Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios



Pesqueiro lago Azul – Um 2009 com muitos gigantes

Local: Pesqueiro Lago Azul – Mogi-Guaçu  -  SP
Data: Primeira semana de Janeiro de 2009

Olá amigos

Nossa equipe fez dois dias de pescaria no Lago Azul. A primiera em um domingo e depois no dia seguinte durante a semana e com o pesqueiro bem mais vazio.

A quantidade de peixes fisgados nos dois dias de pesca foi grande como vocês vão ver abaixo.

Um equipamento que foi indispensável nesta pescaria foi a bóia. A maioria dos peixes foi fisgado com bóias cevadeiras e foguetinhos das Bóias Barão. A melhor bóia existente no mercado.

Começamos com nosso amigo Júnior que fisgou uma bela Pirarara com guelra de tilápia a uns 3mts da margem no fundo. O Júnior estava usando equipamento médio-leve com linha 0,35mm. Chumbada Oliva 20 gramas e anzol 3/0. O diferencial aqui para se fisgar as pirararas, é deixar a linha bem frouxa e o  chumbo solto na linha.

Pirarara - Júnior

Pirarara - Júnior

O Sr. Adimir logo cedo com uma bóia foguetinho fisgou um belo Tambaqui. Muitos pescadores ainda não sabem a diferença entre os redondos. Se é Tambaqui ou Tambacu. Nesse caso era um grande Tambaqui de 21,5kg. A isca usada foi minhocoçu com chicote de 1mt.

Tambaqui 21,5kg  -  Adimir David

Tambaqui 21,5kg - Adimir David

Logo depois começou a pesca com bóias cevadeiras e lógico as bóias usadas foram as cevadeiras de 55gramas das Bóias Barão.

Logo nos primeiros arremessos um Doublé de redondos, Adimir e Adeilton.

Doublé de tambacus - Adeilton e Adimir

Doublé de tambacus - Adeilton e Adimir

Eu estava com uma vara Gold Lion Hercules Graphite da Argus. Uma vara de 7’0″ de 15-30libras, aprox. 2,15mts. Excelente para a pesca com cevaeiras com um bom poder de arremesso e uma boa resistencia na briga com o peixe.

Estava com uma cevadeira de55gr da Bóias Barão, chicote de 1,80mts de linha mono 0,50mm (Linhas Dourado da Mazzaferro) Tenho usado frequentemente essa linha nos chicotes e raramente perco peixes. Custo benefício muito bom tendo em vista que o carretel de 100mts custa em média R$ 4,00. E para finalizar o chicote usei anzol de robalo da marine Sports com miçanga e EVA no Olho do Anzol para deixar a isca bem na superfície.

Tambacu - Marcio David
Tambacu – Marcio David

Existem alguns tipos e cores de tambacus, resultado de vários cruzamentos. Mas sem dúvidas, o tambacu que mais briga e que tem mais força é o negro.

Normalmente são totalmente pretos e alguns tem um calombo na testa. Esses são extremamente bravos e resistente. A briga com eles é fora do comum. Segue a foto de um deles abaixo:

Tambacu - Marcio David

Tambacu - Marcio David

Aqui no Lago Azul até mesmo pescadores que não tem o hábito de pescar com cevadeiras, aqui ele vai começar a usar e daí em diante vai ser uma modalidade constante. O peixe ataca muito bem na ceva, fazendo qualquer pescador ficar doido atrás das cevadeiras.

Tambacu - Adeilton

Tambacu - Adeilton

A quantidade de tambacus grandes no lago do Lago Azul é algo surpreendente.  Em certos momentos é comum você ver dezenas de peixes acima dos 20kg comendo ração na superfície.

Tambacu - Marcio David

Tambacu - Marcio David

Um leitor do site foi conhecer o pesqueiro neste mesmo dia. Depois de muita paciência acabou fisgando um belo redondo com a cevadeira também.

Tambacu - Lago Azul

Tambacu - Lago Azul

No finalzinho do primeiro dia e depis de ter passado o dia todo bordando a Daniela arriscou alguns arremessos e na terceira tentativa fisgou um belo tambaqui.

Tambacu - Daniela Martins

Tambacu - Daniela Martins

O segundo dia de pescaria, agora com o pesqueiro bem mais vazio começou logo cedo com muitos peixes bons.

O Júnior fisgou um belo Tambaqui usando a Bóia Barão Foguetinho com chicote de 1,5mts de linha 0,50mm e pão flutuando. Reparem na coloração desse tambaqui. Normalmente eles são esverdeados, mas esse era totalemente preto. nunca tinha visto. A briga com ele foi boa. Muita força.

Tambaqui - Gilberto

Tambaqui - Gilberto

Na parte da manha o peixe estava manhoso e memso assim alguns exemplares de tambacus de 8 a 12kg foram fisgados, foi quando uma das varas armadas para pirararas quase foi para a água.

Eu estava com uma Vara Kauana de 1,50mts de ação extra leve, carretilha titan 6000 com multifilamento 0,20mm da Giga Fish. Multifilamento de primeira qualidade.

A isca usada era guelra de peixe a uns 3mts da margem no fundo. Essa vara é muito engraçada. Ela enverga tanto que a ponteira quase bate na sua mão que está segurando a carretilha. Vocês podem imaginar a esportividade da briga com o peixe.

Pirarara - Marcio David

Pirarara - Marcio David - Fisgada as 11:32h

Esse peixe brigou 25 minutos. E 10 minutos depois o Júnior fisgou outra bela Pirarara que brigou 40 minutos e as 12:28h ele tirou ela da água.

O Júnior estava com equipamento médio-leve com linha mono 0,30mm com guelra de peixe a 1,5mts da margem.

 

Pirarara aprox. 28kg  -  Júnior  -   12:28h

Pirarara aprox. 28kg - Júnior - 12:28h

O Júnior estava soltando a pirarara e o China teve que correr para fisgar a outra vara que estava indo embora e as  13:10 ele tirou uma bela pirarara de aprox. 32kg. Desta vez a isca era um pedaço de muzzarela a 2mts da margem.

Pirarara aprox. 28kg  -  China  -  13:10h

Pirarara aprox. 28kg - China - 13:10h

O China estava soltando essa pirarara e eu tive que correr para fisgar minha outra vara que estava com minhocoçu na margem. Eu estava com uma foguetinho com chicote de 1mt com minhocoçu. Recolhi essa vara para ajudar o China, mas a minha bóia ficou encostada no barranco. Quando ví a linha estava esticada e o peixe lá do outro lado do lago.

No meio da briga minha linha estourou e a bóia foi embora com o peixe. Nesse meio tempo o Júnior já estava brigando com outra pirarara que foi fisgada com queijo na margem.

O júnior estava do outro lado do lago quando minha bóia que tinha estourado apareceu próximo a margem. O china arremessou em cima e conseguiu se enroscar e continuou a briga.

Pirarara aprox. 28kg  -  China e Marcio   -   13:33h

Pirarara aprox. 28kg - China e Marcio - 13:33h

No mesmo instante o Júnior estava tirando a outra pirarara e deu tempo de tirar foto do doublé de pirararas.

Doublé de Pirararas aprox.: 34 e 28kg   -  13:32h

Doublé de Pirararas aprox.: 34 e 28kg - 13:34h

No lago tem apenas um exemplar de pirarara albina. Ela sempre passa desfilando pelo lago mas é difícil de sair no anzol. Peixe muito bonito.

Pirarara Albina  -  Júnior

Pirarara Albina - Júnior

Logo que o Júnio soltou a Pirarara albina eu tive que correr, pois minha varinha que estava do outro lado do lago estava na horizontal e quase arrancando o suporte do chão. 20 minutos de briga e as 13:55h tirei ela da água. Desta vez fisgada com a guelra.

Pirarara - Marcio

Pirarara - Marcio

Foi uma sequencia de 2 horas de pirararas sem parar. Só não pegamos amis pois deixavamos as varas fora da água para poder ajudar um aos outros.

Depois de toda essa correria voltamos a pesca com bóias cevadeiras e miçangas.

Os Tambas começaram a subir rapidamente e explodiam na superfície.

Tambacu - Marcio

Tambacu - Marcio

Uma das varas que estava armada com guelra em busca das pirararas acabou fisgando um bonito pirarucu.

Pirarucu - China

Pirarucu - China

Os peixes explodiam na ração durante a tarde toda. Fisgamos dezenas de tambas na média de 10kg.

Tambacu - Marcio

Tambacu - Marcio

As 16:36h eu e o Júnior fisgamos mais duas belas pirararas. Uma no queijo e outra na guelra.

Pirararas - Marcio e Júnior

Pirararas - Marcio e Júnior

 

Durante a tarde tivemos outra boa sequencia de bons peixes. Dessa vez foram cinco tambacus grandes, todos na cevadeira com miçanga.

Tambacu  -  China

Tambacu - China

Logo depois foi a vez do Júnior. As miçangas usadas variaram do vermelho, marrom, caramelo e dourado.

Tambacu - Júnior

Tambacu - Júnior

Na miçanga vermelha eu  fisguei outro belo redondo.

Tambacu - Marcio

Tambacu - Marcio

Marcio David

Marcio David

O Júnior fisgou esse belo redondo na miçanga caramelo com EVA. Esse mesmo peixe foi fisgado pelo Felipe uma semana antes. Vejam na matéria de despedida de 2008 esse mesmo peixe com o Felipe. O detalhe é a parte superior do rabo, que está quebrado e faltando um pedaço.

Tambacu - Júnior

Tambacu - Júnior

O China ficou no mínimo uns 30 minutos brugando com o tamba abaixo. O peixe correu foi e voltou mais de dez vezes até que se rendeu.

Tambacu - China

Tambacu - China

 

No final da tarde os peixes de couro voltaram a atacar. Desta vez foi na salsicha de fundo a 1mts da margem.

Pirarara - Marcio  -  Salsicha

Pirarara - Marcio - Salsicha

Logo depois o Júnior também fisgou outro exemplar

Pirarara - Júnior

Pirarara - Júnior

As 18:50h eu  e o China fizemos outro Doublé, agora uma pirarara e uma pincachara.

Pirarara e Pincachara

Pirarara e Pincachara

Reparem na foto abaixo um dos Tambacus fisgado pelo Júnior. Olhem a largura desse peixe. Aparentemente era um peixe não muito grande mas era bem pesado.

Por isso que eu digo que julgar o peso somente pelo tamanho/comprimento do peixe é relativo. Muitas vezes o peixe é pequeno e gordo e em outra são grandes e magros.

Tamba - Júnior

Tamba - Júnior

Agora assistam aos vídeos realizados nesta pescaria:

 

VÍDEOS


Pirarara – Marcio David


Pirarara  -  China


Doublé de Pirararas  -  Júnior e China  ( Pirarara Albina )


Pirarara  -  Marcio David

E foi isso galera. Uma pescaria mais do que completa.

Gostaria de agradecer ao Marcos por toda recepção e ao Carlos.

Não deixe de postar seus comentários no final desta matéria.

Fotos por Marcio, Júnior, China, Adimir e Daniela
Texto por Marcio David   -   Vídeos por Júnior, China e Marcio
Edição de fotos e vídeos por Marcio David

Abraços e boas pescarias

Marcio David

AGRADECIMENTOS

Pesqueiro Lago Azul
Mogi-Guaçu – SP
Fones: (19) 9259 4474 com Marcos
www.pesqueirolagoazul.com.br

Massas “PATURI”
Tradicional / Carnívoros / Erva Doce / Carpa Cabeçuda, Frutas entre outras.
Telefone: (11)9550 9516 – 4971 2441 com Léo

Bóias Barão
www.boiasbarao.com.br

Linhas GigaFish
www.gigafish.com.br
Tel/Fax: (31) 3344-9339
Tel: (31) 2127-3339

Summer Pack
www.summerpack.com.br

.
.


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

18 Comentários

  1. Clayton em janeiro 14th, 2009

    Quero agredecer o pessoal da fishing tur em especial o Marcio pela humildade e paciéncia que graças a ele pegue um tambão ai e consegui um lugar na oitava foto ai.
    Marcião valeu!!!

  2. Rodolfo Lenzi em janeiro 15th, 2009

    hahah podem até não acreditar mas eu já fisguei aquelas duas pirararas do china de 28 kg !! Dá pra ver comparando pelas fotos que eu tenho, pelas manchas, rabiscos etc..

  3. Rodolfo Lenzi em janeiro 15th, 2009

    ahhh e o dia da segunda pescaria, pelo jeito só tinha vcs no pesqueiro, foi numa terça? abriram só pra vcs??

    abraços

  4. Marcio David em janeiro 15th, 2009

    Rodolfo esse segundo dia de pesca tinham mais 4 pessoas no pesqueiro. Se vc ver o vídeo vc vai ver.

    Clayton, o seu peixe demorou mas quando saiu foi um bitelo, Parabéns.

  5. André Cequelero em janeiro 15th, 2009

    Meus parabéns Márcio….

    excelente matéria.

  6. Leo em janeiro 15th, 2009

    Maravilha de pescaria … moro aqui em vinhedo e ja tinha visto as outras matérias sobre esse pesqueiro … mas essa realmente me convenceu … fim de semana to passando por la …

    Marcos você teria como me dizer onde vc conseguiu comprar essa vara da argus ? To atras dela a bastante tempo exatamente pra pesca com torpedinhos mas não consigo achar em lugar algum …

  7. Leo [ de novo ] em janeiro 15th, 2009

    Na verdade Marcio não Marcos kkkkkkkkkkkkkkkkk … to batendo papo com o Marcos no msn acabei confundindo …

  8. Eduardo Caldas em janeiro 15th, 2009

    Caros pescadores da Equipe Fishintur,

    Parabéns por mais este relato de pescaria, muito bom e com muitos detalhes de técnicas para pesqueiros.

    Aqui em Goiás e nos pesqueiros da região usamos o eva para colocar a salsicha na superfície, mas de uma maneira diferente.

    Este pesqueiro parace ser muito bom de peixe, nas minhas férias em fevereiro to pensando em ir ate aí conferir de perto.

    Valeu, e “Seeguuuuraaa Peeexxxxãããoooo”!!!

  9. Marcio David em janeiro 15th, 2009

    Amigo essa vara da argus eu compres faz uns 4 anos. Nunca mais eu achei para comprar. Vou tentar entrar em contato com eles

    Abs

  10. Norberto Ratad em janeiro 18th, 2009

    gostaria de saber aonde encontro saco de +- 24kg de ração para comprar aqui em sp ..
    obrigado…

  11. Eduardo Oliveira em janeiro 19th, 2009

    Galera Fishingtur , realmente parabéns , que pescaria!!!
    Como minha avó mora em Aguaí , estarei visitando em breve este pesqueiro!
    Márcio também sou fã das pirararas e vamos todo ano para Luís Alves numa turma de amigos pescadores e tenho fotos e vídeos de pirararas pegas no Rio Araguaia e depois soltas novamente , pois sou pescador esportivo sempre , principalmete nos rios do Brasil!
    Se você tiver algum site poderei estar mandando para vocês , pois pegamos duas pirararas de mais de 60Kl , e até nadamos no rio com elas , algo ímpar , saber que elas continuam por lá para dar alegria a outros amigos pescadores!
    Grande abraço e Parabéns!!!

    Eduardo Oliveira

  12. rogerio ribeiro em janeiro 27th, 2009

    o lago do lago é bom pra longos arremessos ?

  13. Eduardo Klutcek em janeiro 28th, 2009

    Marcio , legal essas reportagens que vcs fazem , isso é uma mega divulgação dos pesqueiros ótimos que temos em São Paulo e ainda desconhecidos pela galera, só tenho a agradecer pois assim nosso caminho em busca dos grandes fica mais fácil.

    Obs: Sem esquecer de mencionar o material usado !!!

    Abraços

  14. jose carlos em março 8th, 2009

    ola pessoal alguem ai sabe de alguma represa ou rio para pesca de piaus aqui perto de sao paulo se alguem souber me de um tok ta bom valeu gente

  15. admin em março 8th, 2009

    Oi José Carlos,

    A maioria dos rios em SP para pesca de piaus estão muito degradados. É possível (ou era) pescá-los na região de Pereira Barreto; também em Furnas (Minas) e Pouso Alegre também era.

    Ouvi relatos de amigos pescadores que pegaram piaus e blacks na represa de Nazaré Paulista, mas não sei dar muitos detalhes dos locais.

    Poste no fórum do Fishingtur, com certeza algum amigo pescador sabe mais detalhes.

    abs

    Robson

  16. gustavo em março 21st, 2009

    Parabéns marcio, esses tambas gigantes magnificos.

  17. Daniel – Poços de Caldas – MG em março 28th, 2009

    Olá galera amantes da pesca esportiva, eu gostaria de dizer que vocês realmente estão de parabéns, não só pelo fato de estarem divulgando os melhores pesqueiros da região e até mesmo do Brasil, mais também sempre dando dicas de equipamentos, as iscas usadas, as varas, molinetes, carretilhas, até mesmo as maneiras de arremessar, (perto da margem, mais longe da margem, iscas de fundo, bóias etc..) ou seja vocês ajudam pescadores assim como eu que não tem tanta experiência dando detalhadamente as explicações, sem segredo nenhum. E o principal na minha opnião é o enorme cuidado que vocês tem com os peixes, desde o momente de montar o equipamento até a retirada do peixe da água, isso pra mim é uma das coisas mais importantes, afinal, cuidando de nossos peixes, sempre teremos brigas memoráveis como estas mostradas nessa matérias, peixes saudáveis = peixes brigadores. Parabéns, continuem assim, sorte e sucesso a vocês, pra mim vocês merecem é um programa em rede nacional. Abraço.

  18. Felipe Gouveia em agosto 15th, 2010

    Pirarara Albina ♥
    Vai ter sorte assim na #@#*…
    Zueira, parabéns!
    Muito boa ás matérias, como sempre.


Fatal error: Call to undefined function show_subscription_checkbox() in /home/storage/b/dc/e9/fishingtur/public_html/wp-content/themes/ad-clerum-10/comments.php on line 101
xxxx