Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios



Pesqueiro Taquari – O dia dos gigantes com o pesqueiro lotado

Local: Pesqueiro Taquari  -  São Roque  -  SP
Data: 12 de fevereiro de 2011

Olá Amigos

Neste final de semana, decidimos de última hora ir ao Taquari. Saímos de São Paulo por volta das 4:20h da manhã e seguimos viagem. No Km 58,5 da Raposo Tavares, paramos em uma padaria que tem bem ali no retorno e compramos alguns pães e seguimos ao pesqueiro.

Chegamos por volta das 5:20h e já tinham 9 carros em nossa frente. Fato comum nos finais de semana aqui no Taquari.

As 7h, o portão abriu e do estacionamento percebi que 80% dos pescadores estavam se deslocando para o lado oposto ao restaurante, então decidi ficar por ali mesmo e me alojei entre o estacionamento e o restaurante. Ajudei o Sr. Adimir a descarregar as coisas e comecei a montar os equipamentos.

Montei duas varas:

-Vara Pampo 2,40mts – Albatroz Fishing
-Carretilha Brisa 8000 – Marine Sports
-Linha 0,36mm mono Triumph
-Bóia Cevadeira Barão

-Vara Pampo 2,40mts – Albatroz Fishing
-Carretilha Valdo VD101 – Yume
-Linha Daiyama 0,37mm
-Bóia Torpedo Barão

No equipamento com a cevadeira, usei um chicote de 2mts d elinha mono 0,40mm Asso Super, bóinha e um anzol de robalo com 2 eva’s e uma miçanga.

No outro equipamento, usei um chicote de 1,5mts de linha mono 0,40mm e um anzol 3/0 direto na linha, coloquei também uma chumbada solta n alinha na carretilha para servir de poita para a bóia. A isca neste equipamento era 1/3 de um pão francês.

Eu estava conversando com o Robertinho, funcionário do Taquari quando nosso vizinho de quiosque fisgou um belo tamba usando a isca beijinho de fundo.

Tambacu

Tambacu

Comecei a cevar bem em frente de onde estávamos e os peixes estavam comendo bem, aparentemente muitas cacharas, carpas e tilápias até que fisguei uma bonita Tilápia no eva caramelo.

Tilápia

Tilápia - Marcio David

E em seguida mais um bonito exemplar fisgado no mesmo eva caramelo.
 

tilápia

Tilápia - Marcio

Nosso outro vizinho de quiosque fisgou um grande exemplar de Tambacu usando uma ração na pinga a 15cm de profundidade.
 

Tambacu

Tambacu

Eu arremessei minha torpedo com o pão um pouco a direita e fiquei com a cevadeira em frente até que um grande rebojo no meu pão chamou a atenção e lentamente o pão foi sumindo e eu tirei a vara do suporte e fisguei. Para minha surpresa era uma grande tilápia.

Tilápia

Tilápia - Marcio

Mandei mais uma vez o pão flutuando e continuei cevando até que quando percebi minha vara que estava com o pão estava com a linha muito esticada. Foi o tempo de fisgar e curtir a briga com o valente tambacu.

Tambacu - Marcio

Tambacu - Marcio

Mais uma vez com a bóia cevadeira, fisguei outro belo exemplar de tilápia na miçanga e eva caramelo.

Tilápia

Tilápia

Tilápia

Tilápia

E o Sr. Adimir usando a bóia cevadeira com eva’s e miçanga cor de telha, fisgou uma bonita Pincachara.

Pincachara

Pincachara

Com o calor aumentando, começaram a aparecer alguns tambas comendo a ração, mas assim que minha bóinha afundou, fisguei e o peixe veio fácil apenas rebojando bastante na superfície. Um Tilápia que facilmente passa dos 4kg.

Tilápia

Tilápia

 

Tilápia

Tilápia - Marcio

Reparem o tamanho da boca desta tilápia.
 

Tilápia

Tilápia

Com o sol castigando a cabeça, o sol do meio-dia estava realmente insuportável, os peixes ficaram mais manhosos na ração e foi nesta hora que eu perdi várias, mas várias fisgadas no pão, até que decidi ao invés de colocar 1/3 de um pão, coloquei 1/2 pãozinho e arremessei lá no meio. Depois de um tempo, vimos alguns rebojos por perto, peguei a vara na mão e aguardei. O pão meio que afundou e subiu três vezes até que um rebojo bem tranquilo afundou o pão de vez, não pensei duas vezes, recolhi um pouco de linha e fisguei. De imediato o peixe ficou estacionado apenas dando cabeçadas, mas acompanhando o meu recolhimento. Estava pesado mas estava vindo muito fácil, poderia ser um pequeno tamba.

O peixe chegou até 5 metros da margem rapidamente até que em uma grande rebojada ele começou a tomar linha indo até o meio do lago e aí foi briga feia, de um lado para outro até que o peixe resolvei ir em direção a parte rasa do lago, cruzou mais ou menos uns 5 quiosques, mas fui atrás dele, desviando das demais linhas, fazendo o impossível para não enroscar em ninguém, mas não teve jeito, carreguei junto dois outros pescadores, mas conscientes, pois assim que enroscou eles imediatamente abriram vossos carretéis e me acompanharam até que o peixe foi chegando perto. Até aí pensei que era um tamba no máximo de 15 kilos até que o gigante passaguá do Taquari ficou pequeno envolto ao grande peixe. O Sr. Adimir até que tentou levantá-lo mas não conseguiu, tive que ajudá-lo e juntos tiramos o gigante da água e o levamos até a placa de eva que estava na grama.

Eu estava em choque, não acreditando no tamanho do peixe. Imediatamente um grande roda de pescadores, amigos e funcionários estavam em volta. Segundo os funcionários, um exemplar que certeiramente ultrapassam os 30kilos. Tive uma boa dificuldade para poder abraçá-lo, o bicho estava encapetado, dando rabadas e cabeçadas prá tudo quanto é lado, mas com calma eu consegui abraçar a criança e mandei pro colo.

Tambacu

Tambacu - Marcio David

Baguá

Baguá

Tambacu - Taquari

Tambacu - Marcio

Tambacu

Tambacu - Marcio - Taquari

Tambacu

Tambacu

Depois da sessão fotográfica ( não dava para contar a quantidade de máquinas e celulares ) coloquei o peixe calmamente na água para ele………….  Bom não tive tempo nem de pensar e olha só como ele saiu……….

Pesca e Soltar

Pescar, Soltar e se molhar,... Sempre !!!!!

Não preciso nem falar que eu fiquei 100% molhado……

O Anzol estava totalmente aberto, foi por muito pouco que o peixe não escapou. Troquei o anzol, coloquei outro pão e arremessei no mesmo lugar. Não demorou 3 minutos e uma boa explosão fez a linha esticar, peguei a vara do suporte e fisguei. Uma bonita briga com fortes tomadas de linha até que o peixe encostou e para minha surpresa outro grande exemplar.

Tambacu

Tambacu - Marcio

Tambacu - MArcio

Baguá - Marcio David

Tamba

Tambacu - Marcio

TAmba

Tambacu - Marcio David

Tambacu

Tambacu

Este já saiu calmamente, sem barulho e sem jogar água prá todo lado.

Pescar e Soltar

Pescar e Soltar, Sempre !

Nosso amigo ao lado, usando uma salsicha na bóia fisgou um douradinho que deu um show com seus saltos acrobáticos.

Dourado

Dourado

Arremessei novamente o pão e voltei a pescar com a cevadeira e evas’s.  Alguns minutos depois, engatei um grande peixe, ao ser fisgado ele literalmente colocou o grande leque preto(rabo) para fora da água e deu um tchauzinho, uma briga muito pesada e com corridas fortes o peixe brigava em cima e por várias vezes víamos o grande tambacu desfilando pela superfície até que o peixe ligou o turbo e disparou para a parte funda do lago, desta vez fui rapidamente desviando das outras varas e linhas até que cheguei no segundo quiosque da parte funda, ufa, tinha conseguido desviar no mínimo de umas 40 varas e linhas e o peixe já estava bem perto, coisa de uns 8 metros da margem e tínhamos a certeza que era mais um exemplar na média de 25kilos até que um cidadão, o único que não recolheu sua vara deixou uma bóia bem ali e não deu outra, o peixe enroscou, mas até aí tudo bem, ou não, pois de uma hora para outra o peixe ao ver o passaguá e a movimentação começou a ir em disparada para o meio do lago e como o nosso “colega” ao lado travou a carretilha e não escutou 20 pessoas gritando para ele abrir, o resultado foi o peixe indo embora com o chicote estourado.

Não preciso nem tentar escrever a sensação que fiquei nesse exato momento vendo um peixe de +- 25kg indo embora por causa de um, de um,  ahhh de um que se diz pescador.

Amigos, quando um outro pescador estiver ao seu lado e o peixe for grande e vier em direção as suas varas, tente recolher seus equipamentos e depois arremesse de novo e se caso enrosque em uma de suas varas, ou deixe o carretel livre para o peixe puxar linha sem fazer força, ou deixa a fricção 100% aberta, assim as linhas não tem atrito uma com a outra e o peixe não vai estourar tudo.

Colabore com o outros pescadores para que outros pescadores o ajudem quando você precisar.

Bom, passado os instantes de raiva, voltei ao meu lugar, refiz o meu chicote e voltei a pescar. Arremessei o pão e quando fui arremessar a minha outra vara uma forte explosão no pão esticou a minha linha e eu joguei minha vara no chão, peguei a outra que estava com o pão e travei, o peixe mais uma vez ficou parado na superfície e colocou o rabo todinho para fora da água, era um gigante, mas ele disparou para o mesmo lado do último peixe, em direção a parte funda e já esperando o pior, e antes mesmo de acontecer (e ainda com raiva daquele pescador) tentei ao máximo segurar o carretel com o dedo, na esperança do peixe parar e voltar, mas a linha não aguentou e estourou. Só tive tempo de ver minha bóia afundando e indo embora com o peixe.

Logo depois, um amigo de nosso amigo Fabinho que estava com alguns amigos na parte funda do lado oposto ao que eu estava, e que por sinal também tinha fisgado bons peixes, acabou enroscando sua bóia na minha bóia que estava solta e o resultado foi um TAMBACU que na balança pesou um pouco mais de 30kg, peso conferido pelo próprio Fabinho.

Estou em busca do pescador que pegou esse meu peixe para colocar a foto dele nesta matéria. Quem estava lá e que conheça este pescador, por favor me avisa.

Esta pescaria realmente foi impressionante, em 1h ( 1 hora ) de pescaria no período mais quente do dia, eu fisguei 4, eu disse 4 tambacus de 25 a 35kg. Infelizmente tirei somente 2, mas não preciso provar de uma forma melhor a qualidade desta ótimo pesqueiro.

Depois disso dei a volta, peguei minha bóia e voltei a pescar.  Com a cevadeira peguei mais um tamba.

 

Tambacu

Tambacu - Marcio

E nosso vizinho também engatou outro exemplar. Pensa em um peixe bravo, foi difícil ele ficar quieto no colo de nosso amigo.

Tamba

Tambacu Bravo !!!!!!!

 

Tambacu

Tambacu

Segue 3 fotos que o Fabinho tirou no lado oposto do lago.

Tambacu

Tambacu 17kg - Fabinho

 

Pincachara

Pincachara - Fabinho

 

Tambacus

Doublé de Tambas

 
Gostaria de agradecer a todos do Taquari pela amizade e a todos os pescadores que colaboraram tirando suas linhas durantes as brigas com os peixes.

- VAMOS DEIXAR DE SER EGOÍSTAS, VAMOS AJUDAR E COLABORAR COM OUTROS PESCADORES, VAMOS SER HUMILDES E PERGUNTAR QUAL É A MELHOR ISCA OU MELHOR TÉCNICA, NINGUÉM NASCE SABENDO E PERGUNTAR É A MELHOR MANEIRA DE SE FAZER AMIZADES DENTRO DE UM PESQUEIRO.
PENSE NISSO !!!!!!!!!!!!

Um forte abraço

Marcio David

 
AGRADECIMENTOS

Pesqueiro Taquari
www.centrodepescataquari.com.br

Bóias Barão
www.boiasbarao.com.br

Net Pesca
www.netpesca.com.br

Massas Paturi
www.massaspaturi.com.br
.
.
.


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

25 Comentários

  1. Fabinho em fevereiro 16th, 2011

    MArcião parabéns pela matéria nesse dia (12/02) você apavorou, pegou muito, e dos grandes, mas o melhor foi seu comentário ao “pescador” ja perdi uma vez um tamba gigante por causa dessas peças raras rsrs…mas blz dia 26/02 estarei lá de novo abraço amigo.

  2. Rômulo em fevereiro 16th, 2011

    Apoiado Marcião, cara já tive problemas no Taquari por culpa de ‘pescadores’ que fazem questão de não colaborarem quando veêm que o peixe que você pegou é grande; parece ate de pirraça. Gentileza nas pescarias ai rapaziada.
    abração

  3. Ricardo em fevereiro 17th, 2011

    Arrebentou hein pescador!!! Taquari realmente é muito bom!!!
    Abs,
    Ricardo.

  4. sandro em fevereiro 17th, 2011

    Só uma palavra a dizer, FANTÁSTICO……

  5. Rogerio Ribeiro em fevereiro 17th, 2011

    Parabens Marcio pela execelente pescarias , pois capturar 4 baguas nao é facil não , lindos peixes e como sempre o taquari é fantastico , eu mesmo era fã do tio oscar , mais depois das dificuldades que venho tendo por lá ja escolhi meu PP favorito , alias tenho umas fotos pra lhe enviar , de uma pescaria que fiz por la (Taquari ) onde bati meu record pessoal que era de 25 kg , inclusive neste dia vc esta no taquari com seu pai , e ate ficamos de marcar uma pesca no CORREGO DAS ANTAS lembra ? sou um moreno que estava com a familia pescando em frente ao restaurante , me diga como fazer pra lhe enviar as fotos !

  6. Diego Larrosa em fevereiro 17th, 2011

    Marcio.

    Otima materia, fico puto com isso que vc relatou, essa cara não deve ser pescador, e um idiota, se eu tivesse no pesqueiro eu vendo essa situação, iria arrumar uma confusao com certeza, puta cara idiota.

    Deve ser algum idiota que tem inveja de vc, fez isso de proposito com certeza.

    Esse cara não vale nada mesmo.

    Fica aqui minha revolta em solidariedade.

  7. Guilherme em fevereiro 17th, 2011

    Esse foi um dia que só saíram os monstros da água!!!

    Só de pensar que eu quase perdí meu peixe por causa do mesmo “pescador” que fez você perder o seu já me dá raiva!!

    Mas o resultado final foi um excelente dia de pescaria com muita risada e excelentes peixes, certo?

    Um abraço e parabéns pela matéria!

  8. Jose Paulo em fevereiro 17th, 2011

    É marcio impressonante pesca não da p creditar que exista pessoas com essa mentalidade, egoista, ruim de pesca, as vezes somente pelo fato de não estar pegando nenhum peixe se acha no direito de atrapalhar os outros que são pescadores de verdade
    Lembro de um dia aconteceu tambem no taqua comigo, onde bati um grande tamba na miçanga ele foi para a parte funda do lago e uns caras não recolherão e eu perdi um bagazão.Vamos ter consiencia galera.

  9. Paulo Cesar em fevereiro 17th, 2011

    Parabéns Marcião, bela matéria…
    Realmente o Pesqueiro Taquari é muito bom mesmo.
    Agora quanto a esse relato que vc nos passou, de pessoas egoístas, vc está sendo muito gentil, são pessoas imbecís, Zeca Pimenteira entende. As coisas já começam ao chegar nos Pesqueiros, não respeitam nem a ordem de chegada, só vi uma certa organização de chegada logo quando abrem o portão na Pantanosso.
    Mais o que se a de fazer né, temos que aprender a conviver com essas gentinhas.
    Mais tudo bem, Bóra Pesca…
    Um Abraço do Gordo…

  10. Gabriel Zara em fevereiro 17th, 2011

    MUITO BOA ESSA MATERIA !NOTA 10 !

    REALMENTE ALGUNS PESCADORES SAO EGOISTAS .MAIS

    COMO DIZEM: “O QUE SE PLANTA SE COLHE” UM DIA

    ELE SE FERRA INFELIZMENTE A VIDA E ASSIM !

    MAIS FOI MUITO BOA A PESCARIA ! ABRACOS

  11. maiko em fevereiro 17th, 2011

    é isso aí Márcio. aqui no córrego das antas fiz muitas amizades e quando foi preciso, sempre ajudei ou fui ajudado por pescadores amigos. infelizmente, as vezes, encontramos seres não humanos. PESCA ESPORTIVA É AMIZADE E NÃO PILANTRAGEM!

  12. antonio eduardo reis junior em fevereiro 17th, 2011

    é muito ruim saber que ainda existe esses tipinhos nos pesqueiros da vida… aki em goiás chamamos esse cidadão de cural , na próxima chama ele de cural pra ve se aprende a pescar ….

  13. Paulinho em fevereiro 17th, 2011

    Márcio , parabéns pelos troféus , não é todo dia que se pega 4 grandes tambas , mesmo que 2 deles ficaram apenas na memória , quanto ao ocoorido , infelizmente quem ainda não passou por isso , certamente passará , mas acredito que a grande maioria de nós pensa e age positivamente.

    Abraço , Paulinho.

  14. dico em fevereiro 17th, 2011

    olá marcio vc esta pescando com boia e que anzol vc estava usando no pão que tamanho de chicote.valeu abraço
    dico.

  15. Eduardo em fevereiro 17th, 2011

    ola, meus caros amigos, hoje pescar nao é segredo mais, basta ter um bom equipamento, linhas resistente e fina, saber ficar quieto no barranco pro peixe encostar, procurar sempre estar com roupa escura e sevar muito bem, iscas mais procuradas em pesqueiro uma boa massa vermelha, racao com pinga, as belas miçangas, e a melhor de todas o pao e beijinho de coco.
    galera um forte abraco…

    Eduardo

  16. Robson em fevereiro 17th, 2011

    Fantastica pescaria Márcio muitos baguas gigantes, e realmente o caso repercutil sobre estes que se dizem pescadores e procuram atrapalhar em vez de ajudar fica ai uma sugestão em fazer uma matéria falando sobre o companheirismo dos pescadores falando sobre estes casos de seres que atrapalham, pois pescaria nada mas é que fazer amigos e capturamos belos exemplares com ajuda dos vizinhos de quiosque, e sempre podemos ajudar vamos ajudar eu mesmo ja cheguei a ir embora de pesqueiro, por causa de casos de pescadores que me fizeram perder mais de um peixe seguido e o cara não se toca, ou faz propositalmente, mas vamos abordar o caso quem sabe conseguimos mudar as mentalidades destes seres e fazer otimas pescarias!!!

    Abraços a todos

  17. Murilo em fevereiro 18th, 2011

    Pescaria muito sensacional, Marcio vc poderia fazer uma dica de como colocar o pao no azol muitos queriam saber!

  18. Amauri Jr em fevereiro 18th, 2011

    Pra mim, so me resta duas palavras para dizer sobre essa matéria, uma e em relação o marcio e os peixes “Fantástico” e a outra ao mané que travo tudo “INVEJOSO” isso resume a bela matéria! e pode te certeza esse cara e da CONCORRENCIA! hahaaa…

  19. luis rovedilho em fevereiro 19th, 2011

    com qual anzol vc pegou esse gigante?

    bela pesca…

  20. Cleverson em fevereiro 19th, 2011

    Vou pegar carona na ultima pergunta.Qual anzol você estava usando,devia ser “benzido”.Estive la nesta quinta mas estava muito fraco de peixe.Parabéns pelos Baguas.A maior virtude de um pescador é o companheirismo e o bom senso.
    Abraço

  21. Marcio David em fevereiro 19th, 2011

    Amigos,

    Com o PÂO FLUTUANDO eu usei:

    ANZOL 12146 – MARINE SPORTS 3/0 ou 4/0 – Black Nickel

    Esse anzol tem o formato do Chinú, ms é bem maior.

    Abs

  22. luis rovedilho em fevereiro 19th, 2011

    valeu marcio!

    em algum tipo de pesca de tambas o anzol
    chinu não muito certo….

  23. WiLLiAM FERNANDES em fevereiro 22nd, 2011

    É INFELISMENTE TEM MUITOS COMO ESTE CIDADÃO, FAZ QUESTÃO DE ATRAPALHAR.

  24. Omar Samir em fevereiro 22nd, 2011

    Aconteceu isso cmg la no lagoa dos pato, um pintado GIGANTE! Quase matei o cara.Desrrespeito de certos que se dizem pescadores

  25. LUY em fevereiro 25th, 2011

    Parabens MArcio muito boa pescaria apesar desse cara sem respeito nenhum com o companheiros de pesca.
    e como mesmo voce falou vamos ser humilde o suficiente para perguntar o que isca ta pegando não fazer o que esse cidadão fez
    EA VOCE E AQUELE CARA QUE MOSTRA TUDO NO SITE.

    MAS UMA VEZ PARABENS MARCIO


Fatal error: Call to undefined function show_subscription_checkbox() in /home/storage/b/dc/e9/fishingtur/public_html/wp-content/themes/ad-clerum-10/comments.php on line 101
xxxx