Pesqueiro Primavera – Uma divertida pescaria com grandes exemplares

Local: Pesqueiro Primavera – São Joaquim da Barra – SP
Data: 13 e 14 de abril de 2012

Praticamente um mês depois que o Sr. Adimir e o Silvio estiveram no Pesqueiro Primavera, fiquei curioso para conhecer o local pessoalmente, principalmente para fazer a pescaria de Piaus no equipamento leve, levando em consideração que no Primavera tem exemplares de Piau acima dos 5kg.

Então, para matar a curiosidade e depois de uma rápida ligação para o Willian, proprietário, partimos de São Paulo, eu(Marcio David) e o Sr. Adimir. Saímos da capital por volta das 3:40h pela Rodovia Bandeirantes e depois seguindo pela Rodovia Anhanguera até o Km 383, onde fazemos o contorno, passamos por baixo da rodovia e em menos de 200 metros já estamos dentro do pesqueiro.

Uma grande cidade e próxima a São Joaquim da Barra é a famosa cidade de Ribeirão Preto.

Enfim, chegamos e o Willian já estava nos esperando, não pensamos duas vezes e logo já estávamos na beira do lago montando os equipamentos. Enquanto isso o Willian jogou uma boa quantidade de ração e rapidamente vimos muita matrinxãs, pintadinhos e muitos mas muitos redondos na superfície, inclusive alguns exemplares grandes.

Fiquei louco com a cena, peguei a primeira vara que vi, coloquei uma carretilha, uma bóia cevadeira com chicote de 1,5mts, boinha e o tradicional anzol de robalo com 2 eva’s e uma miçanga caramelo.

Fiz 5 arremessos cevando e os grandes peixes continuaram subindo, mas as pequenas patingas eram mais rápidas no ataque.

Em 10 minutos fisguei 4 Patingas, uma matrinxã e um único Tambacu um pouco maior. Como o lago é relativamente pequeno, eu estava usando uma vara 5’6″ de 17 libras para a pesca com cevadeira, ou seja, esportividade nota 1000.

Patingas

Patingas e Tambacu - Marcio David

Resolvi parar a brincadeira e montar o restante dos equipamentos, os quais vou relatando no decorrer da matéria.

O Willian me disse que os Piaus estavam comendo próximos ao aerador, então montei 2 varinhas de mão de 1,80mts, linha 0,45mm com uma boinha e anzol chinú 9. A isca era a ração na pinga. Bastava cevar um pouco bem ao lado do aerador e jogar a isca. Não deu tempo nem de piscar e a boinha afundou, só deu tempo de fisgar e o peixe fez a varinha beber água estourando a ponteira.

Peguei a outra varinha e novamente fiquei sem a ponteira da varinha. Se você quiser fazer este tipo de pescaria, trate de reforças as ponteiras das varas de mão, pois eles estavam arrancando todo o cordão da varinha.

Montei então a Vara Pirangi, uma varinha extremamente leve e flexível, coloquei uma mini carretilha Omega 25, com 100mts de linha 0,30mm, coloquei uma pequena bóia de arremesso, chicote de 20cm com o chinú e a ração na pinga. Arremessei na ceva e a boinha afundou, fisguei e a varinha envergou demais em uma boa corrida para baixo do aerador, segurei, virei e o peixe saiu do aerador correndo pro meio, uma briga muito boa com o equipamento extra leve até que o primeiro Piau encostou. O Willian montou um conjunto igual e ficamos um bom tempo brincando com os Piaus. Uma pescaria muito divertida.

Piau

Piauçus - Pesqueiro Primavera

Cansados de tantas fisgadas, voltamos ao nosso ponto onde estavam nossas coisas e ali armei uma vara para a pescaria de fundo, uma com salsicha flutuando e uma vara de mão de 3 mts para brincar por ali.

Depois de perder algumas fisgadas  consegui tirar duas pincacharas na varinha de mão com salsicha de fundo, uma matrinxã e uma cachapira que fisguei praticamente no visual. Bem onde eu estava, vi um rebojo na margem. Isquei a salsicha flutuando e segurando a vara apenas abaixei a salsicha bem perto do barranco e o ataque foi fatal, ela veio devagarzinho e sugou a salsicha envergando a vara, só tive o trabalho de dar um tranquinho e brigar com o peixe.

Cachapira

Cachapira, Pincacharas e Matrinxã

O almoço estava pronto e os peixes não paravam com as ações. Um pescador que estava ao nosso lado, pescando com salsicha e com tilapinha na bóia, fisgou belos dourados, mas perdeu todos nos incríveis saltos.

O jeito foi almoçar e saborear uma caseiríssima comida do interior feita pela mãe do Willian.

Almoço

Almoço - Primavera

Depois do almoço e de curtir uma boa preguiça e de um bom e longo bate-papo, voltei para o lago e já escutei o Sr. Adimir dizendo que havia perdido um dourado acima dos 8kg, pois estava sozinho e não tinha conseguido colocar o peixe dentro do passaguá. Ele estava com uma torpedo com chicote de 1,5mts com uma tilapinha viva, facilmente encontrada no lago de tilápias.

Peguei então um balde e fia a nossa famosa MASSA PATURI Carnívora e comecei a pescar com esta massa de fundo no meio do lago. Tinha que ficar com a vara na mão, pois a isca nem chegava ao fundo e já tinha peixe atacando. Fisguei dezenas de pacus e patingas na massa, era arremessar e fisgar. Fotografei apenas dois exemplares, pois eram todos do mesmo tamanho.

Patingas

Patingas - Marcio

No final da tarde fomos surpreendidos com uma ótima porção de iscas de tilápias, muito saborosa por sinal.

Tilápia

Porção de Tilápias

No começo da noite a varinha de mão estava fazendo sucesso, bastava colocar pequenos pedaços de salsicha no fundo e esperar o peixe puxar. Foram Piaus e Pincacharas. A sorte é que a varinha estava com o salva-vara e por diversas vezes foi o que inibiu do peixe levar a vara embora.

Pincachara

Pincacharas e Piau

Arremessando uma salsicha flutuando no aerador fui presenteado com um douradinho saltador

Dourado

Assim que escureceu, as Patingas deram um tempo e começamos a fisgar alguns redondos maiores nas Massas Paturi Carnívora.

Tambas

Tambacus e Pacu

Depois de uma pausa para o jantar, mudamos de lado, saímos do meio do lago e ficamos na lateral para fazermos uma pescaria noturna, pelo menos até as 22h e foi o suficiente para fisgar dois grandes peixes.

Como restaram muita tilapinhas no samburá, resolvi cortar a cabeça e iscar no equipamento de fundo. Foi fatal. Além de perder vários peixes que literalmente escaparam no decorrer da briga, perdemos muitas fisgadas, pois o peixe estava manhoso e apenas beliscava, e com a vara em punho, era sentir um leve puxão e fisgar. Em um deles deu certo e fisguei um belo exemplar que rendeu uma bela briga, um bonito exemplar de tambacu na cabeça de tilapinha.

Tambacu - Marcio David

Na sequencia os ataques continuaram na cabeça de tilápia, mas estava difícil de fisgar com eficiência até que um de meus equipamentos deitou de uma forma que há tempos eu não via. Quando consegui tirar a vara do suporte, o peixe já tinha levado bons metros de linha e depois de outra bela briga outra grande tambacu se entregou.

O cansaço bateu, pois além de um dia inteiro de pescaria, viajamos por 4 horas até o pesqueiro. O jeito foi dormir e aguardar o dia seguinte para continuar a pescaria.

Na manhã seguinte e de volta ao meio do lago, arremessei outra cabeça de tilápia e rapidamente a vara envergou e eu fisguei, o peixe saiu em disparada pela lateral do lago, saltando por duas vezes e estourando minha linha. Era um bonito exemplar. Mas não desanimei, montei novamente e arremessei no mesmo lugar e depois de umas beliscadas, consegui fisgar outro peixe que pesou na ponta da linha e que veio pro colinho na hora da foto.

Tambacu - Marcio David

O Sr. Adimir veio na sequencia com outro belo redondo usando a Massa carnívora do Paturi, um bonito exemplar também.

Tambacu - Adimir David

Nesta manhã os Piaus não estavam ativos, mas as Pincacharas se encarregaram de atacar as rações na pinga nos equipamentos leves.

Pincacharas

Pincacharas - Willian e Marcio

Enfim, hora do almoço e da preguiça.

Almoço

Almoço Primavera

Voltando do almoço, um pescador local fisgou dois grandes tambacus em menos de 20 minutos, ambos na massa azeda. Dois belos peixes.

Bem atrás de onde estávamos, vimos a grande quantidade de tilápia no lago por kilo, tilápias acima dos 2 kilos tranquilamente.

Tilápias

Lago de Tilápias

Durante a tarde, fiquei tranquilo, pescando sentado e fisgando várias Patingas, Matrinxãs e Pincacharas e percebi que literalmente aos meus pés, sempre subiam várias carpas coloridas para comer o resto da ceva, carpas vermelhas, laranjas, brancas e malhadas. Armei dois equipamentos com a vara inclinada, deixando o pequeno anzol com pequenos pedaços de salsicha flutuando a 40cm da margem, por várias vezes elas subiram na salsicha, rebojaram e foram embora até que uma delas atacou de uma só vez envergando a varinha, mas era uma bonita carpa húngara e não as carpas coloridas.

Da próxima vez, vou me dedicar mais em busca das coloridas.

Carpa

Carpa Húngara - Marcio

No começo da noite, o Willian nos levou uma bonita e saborosa porção de costelinhas de tilápia. Uma boa opção.

Tilápia

Porção de Tilápia

A Massa Paturi Carnívora rendeu mais alguns exemplares na pescaria de fundo.

Até que uma das varas do Sr. Adimir que estava com uma cabeça de tilápia quase foi parar dentro da água, tamanha era a agressividade do peixe e depois de uma boa e duradoura briga, um belo exemplar de tambacu veio para a foto.

Tambacu - Adimir David

E para finalizar a nossa pecaria, uma outra carpa húngara atacou a pequena salsicha flutuando na margem.

carpa

Carpa Húngara - Adimir

Agradecemos ao Willian e sua mãe por toda a hospitalidade com nossa equipe e em breve retornaremos em busca dos grande tambacus, tambaquis de até 30kilos, das Pirararas e das carpas coloridas.