Pesqueiro Taipas de Pedras – O Fishingtur com mais uma novidade para os pescadores

Local: Pesqueiro Taipas de Pedras(Sitio Ito) – São Roque – SP
Data: Feriado de 15 de novembro de 2013

Esta semana e pensando em enfrentar o feriadão com os tradicionais pesqueiros lotados, resolvi colocar em prática a idéia de visitar alguns pesqueiros novos e não tão divulgados na mídia.

Fiz uma lista com alguns nomes indicados por leitores e amigos e depois de algumas pesquisas, entrei em contato com o Pesqueiro Taipas de Pedras, primeiro por ter informações de grandes peixes e por estar bem localizado e próximo a São Paulo.

Rod. Raposo Tavares, Km 47 – São Roque – SP
11 4714 0549
www.pesqueirotaipasdepedras.com.br

Liguei e prontamente fui atendido pelo proprietário Marcelo, o qual já conhecia o Fishingtur. Uma rápida conversa e a pescaria do feriadão estava marcada, mesmo sabendo que por ser feriado a probabilidade do pesqueiro está cheio e da pescaria ser fraca era grande, mas fechamos mesmo assim.

Chegamos na porta do pesqueiro as 6:30h e a 7h já estávamos entrando. O Sr. Jorge, pai do Marcelo nos recepcionou e logo estávamos no lago onde tem a maior quantidade de Tambacus, com exemplares acima dos 20kg.

Pesqueiro Taipas de Pedras

O Pesqueiro Taipas de Pedras possui 4 lagos para a prática da Pesca Esportiva e por kilo, onde facilmente são fisgados tilápias e pacus para a a venda. O pesqueiro é muito bonito e muito bem conservado.

O lago em que ficamos é um lago relativamente pequeno, mas muito confortável. Nesse lago estão a maior quantidade de Tambacus, alguns acima dos 20kg, Pincacharas, grandes Tilápias, Carpas e muitos dourados, além dos tradicionais pacus, cafishs e outras espécies. Segue fotos desse lago.

Taipas de Pedras

Lago com os peixes grandes

O segundo lago, é um pouco menor, lago este povoado com tilápias. A garantia de muitas fisgadas durante o dia.

Lago de Tilápias

Esse próximo lago da foto abaixo é um lago pouco pescado, aqui o peixe é muito arisco e pela água ser muito limpa, o peixe fica mais esperto ainda. Mas é um lago interessante. Vi muitas tilápias nadando na superfície, exemplares que facilmente passamdo dos 4kg, assim como grandes Piaus e Carpas capins acima dos 10kg.

Esse, é um lago perfeito para a pescaria de FLY, pois além do peixe ser manhoso, onde bóias seriam não indicadas, toda a sua margem é bem aberta possibilitando os arremessos com o FLY.

Lago bom para Fly

O Lago principal do Pesqueiro Taipas de Pedras é muito bonito, e grande. Tem todas as espécies de peixes, mas o carro chefe são as tilápias. Realmente um lugar muito bonito como vocês podem ver nas fotos abaixo.

Lago Principal

Lago Principal - Todas espécies

Eu fui a primeira pessoa a chegar no lago onde estão os peixes maiores. Antes mesmo de arrumar as tralhas, joguei um pouco de ração com as mãos e rapidamente vi muitos Tambacus comendo, alguns bem devagar e outros na explosão.

Não pensei duas vezes e montei uma varinha com uma torpedinho, chicote de 40cm com uma ração na pinga e arremesse no meio da ração. Foi o tempo de colocar a vara no suporte e a linha esticar.

Peixe forte e valente, deu muito trabalho até sair da água. Era o nosso “Seja bem vindo” do dia.

Tambacu - Marcio David

Na sequencia, muitos pescadores foram chegando e o peixe não subiu mais. Muito movimento e muito barulho ao redor do lago. E para ajudar, o sol logo cedo já estava castigando nossos cabeças.

Montamos então algumas varas com bóias torpedos com chicotes variando de 1 a 3mts, usando minhoca ou ração na pinga e foi assim que fisgamos a maioria dos peixes durante a manhã. Nosso amigo Mário nos fez companhia nesta pescaria.

Pacus

Em todo momento ficávamos cevando, mas o peixe não queria subir, apenas algumas tilápias e uma grande carpa colorida estavam na superfície.

Montei o meu FLY com o líder de linha 0,40mm, com uma cortiça no anzol chinú n. 8, tentei por mais de 1h mas essa carpa colorida chegava perto mas não atacava. Fiz dezenas e dezenas de arremessos, mas ela era bem esperta e de longe parecia enxergar a linha 0,40mm. Enfim, paramos para um breve almoço.

As refeições do Pesqueiro Taipas de Pedras são muito bem indicadas pelos frequentadores da região. E hoje posso dizer e indicar o pesqueiro para um bom almoço, pois é servido uma boa comida caseira e de qualidade.

Restaurante

Restaurante - Almoço

Depois do almoço, voltamos para o lago, mas o sol parecia estar na casa dos 100 graus, muito calor. Todos voltaram para a pescaria com os torpedinhos, mas a tal carpa parecia estar me provocando, ela ficava desfilando bem na minha frente, passava de um lado ara outro e as vezes chegava bem perto da margem.

Tirei o líder de 0,40mm e coloquei um líder de mono 0,32mm com a mesma cortiça no anzol chinú n. 8. Fiz mais alguns arremessos, mesmo com o vento forte, mas a carpa era esperta demais, ela vinha direto na cortiça, mas parava a poucos centimetros e ia embora. Insisti por mais um bom tempo e nada do peixe.

Resolvi tomar uma atitude extrema. Troquei novamente o líder. Agora coloquei um líder de linha mono 0,20mm(muito fina) e coloquei uma pequena ração de cortiça no pequeno anzol chinú 4. Era “matar ou morrer”, mas arrisquei a sorte. Fui até a lateral do lago, sentei e esperei até que ela aparecesse por lá. Até que de longe a avistei nadando em minha direção lentamente. Ela ficou a cerca de 10 metros de onde eu estava, nadando bem devagar prá lá e prá cá, fiquei apenas observando, ela apenas estava nadando e as vezes ela parava embaixo de alguma ração e lentamente subia e pegava-a bem devagar.

Fiz alguns arremessos com o Fly colocando a isca perto de onde ela estava, mas ela chegava perto da isca e refugava, ou seja, ela sabia que aquilo não era uma ração de verdade, mas não desisti.

Se a ração estando na água esperando por ela não foi eficaz, o jeito seria surpreender a carpa com a isca, ou seja, eu teria que fazer ela atacar por instinto, mas para isso a minha isca teria que cair praticamente na boca dela, assim, o barulho da isca caindo bem a sua frente seria o suficiente pata um ataque “sem pensar” do peixe, apenas por instinto.

Fiz dezenas de arremessos, mas era difícil acertar bem na cabeça dela, isso a 10 mts de distância. Com a isca parada ela realmente não queria saber.

Sentei e esperei o vento acalmar. Fiz 2 arremessos mas longe dela, mas no terceiro a isca caiu a 5cm a sua frente, foi o tempo da isca cair na água e a enorme boca laranja atacar, fisguei e lá estava eu com a monstra laranja na ponta da linha. como eu estava com uma linha 0,20mm, tive que ter muita paciência e trabalhar muito bem a mão nas investidas e tomadas de linha desse peixe, que além de forte era bem pesada.

Fly Fishing

Fly Fishing Fishingtur - Marcio David

Faz tempo que eu não sentia tanta satisfação em conseguir fisgar um peixe. Fiquei praticamente 4 horas de olho nessa carpa, tentei diversas formas de captura até que enfim, consegui o grande troféu. Eu estava feliz e satisfeito por estar com esse belo peixe na ponta da linha e nos braços.

Carpa

Carpa - Marcio David - Fly Fishing

Para a pescaria com as bóias torpedo e cevadeiras, eu montei dois conjuntos da Abu Garcia, sendo as Varas Vendetta e Veritas da Abu Garcia e as carretilhas da série Revo, também da Abu Garcia.

Equipamentos Abu Garcia

Os grandes Tambacus não apareceram, mas já era de se esperar pelo alto movimento e barulho nas margens, mas a diversão ficou por conta dos pacus nas bóias torpedos da Bóias Barão com chicotes variados na minhoca e ração na pinga.

Tilápia e Pacus - Fishingtur

Segue algumas fotos cedidas pelo pesqueiro.

Taipas

Pesqueiro Taipas de Pedras

Gostaria de agradecer ao Marcelo e seu pai Jorge pelo atendimento e recepção e indicar o pesqueiro Taipas de Pedras aos amigos leitores, lembrando que o local é muito interessante aos amantes da prática do FLY.