Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios



Pesqueiro Tio Oscar – A temporada começa com os gigantes do Oscar na ponta da linha

Local: Pesqueiro Tio Oscar  -  Mairinque  -  SP
Data: 02 de setembro de 2009

Olá amigos

Esta semana, percebendo as altas temperaturas dos últimos dias, reslvemos ir até o Pesqueiro Tio Oscar. Alguns amigos estiveram dias atrás no pesqueiro e o movimento estava bem fraco, poucos peixes na ponta da linha, mas como esquentou um pouco decidimos ir assim mesmo.

Chegamos ao Tio Oscar por volta das 6:40h da manhã, assim que o pesqueiro abriu descemos até o lago e ficamos na ilha. Eu, o Edson, Giorgio e o Miúdo. Já o Léo e o Daniel das Massas Paturi resolveram ficar na pedra pois estavam em busca das carpas cabeçudas. Enquanto eles não fisgarem a cabeçuda que hoje deve estar por volta de 60kg eles não vão sossegar.

Vou começar mostrando a nossa pescaria na ilha e na sequencia a pescaria de cabeçudas na pedra.

O dia estava calmo, com poucos ventos, apenas um leve brisa que corria da pedra em direção a ilha, motivo este em que escolhemos este local para a pesca, pois toda a ração jogada no lago desce em direção a ilha e os peixes começam a comer bem próximo de onde estávamos.

Ilha - Tio Oscar
Ilha – Tio Oscar

Montei 2 equipamentos:

- Vara Pampo de 2,40mts com carretilha Brisa 8000 e linha mono Triumph 0,36mm
- Vara Pampo de 3mts com carretilha Calcutta 400B e linha mono Triumph 0,36mm

Nos dois equipamentos eu usei a bóia cevadeira grande das Bóias Barão com chicote de 2mts de linha mono 0,50mm, boinha e como isca, o anzol de robalo com evas e miçanga e no outro os novos Chicotinhos-Bóias Barão.

O Edson estava com uma Vara Kenzaki de 2,70 e o Giorgio com uma Pampo de 2,40mts, ambos com as Bóias Barão.

Antes de começar a pescar eu arremessei a bóia umas 5 vezes com a ceva e por incrível que pareça as tilapinhas não apareceram, apenas algumas carpas e o inesperado aconteceu, muitos tambacus começarama  subir. Estavam comendo bem devagar, dava para ver certinho os redondos com a bocona para fora d’água. Peixes bem grandes estavam por alí.

Rapidamente coloquei anzol de robalo com evas e miçanga marrom e mandei para a água. O peixe estava comendo tão devagar que parecia estar em câmera lenta, eles subiam, colocavam a boca na superfície e ficavam sugando as rações.  A adrenalina ía lá em cima quando chegavam perto do eva. Não tem como explicar a sensação de ver um peixe desses na superfície e indo em direção a sua isca, ele se aproxima sugando as rações até que você vê claramente a sua isca indo para a boca dele, é o tempo de ver o peixe abaixando e sua boinha afundando e  CRAUUUHHH ! ! ! ! ! !  Fisgada certeira e carretilha cantando.

Depois de dois minutos de briga o peixe simplesmente escapou, troquei o anzol, monte do memso jeito e continuei, engatei outro belo redondo mas escapou de novo. Nisso o Edson que estava com o mesmo conjunto  quase teve o seu equipamento roubado. O peixe afundou rapidamente até a cevadeira, esticando a linha e quase arrancando o equipamento da mão do Edson que estava distraído.

Ele confirmou a fisgada, pensávamos ser uma tilápia das grandes, o peixe vinha na meia água e não brigava muito, não exigindo grandes esforços. Ao chegar perto da margem uns 10mts achávamos que era uma carpa capim, mas quando o trambolho chegou na margem, subindo pela primeira vez ficamos surpresos.

O danado não brigou mais do que 5 minutos e se entregou rapidamente, talvez seu metabolismo ainda esteja afetado por causa do inverno e da água fria. Enfim o bicho foi pro passaguá e somente em duas pessoas que conseguimos levantar o danado.

Tambacu - Edson
Tambacu – Edson

O trabalho maior foi na hora de pesar o bicho, colocamos o peixe no passaguá e tivémos que segurar a balança em dois para conseguir levantar. O Gigante pesou 28.280kg. Esse peixe estava gordo, a largura dele era fora do comum. Muita sorte de nosso amigo Edosn que engatou esse gigante logo no segundo arremesso.

Tambacu 29,280kg  -  Edson

Tambacu 28,280kg - Edson

Jogamos um pouco de ração com a mão perto da margem e alguns pedaços de salsicha flutuando, notamos que grandes carpas estavam comendo bem alí a 4mts da margem e grandes estouros faziam as salsichas desaparecerem.

O Giorgio tirou a cevadeira, colocou a Bóia Charutinho da Barão, chicote de linha mono 0,50mm e um pedaço de salsicha flutuando  e arremessou onde estávamos com as cevadeiras.

Nesse meio tempo eu já tinha perdido mais uns 3 peixes que ora eu perdia a fisgada, ora escapava no meio da briga.

Uma grande explosão fez a linha do Giorgio esticar, foi o tempo certo dele pegar a vara do suporte e o peixe começar a puxar linha feito louco. O engraçado foi ver o desespero do Giorgio vendo a linha acabar na carretilha. O peixe estava puxando forte mesmo. O jeito foi dar uma trava com o dedo no carretel e por sorte o bicho parou de correr para a frente e começou a brigar para os lados. A sorte é que o pesqueiro estava praticamente vazio, tinham ali por perto uns 6 pescadores, se fosse em um fim de semana com certeza ele iria se enroscar em mais de 40 linhas.

O Peixe estava travado no meio apenas corria d eum lado para outro e poucos metros de linha eram recolhidos. Sempre que o Giorgio forçava um pouco o peixe corria mais ainda, bem diferente do Tambacu de 28kg que o Edson acabara de soltar.

Essa briga ficou desse jeito por mais de 25minutos até que o peixe começou a querer se entregar, mas chegando a uns 15 mts da margem, já dava para ver a bóia de vez em quando, mas grandes corridas levavam metros e metros de linha novamente. Somente depois de 40 minutos é que o Giorgio conseguiu trazer o bicho para dentro do passaguá.

Novamente usamos o passaguá para pesar o peixe.

Tambacu 23,260kg  -  Giorgio
Tambacu 23,260kg – Giorgio

O Giorgio está de parabéns, pois a briga com esse peixe foi espetacular e exigiu muita, mas muita paciência de nosso colaborador. Foi uma pena eu não ter levado a filmadora neste dia, perdí grandes cenas.

Tambacu 23,260kg  -  Salsicha flutuando
Tambacu 23,260kg – Salsicha flutuando

Enquanto o Giorgio estava brigando com esse redondo o Léo fisgou duas carpas cabeçudas lá na pedra, na sequencia eu mostro para vocês.

Tambacu  -  Giorgio  -  Salsicha
Tambacu – Giorgio – Salsicha

Todo o cuidado é pouco para soltar o peixe no inverno ou nesta fase emq ue o peixe ainda está debilitado por conta do frio, é sempre bom oxigenar bastante os gigantes antes de soltar.

Fishingtur: Pescar e Soltar, Sempre ! ! !
Fishingtur: Pescar e Soltar, Sempre ! ! !

Mais ou menos as 11:40h o sol estava rachando, estava muito quente mesmo e neste horário é comum os peixes pararem de comer, voltando a comer no final do dia, mas por incrível que pareça neste dia as coisas estavam diferentes.

O vento tinha virado da ilha para a pedra, apenas um pequena brisa, então, jogávamos a ração com a mão e aos poucos ela ía em direção ao meio do lago, mas não dava tempo de chegar. A uns 25mts da margem um cardume com mais de 20 Tambacus acabavam com a ração rapidinho. Chegamos a contar mais de 20 grandes tambacus comendo a ração. Há muito tempo que eu não via essa cena aqui no Tio oscar.

Eu perdi as contas de quantos peixes eu fisguei mas que escaparam, eu não estava com muita sorte não, perdi mais de 15 peixes bons durante o dia. O Edson também perdeu boas fisgadas e o Giorgio algumas explosões na salsicha flutuando.

Pescaria é assim, um dia é do pescador e o outro é do peixe.

O Sr. miúdo, que é pescador de fundo, já tinha fisgado vários pacus e tambacus de 3 a 5kg no fundo, com pão, massa e salsicha. Montou uma bóia torpedinho, com um chicote de 40cm  com uma raçãozinha na pinga, arremessou no meu do cardume e a bóia afundou na hora. Como estava com um equipamento leve a briga foi boa e o danado foi para a foto com 10,900kg.

Tambacu - Sr. Miúdo
Tambacu – Sr. Miúdo

Para quem não conhece, o Sr. Miúdo é o pai do Edson e sempre acompanha o Giorgio nas reportagens.

No decorrer do dia, as tilápias começaram a subir com os tambacus, mas somente as grandes. Acabei fisgado alguns exemplares. Tinham tantos tambacus na superfície que as carpas nem apareceram.

Tilápia - Chicotinho Bóias Barão
Tilápia – Chicotinho Bóias Barão

Pesqueiro Tio Oscar
Pesqueiro Tio Oscar

Na cevadeira, tirei o anzol de robalo e coloquei os Chicotinhos-Bóias Barão com 2 eva’s beges e uma miçanga caramelo, eu estava com o chicotinho com anzol chinú. Coloquei um eva na luva e o outro perto do anzol. Foi Fatal. Arremessei no meio das boconas pretas e a linha esticou rapidinho.

Tambacu - Marcio
Tambacu – Marcio

Tambacu - Marcio
Tambacu – Marcio

Mais uma vez na salsicha flutuando o Giorgio engatou outro peixe. Dessa vez a briga foi diferente, mais leve e na superfície, somente perto da margem é que o peixe correu de um lado pro outro, dando rebojadas e jogando água prá cima. Um bonita carpa capim na salsicha.

Carpa Capim - Giorgio
Carpa Capim – Giorgio

No torpedinho com chicote de 40cm a 1mts na ração na pinga, vários outros redondos foram fisgados, todos de menor porte, mas bons de briga.

Pacu - Sr. Miúdo
Pacu – Sr. Miúdo

Tambacu
Tambacu

Doublé
Doublé

Já na superfície os maiores estavam atacando os evas e miçangas.

Tambacu - Marcio
Tambacu – Marcio

Agora vou mostrar a pescaria que o Léo estava fazendo lá na pedra, uma pescaria de carpas cabeçudas.

Nós não temos o hábito de ficar juntos pescando porque a pescaria de tambacus com bóias  cevadeiras atrapalha e muito a pesca de carpas. Com o barulho das bóias e dos tambacus na superfície, as carpas afundam e não sobem para comer. Por esse motivo é que ficamos em pontos diferentes do lago.

Portanto se você for pescar carpas nos finais de semana, tente ficar em locais onde tem menos pescadores possível, principalmente com bóias. E mais uma vez as Massas Paturi fazendo sucesso no Tio Oscar.

Carpa Cabeçuda  -  Léo
Carpa Cabeçuda – Léo

Repare na foto abaixo a coloração desta carpa, a princípio pensamos que estava machucada, mas não era não. O corpo dela estava em perfeitas condições, não estava machucada, era apenas uma coloração diferente. Muito bonita por sinal.

Carpa Cabeçuda  -  Massas Paturi
Carpa Cabeçuda – Massas Paturi

Entre uma carpa e outra os Paturis fisgaram alguns redodnos e um belo curimba na massa de cabeçudas.

Curimbata  -  Léo Paturi
Curimbata – Léo Paturi

O Léo e o Daniel estavam pescando as carpas com chicotes de 1,5 a 2mts de profundidade e fisgaram carpas com todos os sabores de massas: Amendoim, Banana, Frutas e leite. Todas as espécies estavam bem ativas nesta pescaria.

Carpa  -  Paturi
Carpa – Paturi

O Daniel também tirou os seus exemplares.

Daniel  -  Carpa
Daniel – Carpa

Massas Paturi
Massas Paturi

O bom de ficar ao lado das pedras é que faz sombra o dia todo e isso faz a diferença. Já na ilha onde eu fiquei o sol queima o lombo das 7 as 17h.

Carpa Cabeçuda
Carpa Cabeçuda

Este último exemplar deu trabalho aos nossos amigos da Paturi, ao se fisgar a carpa correu para a esquerda indo para trás das pedras. O Léo e o Daniel tiveram que dar a volta, subir na pedra, o Daniel desceu entre as pedra com o passaguá e depois de apanhar bastante, conseguiram tirar o bicho da água.

Carpa - Massas Paturi
Carpa – Massas Paturi

Fishingtur e Paturi  -  Pesca e Soltar, Sempre...
Fishingtur e Paturi – Pesca e Soltar, Sempre…

Para quem não conhece, o Tio Oscar tem chalés, entre em contato e venha passar um ótimo final de semana com sua família.

Veja outras matérias no Tio Oscar no link abaixo:
http://www.pescaeturismo.com.br/guia-de-pesca/pesqueiro-tio-oscar/

Gostaria de agradecer a D. Elza, Chico, Suzel e Jurandir pela amizade e confiança.

Fotos por Marcio, Giorgio, Léo e Daniel
Texto e edição por Marcio David

Abraços e boas pescarias

Marcio David
 
 
 
AGRADECIMENTOS
 
 
Pesqueiro Tio Oscar
www.tiooscar.com.br

Massas Paturi
www.massaspaturi.com.br

Bóias Barão
www.boiasbarao.com.br

Net Pesca
www.netpesca.com.br

.

.

.


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

41 Comentários

  1. norton de biasi em setembro 5th, 2009

    bela matéria!!
    no começo eu assustei,o marcio perdendo um monte de peixe,mas como bom pescador conseguiu tirar belos exemplares!!
    parabens pela materia!!

  2. Marcio David em setembro 5th, 2009

    Fala Norton,

    Se eu tivesse fisgado e não escapado 10% dos peixes desse dia, daria para fazer 3 matérias rsrsrsrss Tive muito azar mesmo…. E olha que eram todos peixes grandes, mas pescaria é isso aí,.. nem sempre se sai ganhando rsrsrsrs

    Abraços

  3. vincent em setembro 5th, 2009

    nossa!!!!amanha to la!!auhuahuahhuauhauhaa
    marcio bela matéria!!
    e da proxima vez t desejo mais sorte!!
    o fishingtur sempre ajuda muito minhas pescarias!!
    floww

  4. leonardo em setembro 6th, 2009

    show de matéria!!
    esse esquema de salsicha flutuando num era sem boia????
    tem como lançar a salsicha no meio do lago sem que ela escape?
    a montagem foi feita com uma rodela de e.v.a no olho do anzol imitando um pedaço de salsicha?
    espero uma resposta!!!
    vlw

  5. cristiano em setembro 6th, 2009

    ola como sempre em leo as maturi fazendo a diferença mesmo em quando que sera que iremos marcar uma para voçe me dar umas dicas ?

    e um abraço a todos que participou dessa materia equipe fishingtur

  6. GIORGIO em setembro 6th, 2009

    bela pescaria mesmo

    e sempre o maior escapa q o diga o tamba q perdi rsrsrs

  7. gustavo em setembro 6th, 2009

    boa pescaria, e que belos tambas. parabéns
    marcio gostaria de saber sobre a vara pampo de 2,40 onde encontro. abçs

  8. marcio em setembro 6th, 2009

    é verdade,,,, o Giorgio a tarde engatou um outro tamba muito rande na salsicha e brigou muiiito mais do que o de 23 que ele pegou, mas como outros nesse dia acabou escapando tbm.

    Giorgio, valew pela companhia nesta pescaria, foi showwwwwwww

  9. marcio em setembro 6th, 2009

    Leonardo,

    Normalmente a pesca com salsicha flutuando é feita sem a boia,mas como o arremesso tinha que ser muito longo, usamos uma torpedo sim….. e nem precisava usar o eva no olho do anzol, pois essa salsicha que levamos dessa vez já boiava sozinha.

  10. edson em setembro 7th, 2009

    E Isso ai uma ótima pescaria, e com ótimas companhias nessa pescaria , e como Marcio falou e o Giorgio ,perdemos muitos tambas nessa pescaria ,e lembrando, foi uma pena o Marcio não te levado a sua filmadora , só assim ele poderia filmar nosso amigo Giorgio escorregando no lago rsrsrsrs
    Abraço para todos , e espero participar de outras pescarias com vcs

  11. Lucas em setembro 7th, 2009

    EAi marcio
    grande matéria!
    viu
    vcs estavao arremeçando quantos metros?
    vou tentar ficar na ilha quando eu foi ai!
    vlw

  12. GIORGIO em setembro 7th, 2009

    po mano nao conta do tombo foi sensacional kkkkkkkkkkkkkkkk mas nao foi no lago foi na margem mesmo da lhe toco kkkkkkkkk

  13. thiago fratini em setembro 7th, 2009

    boa noite marcio prescisava do seu e-mail para fazer algumas perguntas…
    !
    queria saber tambem c vc conhece alguem que arruma e faz manutenção de carretilha des de já agradeço….

  14. selva! em setembro 8th, 2009

    show!!! tio oscar é show!

  15. Artur em setembro 8th, 2009

    Marcio.

    blz?
    Gostaria de saber se no Tio Oscar tem sc de ração para vender e qual o preço!?

    Vlw
    Artur.

  16. Alemao Fronteiras em setembro 8th, 2009

    Fala ai Giorgio, Edson e Marcio ótima pescaria parabéns a todos em realmente os Gigantes voltaram show de Bola!

    Abraços a todos !

  17. Rafael moda fava em setembro 8th, 2009

    lindos peixes parabéns

  18. Wilson em setembro 8th, 2009

    Selva kkkkk. Sempre dando trabalho hein

  19. Marco em setembro 9th, 2009

    Que bela notícia, tio oscar acordando…rs…o problema é a invasão rsrs..

  20. patrick totola em setembro 9th, 2009

    awe marcio a temporada de pesca de tamba aparenta que voltou ein… q blz…
    boa sorte …
    abraço

  21. Kanaschiro em setembro 10th, 2009

    Muito bom fazer materia em dia vaziu, sai muitos peixes…vamos ver no final de semana lotado, só vai pegar tilapia na cevadeira….

  22. THIAGO ALMEIDA em setembro 10th, 2009

    MITO BOM SABER QUE OS GRANDES REDONDOS ACORDARÃO LOGO LOGO TO LA TENTANDO PEGAR O MEU UM ABRAÇO A TODOS

  23. Moacir Fernando em setembro 14th, 2009

    Finalmente,o tempo começou a esquentar. Essa temporada promete muitas emoções. Falta uma visita de vcs no Pesqueiro Santa Tereza, em Indaiatuba.

  24. marcio em setembro 14th, 2009

    Olá Moacir, estou entrando em contato com o Sta. tereza para agendar uma pescaria, aguarde.

  25. Arthur em setembro 14th, 2009

    Olá gostaria de saber onde encontro as massas paturi em São Paulo capital,e elogiar essa materia q ficou muito legal

  26. Arthur em setembro 15th, 2009

    Logo,logo estarei lá no Tio Oscar e gostaria de mandar as fotos de minha pescaria à vcs.
    Um Abraço.

  27. marcio em setembro 15th, 2009

    Arthur, é só enviar as fotos para marcio@fishingtur.cm.br que publicamos.

    Abs

  28. marcio em setembro 15th, 2009

    Amigo, entre em contato diretamente com o Léo da Paturi. O tel dele está no site http://www.massaspaturi.com.br

    Abraços

  29. Arthur em setembro 17th, 2009

    Marcio qual o local mais adequado de se pescar de final de semana?

  30. THIAGO ALMEIDA em setembro 18th, 2009

    MARCIO TUDO JOIA

    ME DIZ QUAL A MARCA DESSA SALSICHA QUE FLUTUA

  31. leonardo em setembro 19th, 2009

    qual é a melhor opção para pesca de arremessos longos com boias cevadeiras e torpedoes?vara pampo de molinete ou a vara sumax kenzaki de carretilha???

  32. marcio em setembro 19th, 2009

    Olá amigo

    Eu estou usando a salsicha de frango que vende no mercado DIA, marca Viena.

    A Pena Branca e a Da Granja, flutuam tbm.

    Abs

  33. marcio em setembro 19th, 2009

    Eu prefiro a pampo de carretilha, seguida pela kenzaki. Para arremessos longos, prefiro carretilhas do que molinetes

  34. Arthur em setembro 20th, 2009

    Onde é o melhor lugar para pescar durante fim-de-semana

  35. Arthur em setembro 20th, 2009

    Também gostaria de saber se da para iscar o paõ no fundo e se der, como é q se faz?
    abs

  36. marcio em setembro 21st, 2009

    Arthur Tem lugares que se pega bem no pão de fundo. A forma de iscar é a mesma. Estou providenciando uma matéria sobre o pãp.

    abs

  37. vagner kiti em setembro 29th, 2009

    E ae Marcio blz.Gostaria de saber se com molinete eu consigo arremessar tão longe assim?

  38. vagner kiti em setembro 29th, 2009

    Marcio eu ja vi vc pescando do outro lago na parte rasa que vc tem ate de entrar dentro do lago para tirar os peixes, eu que não consigo arremessar muito longe, teria mais chances lá.abs

  39. marcio em setembro 30th, 2009

    Olá kiti

    Usando um molinete com 100mts de linha 0,35mm mono e uma boa vara de 2,40 a 2,70, como a pampo, vc arremessa tranquilo no meio.

    Abs

  40. marcio em setembro 30th, 2009

    Amigo

    creio que o melhor lugar para vc seria a ilha, alí os peixes sobem bem perto, cerca de uns 20 a 30mts no máximo.
    Abs

  41. Arthur em outubro 1st, 2009

    Ond é o melhor lugar para a pesca de fim-de-semana?
    ABS
    ARTHUR


Fatal error: Call to undefined function show_subscription_checkbox() in /home/storage/b/dc/e9/fishingtur/public_html/wp-content/themes/ad-clerum-10/comments.php on line 101
xxxx