Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios



Pesqueiro Pantanosso – A natureza destacando grandes peixes com os Paturis

Local: Pesqueiro Pantanosso  -  Mairinque  -  SP
Data: 08 de abril de 2011

Ola Amigos

Eu, Marcio David, em companhia da Equipe Paturi, resolvemos fazer uma pescaria de Carpas Cabeçudas no Pantanosso, mas desta vez ao invés de ficarmos no barranco, queríamos ficar nas plataformas, local normalmente usado pelos pescadores de tambas.

Nos encontramos as 4:30h no posto na Rod. Castelo Branco para um bom café da manhã e na sequencia seguimos para o pesqueiro. Chegamos por volta das 5:15h e já havia um carro em nossa frente. Ficamos conversando e as 6:20h o Itamar subiu e abriu o portão.

Eu fiquei na plataforma 2, o Léo e o Agnaldo na plataforma 3 e o Joaquim com seu sobrinho na plataforma 4, ou seja, boa parte das plataformas estavam voltadas para a pesca das Carpas Cabeçudas. Como de costume, cada um deles estava usando apenas três varas, e eu montei apenas uma, totalizando 10 conjuntos para a pesca das carpas.

A vara usada é a Vara Carpa 3mts – Albatroz Fishing. Os 10 equipamentos estavam com esta mesma vara da Albatroz, o que parece ser unanimidade entre os carpeiros.

Antes de começar a relatar cada detalhe de nossa pescaria, assista ao vídeo com as duas grandes cabeçudas e um pintadinho.

V Í D E O


Vídeo Pantanosso

 

Logo que começamos a montar os equipamentos, fomos surpreendidos por um bando de esquilos que estavam atrás das plataformas comendo as nozes. Um show de imagens ao vivo, mas aqui as fotos podem mostrar bem como foi. Eram cerca de 10 esquilinhos.

esquilo

Esquilo

Esquilo

Esquilo

esquilo

Esquilo - Pantanosso

esquilo

Esquilo

Depois da farra e deste contato direto com a natureza aqui no Pantanosso, foi hora de preparar as massas e mandar as coxinhas para a água.

 

Equipamentos

Equipamentos para Carpas

Estávamos conversando quando os dois vizinhos que estavam na plataforma um tiraram dois belos tambacus, usando a bóia cevadeira, chicotinho e ração na pinga.

 

Tambacu

Tambacu

Tambacu

Tambacu

Eu estava pescando carpa, mas me deu uma vontade de montar outro equipamento para os tambas rsssssss. Reparei então que alguns peixes estavam atacando alguns pedaços de salsicha flutuando que estavam quase embaixo da plataforma. intrigado com a cena, montei uma varinha, coloquei um pequeno anzol e um pedaço de salsicha e deixei flutuando quase embaixo desta mesma plataforma e foi fatal. O peixe subiu, abocanhou a salsicha e eu fisguei. Um briga valente e com corridas de um lado para outro, até que o grande Piau se entregou. Faz muito tempo que eu não pegava um piau aqui no Panta. Imagino o tamanho que não deve ter embaixo destas plataformas. na verdade eles ficam por ali para tentar se esconder nas estruturas, pois o lago do Pantanosso está repleto de Pintados que chegam até a 30kg.

 

Piau

Piau - Marcio David

Logo depois, nosso vizinho estava perdendo muitos peixes na cevadeira, e olha que os peixes estavam subindo bem a esta altura. Eu estava de olho nas varas de carpa que eram o propósito, mas  sabe como é, não resisti, fui devagarzinho, peguei a Vara Pampo, coloquei a Carretilha, amarrei a bóia, o chicote, eva’s, miçanga e quando vi, minha bóia já estava lá na outra margens afundando e eu fisguei.

Nesse exato momento o peixe começou a correr para e esquerda, onde estavam as bóias de carpas e ao levantar o olhar vi os três carpeiros( Léo, Joaquim e Agnaldo) me olhando feio, pois a pescaria de tambas atrapalha a pesca de carpas e nesse caso esse tamba iria se enroscar nas bóias, mas acho que até o peixe percebeu a cara feia deles rssssss e resolveu dar meia volta e ir para o outro lado, ufa !!!!!!!

Logo tirei meu primeiro tamba do dia, este nos eva’s e miçanga marrons.

 

Tambacu

Tambacu - Marcio David

Agora uma surpresa. Alguns pescadores que estavam pescando logo abaixo do restaurante, inusitadamente fisgaram um peixe nada comum e que para mim foi uma grande surpresa, nada mais, nada menos do que um JAÚ, isso memso um pequeno e valente Jaú.

O Pantanosso realmente nos surpreende a cada dia, são tarpons, pangaçus e agora jaús. Com certeza esse pescador teve a mesma sorte que ganhar na loteria.

 

Jaú

JAÚ NO PANTANOSSO

Até que a primeira vara de carpa resolveu trabalhar, a bóia dançou, dançou e afundou. O Léo não perdeu tempo e começou o trabalho de tentar trazer a carpa, mas por incrível que pareça, as carpas aqui no Pantanosso estão brigando demais. Primeiro elas vem com todo o peso do mundo e ao chegar perto das plataformas elas acordam e começam a dar grandes corridas de um lado para outro até se entregarem.

Esta foi fisgada com 1,50 mts de profundidade com a Massa de banana com mel e amendoim.

 

Carpa

Carpa Cabeçuda - Léo Paturi

Carpa

Carpa - Massas Paturi

Estávamos todos almoçando, exceto o Joaquim e seu sobrinho. Lá do restaurante o Léo viu e nos chamou a atenção. Era o joaquim brigando com uma carpa e pelo que vimos era das grandes. na verdade quem viu e fisgou o peixe foi o sobrinho do Joaquim, que depois só tirou o peixe.

 

Carpa Cabeçuda

Carpa Cabeçuda - Joaquim e Murilo

Depois do almoço, bóias na água novamente e eu com minha cevadeirinha no canto para não atrapalhar. Fisguei dois grandes peixes, daqueles que você não consegue fazer absolutamente nada e quando você pensa em fazer algo, o peixe já se foi para dentro do mato. Até que fisguei outro exemplar e este consegui trazer. também na miçanga e eva marrom escuro.

 

Tambacu

Tambacu - Marcio David

A bóia do Léo afundou de novo, desta vez até a linha esticou, ele confirmou e o peso confirmou que era um bonito exemplar. O peixe memso estando no meio do lago, levantava o rabo quase que totalmente para fora da água e nadava muito rápido para os lados. Parecia um tamba briguento. Parece até mentira, mas não, as carpas estão briguentas mesmo.

Ao encostar na plataforma tivemos a certeza e depois de pesar, garantimos um grande exemplar de 19,380 kg. esta fisgada a 2,5mts de profundidade com a massa de banana com amendoim.

 

Carpa

Carpa - Léo

carpa

Carpa Cabeçuda - Léo Paturi

Carpa

Carpa - Léo

Nosso vizinho fisgou outro exemplar na ração e eu continuei a brincar com os redondos nos eva’s.

 

Tambacu

Tambacu

Tambacu

Tambacu - Marcio David

O Agnaldo estava com azar, pois em sua svaras de carpas só estavam entrando os curimbas e aí era só risada prá cima dele.

 

Curimba

Curimbata - Agnaldo

O vizinho tirou outro pacu….

Pacu

Pacu

Eu comecei a cevar um pouco antes do mato, cerca de uns 5 metros antes do mato e uma forte explosão esticou minha linha antes mesmo de eu fisgar. O peixe correu para a direita e foi tomando muita linha, algo impressionante, era muita força mesmo até que ao forçar um pouco para segurar, o chicote estourou.

Montei outro e 5 minutos depois, outro peixe bom, mas este brigou mais no meio e consegui trazê-lo até perto da plataforma, mas de uma hora prá outra ele literalmente atravessou o lago tomando linha e ao segurar, ele estourou tudo. Mas sem problemas, montei novamente e agora uma outra explosão e uma corrida forte, mas ao segurar, o peixe recuou e começou a brigar no meio do lago. No final da briga ele foi até em frente ao cimentão e eu fui atrás dele, depois ele voltou pro meio e assim foi por um bom tempo até que o gigante encostou  e o Léo que estava com o passaguá do pesqueiro, simplesmente jogou o passaguá no chão e correu para pegar o seu de carpas que era bem gramde. Peixe no passaguá e agora era só apanhar um pouco para tentar segurar, e olha que apanhei viu, levei umas três rabadas na orelha e no pescoço, mas abracei o bicho, um bonito exemplar que facilmente passa do 25kg.

 

Tambacu

Tambacu - Marcio David

Tambacu

Tambacu - Marcio

Tambacu - Pantanosso

Tambacu - Marcio David - Pantanosso

Já no final da tarde a bóia do Agnaldo afunda, ele sem hesitar, confirma e uma briga de peso estava começando. Esta carpa brigou demais, coisa não muito comum entre as carpas, mas estas do Panta estão demais. O Agnaldo cansou o braço, mas conseguiu tirar um lindo exemplar de 26,580kg, uma bonita carpa fisgada a 1,5mts de profundidade com a Massa Paturi de amendoim com frutas.

 

Carpa

Massas Paturi

Carpa

Carpa

carpa cabeçuda

Carpa Cabeçuda 26,580kg - Agnaldo

Carpa - Massas Paturi

Carpa Cabeçuda - Paturi

carpa

Carpa cabeçuda - Léo e Agnaldo

Para fechar o dia ainda fisguei mais um exemplar na miçanga e nosso amigo que estava ao lado engatou outro exemplar.

 

Tambacu

Tambacu - Marcio

TAmba

Tambacu

Gostaria de agradecer ao Itamar, sua esposa e a todos os funcionários do Panta pela amizade e recepção. Em especial ao Luis que sempre compartilha boas conversas pela net.

Abraços

Marcio David

AGRADECIMENTOS

Pesqueiro Pantanosso
www.pantanosso.com.br

Loja Império da Pesca
www.imperiodapesca.com.br

Bóias Barão
www.boiasbarao.com.br

Massas Paturi
www.massaspaturi.com.br

Net Pesca
www.netpesca.com.br
.
.
.


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

19 Comentários

  1. Luiz Carlos – Pantanosso Pescarias em maio 17th, 2011

    Bom dia, Márcio!! tudo certo?

    Mais uma bela matéria. Achei essa nova cara com textos, fotos e vídeos excelente. Estão de parabéns, mais uma vez…
    Mais uma bela pescaria, para enfeitar o rol de matérias do Pantanosso.
    Um abraço!

  2. Rafael em maio 17th, 2011

    Boa surpresa o Jaú. Q ele siga o exemplo da Pirarara e se popularize nos pesqueiros. Tem alguma informação a respeito disso, Márcio?
    Abs

  3. Silvio Fishingtur em maio 17th, 2011

    Um Jaú, Uma Carpa Montro e uma tamba monstro… Show de bola…. Jaú, nunca tinha ouvido sequer comentários nos pesqueiros do estado…

    10!

    Abraços,
    Silvio.

  4. Ricardo em maio 18th, 2011

    Show de bola pescador!!!
    Abraço,
    Ricardo.

  5. vinicius em maio 18th, 2011

    o paturi é o caro mais afobado qe eu ja vi, qndo ele pega os pexes ele fica,aah nao vai aguenta, é muito apavorado, mais parabens lindo jaú ein,, nunca vi um em pesqeiro

  6. jorge em maio 18th, 2011

    leo bom dia gostei da sua materia sobre as carpa um abraco pois gostaria de receber a resposta no meu email

  7. Marcio David em maio 18th, 2011

    Luiz, obrigado pelo comentário, com certeza o Pantanosso é um grande parceiro do Fishingtur. Abraços.

    Rafael, segundo informações, a criação do jaú para este fim não era liberado pelo Ibama, e pelo que me infirmaram, o jaú é um peixe que nãi fica muito ativo em lagos fechados.

    Abs

  8. Alecxander em maio 20th, 2011

    Leo me da uma dica de equipamentos para Carpa, Cabeçuda, tipo vara, molinete, linha.

    Esta vara Albatroz Carpa é uma telescopica,
    eu vi uma e achei fraca, ou sera so impressão?
    ela aguenta bem o tranco.

    Abraços a todos

  9. léo em maio 22nd, 2011

    ola Jorge peço desculpa se aconteceu de nao responder seu email pois respondo a todos, talves por algum problema nao chegou ou respondi e nao chegou até vc mas me envie outro com certesa vou responder sim estou no aguardo.

    blz.

    léo

  10. léo em maio 22nd, 2011

    Alecxander a vara carpa é muito boa pode confiar sim a maioria dos pescadores ultilisa estas varas
    pois é barata e guenta o tranco e tem de varios tamanho quanto o molinete o force 4000 é barato e bom ,linha costumo usar a comou line vc vai ter um equipamento bom e de custo pequeno.

    valeu.

    abç

    léo

  11. Alecxander em maio 23rd, 2011

    Léo valeu pela dica, no mesmo dia eu te liguei
    ja estou comprando o equipamento que vc me indicou e logo estarei comprando suas massas, grato pela atenção.

  12. henrique em maio 27th, 2011

    marcio gostaria de saber, estou na duvida em comprar uma kensaki ou uma pampo qual tem maior poder de aremesso
    qual e mais resistente
    se poder me responder ficarei agradecido
    abraço henrique!

  13. Eduardo Caldas em maio 28th, 2011

    Muito boa pescaria, parabéns!!!

    Abs,
    Edu.

  14. vagner em junho 4th, 2011

    Blz Marcião?
    Otima pescaria,gostaria quais pesqueiros vc recomendaria para se pescar no inverno, pois, eu fui no monte negro e estava muito fraco.
    Abrç

  15. vitor em junho 29th, 2011

    olha marcio esse não é o primeiro jau que sai no pantanosso, eu mesmo ja capturei um em lulho de 2010 e o que eu peguei é bem maior do que esse, so nao consigo postar a foto para comprovar, porem se voce me passar seu e mail posso envia-la.
    abraços

  16. felipe em agosto 1st, 2011

    valeu as dicas fisguei 5 tambas com mais de 15 kl cd dia 25/07/11 e varias carpas capins de 8 a 15kls cd

  17. mineiro em junho 30th, 2012

    AI GALERA COMO FAÇO PARA CONSEGUIR ESSAS MASSAS PATURI,SOU NOVO EM SP E QUERO USAR ESSAS MASSAS JA CONHEÇO O PANTANOSSO.E PARA O MÊS DE AGOSTO QUAL MASSA SERIA MELHOR USAR NO PANTA,,OBRIGO ABRAÇOS.

  18. Tiago em dezembro 21st, 2012

    a melhor massa no panta é a de banana e mel

  19. guilherme possato em dezembro 8th, 2013

    pessoal, queria saber em qual plataforma é melhor pra os redondos e o melhor pra pegar as carpas cabeçudas ? mt obrigado … abraços


Fatal error: Call to undefined function show_subscription_checkbox() in /home/storage/b/dc/e9/fishingtur/public_html/wp-content/themes/ad-clerum-10/comments.php on line 101
xxxx