Pesqueiro Ranchão do Peixe – Grandes Tilápias e muitos peies fisgados neste inverno
Local: Pesqueiro Ranchão do Peixe - Mairiporã - SP
Data: 30 de junho de 2011
Olá Amigos
Nesta semana, mesmo com todo esse frio que vem castigando a cidade de São Paulo, resolvemos atender o pedido de nosso amigo Lúcio, um dos proprietários do Pesqueiro Ranchão do Peixe, na cidade de Mairiporã, na verdade era para termos feito esta reportagem antes do frio chegar, mas por falta de tempo não conseguimos, mas arriscamos agora, mesmo com o frio.
O Pesqueiro Ranchão do Peixe é um pesqueiro bem antigo e está localizado na Serra da Cantareira, entre a cidade de São Paulo e Mairiporã, tanto é que você tem duas opções para chegar até o pesqueiro:
1- Seguir pela Rodovia Fernão Dias, após o primeiro pedágio, pegar a primeira saída a direita, atravessando a Fernão e indo para Mairiporã, atravesse a cidade seguindo para a Estrada do Rio Acima(represa), estrada esta que margeia a represa. Entrar a esquerda na Estrada da Roseira, subir a serra até o n. 5.001(antigo 8.000) e entrar a esquerda na rua do pesqueiro. Há placas no local.
2- Seguindo pela Zona Norte da cidade de São Paulo, percorra a Av. Cruzeiro do Sul, seguindo pela R. Dr. Zuquim, continue pela Av. Água Fria até chegar na Av. Nova Cantareira, Siga pela Nova Cantareira até entrar a direita na Av. Sen. José Ermírio de Morais. No final desta via, siga pela direita na Estrada Juqueri-mirim, a qual a continuação é a estrada da Roseira.
A distância da marginal Tietê até o pesqueiro pela Zona Norte é de aproximadamente 30km e a distância da marginal Tietê até o pesqueiro pela Rod Fernão Dias é de aproximadamente 40km

Mapa de Acesso
O Pesqueiro conta com um único lago esportivo com muitas espécies como: Carpa Cabeçuda, Carpa húngara, Carpa Capim, Bagre Africano, CatFish, Pacu, Tambacu, Patinga, Tilápia, Dourado,Piraputanga, Pintado, entre outras espécies. Destacando a grande quantidade de carpas cabeçudas de 1,5 a 20kg, os tambacus de até 15kg e a enorme quantidade de Tilápias de 2 a 6kg.
É um local muito apreciado pelos pescadores de carpas cabeçudas onde há relatos de mais de 50 cabeçudas em um mesmo dia e muito procurado pelos tilapeiros pela quantidade e tamanho avantajado dos exemplares. No verão, a festa fica por conta dos Tambacus que garantem a brincadeira o dia todo.

Ranchão do Peixe
Pesqueiro Ranchão do Peixe
Estrada da Roseira, 5001, Mairiporã, SP
Tel: 11 4485 3949
Chegamos ao Pesqueiro Ranchão do Peixe as 6:45h e logo a D. Cida nos recebeu muito bem, explicando as normas do local e nos dando algumas dicas. Ainda estávamos carregando as tralhas quando a D. Cida jogou um pouco de ração próximo ao aerador e vimos dezenas de grandes tilápias subindo para comer, o que nos animou e muito pois o frio estava demais. No caminho os termômetros estavam marcando 11 graus no centro de SP e ali na serra com certeza estava abaixo disso. Mas como disse, ver as tilápias comendo logo cedo nos motivou a montar rapidamente os equipamentos e começar a pescaria.
O lago apesar de seu pouco tamanho é muito acolhedor e confortável. Margens planas e com muito espaço. Do lado em que ficamos, pegamos sombra praticamente durante todo o dia.
Pesqueiro Ranchão do Peixe
Lago Esportivo
Ranchão do Peixe
Pesqueiro
Nesta pescaria tive a companhia de nossos amigos Giorgio e Saulo e como o pesqueiro estava praticamente vazio, ficamos sozinhos em toda essa parte do lago. Somente do outro lado é que outros três pescadores estavam, ou seja, uma pescaria bem tranquila estava por vir.
Montei 4 equipamentos que usei alternadamente:
Vara Carpa 3,20mts – Albatroz Fishing
Molinete Cordoba 3400 – Yume, com 100mts de linha 0,40mm
Bóia, nó de correr e chuveirinho
Vara Apache III, 14 libras – Fleming
Carretilha Calisto – Shimano, com linha mono 0,28mm
Bóia cevadeira Barão
Vara telescópica de 2,10mts com micro-molinete e linha 0,28mm
Mini bóia de arremesso
Vara de Mão 4mts com linha mono 0,30mm
O Saulo e o Giorgio estavam com equipamentos compatíveis a esses.
Começamos usando as Massas Paturi: Fizemos os sabores de banana com mel e amendoim para as carpas cabeçudas e a Carnívora escura e a Tradicional para as Tilápias.
Arremessamos as varas para as carpas cabeçudas e começamos a brincadeira com a vara de mão e com o micro molinete. Logo cedo com a vara de mão engatei uma bonita tilápia com a massa carnívora. O peixe estava manhoso no fundo, apenas esticando a linha e soltando. Em uma das corridas fisguei e consegui tirar esse belo exemplar.
Tilápia - Marcio David
Tilápia - Marcio
Há 5 metros da margem, muitos peixes começaram a subir e comer a ração que aos poucos estava jogando, então peguei a vara com o micro molinete, uma mini bóia, um chicotinho de 30cm de linha 0,28mm com um anzol chinú n.6, isquei uma ração na pinga a qual ficou flutuando e foi fatal para a carpa capim que rendeu uma ótima briga na robaleirinha. Com equipamento leve e adequado para cada tipo de pescaria a esportividade é sempre excelente.
Carpa Capim - Marcio
O Giorgio começou o dia com uma bóia Torpedo da Bóias Barão, chicote de 50cm com ração na pinga e logo a bóia afundou e um catfish veio dar bom dia a ele.
CatFish - Giorgio
Na sequencia, mais uma vez com a ração na pinga, um pacu fez a varinha leve envergar.
Pacu - Giorgio
Como os peixes continuaram subindo próximo a margem, continuei com a robaleirinha e ração na pinga e desta vez uma forte e briguenta tilápia envergou a varinha tomando linha do molinete.
Tilápia - Marcio David
Tilápia
Até que a primeira bóia de cabeçuda desceu e o Giorgio fez o trabalho de tira-la da água. A carpa é um peixe de águas frias, porém como a temperatura desceu rapidamente nos últimos dias, até as carpas sentem a mudança e ficam manhosas, sendo assim, saberíamos que seria difícil fisgar algum grande exemplar. Logo elas se acostumam com a temperatura baixa e voltam a comer normalmente.
Carpa Cabeçuda - Giorgio
Agora foi a vez da varinha de mão envergar e quase ir para água, eu estava distraido e só vi quando a ponteira já estava submersa, mais uma vez na massa paturi carnívora.
Tilápia
O Saulo iscou um pequeno pedaço de queijo mussarela e inusitadamente fisgou uma carpa espelho.
Carpa Espelho - Saulo
Neste local que estávamos, o primeiro metro do barranco é de cimento e em outras partes de terra batida, então procurem os espaços gramados para poder apoiar o peixe, preservando o animal.
Tilápia - Marcio David
Resolvemos então usar o equipamento que estava montado com a bóia cevadeira, coloquei um chicote de linha 0,30mm com anzol de robalo, 2 eva’s e uma miçanga. Logo na primeira copada vimos um boa quantidade de grandes tilápias comendo e na sequencia fisguei um bom exemplar desta maneira.
Tilápia
Tilápia
Neste meio tempo, o Giorgio tirou outra cabeçuda. As carpas estavam batendo a 30cm de profundidade.
Carpa Cabeçuda - Giorgio
O Saulo também começou com a bóia cevadeira e engatou outra bela e grande tilápia nos evas.
Tilápia - Saulo
Tilápia - Saulo
Como não poderia faltar, o Giorgio e a salsicha flutuando garantiram um bonito exemplar de tambacu, peixe não muito comum nesta época do ano por causa do frio.
Tambacu - Giorgio
Mesmo com muito peixe subindo, a D. Cida nos avisou que o almoço estava pronto e rapidamente fomos saborear a verdadeira comida caseira. Não vou falar nada sobre o almoço, apenas admirem as fotos a seguir:
Almoço Caseiro
Almoço - Ranchão do Peixe
Eu ainda estava acabando de comer quando uma de minhas bóias afundou, sai correndo e fisguei mais um exemplar de carpa cabeçuda com a Massa Paturi. Depois voltei e finalizei minha refeição.
Carpa Cabeçuda
Depois de toda a fartura e com muita preguiça voltamos para o lago e já nos primeiros arremessos o Saulo engatou outro bonito exemplar na superfície.
Tilápia
E o Giorgio mais uma vez trouxe outra carpa cabeçuda.
Carpa Cabeçuda
Na varinha de mão, depois de perder várias fisgadas, consegui engatar uma tilápia e um bonito cascudo.
Tilápia
Cascudo
Durante a tarde as tilápias ficaram ainda mais ativas na superfície. A bóia cevadeira mal caía na água e as tilápias já estavam comendo.
Testamos vários tipos e cores de eva’s e miçangas e todos com muitas ações.
Tilápia - Marcio
Tilápia - Saulo
E entre as tilápias sempre aparecia algumas carpas que também não dispensavam o eva.
Carpa Capim
Em certo momento, usando Massa Paturi Carnívora, no fundo e arremessando no meio do lago, um pequeno catfish fez a varinha envergar.
CatFish
Mas a grande festa ficou mesmo por conta das grandes tilápias. Logo que chegamos, pelo frio que estava fazendo não imaginávamos pegar essa grande quantidade de peixes e não tínhamos noção da existencia da grande quantidade de tilápias acima de 2kg. Realmente foi uma ótima surpresa.
Tilápia - Marcio
Tilápia
O Saulo fez mais um sequencia de catfish na ração e de outra carpa cabeçuda na Massa Paturi.
Catfish
Carpa Cabeçuda
Eu continuei em busca das tilápias na cevadeira, na varinha de mão e na espera das cabeçudas.
Tilápia - Marcio
Tilápia
Carpa Cabeçuda
Tilápia - Marcio
Tilápia
Foi um dia muito divertido, pois apesar de ser peixes de pequeno porte, tivemos ação praticamente a cada arremesso e usando equipamentos adequados para esse tipo de pescaria, a esportividade aumenta e muito.
Catfish
Tilápia
Tilápia
Catfish
Indico o Pesqueiro Ranchão do Peixe a todos os nossos leitores que querem fazer uma pescaria divertida neste inverno. Isso sem falar que é o local perfeito para os tilapeiros de plantão e aos pescadores de carpas. Vale a pena conhecer.
Gostariamos de agradecer a D. Cida pela ótima recepção e pelo almoço que estava maravilhoso. Agradeço ao Lúcio também que nos fez o convite.
Um grande abraço
Marcio David
AGRADECIMENTOS
Pesqueiro Ranchão do Peixe
Estrada da Roseira, 5001, Mairiporã, SP
Tel: 11 4485 3949
Bóias Barão
www.boiasbarao.com.br
Massas Paturi
www.massaspaturi.com.br
Net Pesca
www.netpesca.com.br
.
.
.
.
.
Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!




















Bela pescaria amigos e o bom desse pesquero é que fica bem próximo da Capital e na cevadeira com micro Light pega-se muita tilapia e Carpa.
O almoço como mostram as fotos é show… e para os que gostam tem um pastel Campeão também.
Valeu pela matéria bem detalhada, certamente vai apoiar aos amigos do Fishingtur que queiram se aventurar por lá, provando que mesmo no inverno é possível fazer uma boa pescaria.
Abraços,
Silvio.
valeu uma otima pescaria ,bonitas tilapias um lugar bom quem sabe na proxima tambem vou,lembro do dia tava muito frio mesmo imagina no calor.
parabens a todos
abç
léo
Bom dia!!!
Finalmente uma boa pescaria de inverno. Muito legal a matéria, ainda mais detalhando um novo pesqueiro. Gostaria muito de ver mais matérias detalhando as pescarias de carpas e tilápias nesse inverno.
Parabéns pelo site. As matérias são sempre ótimas!!!
Um abraço!!!
OTIMA MATÉRIA PESSOAL!!
A QUANTIDADE DE TILAPIAS GRANDES FAZ A GENTE LEMBRAR DAS PESCARIAS QUE EU E MEU PAI FAZIAMOS NO RIACHO GRANDE A MUITO TEMPO ATRAZ!!!
AINDA MESMO NO INVERNO SE DIVERSIFICARMOS UM POUCO O ESTILO DE PESCA, PODEMOS FAZER UMA PESCARIA PERFEITA COMO VCS FIZERAM!!!
É ISSO AI PESSOAL VAMOS APRENDER OUTROS ESTILOS!!
PARABENS
Olá Marcio parabens pela pescaria. vc poderia me tirar uma duvida ? rs..
Aonde vc arranja Minhocuçu ?.. eu to procurando faz dias .Riacho grande ja me falaram q não tem.. mas oq eu queria é o Minhocuçu do cerrado aqueles de 80 cm.. Mas poderia ser os menores de 30cm..e poderia me informar o preço ?
att. Raphael. ²
Galera, já pesquei neste pesqueiro, e achei bom. Porém, o lugar para guardar o carro, quando fui, era péssimo. Melhoraram?
Fui uma vez, moro em Mairiporã. Em termos de peixes é um lugar bom, mas eu tenho algumas ressalvas: não tem um estacionamento decente, o lago é bem pequeno e as regras quanto ao manuseio dos peixes são bem rígidas. De resto, é um pesqueiro normal, mas tem sim tilápias e carpas em bom número.
Parabens Marcio,Saulo e Giorge otima materia essa pescaria com varas telescopica e molinete micro deve ser sensacional,muita adrenalina valeu galera fishingtur obrigado.
Marcio,
Vc ja utilizou ferormonio para atrair peixes, o tal do atrativo, isso funciona
Marcio Machado
Sorocaba
Fui conhecer o pesqueiro nesse fim de semana. No que diz respeito a peixes não tivemos sorte mas realmente vimos que tem peixes. Nossa indignação foi que logo cedo pedimos café e pão com manteiga( só tinha pão do dia anterior e não iriam comprar pão fresco). 10:30 hs sobre o almoço a Sra Cida disse que não ia fazer pois tinha poucos pescadores ( pelo que contei tinha aproximadamente 12 pescadores )a unica comida disponível era pastel e porções. Só que na matéria exposta acima vejo somente voceis 3 (tres) no pesqueiro e que sorte de voceis tinha almoço. Inumeros pescadores foram embora como nós até 12:30 hs devido a falta de estrutura na parte de ALMOÇO e outros fatos negativos, que foi comentado pelos pescadores.
Fui comprar minhoca para pescar resposta NÃO TEM.
Foi o FIM da pescaria, arrumamos as traias e ADEUS.
oi td bem olha eu ja vi tilapia de ate 5 kg + essas ai são monstras cara essa ai eu so tenho uma vara de 25 LBR q pga essa tilapia ae cara o dono desse pesqueir ta sendo muito elogiado por min olha essse rapaz dono do pesqueiro ele pelo jeito ele deve ter o um bom coração em bom rapaz pq pra pessoa ter um pesqueiro desse jeito e qse imposiveu di dizer isso + o dono do pesqueiro o vc so falta po o peixe TUCUNARE,AZU AMARELO EO AÇU , E + UM PEIXE Q EOS FAMOSOS DOURADO PRONTO CABOU – OQ ERA DOCE pronto e so isso faloooooo
Fui conhecer o ranchao do peixe faz 2 semanas e como o pessoal havia falado, o local para guardar o carro é complicado, a estrutura do pesqueiro é simples e o lago é pequeno… poréeemmm os peixes são bem ativos… peguei 2 tambaquis, 2 pacus, 1 cat fish, 1 carpa espelho, umas 20 tilapias… como só as tilapias estavam subindo, peguei os redondos com torpedo e chicote de 1,5m com goiabada cascão…
Lá só se pode fazer pesca esportiva, e o rapaz que atende é muito grosseiro e sem preparo para tratar com o público.
De resto sem comentários. Lá nunca mais
Segunda feira é o melhor dia para pescar então segundona estarei lá, como muitos peixes me esperando e levarei meu amigo Leandro para provar que lá não tem Papo de Pescador kkkk Abraço a tds.
amigo posso te dar uma dica!
sou experiente em pescar nesse pesqueiro e sempre tive timos resultados assim como voce!
porem percebi que voce nao capturou belos tambas que tambem existem nesse lago!
minha dica era que pedisse para que fosse ligado o aerador que movimenta a agua, ai era so sevar bem com uma raçao bem a frente do aerador e esperar o resultado.
os tambas sobem ferozmente ai era so curtir uma boa pesca.
visitem o pesqueiro morada do gigante aqui em mairipora os tambas de ate 15 kilos estão saindo o dia inteiro vale muito a pena e carpas cabeçudas de 20 kilos saem bastante tambem obrigado!!!!
Esse pesqueiro é PÉSSIMO, o atendimento da dona e de um “cidadão” que “trabalha” lá é HORRÍVEL, ignorante, sem preparo para atender os clientes, arrogante, prepotente, se pensa em ir lá, vá em outro pq você paga para ser maltratado.
Vocês só foram bem tratados, porque foram fazer matéria paga, se fossem outros vocês iriam ver que “beleza” e que “educação” no tratamento.