Pesqueiro Tio Oscar – Em meio as Tilápias, uma boa pescaria de Tambacus

Local: Pesqueiro Tio Oscar – Mairinque – SP
Data: 16 a 18 de Março de 2011

Olá Amigos

Aproveitando minhas férias, resolvi ir pescar junto de minha mulher (Bruna). Como estava sem ir ao  Tio Oscar há quase 2 meses por causa das terríveis tilápias, acabei tomando coragem para ir ver como estavam as coisas por lá. A idéia inicial era passar apenas o dia, mas como estava saindo bastante peixe, acabei me hospedando por 3 dias. Nessa pescaria, tirei apenas fotos de alguns peixes, pois fisguei muitos, mas quase todos do mesmo porte.

Cheguei na quarta-feira, dia 16/03 por volta das 9:00h. Montei dois equipamentos para mim, uma vara de 30lbs com bóia cevadeira grande do Barão com chicote de uns 2,5mts, 3 evas e miçanga cafá com leite.

Para a Bruna, montei uma vara de 25lbs com bóia torpedo do Barão com chicote de 1,5mts e usei beijinho e filé de tilápia como iscas.

Como cheguei no meio da manhã, o deck, onde gosto de ficar, já estava ocupado e a frente da loja de pesca tambem, então acabei pescando do famoso chorão. Percebi que os outros pescadores que estavam com a cevadeira, só conseguiam fisgar as terríveis tilápias, era ceva cair na água e tilápia fisgada, por esse motivo, resolvi não cevar na parte da manhã.

Arremessei a vara da Bruna com torpedo e beijinho de isca, demorou uns 3 minutos e ela acabou fisgando um belo tamba. Para meu azar, minha balança estava sem bateria, então vou chutar os pesos dos peixes.

O tamba que ela fisgou pesava de 10 a 12 kg.

Tambacu - Tio Oscar

Tambacu - Marcio Thiago

Como ventava muito, estava ruim para pescar do chorão, pois o vento levava a bóia toda hora para frente do deck e para não atrapralhar os outros pescadores, resolvi ir pescar na parte rasa.

Logo que cheguei, dei a primeira cevada e para minha surpresa só subiu tamba. Isso logo me animou.

Para minha sorte fisguei um belo tambacu que pesava uns 16 a 18kg.

Tambacu - Marcio Thiago

Nos arremessos seguintes, as tilápias começaram a aparecer, dificultando a pescaria, mas com insistencia, acabei fisgando mais 5 tambas que infelizmente acabaram escapando na corrida. Um deles chegou até a margem perto de ser pego pelo passaguá, mas acabei perdendo e esse deu para ver bem e era dos parrudos, porque chegou a pranchar na minha frente, os demais só consegui sentir a briga inicial.

Quando chegou na hora do almoço, resolvi cevar um pouco na frente do restaurante e alí subiu muito, mais muitos tambas. Fisguei uns 4, um deles é esse da foto, que deu uns 8kg.

Tambacu - Tio Oscar

Na sequencia, dois eu perdi por ter aberto o anzol, e um deles perdi na hora da fisgada. Quando deu a explosão na água, soltei o braço, onde acabou até quebrando minha vara ao meio, rs, acabei perdendo o peixe e a vara!!

No final da tarde, fisguei apenas alguns pequenos tambas, que pesavam por volta de uns 5kg. Somente tirei a foto de um deles.

Pacu

Com o chegar da noite, antes do jantar, eu e a Bruna resolvemos pescar um pouco, usamos dois torpedos e como isca, o filé de tilápia, por incrível que pareça, era arremessar e em menos de 3 minutos era fisgada na certa.

Bruna

Bruna com Pacu Fisgado

Ficamos pescando por volta de uma hora e meia e fisgamos uns 8 a 10 tambas, mas todos pequenos, não chegavam a 5kgs.

No dia seguinte, os peixes estavam mais manhosos, subindo bem menos. Nesse dia tive o prazer de pescar com um amigo que já tinha feito lá no tio oscar, o Leonardo!

Neste segundo dia, foram pegos menos peixes, mas acabei tendo a sorte de fisgar mais 2 belos tambas no meio da tarde. Os dois pesavam por volta de uns 16 a 18kg também.

Seguem as fotos dos três peixes.

Tambacu - Marcio

Com o percorrer da pescaria e com as tilápias atrapalhando muito, acabei percebendo que meus arremessos tinham que ser sempre em lugares diferentes. Quando a ceva ficava uns 5 segundos sem que as tilápias devorassem, os tamba sempre apareciam e era fisgada na certa!

Na noite do dia 17, foi igual a noite anterior, era arremessar com filé de tilápia e os tambas e pacus eram fisgados um atrás do outro.

briga com Peixe

Briga com Pacu

Pacu

Fizemos até alguns doubles. Desta mesma forma só pescamos um pouco, sempre antes do jantar!

Na sexta, foi o melhor dos 3 dias. Logo pela manhã, antes do almoço já tinha pego uns 15 tambas, todos por media de 8 a 12kg. Já estava com os braços todo dolorido e resolvi ir almoçar, neste tempo, fui pegar os pães que tinha levado e não usado para jogar na frente do restaurante, apenas para alimentar as tilapinhas, mas de repente, começam a aparecer somente as bocas pretas e era só tamba que subia, mas como tinha jogado quase todos os pães, acabaram me restando apenas 4 para tentar pegar alguma coisa.

Quando joguei a primeira metade do pão, logo que a bóia caiu na água, o pão sumiu junto com a bóia, dei uma fisgada certeira, parecia que tinha enroscado em alguma pedra, não saia do lugar, quando menos espero, o peixe engata a primeira marcha e sai levando linha e no meio da corrida meu anzol abriu.

No segundo arremesso, a bóia novamente caiu na água e o pão sumiu de novo, mais uma bela fisgada e uma nova grande briga, que infelizmente acabei perdendo. Nos outros poucos arremessos do que me restaram dos pães, não tive a mesma sorte que nos primeiros arremessos, mas sei que, se não tivesse jogado todos os pães, poderia ter tido mais sorte. rs.

pesqueiro Tio Oscar

Tambacu - Marcio

Mas para minha sorte, logo após o almoço acabei pegando mais dois belos peixes. Um que dava por volta de uns 17 a 20kgs e outro que dava uns 10 a 13kgs

Na parte da tarde, os tambas deram uma sumida e neste tempo a Bruna fisgava um atras do outro no torpedo com beijinho, porém todos peixes pequenos, menos de 5kgs e que não tiramos fotos.

Resumindo, o Tio Oscar ainda continua sendo uma boa opção para a pesca dos belos tambas, mas quem for, que tenha muita paciencia e muita ceva, rs, pois gastei uns 30kgs sozinho.

Uma dica:  quem pescar de cevaderia, sempre ceve em lugares diferentes e distantes um do outro, pois assim aumentará as chances de fisgar os tambas.

E pra quem gosta de pescar de torpedo, pode ir na certa de que pegará muito, mais muitos tambas, mas a maioria de pequeno porte.

Fica aqui meu relato, e colocando um pouco mais de dúvidas naqueles pescadores que ainda se questionam se vale a pena ir ou não ao Tio Oscar.

Valeu Marcio por deixar eu postar mais uma vez a minha pescaria no Tio Oscar.