Pesqueiro Santo Antonio – Uma boa pescaria com equipamentos leves debaixo de muito frio em Paulínia

Local: Pesqueiro Santo Antonio – Paulínia – Betel - SP
Data: 19 de Agosto de 2009

Olá amigos

Nesta semana eu o China resolvemos conhecer o Pesqueiro Santo Antonio na região de Paulínia, logo depois de Campinas em SP.

O tempo estava muito ruim, saímos de São Paulo debaixo de chuva.

Seguimos pela Marginal Pinheiros/Tietê, entramos na Rodovia dos Bandeirantes SP-348 e seguimos por 88km, pegamos o acesso a Rodovia Anhanguera SP-330 onde percorremos mais 1km e entramos a direita na Rodovia D.Pedro I, SP-065. Percorremos 5km pela D. Pedro I, depois pegamos a marginal da D.Pedro por mais 2km. Faça o contorno na ponte para atravessar a D. Pedro e seguir pela Rod. Gen. Milton Tavares de Souza SP-332 e siga por mais 6km. Entre a direita na placa para BETEL, na Av. Alexandre Cazelatto, continuando na Rod. PLN- 393 por mais 1km até a entrada do pesqueiro a sua direita. Basta seguir as placas para Paulínia e depois entrar na placa para Betel.

Chegamos ao pesqueiro com um vento muito forte e muito frio. Decidimos fazer uma pescaria leve, com equipamentos mais leves, indo em busca das tilápias, carpas e pacus.

Usamos equipamentos como varas de 1,40 a 1,70mts de 8-15lbs e linhas 0,28 a 0,33mm.

As iscas usadas foram a salsicha, ração na pinga e miçangas com evas.

Logo nos primeiros arremessos os peixes já começaram a subir, isso de 5 a 10 metros da margem e os pacus começaram a atacar as iscas.

Patinga - Marcio

Esses pequenos pacus brigam muito principalmente com equipamentos mais leves.

Fisgamos uma séries de redodnos de 2 a 4kg até que as tilápias resolveram aparecer na cevadeira com miçanga e evas caramelo ou na ração na pinga.

Tilápia

Notamos que grandes pintados estavam subindo no meio dos peixes assim como na ração que estava encostando na margem.

Começamos a usar uma bóia torpedo com chicote de linha 0,45mm e anzol chinú n. 7 e como isca pedaços pequenos de salsicha flutuando.

Mal as iscas caiam na água e os dourados já atacavam. O dourado é muito rápido e campeão em tirar as iscas do anzol. Mas colocamos cada vez pedaços menores de salsicha até que conseguimos fisgar uma série de douradinhos.

Na torpedo com salsicha flutuando, agora com um pedaço maior, um grande estouro afundou tudo, o peso do peixe era grande e a briga muito forte. Depois de mais de 25 minutos, o peixe já estava perto da margem mas não subia, apenas rebojava e voltava pro meio do lago, não sabíamos que peixe era, mas sabíamos que era algo grande, algo similar a um tambacu de 20kg até que simplesmente o peixe escapou, o anzol estava inteiro, realmente foi falta de sorte.

Em outro equipamento que estava a uns 30mts de distância de onde estávamos, com salsicha flutuando perto da margem um outro grande peixe levou mais de 60metros de linha, passou por trás de dois aeradores passando pela ilha centraldo lago. Cheguei até o equipamento depois d eum pequena corrida, começei a briga, passei por um aerador mas o peixe tinha dado voltas pelo outro aerador e em uma de suas corridas a linha 0,33mm acabou estourando. Provável ser um dos grandes pintados que tem no lago.

Continuamos com a pesca d ecevadeiras com miçangas e evas e sempre com muitos redondos pequenos fisgados. Talves devido ao frio que estava, os grandes tambacus não estavam subindo, mas os pacus e tambacus de até 4kg saíram o dia todo na cevadeira.

Pacu

Entre um redondo e outro, outros peixes apareciam, como esta grande matrinxã.

Matrinxã

O China acabou perdendo uma tilápia com mais de 4kg que também escapou bem na margem e na sequencia outros redondos.

Pacu

Um fato que chamou e muito a atenção foi a grande quantidade de traíras e trairões nas margens do lago principal. Era comum você ver o tempo todo até 5 traíras juntas nas margens. Em um pequeno passeio por uns 50 metros na margem, contei mais de 12 traíras encostadas no barranco.  Tentei fisga-las com salsicha, mas elas nem deram bola. Seria muito interessnate usar lambaris vivos. E não eram pequenas traíras não, era traírões grandes, alguns com mais de 4kg.

Elas ficam tão perto do barranco que tentei algumas vezes tentar pega-las com o passaguá, mas elas são ligeiras rsrsrsrsrrsrs.

Segue mais algumas fotos que nosso amigo Giorgio nos enviou de uma pescaria no Santo Antonio na mesma semana. Lembrando que a pesca de carpas cabeçudas é permitido, porém sem o chuveirinho.

Dourado

Gostaria de agradecer ao Marcelo, pela liberação de nossa equipe e a todos do pesqueiro. Não deixe de experimentar o Filé a Parmegianna, é muito bom.