Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios



Pesqueiro Pantanosso – Pescaria de carpa cabeçuda com xerife

Pesqueiro Pantanosso
Data: 27/03/2009

Olá amigos do Fishingtur!

Eu, Daniel Almeida, fui nessa sexta feira dia 27/03/2009, com meus amigos Márcio Giannico e Antonio (Japa), até o Pesqueiro Pantanosso, em Mairinque, para fazer uma pescaria sem compromissos. Os resultados foram melhores do que o esperávamos e aqui vai mais uma matéria com muitas rainhas pegas com xerife no pesqueiro Pantanosso.

Chegamos por volta das 6:00 da manhã (ainda a noite) e éramos o 4° carro na espera, isso devido ao campeonato que estava tendo lá. Como decidimos ficar no barranco, local onde as cabeçudas normalmente ficam,  com ou sem torneio nossa pescaria seria tranquila.

Daniel, Márcio e Japa no Pesqueiro Pantanosso

Daniel, Márcio e Japa no Pesqueiro Pantanosso - 6:00 hs

Entramos no pesqueiro por volta das 6:30 e já fomos para o barranco,  e como não havia ninguém por lá, nós nos distribuimos assim:

  • Eu fiquei próximo as galhadas pois iria tentar uma cevadeira ali também;
  • O Marcio ficou mais no meio, em frente a 2° plataforma;
  • O Japa mais próximo onde fica o barco;

Estávamos com um fardo das massas Paturi, e o Márcio tinha cozinhado a batata doce. Como algumas pessoas perguntaram sobre dicas de usar a massa paturi, uma delas é cozinhar a batata doce e misturar com o sabor de sua preferência. Nessa pescaria misturamos a massa de banana com mel e a batata doce, sem adicionar água.

Assim que fizemos a primeira massa, lançamos logo 8 bóias para água. Depois disso, ficamos fazendo mais massa de outros sabores, e conversando… o Japa estava comentando que nunca havia pego uma carpa maior que 15 kg  lá no pesqueiro Xiko Karpa, aí nós falamos “hoje você vai ver o que é carpa grande”!

Bom, foi só falar e de repente o Marcio pergunta pro japa: “Japa, você recolheu a bóia ?”. Foi quando o Japa olhou para o lago e não viu mais nada, hehehehe… Saiu correndo e começou uma briga muito forte, pois ele estava com uma varinha pequena de 1,50m.

A briga começou, e eu e o Marcio começamos a tirar um sarro do Japa, que não conseguia trazer o peixe, mas depois de 40 minutos de briga vimos o pq que ele estava tão cansado: uma linda rainha de 23kg deu o ar da graça para nós, sinal que seria uma ótima pescaria!

PS: O Japa também é adepto do XERIFE :D

Carpa cabeçuda de 23kg - Pega com Xerife

Carpa cabeçuda de 23kg - Pega com Xerife

Daniel e Japa - Carpa cabeçuda 23kg - Pesqueiro Pantanosso

Daniel e Japa - Carpa cabeçuda 23kg - Pesqueiro Pantanosso

Estávamos todos eufóricos com a situação, quando a bóia do Márcio afundou! Ele fisgou a bixa e já deu pra perceber pelo peso da vara e briga que era mais uma bitela! Há um enrosco enorme la perto do barranco e os peixes, quando fisgados, estavam indo direto para lá e com isso o Marcio perdeu a carpa e a bóia que nem subiu. Deve ter muitos e muitos chuveiros lá nesse enrosco.

Logo na sequência a minha bóia afundou , e eu saí correndo e fisguei. Percebi que era uma carpa menor, e depois de uma briguinha, veio essa carpinha de 12kg.  Essas são pequenas no comprimento, mas gordas na largura. Dá pra perceber isso pela grossura do rabo dela.  Mais uma vez o XERIFE em ação.

Daniel - Pesqueiro Pantanosso - Carpa cabeçuda 12kg com Xerife

Daniel - Pesqueiro Pantanosso - Carpa cabeçuda 12kg com Xerife

Daniel e Márcio - Carpa cabeçuda

Daniel e Márcio - Carpa cabeçuda

Ufaaa, o dia prometia! Eram apenas 9:00 da manhã e já tínhamos tirado duas carpas e perdido uma. Não deu nem tempo de tirar as fotos e soltar o peixe, quando a bóia do Márcio mais uma vez foi pro fundo. Ele fisgou, e novamente briga pesada, mas a infelicidade e azar foi tanto que novamente o enrosco deu as caras e lá se foi: mola, anzol, miçanga etc..Pelo menos dessa vez a bóia veio para a superfície.

Após perder o equipamento no enrosco, o Márcio começou a arrumar seu equipamento novamente. Assim que começou a montar o conjunto, a outra bóia desceu, e dessa vez ele conseguiu tirar do enrosco e começou a briga de gente grande. Após 2 peixes perdidos veio o merecido troféu! Parabéns pela insistência, e pela cabeçuda de 20Kg.

Mostrando o jeito de pesar a carpa cabeçuda

Mostrando o jeito de pesar a carpa cabeçuda

Márcio e Daniel - Carpa cabeçuda de 20kg - Pesqueiro Pantanosso

Márcio e Daniel - Carpa cabeçuda de 20kg - Pesqueiro Pantanosso

Soltando a carpa com cuidado

Soltando a carpa com cuidado

Pronto! O dia estava perfeito, mas ainda faltava a minha da rainha na casa dos 20kg, e não vinha. Tava difícil!

Percebi que elas estavam bem próximas aos quiosques, bem no começo, e mandei minha boia lá. Aproximadamente  20 minutos depois, ouvi um “puft” e bóia pro fundo!  Saí correndo, dei a fisgada e já saquei que o troféu do dia estava por vir…  25 à 30 minutos de briga e meu merecido troféu veio para foto, e mais uma vez o XERIFE, em ação frente a Cabeçuda de 20kg.

Xerife em ação - Carpa cabeçuda de 20kg

Xerife em ação - Carpa cabeçuda de 20kg

Daniel Almeida - Carpa cabeçuda de 20kg

Daniel Almeida e Japa - Carpa cabeçuda de 20kg

Outra foto do meu trófeu - Rainha de 20kg

Outra foto do meu trófeu - Rainha de 20kg

Após isso, estávamos totalmente realizados.  Eu tentei dar mais ênfase na cevadeira, pois percebi uma batida perto das galhadas. Peguei uma bóia barao de 65grs, chicote feito linha 0,50 com chinu 6 e ração na pinga. Foi uma jogada e a boinha afundou! Esse belo pacu veio pra foto.

Pacu pego com guabi na pinga

Pacu pego com guabi na pinga

Foi soltar o pacu , e vi minha boia da cabeçuda afundar de novo. Corri, dei a xerifada Rs… e essa carpinha de 6 kg , veio dar o ar da graça.

Carpinha de 6kg - pega no barranco - pantanosso

Carpinha de 6kg - pega no barranco - pantanosso

Durante a tarde, a bóia da cabeçuda parou completamente. Tentamos todas as alturas e massas, mas os CURIMBAS estavam detonando tudo. O Márcio que estava pescando com chuveirinho, pegou +- uns 15 corimbas tudo maior de 1,5kg. Os danados simplesmente estragaram a pescaria da cabeçuda; até então não tinha tirado nenhum porque estava com o xerife, mas foi só eu pegar um chuveiro e por na bóia de cabeçuda , que não deu outra… curimba fisgado.

Curimba pego com massa de cabeçuda

Curimba pego com massa de cabeçuda

À noite a cabeçuda parou total, então tentamos os pintados com salsicha e os tambas com a massa de fundo.

Eu peguei um pedaço pequeno de salsicha, isquei e soltei perto das galhadas no canto, com uma varinha muito simples que levei só para brincar. Uns 15 minutos depois ela começou a cantar e beber água…  se não tivesse no suporte teria perdido! Como a vara é muito leve e fraca, a briga foi muito boa, e no final um belo tambinha que fez a nossa alegria a noite.

Tambinha briguento..

Tambinha briguento..

Tamba veio pra foto depois de vários minutos de briga e com equipamento leve

Tamba veio pra foto depois de vários minutos de briga e com equipamento leve

O Márcio com sua massa caseira de pacus, também pegou uns redondos..

Márcio - Tambacu - Pantanosso

Márcio - Tambacu - Pantanosso

No fim com massa na bóia torpedo eu ainda consegui fisgar mais um pacu.

Pacu

Pacu

É pessoal, realmente o dia foi perfeito , as rainhas apareceram, e as outras espécies também estavam ativas e nos proporcionaram uma pescaria inesquecível tanto na quantidade como na qualidade.

Obrigado ao Marcio e Japa pela companhia,  e forte abraço para todos.

Algumas matérias com dicas que podem ajudar na sua pescaria:

Postem suas dúvidas e sugestões que iremos responder.

.

DANIEL ALMEIDA
Colaborador Fishingtur
Xerife das carpas cabeçudas

.

Palavras chave: carpa cabeçuda, pesqueiro pantanosso, pescaria pantanosso, dicas de pesca, dicas para pescar no pantanosso, carpa cabeçuda no pantanosso, pescaria no barranco do pantanosso


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

25 Comentários

  1. Caio em março 31st, 2009

    Boa Tarde amigos td bem?
    gostei muito da matéria dos peixes
    gostaria de saber ,qual a isca preferida dos tambaquis e pacus
    abraços a todos e parabens pelo site

  2. admin em março 31st, 2009

    Olá Caio !

    No pantanosso você pode tentar pescar com beijinho, ração na pinga, miçanga, massa de maracujá, mafish e salsicha. Dá uma olhada na seção de dicas que tem várias informações, inclusive como fazer o beijinho.

    abs,

    -Robson
    Fsihingtur

  3. cristiano em março 31st, 2009

    ola tudo joia gostaria de saber de inicio qual altura para pegar as cabeçudas ainda nao tenho praticas valeu daniel novamente pela materia .

    itu

  4. Felipe Mattos em março 31st, 2009

    Cristiano,

    O Daniel poderá te explicar melhor, mas geralmente eu começo com a massa cerca de 20cm da boia e vou descendo. Isso pq a massa vai se soltando e indo pra baixo….a tendência é a carpa ir subindo atras da massa…caso ela não esteja subindo a soluçao é descer a massa mesmo…sempre começo com 20cm e ja cheguei a 3mts…

    espero q tenha ajudado.

    Abrs

  5. daniel almeida em março 31st, 2009

    Opa Cristiano , É verdade esqueci disso , foram pegas com 1.50m e 2.00m ….

    Abração
    Daniel Almeida

  6. daniel almeida em março 31st, 2009

    Agora se vou para um pesqueiro qe não conheço, começo com uns 80 e vou descendo até uns 2 metros, Sempre pergunta a profundidade do lago que esta pra saber até onde pode chegar,, ja usei 5M, em um lago de 12m , ai até vai hehehe abração

    Daniel Almeida
    - Fishingtur -

  7. Moacir Fernando em abril 1st, 2009

    Parabens aos Daniel por mais uma materia muito bem feita, pela qualidade dos peixes e pelas técnicas. Abç.

  8. daniel almeida em abril 1st, 2009

    Opa Moacir grato pelas palavras, estamos tentando, sempre trazer Opções para o pessoal,,, e sempre tentando diminuir a agressão ao peixe, abraços

  9. Bruno em abril 1st, 2009

    E ai daniel tudo bem.

    Excelente pescaria de cabeçudas como sempre ein.

    Parabéns por dividir conosco, mais essa excelente técnica, o xerife, eu a desconhecia totalmente.

    Botei em pratica ontem no pesqueiro maeda, e obtive otimos resultados, apesar dos tambas insistirem em pensar que são carpas…kkkkkkk…..

    Abraço meu amigo….e otimas pescarias sempre…

  10. MARCIO em abril 1st, 2009

    boa dani ficou show a materia

    pena q acabou a isca do japa kkkkkk

    abrasssss

  11. Moacir Fernando em abril 2nd, 2009

    Daniel, grande abraço. Gostaria muito de participar de uma pescaria com vcs. Com certeza, eu iria melhorar muito minhas técnicas. Quando vcs vierem em algum pesqueiro aqui pela Região de Campinas, da um toque. Quem sabe, não consigo finalmente pegar um troféu. Abç.

  12. daniel almeida em abril 2nd, 2009

    Poxa Bruno legal vc ter usado,,, E vc percebeu como fica MAIS FACIL , por a massa, tirar o anzol, soltar do passagua…. Viu ta ai a prova pra quem disse que outros peixes nao Pegam nele tambem…. hehehe

    Abração e obrigado

    - Daniel Almeida -

  13. daniel almeida em abril 2nd, 2009

    Opa MArcio é verdade um peixe só, hehehe

    Moacir – pode ter certeza que vamos sim, quais os pesqueiros que tem ai na regiao bom pra cabeçuda..

  14. Rogerio em abril 2nd, 2009

    Dani parabens …vc é o rei das carpa em parceiro ….só bitela ,,parabens para todos desta pescaria ..abrçs

    Rogerio
    Colaborador Fishing Tur ..

  15. daniel almeida em abril 2nd, 2009

    Obrigado Sr Rogério, rei dos tamba hehehe…

    Daniel Almeida
    Colaborador fishingtur

  16. Moacir Fernando em abril 3rd, 2009

    Daniel, aqui eu vejo vocês do fishingtur indo muito no lago azul. Acho que o Pesqueiro Santo Antonio é uma opção, e o Recanto do Pacu (estarei lá esse fds). Abç ao pessoal do Fishingtur.

  17. leonardo bruno em abril 3rd, 2009

    pelo que da para ver nas fotos dos peixes e da felicidade dos pescadores eu posso dizer que foi uma ótima pescaria.
    ñ conheso o marcio pessualmente,so trocamos ideias pelo orkut e msn,mas so por esses meios da para perseber que ele é um cara gente fina.
    tenho uma grande vontade der ir no pantanosso,mas por ñ ter um meio de transporte proprio fica muito dificil!!!
    em relação as massas usadas nessa pescaria,qual foi o pacote de masssa(sabor) que deu mais resultado???
    por um acaso prescisou passar a massa na peneira?

  18. Bruno em abril 3rd, 2009

    Nem fale Daniel….facilita demais a pescaria, chega de desembaraçar chuveirinhos. Até porque os tambas se enrolam inteiros com eles….ja com o xerife….a pescaria é mais tranquila, a briga fica maior e mais emocionante pois somente um anzol esta fisgado….mais justo e mais prazeroso…..
    O dia que vocês forem no maeda ou no tio oscar me da um toque pra eu observar a pescaria de voces e melhorar minhas técnicas….
    abraço a todos…….

  19. daniel almeida em abril 4th, 2009

    Leonardo – Peneiramos, e usamos amendoim,, e bnn mel clara….

    Bruno, blz aviso sim… vamos marcar…

  20. daniel almeida em abril 4th, 2009

    Moacir, se vc tiver os contados de la , passa pra gente abração…

  21. daniel almeida em abril 5th, 2009

    é isso ai Bruno… FACILIDADE

  22. Bruno em abril 7th, 2009

    Mas ontem passei raiva….no maeda…peqguei de tudo menos as carpas…..so piaus corimbas e os tambas ate um belo pacu caranha…..nm no xerife nm no chuverinho…ontem foi o dia das rainhas e nm meu….kkkkk…..mas tah ai com xerife da pra pegar muito peixe diferente…..abraço…..

  23. klaus em maio 8th, 2009

    onte eu quase pequei uma carpa media mais ela escapou

  24. antonio marcos sutil zanella em março 15th, 2011

    ja peguei cabesuda de 27 kg a emoso e muita

  25. ismael em setembro 20th, 2012

    nossa em carpa grad pow aii sim em me add no fece la ok e no msn ok


Fatal error: Call to undefined function show_subscription_checkbox() in /home/storage/b/dc/e9/fishingtur/public_html/wp-content/themes/ad-clerum-10/comments.php on line 101
xxxx