foi uma das melhores pescaria que já fiz, e apesar da chuva e da lama os peixes sairam praticamente o dia e a noite inteira.

EQUIPAMENTOS

Equipamentos

Equipamentos Utilizados

 

Os equipamentos que usamos nessa pescaria:

Para Pirararas

-vara shimano trevala 200lb com carretilha pen 345 gt2 linha mono 0,60
-vara shimano trevala 200lb com carretilha shimano tekota 600 linha mono 0,60
-vara marine sport evolution gt 60 lb com carretilha pen 330 gt2 e linha mono 0.60
-vara marine sport evolution 40 lb com carretilha marine sport blackmax 50 linha 0.60
-vara okuma catalina 80lb carretilha abu garcia 6500 com linha mono 0.60
-vara okuma convector 80lb com carretilha shimano calcuta 400b linha mono 0.60

Para os Redondos

-vara sumax kenzaki 3 mts 40lb com carretilha abu garcia revo toro 61hs linha mono 0.40
-vara sumax kenzaki 2,7 mts 40lb com carretilha daiwa zilion costal 7.3 linha mono 0.40
-vara intergreen agua marinha 3 mt 40lb com carretilha shimano antares dc7 lv linha 0.37
-vara shimano sojourn 2 metros com carretilha abu garcia 5501 c3 liha mono 0,40
-vara fleming bioshock 2,10 mts 30lb com carretilha daiwa milionaire s250 linha 0.40
-vara shimano clarus 2,70 mtos 30lb com carretilha shimano scorpion 1501 linha 0.37

E para as Artificiais

-vara megabass destroyer 20lb com carretilha daiwa steez 100 shl linha multi 30lb
-vara g-loomis imx 20lb com carretilha shimano metaniun dc lv 7 com linha multi  20lb

Seguem abaixo mais algumas fotos desta mesma pescaria:

 

Tambacu

Tambacu

 

 

   

Tamba

Tamba

 

 

Tambacu

Tambacu

Tambcu

Tambacu

 

 

Pirarara

Pirarara

 

 

 

Pirarara

Pirarara

Existe jeito melhor de terminar uma pescaria ………

Pescaria e Cervejinha

Cervejinha com pescaria.....

 

 

Para finalizar queria agradecer ao Sr. Natio que deu o maior apoio em tudo que precisamos.

E não posso deixar de lembrar ao amigos que o Córrego é um pesqueiro dos sonhos, já ouvi muitos falarem que foram lá e nao pegaram nenhum peixe acima dos 30 kilos, poxa pessoal pescaria é isso, como vocês podem ver em todas matérias do Fishingtur, sempre sai algum peixe grande, mas pescaria nunca é previsível, e com algumas dicas aumenta e muito a chance de você sair com vários troféus do Córrego.

Qualquer dúvida é só deixar perguntas nos comentários ou procurar a gente no orkut.

Um grande abraço a todos e boas pescarias,

Marcel Nakashima

texto: Marcel Nakashima
fotos: Marcel e  Poser

AGRADECIMENTOS

Pesqueiro Córrego das Antas
www.pesqueirocorregodasnatas.com.br

Bóias barão
www.boiasbarao.com.br

Massas Paturi
www.massaspaturi.com.br

Net Pesca
www.netpesca.com.br
.
.
.
.


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

44 Comentários

  1. Ricardo em abril 28th, 2011

    Simplesmente animal!!! Show!!!
    Abs,
    Ricardo.

  2. Paulo Cesar em abril 28th, 2011

    Nossa é de encher a gente de vontade de conhecer esse Pesqueiro, muito boa matéria e melhor ainda as dicas que em uma pescaria futura pode nos ajudar muito, muito Obrigado e continuem assim. Sucesso na vida e na Pescaria.
    Parabéns.
    Um Abraço do Gordo…!!!

  3. Romulo em abril 28th, 2011

    Já fui 2 vezes no corrego, da segunda vez ano passado encontrei com o Poser o Dudu, o Marcel acho que não tava; bom o córrego nem precisa de comentários né.
    abraços

  4. Rogerio em abril 28th, 2011

    Parabens ao Poser,Marcel,Dudu arregaço de pescaria ,e matéria show de bola .deu ate vontade de enfrentar 500km, faz um ano qui não vou no corrego mas depois dessa materia o coração pulou mas forte ,,rsssssssss

    Abrçs
    Rogerio
    Fishing Tur

  5. Felipe Augusto em abril 28th, 2011

    Nuss…Animal esta matéria…

    Eu que ja postei 3 matérias sobre este pesqueiro aqui nunca vi tantos peixes grandes na mesma materia…

    Parabéeeens mesmo pra voces

    ótimos peixes e Maravilhosa matéria

    Parabéns a todos

    abraços

    Felipe

  6. fernando acorci em abril 28th, 2011

    Parabeeeens ae pela matéria,realmente a performance de voces foi muito boa, muitos peixes e com muita qualidade tambem! tive no córrego em março e por ser a primeira vez, confesso q foi um pouco complicado. mais o corrego dispensa comentários! e logo mais sai a minha matéria ae

  7. marcel em abril 28th, 2011

    obrigado pessoal , realmente o corrego desperta paixoes , fica sempre a vontade de quero mais

  8. Bruno Muraichi em abril 28th, 2011

    Parabens!
    Otima pescaria!

    Tenho uma curiosidade sobre a cabeça de tilapia,a que distancia ser arremessada a noite?!
    Pois quando a utilizei no Corrego não tive bens resultados!

    Abraço, Bruno!

  9. Rafael Camargo em abril 28th, 2011

    Parabens pessoal…bela materia…

    Forte abraco.

    Rafael Camargo

  10. Silvio Fishingtur em abril 28th, 2011

    Grande Marcel, como você começou escrevendo a matéria de forma diferente eu também vou começar diferente. Que barro em amigos!!!!!!!!!

    Parabéns…. a matéria ficou 10 e os peixes sem comentários, arrebentaram lá…..

    Poser, terminar a pescaria com uma cerva de prima… é o bicho!!!

    Sensacional, e novamente parabéns pela pescaria e excelente matéria e com grandes dicas para nosso aprendizado.

    Abraços,
    Silvio.

  11. junior em abril 28th, 2011

    animalllllllllllllll!!!!
    pescaria invejavel!!!!
    parabens POSER , MARCEL , DUDU!!!

  12. Vinicius em abril 28th, 2011

    SEM COMENTARIOS !!!

  13. Bruno Pirarara em abril 29th, 2011

    Parabens Amigos!!!!
    Excelente materia!!!!!
    Grande pescaria!!!!!

  14. Heberton Rocha em abril 29th, 2011

    Bela pescaria, mas tem um porém. Sou contra peixes híbridos! São aberrações como pode se constatar na foto do “Pincachara”!!! O peixe perde seu padrão, sem contar que por várias vezes, o mesmo apresenta diversos tipos de anomalias. Pincachara, cachapira, tambacu…Nada substitui a mãe natureza na sua perfeição.

  15. Richard Passada em abril 29th, 2011

    Blz de matéria, Prabens!
    Uma pergunta, quanto custa a isca que vcs usaram, principalmentec o pintitinho.
    obrigado

  16. marcel em abril 29th, 2011

    bruno muriachi
    variamos a distancia da cabeça de tilapia a noite , de 3 metros a 10 mmetros da margem.

  17. wellington em abril 29th, 2011

    Bom dia !!!
    fiquei com uma duvida sobre a pesca de redondos, onde eu pesco tambem tem muitas tilapias e esta imposivel de fisgar um redondo de tanta tilapia que tem, é jogar a cevadeira que elas atacam, como colocar um coquinho ou caroço 40 cm acima da boia? não entendi.

    abraços e bela pescaria

  18. ricardo em abril 29th, 2011

    Pessoal,

    Vou estar lá em breve, vou muito ao Brejo Alegre pescar no Tiete ali perto.
    Para as Pirararas, que anzol vcs usam ???
    Iscam direto na linha ou com chumbada ???
    Colocam lider de Fluocarbono ???

  19. Bimael em abril 29th, 2011

    É isso ai pessoal, bela pescaria!!!

    Eu tenho algumas perguntas!

    Cara sempre ouvi falar sobre o pintinho como isca, gostaria de saber como que é usado essa isca viva ou morta com as penas ou cem pena e como é fisgado no anzol, gostaria de saber também como é feita essa ceva de pintinho??????

  20. luis rovedilho em abril 29th, 2011

    a ceva é feita com um barco levado no eio do lago……….=/

  21. marcel em abril 30th, 2011

    wellington
    a armaçao do chicote é feita assim um chicote de 2 metros com uma boinha de tilapia , 50cm depois da boinha fica o anzol com a miçanga ou com o coquinho , ou seja, o anzol vai ficar a 50 cm da flor d´agua e nao em cima

  22. marcel em abril 30th, 2011

    ricardo
    para as piras usamos anzol 7/0 , geralmente usamos chumbada apenas quando pescamos com tuvira ou piramboia , para cabeça de tilapia usamos o anzoll direto na linha, nao usamos lideres la por tem muito pouco enrosco

  23. marcel em abril 30th, 2011

    bimael
    perto do corrego existe varias granjas , e muitos pintinhos morrer nos primeiros dias de vida , e o sr natio recebe esses pintinhos mortos para usar de alimento para os peixes.
    entao só se usa pintinhos mortos , com pena e tudo. eu isco ele entrando com o anzol pela barriga e saindo pelo bico.
    quanto a ceva no corrego tem alguns barquinhos a remo , voce enche dois baldinhos de pintinhos e vai de barco até o meio do lago e joga os pintinhos la , volta correndo e arremessa em cima da ceva , é fatal

  24. marcel em abril 30th, 2011

    richard , me perdoe nao tinha visto sua pergunta
    o sr natio esta cobrando 2 reais o balde de pintinho

  25. Bimael em maio 2nd, 2011

    Fala Marcel,

    agora entendi !!!!

    Vou tentar no Recanto do Pacú essa isca pra ver se as piras do Raimundinho vão gostar desse opção.

    Obrigado pelo esclarecimento!!!

    Valeu…..

  26. marcel em maio 2nd, 2011

    sem problemas bimael
    pode até dar certo , mas no corrego todos os peixes sao alimentados com pintinhos a mais de 20 anos, por isso eles ja se acostumaram , pode ser que em outros pesqueiro nao de tao certo , mas se der certo por favor me conte
    abraços e boas pescarias

  27. Amauri Jr em maio 2nd, 2011

    Muito bem redigida fico a matéria! Parabens!

    Sobre a cabeça de tilapia não tive muita sorte com elas… mas voltarei com essas dicas la novamente se deus quiser! abs

  28. Bimael em maio 3rd, 2011

    Beleza Marcel,

    Pode deixar, se der resultado eu avisarei sim !!!!

  29. Wagner em maio 3rd, 2011

    Ricardo e amigos, já estive uma vez no Pesqueiro peguei alguns belos exemplares tb, na pescaria de vcs foi utilizado barco, para levar a linha/isca até o meio do lago?

  30. cristiano em maio 3rd, 2011

    Parabens pescadores!!! Linda matéria…

  31. Alex / Merize / Zeza em maio 5th, 2011

    E ai galera

    Foi muito boa a pescaria.
    Belos tambas e pirararas
    Voceis são gente fina, foi mutio bom pescar com voceis.
    Ja estou me programando para ir no corrego das antas novamente.
    O pessoal ficou de boca aberta.
    Um grande abraço a todos.

  32. marcel em maio 5th, 2011

    grande alex
    foi realmente muito divertida essa pescaria , e quando voce for voltar lá me avise
    abraços

  33. Vinicius em maio 5th, 2011

    Demoro mais eu saiu a reportagem!!!
    A pescaria foi show de bola hem!
    So pegaram gigantes. A quando vir aqui bro lago azul me fala abrasss!!!
    Aqui é o Vini mais conhecido como Pirararinha reerer. Asim dito pelo DUDU!

  34. David em maio 6th, 2011

    parabéns pela matéria. ficou muito boa, tudo bem explicadinho com as dicas e tal, ajudou muuito. obrigado e excelente pesqueiro em quero conhecer um dia

  35. nelson em maio 8th, 2011

    marcel, para os redondo qual anzol que vcs utilizaram, chinu nº ?

  36. marcel em maio 10th, 2011

    grande vinicius pirararinha !!!
    pode deixar que ligamos sim , queremos ir com voce e seu pai para o lago azul
    abraçao

  37. marcel em maio 10th, 2011

    nelson , eu anzol de robalo 1/0 , aguentou bem

  38. hercules em maio 11th, 2011

    Meu sem comentarios,pescaria dos sonhos so gigantes fico imaginando a adrenalina a mil.Parabens pela materia coisa de loco show.

  39. Rafael Mamoni – Torrinha em junho 19th, 2011

    Marcel, primeiramente parabens pela otima pescaria. Quado você disse “anzol direto na linha” para iascar a cabeça de tilapia… vc coloca o anzol direto na linha mesmo? nao vai girador nem chumbada nem boia nem nada?

  40. Rafael marsola em junho 24th, 2011

    Caracas, estou indo em agosto pela primeira vez e depois dessa ficou mais facil.

    Abs

  41. marcel em julho 7th, 2011

    rafael mamoni , vai depender da linha que voce estiver pscando , se for acima de 0.60 pode ser direto na linha , pois a pira nao tem ma dentiçao que corte a linha , mas a cada dois peixes é melhor tirar um pouco da linha de ponteira

  42. Guilherme em dezembro 23rd, 2011

    Marcel, gostaria de saber se é aconselhável ir pescar lá com uma carretilha abu garcia Black Max e uma Daiwa Procaster, com varas Fleming goldstar 25 lbs, e com molinetes e vara de 15kg. Não sou muito de pesca pesada, mas tenho muita vontade de ir ao Cérrego. Obrigado
    Abraço

  43. fernando oliveira em fevereiro 15th, 2012

    simplesmente a pagina foi gravadaa como favoritaa, ótimas dicas , q pesqueiro é esse hein loukuraa total comprar uma tralha pesada e bora pra lá.

  44. Fernando Fishingtur em julho 14th, 2014

    Guilherme, com esse equipamento da sim para voce pescar por la, apenas a vara que se tivesse uma libragem um pouco maior seria mais garantido !


Fatal error: Call to undefined function show_subscription_checkbox() in /home/storage/b/dc/e9/fishingtur/public_html/wp-content/themes/ad-clerum-10/comments.php on line 101
xxxx