Pesqueiro Taquari – Início de inverno, muito frio e muito peixe na linha

Local: Centro de Pesca Taquari  -  São Roque – SP
Data: 08 de Junho de 2009

Olá amigos

Depois de muito ler na internet nos últimos dias a respeito do Taquari, onde a maioria dos pescadores estavam reclamando da falta de peixes e de ações no Taquari (lógico que por causa do frio), eu e meu pai Adimir, resolvemos fazer uma visita ao pesqueiro nesta segunda-feira.

Saímos de São Paulo as 5:30h, ainda estava escuro e muito frio. Ao chegar na porta do pesqueiro as 6:30h o frio era grande. Coloquei uma blusa e uma touca de lã.

O Taquari abriu as 7h e logo pegamos o terceiro quiosque, bem em frente a lanchonete.

Começamos a arrumar as coisas e o frio congelando as mãos.

O primeiro equipamento, uma VARA PAMPO de 3mts, com uma CARRETILHA CALCUTTA 400B abastecida de LINHA TRIUNPH 0,36mm. Estava com uma BÓIA BARÃO grd, chicote de 1,5mts de LINHA DOURADO mono 0,50mm, bóinha e ANZOL CHINÚ n. 7.  A isca da vez era a ração na pinga.

Usando três rações, sendo uma na linha e duas para cobrir o anzol, logo no segundo arremesso os peixes começaram a subir e uma bela Pincachara atacou a ração sem dó.

Pincachara - Marcio David - 08:01h

Estava muito frio. parecia que o peixes estavam congelados rssssss.

Pincachara - Ração na Pinga  -  08:01h

Pincachara - Ração na Pinga - 08:01h

Depois fui arrumar o resto da tralha. VARA KENZAKI-SUMAX  de 2,70mts, CARRETILHA TITAN 6000 com 100mts de LINHA MAX FORCE DAIYAMA 0,35mm, BÓIA CHARUTINHO BARÃO com chicote de 1,5mts de LINHA DOURADO mono 0,50mm com ANZOL CHINÚ n. 9 e chumbada solta na linha para servir de poita.

Em outro equipamento, VARA FLEMING 15-25lbs, CARRETILHA TITAN 4000  e LINHA TRIUNPH 0,36mm, chumbada solta na linha, girador e chicote de 30cm de LINHA DOURADO mono 0,50mm e ANZOL CHINÚ n. 9.

Tilápia - Ração na Pinga - 9:56h

Depois que fisguei essa tilápia e percebendo a pouca ação na superfície, peguei minhas coisas e fui para o outro canto do lago, na parte rasa.

Arremessei o equipamento de fundo com Massa e a bóia charutinho com salsicha flutuando.

Não demorou muito e um bote certeiro matou a salsicha fazendo a linha esticar.

Pincachara - Marcio - 11:07h

Logo depois, na cevadeira com a ração as pincacharas fizeram a festa. Tinham muitas, mas muitas delas subindo na ceva.

Pincachara - Ração - 11:26h

Novamente com a charutinho com a salsicha flutuando outro bigodudo.

Pincachara - Marcio  -  11:48h

Pincachara - Marcio - 11:48h

O Sr. Admir estava com uma VARA PAMPO de 2,40mts, CARRETILHA TITAN 6000, LINHA MEGA FORCE 0,35mm, chicote de LINHA DOURADO mono 0,50mm, bóinha e ANZOL CHINÚ n. 7. Também usando uma BÓIA BARÃO CEVADEIRA grande.

As Pinccaharas estavam muito ativas na parte mais rasa do lago.

Pincachara - Adimir  - 12:06h

Pincachara - Adimir - 12:06h

A pescaria com as cevadeiras foi muito produtiva. Na parte da manhã os peixes de couro estavam atacando muito na ração e na salsicha. Só não fisgamos mais com a salsicha pois como estávamos com as cevadeiras, não dava tempo de chegar até a vara que estava com a salsicha e o peixe acabava soltando a isca.

Pincachara - Marcio - Ração - 12:24h

Entre um peixe de couro e outro, sempre tinha uma grande tilápia atacando a ração na pinga.

Tilápia - Marcio - Ração - 12:41h

As Pincacharas explodiam na superfície em busca da ração, já as tilápias estavam manhosas, elas apenas arrastavam as bóinhas ou afundavam e soltavam rapidamente. Perdi várias fisgadas, mas sempre tinha uma mais lerdinha e eu conseguia fisgar rssssss.

Tilápia - Marcio - 12:41h

O Sr. Adimir acabou fisgando uma bela Pincachara na salsicha flutuando.

Pincachara - Salsicha - 12:51h

Pincachara - Adimir David

Na parte funda do lago, no primeiro quiosque nosso amigo da foto abaixo fisgou uma grande Carpa Capim, creio que mais de 10kg, mas acabou escapando na margem. Logo em seguida, usando pão flutuando, fisgou uma bonita Carpa Espelho.

Carpa Espelho - Pão flutuando - 12:58h

O Sr. Adimir tinha ido tirar a foto dessa carpa e eu fisguei outra no raso com pão de fundo.

Carpa Espelho - Marcio - 13:04h

Minha bóia com salsicha flutuando tinha afundado. Quando cheguei até a vara a bóia já tinha corrido para baixo do aerador e acabou estourando. Com um equipamento de fundo fiz alguns arremessos em cima da bóia que estava passeando e consegui enroscar e trazer o peixe.

Pincahara - Salsicha - 13:19h

Não tivemos tempo nem de almoçar direito. O lanche foi dividido entre um peixe e outro.

Pincachara - Cevadeira - 13:49h

Resolvi colocar uma salsicha na bóia charutinho, desta vez a 50cm de profundidade e não flutuando. Um pequeno e bonito redondo resolveu aparecer.

Pacu - Marcio David

Pacu - Marcio David - 13:51h

Novamente com o pão de fundo fisguei um belo redondo. Eu estava iscando 1/3 de pão francês de cada vez.

Pela época e pelo frio dos últimos dias, era bem improvável fisgar um tambacu, mas ele não resistiu ao pão.

Tambacu - Pão - Marcio - 14:19h

Esse peixe não brigou muito. Eu até pensei que fosse uma grande carpa e só percebi que era um redondo na margem. Talvez pelo frio, o seu metabolismo é afetado e o peixe fique debilitado. Sem força e sem resistencia. Mas está aí. um belo redondão.

Tambacu - Marcio David

Na parte da tarde as Pincacharas deram uma trégua e outros peixes começaram a subir, entre eles, uma Carpa Capim na cevadeira e ração na pinga.

Carpa Capim - 14:48h

Durante o dia o sol esquentou bem e o frio foi embora, mas a água continuou bem fria.

Lembrando que as três rações na pinga ficam flutuando. Tentei colocar apenas uma ração a 10cm de profundidade mas não tive resultados. O negócio era bem na superfície mesmo.

Pincachara   -   15:33h

Pincachara - 15:33h

A bóia charutinho agora com salsicha a 40cm de profundidade nos rendeu um belo brilho saltitante no meio do lago. A adrenalina vai lá em cima quando o rei do rio começa a pular na ponta da linha. Quem já fisgou um dourado sabe do que eu estou falando.

Dourado - 15:40h

Dourado na Salsicha

E melhor ainda do que brigar com o rei, é poder soltar e vê-lo sair nadando livremente.

Soltando o Dourado

Uma grande explosão no meio do lago fez a bóinha sumir e a fisgada foi certeira. Uma grande rebojada e uma briga bem diferente. A cevadeira vinha na superfície e ao chegar perto da margem uma gigantesca boca rosada fez o coração bater mais forte.

O pequeno anzol chinú n. 7 ficou minúsculo dentro daquela grande boca. Um exemplar gigantesco de tilápia atacou a ração na pinga com muita voracidade.

Ela rebojou, correu, fez de tudo para se soltar do anzol. Segundos de tensão, com medo de perder o peixe, até que o passaguá tirou-o da água.

Já fisguei exemplares de tilápias de até 5kg, mas esse me pareceu bem maior do que todos até hoje. Infelizmente estava sem a balança, mas creio que essa tilápia estava entre 5 e 6kg.

Tilápia - Marcio - 15:58h

Um belo exemplar, digno de deixar qualquer tilapeiro com água na boca.

Tilápia

Tirei fotos de tudo quanto é jeito para não dizerem que era truque do fotógrafo. Até mesmo com o peixe bem próximo ao corpo para não ter nenhuma dúvida quanto ao tamanho do animal.

Tilápia - Marcio David

Olha só o tamanho da boca dessa tilápia.

Tilápia

Só para comprovar e vocês terem uma noção real do tamanho, reparem na foto abaixo que ela é do tamanho de 3 latinhas de refrigerante e mais um palmo e pouco.

No final da tarde tinham muitas tilápias subindo na ceva, mas estava bem difícil de conseguir fisgar. Elas estavam muito rápidas.

Mas as Pincacharas não perdoavam. Bastava as tilápias deixarem  a ração um pouco quieta e lá estava a linha esticando com as pincacharas.

Pincachara - 16:44h

A vara que estava de fundo com o pão, esticava a linha a todo tempo, mas nem sempre conseguiamos fisgar. Perdemos muitos peixes, pois eles não estavam carregando e envergando a vara. Somente a linha que esticava e afrouxava um pouco. E quando dava tempo de segurar a vara, a fisgada era certeira.

Tambacu no Pão de fundo

Tambacu no Pão de fundo - 16:57h

No finalzinho do dia, joguei ração bem perto da margem e os peixes começaram a subir alí de 2 a 4mts da margem, perfeito para usar varas de mão. Inclusive grandes carpas.

Arremessei a cevadeira bem alí e a puxada foi forte.

Pincahara - 17:40h

Depois de um dia produtivo de pesca como esse, em meio a um início de inverno com muito frio, recolhemos nossas coisas e retornamos para São Paulo.

Faça frio ou calor, o Taquari sempre tem bons peixes na ponta da linha, basta o pescador se adaptar ao peixe e ao seu metabolismo.

Gostaria de agradecer ao André, ao Zé e a todos do pesqueiro.

Fotos por Adimir e Marcio David
Texto por Marcio David

Deixe seu comentário no final desta matéria.

Abraços e boas Pescarias

Pesqueiro Taquari
www.centrodepescataquari.com.br
São Roque – SP

Ceva Iscas
www.cevaiscas.com.br

1. Alexandre Tadeu P. Silva em junho 9th, 2009

Parabéns Marcio suas matérias são bem esclarecedoras, as fotos muito boas continue assim, nós pescadores só temos que agradecer a voce e sua equipe.

Um abraço.

2. Amilton em junho 9th, 2009

Acho que peguei essas carpas semana retrasada e no mesmo lugar rs rs rs rs
    Domingo fui passear no Taquari pois meu cunhado estava lá pescando, cheguei era 14:00 e
    engraçado, as ações foram poucas…
    Mas lá pelas 16:00hrs quando estava indo embora, um rapaz fisgou um redondo de mais de 25kg com certeza…
    Esse pesqueiro é muito bom…

3. Paulo em junho 9th, 2009

Belos peixes…..segunda-feira é um dos ótimos dias de ir nos pesqueiros…já pude comprovar.

4. Valter Eduardo em junho 9th, 2009

Marcio,
    O Taquari é mais um dos pesqueiros em que certos pescadores não pegam nada e espalham por ai que não tem peixe. Um tremendo absurdo, pois o que tenhopercebido é que quem faz este tipo de reclamçaõ esta acostumado à “pescar” no Maeda. Não se pode comparar. Pesqueiros como Taquari, Lagoa dos Patos e 3 Irmãos testam a habilidade e o conhecimento dos pescadores. Não basta chegar na beira do lago e jogar a isca.É preciso prática, ser bom em arremessos, estudar hábitos dos peixes, ver pressão e temperatura da água, testar várias iscas, enfim, ser um grande pescador requer muita prática, paciência e alguma ciência. Ainda tem o equipamento certo e de qualidade, o que torna a pescaria mais produtiva e sem transtornos !
    Excelente reportagem e as fotos estão fantásticas. E que bela tilápia !
    Quando for no Taqueri num final de semana, me chame !
    Valtão
    Equipe Haliêutas

5. Eduardo Caldas em junho 9th, 2009

Muito boa a pescaria!!!

Pelas fotos, esse lago do Taquari parece o Paraiso Verde aqui de Goiás, rsrsrsr

Você prende o pão com elastricot e usa chumbada solta para o pão ficar no fundo?

Abs
    Edu.

6. Felippe Gregolin em junho 9th, 2009

Marcio, Parabéns pela matéria tal pai tal filho tenho aprendido muito com vc´s, entro no site todos os dias vamos marcar uma pescaria juntos…. eu sou suspeito para falar do taquari pois estou quase sempre lá….. estou cansado de ganhar pescarias grátis..rs..rs… ( pescadores a cada 5 pescarias no taquari ganha uma grátis ok!!!) Marcio quando vai ter outro torneio ??? só não faça no periodo noturno pois não poderei comparecer abração á todos …boa pesca.

7. junior em junho 9th, 2009

o marcio da hora essa materia heim
    passa pra mim se possivel quanto é pra pescar se for so passar o dia e quanto sai a diaria por favor marcio mto obrigado parabens pela materia

8. JUBA em junho 9th, 2009

Bom dia a todos!
    Nossa, realmente no frio que anda fazendo, essa materia me deixou bem animado, alem disso o pesqueiro não é tão longe.
    Marcio,qual é o esquema deste pesqueiro?
    Acho que estrei fazendo uma visita na próxima sexta.
    Abraços e parabéns pela ótima materia.

9. Moacir Fernando em junho 9th, 2009

Cara, que inveja (no bom sentido), poder pescar durante semana. Ainda não tive a oportunidade, mas um dia desses, no calor, pretendo me dar esse presente. Abç Marcião.

10. Andre em junho 9th, 2009

Parabéns Márcio… Mas que Tilápia é essa??…Jesus cristo.rsrsrs…… francamente eu nunca tinha visto desse tamanho.

11. marcos em junho 9th, 2009

moro proximo ao taquari e reamente ha muito peixe bom no lago gde Como o lago de tilapias foi
    reformado merece tb ser posto
    a prova………………………

obrigado
    MARCOA ASTOLPHO

12. Lucas Jomavicius em junho 9th, 2009

Parabéns Marcio, eu sempre vou ao Taquari e sempre pesco na parte funda do lago, pois falam q lá tem mais ações, mas depois desta pescaria vou mudar meu local de pesca.
    Abraço Marcio.

13. admin em junho 10th, 2009

Olá Juba.

É pescaria esportiva e se quiser levar o peixe, paga o quilo. Entrada na esportiva é R$ 20,00 .

Sai bem no pão, massa carnívora, cevadeira e salsicha .

abs

Fishingtur Pesca e Turismo

14. admin em junho 10th, 2009

Junior, respondido acima.

R$ 20,00 a esportiva. Dá pra alugar chalé e passar a noite também.

15. ricardo em junho 12th, 2009

porque, nos pesqueiros em geral, não se ve pincacharas, pintados, etc… com mais de 15 kg? quando tem é um exemplar apenas. Qual o pesqueiro que mais tem esses peixes (em número e tamanho)?

16. admin em junho 14th, 2009

O problema é o custo de um peixe desse. Você pode ir no castelinho em piracicaba que tem muitos.

Outros pesqueiros como o taquari, tio oscar, também tem, só não é tão fácil de pegar.

Da uma olhada na seção de pesqueiros que vai achar muita coisa.

Abs,

17. Massaro em junho 15th, 2009

Boa tarde.

Ricardo, quando for no Tio Oscar, vá pescar na parte mais rasa, ao lado da pedra (à noite – de dia é mais difícil). Use salsicha de fundo ou pequenas tilápias pescadas lá mesmo como isca. Arremesse no máximo a 5 metros da margem. Certeza de grandes pintados. Da última vez figuei quatro: 11, 13, 16 e 21 kg, fora as linhas estouradas. No castelinho também tem bastante, mas é maís difícil, pois o lago está infestado de lambari e o peixe acha comida fácil…alguns anos trás a tuvira apresentava ótimos resultados, hoje está mais difícil

Abs

18. Ronaldo em junho 16th, 2009

Bom Dia

Parabens pela pescaria , gostaria de saber como prender o pão no fundo se é com elsticolt e se a chumbada fica solta no fundo

19. patrick totola em junho 21st, 2009

marcio vc coloca que tamanho de pão no anzol???
    somente pão ou mistura com alguma coisa?
    abraço irmao

20. alecio em junho 22nd, 2009

Ola caros amigos do fishingtur,domingo dia 21 de junho tive a honra de poder ir ao taquari,no periodo da manha fiquei na parte mais funda e necas,percebi q tinha alguns tamba saindo na parte mais rasa,e resolvi correr pra la ,ai a situaçao melhorou, fisguei alguns:tamba,cachara e carpas, mas achei muito estranho pois na cevadeira não obtive nenhum resultado, apesar do peixe esta comendo a ceva! Testei variadas forma 30cm,50cm e bem na superficie mas não deu.Então eu pergunto: vo6 ja passarao por isso, e sem tem alguma dica de como eata melhorando essa tecnica ?obrigado abraços parabens pelo site….

21. Diego Larrosa em junho 24th, 2009

Marcio como vai?, bom gostaria de dizer que vc e sua equipe estaão de parabens por realizar materias tão boas, acho que estou viciado no Site, entro todo dia para ver se tem materia nova, vou esse fim de semana pescar no Taquari e gostaria de saber se para pegar essas lindas cacharas e pintado, se e melhor trabalhar mais perto da margem como na maioria dos pesqueiros ou se e melhor aremessar bem no meio do lago?, esses peixes que vc pegou foi perto da margem ou no meio do lago?, aguardo, um abraço, Diego.

22. marcio em junho 25th, 2009

Amigo ass cachara sobem onde vc cevar, mas peguei a maioria no meio do lago

23. Diego Larroa em junho 30th, 2009

Marcio bom dia, eu fui ao Taquari esse fim de semana dia 27/06, achei o pesqueiro muito bom, boa estrutura, tem peixe pra caramba mesmo, mas estava com poucas açoes, mas mesmo assim adorei o lugar, vou voltar muito mais vezes, Agora eu te pergunto, qual a magica que vc faz para pegar tanto peixe?, estou na duvida se vc que e bom de mais ou eu que não manjo nada mesmo, rsrsrsrs, brincadeiras a parte gostaria de deixar registrado aqui, que recomendo o lugar muito bom mesmo, e dificil eu me indentificar tanto com um pesqueiro como aconteceu com esse, sabado to la novamente, um abraço, Diego.

24. Diego Larrosa em julho 1st, 2009

E ae Marcio bLZ?, gostaria de saber como vc faz para iscar o pão?,qual o segredo?, tem alguma dica para iscar o pão?, vou sabado novamente no taquari, quem sabe esse fim de semana não seja melhor que o passado, um abraço, Diego.

25. Thais em julho 31st, 2009

Olá Márcio, estivemos no Taquari no feriado e infelizmente n tivemos a msm sorte q vc, parabéns pela pescaria.

Thais
    Santo Andre-SP

26. juninho em agosto 6th, 2009

Márcio suas materias são otimas e as dicas sensacionais,parabéns pelo trabalho e o melhor site de pesca da atualidade! sou de minas gerais e adoro as máterias de vcs se algum dia vierem pros lados de cá, ´não esqueça de me convidarem! abração PARABÉNS PELO OTIMO TRABALHO