Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios



Pesqueiro Pantanosso – Uma boa pescaria e um gigante troféu na ponta da linha

Local: Pesqueiro Pantanosso  -  Mairinque – SP
Data: 08 de novembro de 2010

Olá Amigos

Em plena segunda-feira, resolvi ir ao Pesqueiro Pantanosso, em Mairinque.  Cheguei ao pesqueiro por volta das 7:30h e todas as plataformas estavam cheias. Nosso amigo Emerson “Selva” chegou junto comigo e acabamos ficando na plataforma de madeira bem abaixo do restaurante.

Alí é local dos grandes pintados, mas mesmo assim decidimos nos alojar por alí mesmo.  Até que tentamos alguns arremessos no cimentão, mas o vento estava muito forte e haviam outros pescadores por alí.

Em uma rápida subida ao restaurante, avistamos lá de cima dezenas de peixes na superfície, bem alí, pertinho da margem.

Descemos e começamos a cevar e para nossa surpresa muitos tambacus começaram a subir na ceva.  Confesso que em todos esses anos que frequento o Pantanosso, eu nunca ví grandes peixes subindo nessa região, perto do restaurante, foi a primeira vez. E a cada minuto que passava, mais e mais peixes subiam na ceva e as vezes grandes explosões dos gigantes tambacus.

Estávamos fazendo arremessos de no máximo 20 metros e outros a menos de 10 metros, isso sem falar nos peixes que subiam a 4 metros de onde estávamos.

Optei pela pesca de superfície com anzol de robalo, com dois eva’s e uma miçanga e o Emerson começou com um chicotinho curto com ração na pinga e depois com as miçangas.

Aos poucos os peixes foram atacando nossas iscas.

 

Tambacu

Tambacu - Emerson Selva

Tambacu

Tambacu - Marcio David

O que aconteceu muitas vezes é assim que arremessávamos, vários peixes ao mesmo tempo pulavam em cima da ração, jogando a bóia para longe da ceva, ou pulavam em cima da cevadeira, isso quando não se batiam disputando a ração fazendo um estardalhaço na água. Algo realmente impressionante.

 

Tambacu

Tambacu - Emerson

Tambacu

Tambacu - Marcio

Eu não imaginava que no Pantanosso tinha tantos Tambas grandes assim. Ao olhar lá de cima do restaurante, não tinhamos como contar os peixes grandes, mas dezenas e dezenas de grandes exemplares estavam por alí.

 

Tambacu

Tambacu - Marcio

Eu ainda perdi dois grandes peixes, o primeiro escapou depois de muito tempo de briga e o segundo, ao fisgar, deu 2 saltos para fora da água, estourando a minha linha. Era um Tamba acima dos 20kg.

Como o vento estava a nosso favor, muita ração acabou ficando embaixo da passarela de madeira e notei que muitos tambas estavam vindo comer embaixo dessa passarela.

Arremessei a uns 5 metros da margem onde muitos tambas começaram a subir, recolhi e arremessei de novo quando ví uma enorme boca se aproximando do eva, tudo pareceu acontecer em câmera lenta, quando o peixe abocanhou o eva bem devagar e antes mesmo da bóinha se mecher eu fisguei e o bicho disparou para o meio do lago em uma fantástica corrida. Ele estava indo em direção ao mato do outro lado, mas começei a segurar a fricção no dedo e por sorte ele voltou nadando em direção ao barranco onde se enroscou em uma das bóias de carpas que estavam por alí, mas por sorte mais uma vez ele voltou se desenroscando e a briga limpa começou.

Depois de um bom tempo de briga o bicho se aproximou da margem e percebi que estava com um gigante na ponta da linha. Ao ver o peixe o desespero bateu, a perna tremeu e a adrenalina explodiu.

Só me acalmei quando o Emerson conseguiu colocar metade do peixe no grande passaguá do Pantanosso. Rapidamente joguei meu equipamento de lado e segurei o resto do peixe para poder junto com o Emerson levantar o gigante.

Não imaginava que o peixe poderia ser tão grande assim. Toda essa briga foi acompanhada pelo Itamar, gerente do pesqueiro que assisitiu de camarote toda a briga com outros pescadores que estavam lá em cima no restaurante.

Segundo ele, esse peixe passava facilmente dos 30,…. 32kg.

Como não pesei, não vou chutar o peso certo, mas que passava dos 30,….. passava.

Eu estava com a Bóia Cevadeira Gigante Barão, com chicote de 2 mts de linha mono 0,40mm e anzol de robalo com dois eva’s e miçanga marrom.

 

Tambacu

Tambacu Gigante - Marcio David

Tambacu

Tambacu - Pesqueiro Pantanosso

Pantanosso

Pesqueiro Pantanosso

Tambacu

Tambacu - Marcio

Este com certeza é um dos maiores peixes que eu fisguei aqui no Pantanosso. E não me lembro de ter visto outras fotos de peixes deste tamanho. Realmente um belo troféu.

Agradeço ao Emerson “Selva” pela companhia nesta pescaria, Ao Itamar e a todos do pesqueiro, em especial ao Luiz que sempre confiou em nossos trabalhos.

Abraços

Marcio David

 

AGRADECIMENTOS

Pesqueiro Pantanosso
www.pantanosso.com.br

Massas Paturi
www.massaspaturi.com.br

Bóias Barão
www.boiasbarao.com.br

Net Pesca
www.netpesca.com.br

.
.
.


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

8 Comentários

  1. Andre em novembro 25th, 2010

    parabéns pela reportagem Márcio…

    esse tamba gigante foi fisgado perto da margem???

  2. Ricardo em novembro 26th, 2010

    Show!!!
    Abs, Ricardo.

  3. Paulo em novembro 26th, 2010

    to pra ver um pesqueiro aqui na minha cidade com tantos exemplares lindos como esse

    abraços

  4. junior em novembro 27th, 2010

    Marcio,como você faz arremesso longo com chicote de 2 metros ,você coloca alfinete na bóia e no alho do anzol ou só o fato da vara ser comprida consegue arremessar com o chicote comprido .
    Obrigado.

  5. David em novembro 27th, 2010

    Marcio tava mal acompanhado nesse dia!!!kkkkk
    o Selva não vale nada…kkkkk
    belo tamba Marcio!!!!
    um abraço Selva e Marcio
    David

  6. Luiz Carlos – Pantanosso em novembro 27th, 2010

    Olá, Márcio, Já te parabenizei por email, mas não poderia deixar de vir aqui fazer uma visitinha, né?
    Esse ano os lagos de pesca esportiva estão muito ativos e está saindo muitos peixes mesmo. Tivemos até que limitar o número de fotos de clientes com seus troféus em 100 fotos.
    Obrigado mais uma vez e continue com este trabalho maravilhoso. Precisamos de mais gente como vocês mostrando o respeito e paixão pelo esporte e pela natureza.

  7. Fernando em novembro 28th, 2010

    Pô Marcio que belo exemplar de tambas é realmente um trofeu dos grandes.Parabéns..

  8. Leandro em novembro 30th, 2010

    Marcio, Parabéns conheço bem o pantanosso pesco lá a mais de 13 anos e realmente um grande trofeu,muito dificil tirar um peixe desse fora da agua ja que no pantanosso a briga é 50% do pescador e 50% do peixe,devido ao enrosco perto do mato.mais uma vez parabéns !!!


Fatal error: Call to undefined function show_subscription_checkbox() in /home/storage/b/dc/e9/fishingtur/public_html/wp-content/themes/ad-clerum-10/comments.php on line 101
xxxx