Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios



Pesqueiro Pantanal – Uma boa opção na Rodovia Dutra em Santa Isabel

Local: Pesqueiro Pantanal – Santa ISabel – SP
Data: fevereiro de 2012

Olá pescadores e amigos do Fishingtur,

Hoje vou relatar como foi a pescaria que realizei no Pesqueiro Pantanal, dia 11/02/12, localizado no KM 191,5 da Via Dutra, bem próximo de São Paulo.

O pesqueiro possui 04 lagos, 03 deles “menores” com uma grande quantidade de tilápias, tambas, cat fish, pincacharas, carpas, etc, e o lago principal que é bem grande e exige bons arremessos.

Neste lago existe uma enorme quantidade de redondos, pincacharas e algumas piras, que foram soltas anos atrás e hoje já devem estar com mais de 40 kg.

 

Pantanal

Pesqueiro Pantanal

Programei esta pescaria com alguns amigos uns 15 dias antes, onde, em contato com o Rafael, proprietário do pesqueiro, o mesmo disse que eles tinham uma “casinha”, que abriga até 06 pessoas, além de ter geladeira e fogão. O que era para ser a pescaria de um dia, virou diurna e noturna rsrsrs.

O preço do aluguel desta casa, que é bem simples, é de R$ 300,00, ou seja, se forem em seis pessoas, R$ 50,00 cada, incluso a pescaria noturna, acho que está razoável.

De última hora, as pessoas que me acompanhariam tiveram alguns problemas e não puderam vir, mas não desanimei, cheguei no sábado 07.00hs da manhã e já fui para o lado oposto do lago principal, bem próximo da casa onde iria passar a noite.

Montei as varas para as piras e cacharas com cabeça de tilápia, guelra, tuvira e salsicha, e fiquei com duas varas para os tambas, uma com beijinho, que é uma excelente isca para o local (porém não peguei nenhum tamba com ela…), e outra com cevadeira e eva´s / miçangas diversas.

 

pesqueiro

Pesqueiro Pantanal

O primeiro peixe a sair foi um pequeno tamba, no eva marrom e miçanga cor de telha.

 

Tambacu

Tambacu - Ricardo

Na sequência, fisguei mais dois exemplares de tamba com a vara que estava com salsicha a espera dos peixes de couro. A coloração dos tambas aqui é bem diferente…em geral, eles são bem clarinhos com o rabo preto, peixes lindos e bem saudáveis, que tem muita força. As vezes até achava que os peixes eram maiores, de tanta força que faziam.

 

Pantanal

Tambacu e Pacu

Neste momento da pescaria vi que as coisas não seriam fáceis, pois neste lugar que fiquei, devido a comodidade de estar perto da casa, existe uma quantidade incrível de tocos dentro da água, em toda sua margem tem enrosco que não acaba mais…fisguei alguns bons peixes na miçanga / eva café com leite, porém, quando chegavam perto, era enroscar e o chicote estourar, mesmo com linha 0,47mm de 45 libras….Se com os tambas estava assim, fiquei imaginando arrancar uma pira dali, missão impossível, mas, como já estava acomodado, continuei a pescaria.

Por volta das 12.30hs, mandei a cevadeira e uma grande explosão desce a boinha e a cevadeira…fisgada certa e uma boa arrancada fazem a linha estourar….a bóia então ficou passeando pelo lago…como tinha que ir pegar a mala no carro, levei uma vara com um grande chumbo e um anzol, para tentar recuperar e bóia e ver a cara do bicho ( que imaginei ser maior do que era… )…consegui enroscar umas três vezes, mas como não podia forçar muito, ele acabava escapando….depois de quase uma hora tentando, a bóia sumiu e desisti…peguei e mala e voltei para meu canto de pesca…quando olho para o fundo do lago, vejo a bóia de novo…desta vez consigo enroscar e trazer o peixe, que era um enorme pacu…veja as fotos de como enrosquei o anzol na cevadeira e a foto do belo peixe…

 

Pacu

Pacu - Ricardo

Por volta das 14.50hs, o tempo começou a fechar e a chuva veio forte….corri para debaixo da varanda da casa e de vez em quando ia olhar as varas. Um pessoal que estava bem no fundo do lago, encarou o temporal e mesmo com aquela chuva toda tiraram dois belos peixes, porém só consegui tirar foto de um deles…é cada doido…hehehe…

 

temporal

Temporal

Em uma destas vistorias, não consegui achar a cevadeira, que tinha ficado na água…um pequeno tamba tinha atacado a miçanga vermelha a 20 cm de profundidade.

Na sequência, foi a vez de uma pincachara abocanhar a salsicha que estava a uns 20 metros da margem…fiquei mais de 10 minutos pra tirar este peixe da água, saia de um enrosco e ia para outro, coisa de louco…e olha que era pequena, se fosse grande, sem chance.

Com a chuva mais fraca, por volta das 17.00hs, aí foi festa….era cevar e os bichos subirem..no 2º arremesso, pancada na flor da água e dá-lhe tamba…foi o maior da pescaria, e deu muito trabalho pra tirar do enrosco sem estourar…

Notem que as fotos tirei embaixo da varanda da casa, pois estava sozinho e tinha que programar a máquina, e, debaixo de chuva, sem chance…a distância do barranco até a varanda deve ser de uns 15 metros, portanto, em menos de 1 minuto os peixes já estavam de volta ao lago.

 

Peixes

Peixes e muita chuva,...

Antes de escurecer, mais um tamba comedor de salsicha.

 

Tamba

Tamba

Assim que escureceu, as expectativas aumentaram, pois normalmente os peixes de couro atacam muito mais, e, pra ajudar, estava sozinho naquele enorme lago, sem barulho nenhum e a noite estava quente.

A todo momento as varas que estavam com salsicha e guelra puxavam, tirei vários tambinhas, mas fotos de somente alguns deles.

Quando acabava de tirar uma das fotos, escutei o barulho de uma das carretilhas tomando linha…olhei para trás e consegui tirar uma foto da vara quase saindo do suporte…estava armada com tuvira a uns 15 metros da margem….briguei com este peixe por uns 15 minutos, mas, quando chegou perto, foi pro enrosco e tchau. Pela briga, (não parecia ser pira) acho que era uma grande pincachara ou um tambão, mas, vai saber…

 

pesca Noturna

Pesca Noturna

 

Por volta das 23.00hs já estava bem cansado e “desanimado”, pois sabia que seria difícil tirar qualquer peixe grande dali. Comecei a desmontar as tralhas e por volta das 23.30hs escutei o alarme da Penn cantar alto…deixei a vara só no alarme e até eu chegar perto o bicho já tinha puxado uns 50 metros de linha, e o pior, puxou beirando todo o barranco, aí foi desespero total, pois esta vara estava iscada com uma cabeça de tilápia enorme, e dava sinal de ser uma da grandes pirararas moradora do lago…fui pouco a pouco andando no barranco e recolhendo a linha, que já chegava na carretilha beeeemmm ralada…foi quando senti a linha afrouxar (saiu do enrosco) e em seguida ficar bem pesada, mas não deu nem tempo de regular a fricção, e a bicha saiu do enrosco e tomou linha igual uma maluca, estourando com certa facilidade a linha 0,91mm.

Depois desta, o jeito foi ir dormir.

Gostaria de finalizar dizendo o seguinte:

- Mesmo que você vá para fazer a noturna, NÃO FIQUE DE JEITO NENHUM NESTE BARRANCO, pois, apesar de ser um bom ponto de pesca, dificilmente você tira peixes, mesmo que de médio porte, devido a grande quantidade de enrosco; fique na outra margem, que é limpa e sem problemas;

- A quantidade de redondos é surpreendente, sai muito bem na salsicha (torpedo e fundo), miçanga e beijinho;

- Tem muita pincachara, o dia todo elas ficavam na ceva e desfilando pela superfície, mas nada de entrar na miçanga, devem pegar bem na ração na pinga,além da salsicha/iscas vivas;

- Nas margens com varinha de mão e minhoca ou pequenos pedaços de peixe, se pega trairas e jacundás o dia todo, é impressionante a quantidade destes peixes. Os jacundás tem tamanho médio de um palmo (fisguei vários), e as traíras, segundo relatos, chegam a mais de 4kg (só peguei pequenas, mas a noite na margem vi diversas que deviam passar de 1kg);

- Para as piras, acredito que tilápia/traíra (vivas ou a cabeça), minhocuçu e pirambóia devem ser as melhores iscas (e vou voltar lá pra testar, com certeza!!!).

Aproveito para incluir fotos da pescaria realizada agora no carnaval, em 21/02.

Tamba fisgado no eva caramelo e ração na pinga; cachara de 14,3 kg fisgada com eva caramelo e miçanga marrom (a briga foi boa demais…como os peixes são saudáveis neste lago, é incrível…), e o pintado fisgado com eva caramelo e ração na pinga.

 

Pesqueiro Pantanal

Tamba e Pincacharas - Ricardo

Recebi também, algumas fotos mais antigas, enviadas pelo Rafael, proprietário do pesqueiro:

 

Pesqueiro

Pesqueiro Pantanal

 

Agradeço a todos do pesqueiro, especialmente ao Rafael e o Silvio, e ao Marcio, por permitir a divulgação de nossas pescarias neste que acredito ser o melhor site de pesca do país.

Abraços,

Ricardo

AGRADECIMENTOS

Pesqueiro Pantanal
Rod. Dutra Km 192 – Santa Isabel

Massas Paturi
www.massaspaturi.com.br

Bóias Barão
www.boiasbarao.com.br

Fishing Master
www.fishingmaster.com.br

Império da Pesca
www.imperiodapesca.com.br
.
.
.
.

 


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

14 Comentários

  1. Matheus em abril 5th, 2012

    pescaria show de bola, cara

    o lado que vc ficou a noite é ruim mesmo por causa dos enroscos, ja perdi varios peixes daquele lago

    acho que o esquema é ficar naquele ultimo quiosque do outro lado e tentar lançar no barranco que vc ficou

    e bem que podiam ser soltas mais algumas pirararas no lago hein ? acho que nunca sair uma ao vivo la…

    abraço

  2. leandro em abril 5th, 2012

    senhores estamos falando do pesqueior pantanal no km 190 da dutra!!!

    pesqueiro que frequento a 5 anos quase todo fds!!

    agora vamos dizer apenas verdades!!!!!!!!!! os peixes desse lago brigam de forma totalmente diferente de qualuqer outro pesqueiro com uma força totalmete acresiva

    mas pelo amaor de deus PIRARARA ja faz 3 anos que nao sai e nem bate nunhuma em nenhum anzol ja estou a procura delas sempre montando 4 varas e elas sumiram total desapareceram e infelismente o pesqueiro parece nao se preocupar muito com isso e uma pena !!!

  3. leandro em abril 5th, 2012

    chega de somente a gente eu e mais 5 6 pescadores frequentadores de la de todas a semana se procupar com o pesqueiro e uma pena porque do jeito que esta vai acabar
    gostariamos de saber quais a intencao dos donos do pesqueiros para esse final de temporada e começo de inverno que esta para vir e ai vai deixar tudo como esta???
    os peixes param de comer ninguem fala nada
    as pirararas sumiram faz 4 anos ninguem fala nada
    ultimamente ate os pintados e cacharras estao sumidos e ninguem fala nada
    eu mesmo ja cansei de dar ideias adotadas em outros pesqueiros que vi que deram certa para o pantanal e nada fazem 1 2 3 dias depois ja era volta a ficar tudo largado de novo

    apenas lamento e espero que o pesqueiro de uma posicao para nos que gostamos tanto desse paraiso que esta se acabando !!!

  4. Ricardo em abril 5th, 2012

    Pessoal, estive lá em outubro de 2.011, apenas visitando, pois fazia muito tempo que não pescava lá. Saiu uma no último quiosque, lá no final do lago, de aprox. 36kg, o rapaz estava usando coração de boi como isca.
    Confesso que não sei a quantidades de pirararas que tem no lago, mas que é abarrotado de pintado / tamba, isto é!
    Abs.

  5. Caio Henrique em abril 5th, 2012

    da ultima vez que eu fui lá so saiu 2 tambas medios em uma vara com salsicha , esse pesqueiro ja foi melhor , ja peguei muitas pirararas lá, uma vez eu perguntei pra um funcionario do pesqueiro e ele me informou que la havia 2 pirarucus dai uma moça pegou um deles e levou então só existe 1 pirarucu no lago , no proximo verão bem que poderiam soltar mais pirararas tambas etc..

  6. Matheus em abril 5th, 2012

    verdade, o lagão parece q ta meio abandonado, e aquelas motos barulhentas passando na beira tiram qualquer possibilidade de peixes no barranco

    tinham que colocar mais um pouco de tudo la, principalmente pirararas e com certeza eu e muitas outras pessoas iriam frequentar bem mais, além de repassar a ideia para os amigos

    é uma pena, porque o lagão é muito lindo, e tem um ar meio misterioso que da um tchan se vc pega um peixão, ainda mais la no canto, no fundão do lago

  7. Silvio Fishingtur em abril 5th, 2012

    Amigo Ricardo,

    Bela pescaria e excelente relato.

    Parabéns amigo.

    Abraços,
    Silvio.

  8. Sergio lins da Siva em abril 5th, 2012

    Sergio lins da Siva em abril 3rd, 2012

    Bom galera pesco no Pantanal ha mais de 3 anos é uma pena ver um pesqueiro com um grande lago onde os peixes brigam muito se acabando por falta de má administração, onde o as pessoas responsáveis não estão nem ai para fazer melhorias para os seus clientes só penssando em aumentar taxas e não investindo em estrutura tais como colocar mais varidades de peixes,porque faz muito tempo que não sai uma pirarara, ultima que vimos estava Morta,me descupem caros leitores pela sinceridade o Pesqueiro é Ótimo mas a administração é de pessima qualidade.

    Obs: Bom meu caro amigo Pescador,com certeza foi uma ótima pescaria pois conheço o Pantanal há muitos anos.
    Mas eu acho falta de Ética nosso amigo PUBLICAR fotos de pescadores amigos nossos que também são pescadores assíduos do Pantanal de Temporadas passadas e poe passadas nisso para GLORIFICAR um Pesqueiro que não ta nem ai para os seus frequentadores,Pirarara só se outro dono comprar esse pesqueiro abandonado para poder colocar,porque se deixar pelo Rafael ESQUECE não vai ter uma nem para foto que nosso amigo publicou,só mais uma coisa não alimentam os peixes e tem dias que não tem nem ração para vender, CEM ESTRUTURA NENHUMA, ADMISTRAÇÃO DE PESSIMA QUALIDADE, que pena que esse lindo lugar está se acabando,UM ABRAÇO PARA OS AMIGOS: JUNIOR (foto PIRARARA),FABINHO(foto CACHARA)e Vitinho(foto TAMBA)belos peixes mas faz teeeeeemmmmmmmmppppppoooooooooo,me descupem a sinceridade

  9. leandro em abril 6th, 2012

    amigos pescadores !

    A ULTIMA PIRA QUE SAIU NO PANTANAL E A QUE O JUNIOR PEGOU A DA FOTO ACIMA NOVEMBRO 2009 A QUE ESTA 2 RAPAZES SEGURANDO SAIU EM 2008
    ENTRE 2007 E 2009 PEGUEI POR VOLTA DE 15 PIRARARAS NO PANTANAL SEMPRE NO FINAL DO DIA PROXIMO DAS 18 HS 3 APOS AS 21HS NUNCA BATEU EM OUTRO HORARIO A MAIOR 29 KG E A MENOR 10 KG
    DEPOIS DISSO TENTEI NO MINIMO MAIS UMAS 100 VEZES E TENTO ATE HJE PORQUE POR MAIS QUE TODO INVERNO SOBE UMA 2 MORTA BOIANDO AINDA ACREDITO QUE AINDA EXISTA ALGUMA POR LA
    PARA NAO FALAR QUE NAO BATEU NADA DIFERNTE DESDE 2009 ANO PASSADO EM OUTUBRO PEGAMOS UM PINTADO DE 23KG NA CABEÇA DE TILAPIA
    AGORA FICO TRISTE DE SABER QUE O PESQUEIRO NAO ESTA NEM AI PELO DESAPARECIMENTO DAS PIRAS E A CADA DIA SE TORNANDO MAIS LARGADO PARECENDO NAO TER DONO !!!!

  10. Victor em abril 7th, 2012

    Ricardo,

    Bela pescaria, parabens…..
    Eu apareço nessas ultimas fotos e nem sabiaa que existia kkkk.
    Relamente a força dos peixes de lá, não se compara com nenhum outro pesqueirooo.
    Mas pira faz anos que não vejo……

    Abraços

  11. Sandro em abril 9th, 2012

    Senhores, conheço esse pesqueiro a mais de 5 anos, tirando a bela paisagem o pesqueiro fica muito a desejar, no lago menor até que sai alguns pequenos mas no lago grande é muito difícil sair um bichão de porte.Já fui em vários finais de semana seguido não entendendo o como não se pegava praticamente nada durante o dia, 3 ou 4 peixes pequenos das 7 as 17hs utilizando vários tipos de iscas é pouquissima ação para que poderia ser no local.Quando das últimas “visitas” indaguei uma das pessaos que se dizia responsável (dentro do restaurante) e acabou me deixando mais “puto” porque não deu a mínima para o que falei.Me parece mesmo que não querem melhorar em nada.

  12. AILTON JÚNIOR em abril 26th, 2012

    CAROS AMIGOS LEITORES TENHO 12 ANOS,COMECEI A IR NESSE PESQUEIRO EM 2009 ACHAVA UM ÓTIMO PESQUEIRO POIS PEGAVA ALGUNS EXEMPLARES DE GRANDE PORTE MAS COM O TEMPO EM 2010 JÁ TINHA PARADO DE SOLTAR PEIXES SE PREOCUPANDO COM O LUCRO DO DINHEIRO PEGUEI MUITOS TAMBAS BONITOS LÁ MAIS NA PENÚLTIMA VEZ PRA PIORAR PQ EU FICAVA NO LAGO DO MEIO E NO FIM DA TARDE EU IA PRO LAGO GRANDE…SOLTARAM 1 TONELADA DE CAT-FISH NO LAGO DO MEIO DIFICULTANDO A PESCARIA DOS TAMBAS EU NÃO PEGUEI NENHUM PEIXE A NÃO SER CAT-FISH FUI PELA ÚLTIMA VEZ E NÃO HOUVE OUTRA SÓ CAT-FISH E ESSE PESQUEIRO NUNCA MAIS OUVI FALAREM BEM DE LÉ.ME DESCULPEM PELO O QUE EU FALEI MAS SEI QUE ESTOU FALANDO A VERDADE.

  13. Wendell em agosto 18th, 2014

    Sou freqüentador a anos desse pesqueiro e infelizmente as poucas pirararas que tinham lá acabaram morrendo…

  14. Sergio em maio 13th, 2016

    Olá, alguém tem informações mais recentes do pesqueiro Pantanal ?


Fatal error: Call to undefined function show_subscription_checkbox() in /home/storage/b/dc/e9/fishingtur/public_html/wp-content/themes/ad-clerum-10/comments.php on line 101
xxxx