Pesqueiro Tio Oscar – Um dia frio mas com um gigante na ponta da linha

Local: Pesqueiro Tio Oscar – Mairinque – SP
Data: 19 de maio de 2011

Olá Amigos

Mesmo com o friozinho neste mês de maio resolvemos fazer uma visita ao Pesqueiro Tio Oscar, nosso amigo Léo também foi em busca das carpas cabeçudas Nos dois dias anteriores tinha feito muito frio e isso com certeza seria um grande problema para os Tambacus assim como para as carpas.

Enfim, chegamos ao pesqueiro por volta das 6:40h e as 7h já estávamos no lago. Eu, o Giorgio e o Saulo ficamos no deck e o Léo ficou ao lado da lojinha, bem em frente a pedra.

Neste mês de maio, recebemos informações que o Tio Oscar está tirando muitas tilápias do lago, assim como os pescadores também estão levando muitas embora, o que está ajudando ainda mais para a eliminação destas tilápias que tanto estavam atrapalhando a pescaria.

Para ajudar neste controle o Pesqueiro Tio Oscar soltou 1.100 Kg de Pincacharas de 1,5 a 3kg (1 tonelada e 100 kg). Assim como uma boa quantidade de douradinhos e lambaris para comer as ovas das tilápias, assim o pesqueiro mantém um bom controle desta alevinagem.

Além destes peixes, foram soltos também mais de 1.000 ( mil ) exemplares de Patingas, as quais farão a diversão dos pescadores neste inverno e ainda reanimam e deixam os peixes grandes mais ativos.

Vocês poderão conferir nos dois vídeos abaixo a soltura destes peixes.

V Í D E O S

Soltura de Pincacharas

Soltura de Patingas

Voltando a nossa pescaria, montei dois equipamentos:

Vara Pampo 3 mts – Albatroz Fishing
Carretilha Brisa 8000 – Marine Sports
Linha Mono 0,37mm
Bóia Torpedo com poita

Vara Pampo 2,40mts – Albatroz Fishing
Carretilha Curado 201 – Shimano
Linha mono 0,37mm Super Laiglon
Bóia Cevadeira Barão

Isquei um bom pedaço de sebo(toucinho) e arremessei com apoita bem em frente ao restaurante. O sebo ficou flutuando a espera de uma grande peixe.

Com a bóia cevadeira começamos a cevar no meio do lago, mas apenas algumas boas tilápias foram fisgadas. Começamos então a cevar ao lado, em frente ao restaurante, justamente onde estava a minha bóia com o sebo, e foi ali que vimos muitos tambacus de grande porte comerem a ração de superfície até que uma grande explosão fez a linha que estava com o sebo esticar e a vara envergar bruscamente. Foi o tempo certinho de deixar meu equipamento com o Giorgio e correr para a fisgada.

Uma briga pesada e na superfície, indícios perfeitos de um grande tambacu. E foi exatamente isso que aconteceu, um gigantesco exemplar estava na ponta da linha.

Acompanhe abaixo ao vídeos desta fantástica briga com este grande tambacu, a briga com uma grande carpa capim que fisgamos na sequencia, e de quebra mais uma tambacu de pequeno porte.

V Í D E O

Tambacus e carpa capim

Agora, fiquem com a sequencia de fotos do gigante tambacu.

Tambacu - Marcio David

Tambacu - Marcio

Logo depois, usando a bóia cevadeira, com chicote de 2 mts de linha 0,40mm, bóinha e anzol de robalo com 2 eva’s e uma miçanga caramelo, outra explosão e a fisgada certeira, mas uma briga diferente, bem na superfície e com cabeçadas. Para nossa surpresa era uma grande Carpa Capim.

Carpa Capim

Carpa

Carpa Capim - Marcio

Com a salsicha flutuando o Giorgio engatou um dos novos douradinhos que foram soltos para controlar as tilápias.

Douradinho

Douradinho - Giorgio

Novamente nos eva’s, mas agora na parte rasa do lago, fisguei outra carpa capim, esta nos evas caramelo e miçanga dourada.

Carpa

Carpa Capim

O Saulo e o Giorgio garantiram duas grandes tilápias nos eva’s.

Tilápia

Tilápia - Saulo

Tilápia - Giorgio

No Deck, fisguei outro tambacu usando a cevadeira com os eva’s.

Tambacu - Marcio

No final da tarde, na parte rasa do lago, fisgamos muitos tambacus, porém  todos escaparam no começo da briga. Era comum ver dezenas de tambas comendo na superfície e até que fisgamos muitos, mas inexplicavelmente todos escaparam, coisas da pescaria.

O Saulo ainda garantiu um pacu no eva e até um Bagre Africano que também atacou os eva’s com miçanga.

Pacu

Pacu - Saulo

Bagre Africano

Bagre

Durante a tarde um senhor fisgou um bonito Pintado usando a salsicha como isca, ele estava em frente a lojinha.

Pincachara

E o Léo garantiu um único exemplar de carpa cabeçuda.

carpa

Carpa Cabeçuda - Léo

Levando em consideração o tempo que estava completamente instável, até que fizemos uma boa pescaria. Notamos uma boa redução na quantidade de tilápias que atrapalham a pescaria. Já está bem diferente de dois meses atrás.

Um abraço a todos do Pesqueiro Tio Oscar,

Pesqueiro Tio Oscar
www.tiooscar.com.br

1. Nicolas em junho 8th, 2011

Tio Oscar, pra mim um dos melhores se nao o melhor.
    Parabens pela pescaria.

2. Henrique alemão em junho 8th, 2011

Olá Márcio.
    Esse sebo que você usou para a pesca do grande tamba especificamente é de porco ou sebo bovino?
    Além disso no vídeo,você comentou e ficou de mostrar qual a forma correta de iscar este sebo.
    Parabéns pela pescaria .
    Gande abraço à todos da equipe.

3. Silvio Fishingtur em junho 8th, 2011

Tambão bruto demais!!!! O pintado também é muito fera!!!

Por ser no mês de maio e o frio estar zuniiiiindo aqui em Sampa a pescaria foi boa.

Legal os responsáveis pelo pesqueiro estarem atuando para a redução das tilapias….desta forma, a hora que o “bicho pegar” na cevadeira os monstros que habitam o lago estarão livres para os tambeiros de plantão!!

Abraços,

4. Marcelo Loureiro em junho 9th, 2011

Pura ilusao achar que els vao consumir 2 a 3 % do seu peso em tilapinhas …
    Eles vão é comer ração pois eram tratados com ração e cpm tanta boia cevadeira no tanque é mais facil comer ração doque tilapinha .

5. Everton em junho 9th, 2011

Parabéns Márcio belos peixes, bonito tamba no video vc so ficou devendo como iscar o “sebo”.

6. LUIS CANGIANI em junho 29th, 2011

PARABENS…MARCIO DAVID,grandes peixes otima materia no tio oscar e demais,muito legal.um grande ABRAÇO…29-06-2011.

7. Carlos Martinez em junho 29th, 2011

Boa Tarde!!

Pode ser que tenha realmente mudado, torcemos por isto, porem aqui em sorocaba, o pesqueiro não está com as melhores recomendações. Estivemos lá pela ultima vez, no fim de maio e não pegamos nada, alem de alimentarmos as tilápias e poucas carpas.
    Fomos lá depois de nova reportagem de um programa especifico de pesca no SBT e ficamos bastante descontentes com o referido programa, achando que seria mais uma jogada de marketing do pesqueiro.
    Somos um grupo de pescadores, e constantemente trocamos ideias sobre pesqueiros, e o Tio Oscar já foi bom, inclusive o valor da taxa está muito alto, (para pescar tilápias).
    Vai como alerta e sujestão, um dia da semana com taxa menor e podendo tirar tilápias (de até 1 quilo) por exemplo, até limpar o lago e o conceito do pesqueiro.
    realmente o tio oscar é, ou foi, muito bom, porem está muito “comercial” esquecendo da principal conquista que elevou o seu nome, “PESQUEIRO”.
    Temos que concordar que neste ponto, não é por desmerecer ou qualquer tipo de critica destrutiva, mas o Maeda ainda é tradicionalmente excelente.

Um forte abraço

8. alex araujo dos santos em julho 21st, 2011

Marçio tambem gostaria de ver como é iscado o sebo .

grato.

9. Matheus araujo em setembro 5th, 2011

Marcio , eu também gostaria de saber como é iscado o sebo (toicinho).

valeeu marcio , bela materia !