Pesqueiro Santa Tereza – Diversão garantida com grandes peixes em Idaiatuba

Local: Pesqueiro Santa tereza  -  Indaiatuba  -  SP
Data: 13/01/2011

Olá leitores do Fishingtur,

Meu nome é Willian, tenho 15 anos e vou relatar uma pescaria feita no dia 13/01 uma Quinta-Feira no Pesque Pague Santa Tereza em Indaiatuba, próximo a Campinas.

Eu havia combinado uma pescaria com meus amigos Murilo e Marcelo  em outro pesqueiro, mas como estava chovendo, decidimos ir ao Santa Tereza que tem uma ótima estrutura e quiosques para fugirmos da chuva.

Chegamos cerca de 8 horas ao pesqueiro e estava completamente vazio por ser dia de semana. Decidimos ficar no segundo lago, onde estão os maiores peixes como os tambaquis e tambacus até 30 quilos, eu e Murilo decidimos ficar no quiosque, enquanto o Marcelo escolheu um ponto no meio do lago.

Material:

Levamos equipamentos mais leves, varas pequenas e carretilhas de perfil baixo.

Willian

1º: carretilha Brisa GTO 5000 com linha multifilamento Multi Power da Fleming de 45 lbs e vara Gaby da Saint de 2,10mts.
2º: carretilha Fleming Calipso com linha multifilamento Wiplash 50 lbs e vara Evolution da Marine Sports.
3º: carretilha Titan 4000 com linha mono 0,40 mm da Mustad com vara Laguna da Marine Sports.

Marcelo

1º: carretilha Titan 4000 com linha mono 0,33 da Pró line e vara Gaby da Saint de 2,10mts.
2º: carretilha Inertia da Pinnacle com linha multifilamento Mult Power da Fleming de 25 lbs e vara Vision de 2,10mts.
3º: carretilha Solene da Pinnacle com linha Trilon 10 X 0,33 e vara Lubina da Marine de 1,90mts.

Murilo

1º: carretilha Caster Marine Sports com linha mono 0,40 mm da Triumph e vara Blade da Yume de 2,40mts.
2º: carretilha Waters 4000 da Yume com linha mono 0,40 mm da Triumph e vara Impacto da Pesca Brasil de 1,80mts.
3º: carretilha Brisa GTO 5000 com linha multifilamento Multi Power da Fleming de 35 lbs e vara da Rapala Bronze de 1,70mts.

O dia estava bom, nublado e sem vento. Começamos montando varas de fundo com ração na pinga ou beijinho, e uma vara cada com cevadeira. A primeira ação do dia veio na minha vara com beijinho, fisguei e senti um peso, pensei ser grande, mas não, era um tambinha de apenas 3 quilos o qual não tirei foto. Depois disso paradeira total no fundo, e na cevadeira tiramos vários exemplares de tilápias de 1 a 4 quilos,e nada dos tambas.

Tilápia

O Murilo e o Marcelo viram várias explosões em cima d’água e decidiram mudar de lugar e com apenas um vara e salsicha flutuante. No primeiro arremesso o Marcelo perdeu um bom peixe, em seguida o Murilo arremessou a salsicha e garantiu um belo exemplar de tambacu com 9 quilos.

Houve um problema com o celular dele e não tenho a foto….

Sem mais ação na salsicha, o Marcelo voltou para seu lugar e o Murilo continuou insistindo na salsicha. Eu decidi então fazer companhia ao Marcelo e levei uma vara com torpedinho e chicote de 15 centímetros e ração na pinga, no primeiro arremesso a bóia afundou, fisguei mas o peixe escapou. Isco e arremesso de novo, novamente a bóia afunda, acerto a fisgada e após alguns minutos um belo tambacu de 8 quilos se entrega:

E nesse tempo o Marcelo já havia perdido mais 4 tambas na salsicha flutuante. Arremessei novamente minha bóia que afundou rapidamente, fisguei, e o peso era maior do que o último, cerca de 20 minutos de briga meu chicote é cortado, deveria ser um dos monstrinhos de lá.

O Marcelo então decidiu copiar minha tática e colocou uma bóia também com chicotinho e ração e não é que acertou, fisgou um belo tamba igual o meu de 8 quilos.

Durante a tarde havia perdido mais dois belos tambas que estouraram a linha e um deles que estourou minha bóia, 5 minutos depois um pescador do lado se enroscou na minha bóia e fui conferir. Pelo que deu para ver, era mais um tamba na faixa dos 8, 9 quilos, mas ao tentar tirar da água o chicote estourou, mas recuperei minha bóia. Novamente bóia na água e ela afundou de novo, fisguei e o pexe tomou muita linha, não consegui recolher nada, de repente fica leve e continuo enrolando, quando chegou na margem percebi que tinha enroscado numa bóia cevadeira estourada e com uma tilápia nela, mas vejo também que meu chicote estava estourado, fato que tinha mesmo um tamba na minha linha.

Tinha chegado as quatro horas da tarde e como é de costume é jogado um saco de 25 quilos de ração em cada um dos 3 lagos de segunda(segunda o pesqueiro é fechado) a quinta.

Fomos para o último lago por onde começou a ser jogada a ração, mas não pegamos nada, em seguida no segundo lago fisguei um bom peixe, mas novamente estourou, arremesso de novo e engato um bom, mas ao tomar linha ele enrosca no poste que tem no meio do lago, consegui tira-lo e após um bom tempo de briga um tamba de 7 quilos e meio se entrega.

Ao acabar a batedeira dos peixes arremessei uma cevadeira com a boinha na distância de 15 cm e ração na pinga, coloquei a vara no suporte para arremessar a outra, não deu tempo, a vara envergou, uma corrida absurda, fazendo eu ter que dar a volta no lago. Após uns 25 min uma cor dourada se aproxima na margem, o coração dispara ao perceber que era um Tambaqui legitimo, o meu primeiro legitimo. Nesse tempo em que eu ainda estava cansando-o, o Murilo engata um tamba de 6 quilos no 3º lago com pão flutuando, mas sem foto. Depois disso tiro o meu tambaqui, novamente com 8 quilos.

Tambaqui

Bóias na água novamente e quem engata agora é o Marcelo…

Uma das bóias afunda novamente, e é a do Murilo, uma briga um pouco mais pesada e após alguns minutos o maior tamba do dia se entrega, com seus 10 quilos.

Após 20 minutos uma outra bóia desce, a do Marcelo, quando ele fisga o peixe pula inteiro fora d’água, pensamos em ser um matrinxa ou piraputanga, mas não, era um pacu de 3 kilos, o qual também não tenho a foto……..

Após esse peixe deu uma paradeira geral, decidimos guardar as coisas pois já eram 7 e meia e já estavam vindo nos buscar, mas a última vara armada, de repente enverga, eu fisgo e não sei bem o que é, após alguns minutos um catfish com cerca de 3 kilos se entrega.

CatFish

Após isso fomos embora.

Fotos do lago em que ficamos:

Pesqueiro

Dourado

pincachara

Pincachara

Valeu Marcio, obrigado pelo espaço e espero que gostem, em breve escreveremos mais.