Pesqueiro Pantanosso – Cada pescaria é uma surpresa diferente nas águas do Panta

Local: Pesqueiro Pantanosso – Mairinque – SP
Data: 30 de março de 2011

Olá Amigos

Nesta quarta-feira, final do mês de março, nossa equipe esteve no Pesqueiro Pantanosso para fazer como sempre um boa pescaria de tambacus, usando as bóias cevadeiras, e como sempre, levamos alguns pacotes de massas para carpas cabeçudas. Tinhamos a intenção de ficar nas plataformas 1 e 2, mas em plena quarta-feira as 5:30h já tinham 2 carros a nossa frente esperando o portão abrir.

O jeito foi ficar nas plataformas 3 e 4. Como estávamos em 3 pescadores (Marcio, Giorgio e Saulo), ficariamos na plataforma 3 para a pesca com bóias cevadeiras e deixariamos a plataforma 4 para as varas de carpas cabeçudas.

Começamos a arrumar a tralha, Montei primeiro o equipamento de carpas:

Vara Carpa 3,30mts  -  Albatroz Fishing
Molinete com 100 mts de linha 0,40mm
Bóia com nó de correr
Chuveirinho

Como o foco da pescaria seria a pesca de redondos, levei apenas 4 pacotes de Massa Paturi para carpas. Começei misturando um pacote de sabor amendoim com um pacote de sabor banana com mel. Montei o chuveirinho com a profundidade de 1,20mts e mandei para a água. Isso em frente a plataforma 4.

Voltei para a platarforma 2 para montar o equipamento para a pesca dos tambacus:

Vara Pampo 3,00 mts  -  Albatroz Fishing
Carretilha Valdi 11 rolamentos  -  Yume
Linha 0,37mm – Super Laiglon
Bóia Cevadeira Barão Gigante
Chicote de linha mono 0,45mm – Asso Super

Eu mal tinha acabado de arrumar meu outro equipamento e a bóia da cabeçuda já tinha afundado. Saí correndo e fisguei. Um bicho bem pesado vindo no fundo até que chegou na margem, jogando água prá todo lado e correndo de um lado para outro. E ainda tem gente que diz que as carpas não brigam. Tendo um equipamento balanceado adequado para este tipo de pescaria, com certeza a briga vai ser das boas. Até que uma bonita Carpa Cabeçuda veio para abrir o dia.

Carpa Cabeçuda - Marcio David

Achamos estranho, pois a pescaria de carpas aqui no Pantanosso costuma ser bem difícil, cheia de truques e muita paciencia, mas hoje, logo no primeiro arremesso já tinhamos uma bela carpa nas mãos.

Carpa Cabeçuda - Marcio

Enquanto isso, o Giorgo que estava cevando perto das árvores fisgou uma pequena pincachara nos eva’s.

Pincachara - Giorgio

E olha só, no meu segundo arremesso para as carpas, outra vez minha bóia afundou e novamente uma boa briga com lindas corridas nos trouxe mais um belo exemplar nas Massas Paturi.

Briga com a Carpa Cabeçuda

Pesque e Solte

Pescar e Soltar, Sempre !

Deixamos 2 equipamentos leves armados com salsicha bem abaixo da plataforma  e simultaneamente os dois equipamentos envergaram e duas pincacharas vieram para a foto.

Pincachara

O Saulo, estava com um equipamento bem simples, com uma vara de 1,80mts e mesmo assim montamos o conjunto para carpas e também na profundidade de 1,20mts. A grande dificuldade era em arremessar aquele peso todo com uma vara curta, mas até que consegui deixar a bóia a uns 20 mts da plataforma e não é que o peixe estava ativo mesmo, terceira coxinha para a água e o terceiro peixe fisgado na Paturi.

Carpa Cabeçuda - Saulo

carpa cabeçuda

Carpa Cabeçuda

Fizemos a coxinha de novo e fiz outro arremesso, este não durou nem 2 minutos e a bóia sumiu de novo, outra briga e outra carpa.

Carpa Cabeçuda - Saulo

Carpa - Saulo / Giorgio ao fundo com outra carpa

Reparem na foto acima que enquanto eu estava tirando as fotos do Saulo, a minha bóia desceu e o Giorgio fez o duro trabalho de brigar com a próxima carpa cabeçuda.

Carpa - Giorgio

Arremessei novamente e agora foi inacreditável, pois foi o tempo de esticar a linha e ver o Giorgio gritando e fisgando outra carpa na minha vara. Realmente faz muito tempo que não faziamos uma pescaria de carpas com tantas fisgadas seguidas. E justo nesta pescaria eu tinha levado somente 4 pacotinhos de massa.

Carpa Cabeçuda - Giorgio

Mais uma vez a minha bóia afundou e o Saulo que estava mais perto tirou mais um exemplar na Massa Paturi.

Carpa Cabeçuda

A brincadeira estava tão legal que o Giorgio, mesmo sem equipamentos, pegou uma varinha com carretilha e montou mais um conjunto para carpas. Foi bem difícil arremessar pois estava com uma vara ruim e uma carretilha que dificulta e muito o arremesso de grandes pesos, mas isca na água é risco de peixe na linha e não demorou muito para a bóia dele afundar.

No meio da briga ví minha linha afrouxar e logo pensei que o peixe dele é que tinha se enroscado em minha linha, peguei a vara na mão e disse que iria recolher para não enroscar mais e quando olhamos a minha bóia balança, balança, balança e afunda, opaaaaaaaaaaaaaaaaa, outra carpita na linha, mas agora estava estranho, muito peso, mas muito peso mesmo. O peixe apenas nadava de um lado para outro sem pensar em se entregar. Uma briga muito bonita até que ví um gigantesco lombo aparecer bem ali ao meu lado, nossssssssa, a danada era grande demais e ainda estava com muita força.

Aos poucos ela foi cansando e percebi que estava com um anzol na boca, um na nadadeira e o outro em cima da cabeça, mas em uma última rebojada, todos os anzois se soltaram e apenas o que estava na boca é que ficou preso bem na pontinha, fiquei em desespero, pois o passaguá estava com a carpa do Giorgio, eles estavam desenroscando os anzois. Até que o Saulo teve a brilhante idéia de correr até a outra plataforma e pegar outro passaguá. Só depois de encaçapar metade da carpa é que fiquei mais tranquilo. Ajudei o Saulo a erguer o animal e aí foi só alegria e força para segurar a carpa para as fotos.

Neste exemplar eu deixei a massa a 2,5 metros de profundidade.

Carpas

Carpas - Massas Paturi

Carpas Cabeçudas

Carpas Cabeçudas - Marcio e Giorgio

Carpas Cabeçudas - Fishigntur

Cabeçudas

Carpas Cabeçudas - Marcio e Giorgio

Olha só que foto maravilhosa com a Rainha do Pantanosso.

Carpa Cabeçuda - Marcio David

Depois disso tudo, nos empenhamos um pouco na pesca de redondos, pois até então as carpas tinham dominado o cenário. O Giorgio estava com a bóia cevadeira mas agora com um chicote de 50cm com o anzol chinú n. 9 e a isca era a ração na pinga. Fisgou alguns pacus nesta configuração.

pacu

Pacu - Giorgio

Pacu

Eu continuei com os eva’s e acabei fisgando um bonito exemplar.

Tambacu - Marcio

Eles continuaram com o chicotinho na ração e os pacus fizeram a festa.

Pacu e outrra carpa fisgada

Até que minha bóia de carpa afunda e outra bela carpa faz minha alegria mais uma vez.

Carpa Cabeçuda - Marcio

No final da tarde todos estavam usando os eva’s e muitos exemplares foram fisgados.

Tambacu - Giorgio

Tambacu - Marcio

Pacu

Pacu - China

Nosso amigo Poser esteve nesta mesma semana no Pantanosso e fisgou bonitos exemplares com seu amigo. Seguem as fotos.

Pincacahra

Tambacu - Poser

Agradecemos ao Luis e ao Itamar por toda a recepção e amizade.