Pesqueiro Pantanosso – Fishingtur e Bóias Barão juntos com os gigantes do Panta
Local: Pesqueiro Pantanosso - Mairinque - SP
Data: 16 de dezembro de 2009
Olá amigos
O Fishingtur e as Bóias Barão fizeram uma ótima pescaria de fim de ano no Pesqueiro Pantanosso.
Eu representando o Fishingtur e nossos amigos Nenê e Emerson pelas Bóias Barão.
Chegamos ao pesqueiro um pouco antes de abrir. O tempo estava bom, quente e sem vento.
Assim que o Itamar abriu, fomos direto para as plataformas. Escolhemos a plataforma 1, bem ao lado do cimentão.
Nosso amigo e leitor Fábio e seu amigo, logo nos primeiros arremessos com a cevadeira, chicote de 60cm com ração na pinga, engataram dois belos redondos.

Tambacu

Tambacu
Como eu ainda estava sem ração, começei com uma torpedinho, com chicote de 80cm de linha mono 0,45mm, anzol chinú 8 e a isca era uma ração na pinga.
Estava usando uma Vara Pampo de 3mts com uma Carretilha Titan 6000, Linha mono Triumph 0,36mm e cevadeira grande da Bóias Barão. Depois de alguns arremessos quase embaixo das árvores da margem oposta, a bóia afundou e uma briga de grandes corridas animou e muito a manhã.

Tambacu - Marcio David
Para quem não conhece, o Pantanosso é muito famoso por sua beleza natural e por proporcionar uma pescaria com grandes desafios e um cenário muito parecido com um rio, pois apenas uma margem é liberada para os pescadores. A margem oposta é de mata nativa. A impressão que te sem é de estar pescando no rio.
Nosso amigo e patrocinador Emerson, responsável pelas Bóias Barão fisgou o seu primeiro peixe usando a Bóia cevadeira grande, chicote de 2,5mts com anzol de robalo com 2 eva’s e miçanga, todos na cor caramelo(café com leite).

Tambacu - Emerson - Bóias Barão
Eu fiquei um bom tempo sem ir ao pantanosso e as últimas pescarias foram só de carpas cabeçudas com o pessoal da Massa Paturi. Fiquei surpreso com o ataque dos redondos e com a quantidade.
Minutos depois do primeiro exemplar, o Emersom fisgou outro.

Tambacu - Emerson Barão
O Nenê, também usando o mesmo sistema engatou um belo redondo.

Tambacu - Nenê
O Pantanosso exige do pescador um bom equipamento e muito bem regulado e balanceado, pois alé de ser obrigado a fazer longos arremessos para conseguir pegar o peixe que normalmente fica na margem da mata nativa, ao fisgar você precisa segurar e trazer o peixe o máximo possível para o meio do lago, tirando a possibilidade dele nadar em direção ao mato e estourar a linha nos tocos.
Olha o Emerson Barão mais um vez com outro Tambacu no eva com miçanga.

Emerson - Bóias Barão
Como os dois estavam usando o anzol de robalo com os eva’s, resolvi tentar os chicotinhos das Bóias Barão, estava com o eva marrom e miçanga marrom no chinuzinho. Não demorou muito e engatei mais um tambacu.

Tambacu - Marcio
Na sequencia veio o Emerson com outro exemplar.

Tambacu - Emerson
Os peixes são fisgados de 30cm a 3mts da outra margem. Normalmente se a bóia cair um pouco antes disso, fica bem difícil de conseguir fisgar os grandes exemplares que normalmente ficam pertinho dessa outra margem. Eventualmente se pega no lago todo, mas 90% na sombra das árvores que estão na margem oposta.
Eu montei também uma única vara para cabeçudas, mas pesquei muito pouco, pois os tambas estavam muito ativos. Em um dos poucos momentos que dei uma atenção para esse equipamento, fisguei um gordo exemplar. E logo depois um um pouco amior mas que escapou bem na margem. O chicote com o chuveirinho estava a 50cm de profundidade.

Carpa Cabeçuda
E nosso vizinho, fisgou uma bonita carpa capim na ração.

Carpsa Capim
É comum o pescador perder várias bóias durante o dia, pois além do arremesso ser bem longo, você ainda precisa acertar praticamente a outra margem sem acertar os galhos das árvores. muitas vezes a bóia até que chega a encostar nas folhas antes de cair na água e aí sim a probabilidade de se fisgar um bom peixe é infinitamente maior.
O Nenê acertou a mão colocando a bóia debaixo de um grande arbusto e foi falal.
A fisgada foi forte, o bicho corre na lateral puxando linha e brigando bem até que resolveu nadar para o fundo indo em direção das árvores. Mesmo com a fricção fechada e com o dedo queimado na linha, o peixe conseguia facilmente puxar linha até que se enroscou nos tocos. Depois de muita paciencia o peixe nadou ao contrário saindo do enrosco e aí sim, trazendo o peixe para o meio do lago, a briga fica mais justa.

Tambacu
Fisgamos dezenas de peixes durante o dia, foi uma pesca muito produtiva e somente com grandes exemplares. Todos os redondos fisgados tinham no mínimo 8kg, tendo a sua maioria na média de 12kg, exemplares de 15kg e 4 grandes peixes acima dos 20kg.

Tambacu - Marcio

Tambacu - Pantanosso
A pesca foi de superfície o dia todo. usando evas e miçangas. Os redondos estavam bem ativos e atacando rapidamente as iscas.
Eu engatei três bons peixes na sequencia e os três estouraram tudo no enrosco. Assim que eram fisgados, não tinha acordo, mesmo com tudo travado o bicho ía direto para os tocos. Até mesmo usando uma velha técnica usada no Pantanosso foi em vão.
Assim que o peixe é fisgado, ao invés de fazer o trabalho de vara-carretilha para enrolar a linha, você assim que fisga o peixe sai correndo para trás dos quiosques, subindo as escadas, não dando tempo para o peixe virar e tentando trazer ele o mais longe possível da outra margem, mas nem assim. O peixe voltava a puxar linha e ía direto para o enrosco. Lembrando que o Pantanosso tem muitos redondos acima dos 30kg.
Poucas tilápias foram fisgadas durante o dia, mas as poucas eram bem grandes.

Tilápia

Tilápia
A sorte contou muito nesta pescaria, pois além de ter sorte do peixe não correr direto para o enrosco, tinha que ter a sorte de conseguir trazer o peixe até o passaguá, pois o peixe aqui está com uma força incrível e não encosta na margem de forma alguma, tendo você que forçar e muito o equipamento. Além disso eu perdi as contas de quantos peixes escaparam instantes antes de ser tirados com o passaguá. Creio que nós três perdemos mais de 20 peixes bons que escaparam ou estouraram a linha durante a briga.

Tambacu - Marcio
Olha o Nenê aí devidamente uniformizado e com um belo redondo.

Tambacu - Nenê
O Nenê fisgou um grande exemplar de Matrinxã e como ele preferiu não egurar o peixe para tirar a foto, eu segurei para poder mostrar para vocês.

Matrinxã
Essa foi uma das pescarias mais produtivas de redondos que eu fiz no Pantanosso. Se tivéssemos tirado todos os peixes fisgados, com certeza teriamos material para fazer umas 3 reportagens, mas tivémos muito azar em alguns peixes.

Tambacu - Marcio

Tambacu
E para finalizar a pescaria mais um grande redondo fisgado por nosso amigo Emerson das Bóias Barão.

Emerson - Bóias Barão
A pescaria aqui no Pantanosso se distingue do tipo de pescaria de qualquer outro pesqueiro. O formato do lago, a impressão de estar na natureza em um abiente natural, a força dos peixes, os longos arremesos, a precisão dos arremessos, o tamanho dos peixes e as técnicas de briga para conseguir tirar os peixes de cada enrosco, de cada árvore.
Realmente é um grande desafio para cada pescador.
Gostaria de agradecer ao Luiz e ao Itamar por toda recepção, lembrando que o almoço self-service/kg está muito bom.
Abraços também aos nossos amigos Emerson Barão e Nenê e valeu pela ótima pescaria.
Fotos por Marcio, Emerson e Nenê
Texto por Marcio David
AGRADECIMENTOS
Pesqueiro Pantanosso
www.pantanosso.com.br
Loja Ermanay
Estação da Luz – SP
11 3326 3625
Net Pesca
www.netpesca.com.br
Bóias Barão
www.boiasbarao.com.br
Massas Paturi
www.massaspaturi.com.br
.
.
.
.
.
Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!
Belissima matéria. Parabéns
blz
doidera foi está pescaria hein!!!
na prox. me chama pessoal…………
Maravilha de pesqueiro, além de bons peixes exige habilidade e trabalho duro do pescaros
Parabéns
Oi Marcio, gostaria de parabenizá-los pela ótima matéria e também pela ótima pescaria. A presença de profissionais que levam a pesca esportiva a sério, é de suma importância para nós, proprietários. A consciência ecológica e de preservação que vocês mostram, manipulando adequadamente e respeitando nossos peixes, influenciam positivamente todos aqueles que tem a pesca esportiva como filosofia.
Um abraço a todos vocês, e obrigado mais uma vez!
Aproveitando…
Nós do Pantanosso Pescarias, desejamos a todos os amigos da fishingtur e todos os seus associados, um feliz natal e um 2010 repleto de saúde, dinheiro, PAZ e principalmente MUITO PEIXE GRANDE!!!
Abraços
Nenê,
após essa matéria reconhecia vc pois em uma pescaria que eu e um amigo meu fizemos no Tio Oscar vc nos ajudou e deu varias dicas e assim fazendo a gente pegar nossos primeiros peixes grandes.
abr
Pantanosso, agora esta começando a sai os tamba bruto
BOM DIA MARCIO BELA PESCARIA VEIO BELOS PEIXES PARABENS….
Olá amigos,
Muito obrigado pelos elogios.
Luiz, realmente o Pantanosso está muito bom de peixes, não só de carpas como as últimas matérias , mas de tambacus também. Vcs é que estão de parabéns por manter esse ótimo local para nós pescadores.
Ahhhh Quero indenização pelas 4 bóias que perdi nas árvores rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Abraços a todos e um Feliz Natal.
Marcio – Fishingtur
Ehehehhe. Vou usar a indenização das suas 4 bóias para enterrar os 2 bem-te-vis, um tatu e um gambá que voce matou nesses arremessos, ok? rsrsrsr
Putz só 4 bóias Marcioooo…kkkkk
quase nadaaaaaa…..
belos tambas… Parabéns!!!
abração
Pescador David
Marcio nunca fui ao pantanosso mas estou pensando em ir, qual a distancia em metros + ou – que tem que arremessar pra chegar ate a outra margem??? com uma vara pampo de 2,40 e uma carretilha cronarch provavelmente é possivel arremessar la??? valew
Daniel
Na plataforma 1, um arremesso com cerca de 55 a 60mts e na plataforma 7 cerca de 65 a 70mts.
No cimentão +- uns 35 a 40mts
Esses são valores aproximados, vou confirmar com o proprietário e posto novamente.
A vara pampo de 2,40 é a mais indicada, assim como a kenzaki de 2,40mts. A carretilha é o de menos,…. eu pesquei com uma Titan 6000 e uma Titan 4000.
Abs
Ótima reportagem, muitos peixes de bom porte.
Em minha próxima ida a São Paulo espero pegar esses brutos aí do Panta. SEGUUURA PEIXÃÃÃO!!!
E Emerson, espero vcs aqui em Goiás pra pegar os tambas daqui, onde as Bóias Barão já estão sendo muito usadas nos pesqueiros e com bons resultados.
Abs,
Edu.
ok Marcio eu comentei sobre esse conjunto pois é o que estou usando atualmente ………..mas blz vlew pelas dicas …….abraços…..to indo no pantanosso essa semana ai posto como foi….
só os camaradas pescando…show de pescaria…
estou loko para pescar no Panta ainda mais vendos esses bitelos…
abração para todos!!!
Pois é, só quem pesca lá no pantanosso para saber como é!!! Só os amigos reunidos, muito legal!!! O mais legal ainda é ver o famoso vídeo do Rafinha Minhoca, no youtube, filamdo pelo prórpio Itamar e amigos..
Um abraço
boas festas e um feliz natal
Marcio parabens, o pantanosso é maravilhoso,
que pescaria linda em tche.
Marcio,faça-me um favor se possível, na proxima
reportagem mande umas fotos dos equipamentos
usados,como boias cevadeiras, chicotes etc.
Um abração
ola pessoal, nesse dia tb estava indo pescar na região(maeda)vi o marcio tomando café no 54 pois tb estava lá.ñ como ja estava de saida ñ voltei para cumprimenta lo.A pescaria de voceis foi otima,maistb digo que nos tanques de engorda do maeda tá um crime alem das tilapias no tanque grande ta saindo uns tambas e pintados de respeito ta levando vara com suporte tudo,as iscas sao segredo ………abraços MARCOS
marcio, vc disse que chegou um pouco antes do pesqueiro abrir e conseguiu pegar a plataforma 1.. vc reservou com o itamar, ou esse horario nao tem ninguem? pois vejo que pessoas chegam as 6 e ja tem fila de carro pra entrar!
Comecei a pescar no Pantanosso em 94, eu e meus filhos fizemos grandes pescarias, embora eu tivesse pouca experiencia…Sempre que possivel vou lá e tenho otimos momentos… É um dos melhores pesqueiros
Grande Nene, Emerson, Junior, China e outros que não vejo a tempo, muitas pescarias e saudades da
equipe que tinhamos