Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios



Pesqueiro Tio Oscar – Uma boa pescaria de inverno e um record pessoal

Local: Pesqueiro Tio Oscar  -  Mairinque  -  SP
Data: 08 e 09 de Agosto de 2009

Olá amigos

Nossa equipe fez uma ótima pescaria no Pesqueiro Tio Oscar neste fim de semana. Um sábado de sol, depois de mais de uma semana de tempo ruim, frio e chuva. Chegamos no sábado as 6:40h e já tinha mais de 10 carros na fila esperando o pesqueiro abrir.

Descemos alí em frente a lojinha do Alex, mas como já estava cheio, resolvemos ir para o outro lado do lago, depois do deck, na parte mais rasa e bem mais tranquila. Lá ficamos mais a vontade, com mais espaço e menos linhas e bóias no meio do lago.

Muitas carpas estavam nadando na superfície, muitas mesmo, promessa de uma boa pescaria. Montei um equipamento com bóia torpedinho Barão chicote d elinha mono 0,35mm, anzol chinú n.7 e como isca, pedaços de pão françes amanhecido.

Foram várias tentativas, mas as carpas chegavam perto do pão, rebojavam e íam embora. Em outros casos chegavam a começar a sugar o pão, mas paravam e íam embora também. Faziam isso até despedaçar o pão.

Deixei esse equipamento de lado e montei outro com a Vara Pampo de 2,40ms, Bóia Cevadeira Barão, chicotes de linha 0,50mm, bóinha e anzol chinú n. 7 com eva na linha e miçanga e as vezes trocava essa isca por um anzol de robalo com 2 evas e miçanga, em busca dos redondos.

O mais engraçado é que no pão que seria a isca mais provável para as carpas, nada ! E nesse outro conjunto, com chicote de linha mais grossa, anzol maior e evas e miçangas, as carpas resolveram aparecer.

Carpa Espelho  -  Marcio David

Carpa Espelho - Marcio David

Como eu sempre digo, na pescaria não existem regras, basta jogar a isca na água e esperar o que pode acontecer as vezes o menos provável pode se tornar o diferencial daquela pescaria.

As carpas estavam tão ativas que era comum você ver cardumes com mais de 5 carpas juntas a uns 4 metros da margem, estavam em busca de ração, mas nada de atacar as iscas.

Somente no meio do lago é que as ações começaram.

Carpa Capim  -  Marcio David

Carpa Capim - Marcio David

Muitas tilápias estavam subindo na cevadeira, mas as vezes as grandes carpas apareciam a atacavam as iscas sem dó.

Carpa Espelho - Marcio

Carpa Espelho - Marcio

Reparem na foto abaixo o estado da boca desta carpa, fruto do uso do alicate com balança. E pelo jeito não foi só uma vez que essa carpa foi pendurada pela boca.

Carpa desfigurada pelo alicate

Carpa desfigurada pelo alicate

Em frente a lojinha do Alex, nosso amigo Norberto Kimura engatou um belo redondo aos 45 do segundo tempo. Depois de 25 minutos de briga um belo redondão foi para a foto.

O Norberto estava com o seguinte equipamento:

-Vara Clarus – 9″ – 15-30lbs em 2 partes
-Carretilha Shimano Calcutta Conquest 101
-Multifilamento Power Pro 0,28mm
-Bóia Cevadeira Barão
-Anzol de Robalo com 2 EVA’s e miçanga marrom claro
-Chicote de 2mts de fluorcarbono 0,45mm

Ele nos relatou que seguiu as dicas do Fishingtur para montar o anzol com os evas e o resultado foi muito bom.

Tambacu - Norberto

Tambacu - Norberto

Um pouco antes de escurecer, ainda na parte rasa do lago, agora com ração na pinga no anzol chinú n.6, eu engatei um bonita carpa húngara. Ela explodiu na supefície afundando até a cevadeira. No começo pensei ser um tamba pela força e peso, mas depois percebemos ser uma grande carpa.

Carpa Húngara - Marcio

Carpa Húngara - Marcio

Hora de ir para o chalé, tomar um banho e comer uma bela pizza servida no jantar, rodízio do Tio Oscar.

Depois de tanta fartura e com muita preguiça, resolvemos pescar um pouco. Descemos em frente a loja do Alex, onde tem iluminação. Montei apenas um equipamento e o Sr. Adimir outro.

Como eu estava atras das carpas, fiz uma massa, misturando um pacote de Massa Paturi Tradicional e um pacote de Massa Paturi Banana com Mel. Fiz uma massa mais mole do que o de costume.

Em meu equipamento, coloquei uma pequena chumbada solta na linha, e uma mola de chuveirinho com apenas dois anzois pequenos.

A massa estava bem mole e só com a mola para conseguir arremessar.

Logo no primeiro arremesso, em menos de 2 minutos a vara já estava envergada. Um pequeno redondo resolveu aparecer.

Pacu

Pacu

Coloquei novamente a massa e arremessei. Novamente não demorou dois minutos e começou a beliscar, fiquei atento e segurando a vara na mão. O peixe começou a levar a linha e eu fisguei. Uma briga diferente, com grandes corridas e muita força. Ao chegar perto da margem, mesmo no escuro deu para ver um grande prateado na superfície. De início seria uma matrinxã, mas dentro do passaguá vimo ser um gigante Curimbatá, peixe este com 6,2kg. Um Record pessoal para esta espécie.

Curimba 6,2kg - Record Pessoal - Marcio David

Curimba 6,2kg - Record Pessoal - Marcio David

Particularmente, eu nunca tinha visto um curimba deste tamanho. O maior que já tinha fisgado tinha uns 3,5kg. Fiquei impressionado com o tamanho deste peixe.

Curimbatá

Curimbatá

Na sequencia outro redondo atacou a massa doce.

Tambacu - Marcio

Tambacu - Marcio

 

Ao nosso lado, o amigo Maciel montou o mesmo equipamento com mola e anzois e usou a mesma massa. A varinha dele começou a beliscar e chegou a envergar e outro belo curimba fez a alegria do pescador.

Curimbata - Maciel

Curimbata - Maciel

Minha varinha, uma Vara Evolution MS-C561MH de 1,68mts – 15-30lb, com uma carretilha Valdi com 13 rolamentos e linha 0,33mm, usando como isca a Massa Doce d efundo envergou muito, o suporte já estava quase sendo arrancado do chão quando peguei a vara e nem precisei fisgar, o bicho estava tomando muita linha e somente depois de mais de 30 metros da linha pra dentro dágua é que começei a brigar com o peixe. Muito peso e corridas longas fizeram a carretilha cantar um bom tempo. E para minha surpresa uma grande Pincachara apareceu atacando a Massa Paturi de fundo.

Pincachara - Marcio

Pincachara - Marcio

Como eu disse, as vezes o menos provável acontece.

Pincachara

Pincachara

Depois desse belo exemplar, hora de dormir e acordar bem cedo. As 6h já estávamos de pé e resolvemos ficar ao lado da ilha, entre a ilha e o restaurante.

Logo cedo, antes do pesqueiro abrir, nos primeiros arremessos com a cevadeira, muitos redondos subiram e isso a uns 15metros da margem, mas só foi o pesqueiro abrir e a galera chegar que os redondos pararam de subir, memso assim conseguimos engatar um belo Pacu.

Pacu - Marcio

Pacu - Marcio

Montei um equipamento com bóia cevadeira, chicote de linha 0,35mm, anzol chinú n.6 e como isca, a miçanga, eva ou a ração na pinga.

Muitas e boas tilápias foram fisgadas desta forma.

Tilápia

Tilápia

 

Tilápia

Tilápia

 

Tilápia

Tilápia

Outro pescador, estava com massa de fundo, fisgando alguns pequenos redondos.

Tambacu

Tambacu

Na ração na pinga, tilápias e carpas.

Tilápia

Tilápia

 

Carpa Capim

Carpa Capim

Um amigo que estava na ilha com bóia torpedo e chicote de 1,5mts com ração estava fisgando muitos redondos. Nada muito grande, mas muitos tambacus e pacus na faixa de 4kg a 1,5mts de profundidade.

Pacu

Pacu

No deck do restaurante, outro pescador usando pequenos pedaços de salsicha embaixo do restaurante, fisgou dois belos peixes de couro e perdeu outro.

Pincachara

Pincachara

O engraçado é que o restaurante estava cheio, pois já era hora do almoço e eles estava fisgando esses peixes bem embaixo. Ele levava a isca com a mão e soltava embaixo do restaurante.

Pincachara

Pincachara

Nosso amigo e leitor do site Adalto Damasceno estava hospedado no Tio oscar. O Adalto conheceu o Léo das Massas Paturi na última pescaria que a Paturi fez lá no Taquari, onde o Adalto tirou muitas informações sobre a pesca d ecabeçudas com o Léo, comprou as Massas Paturi e veio para o Tio Oscar.

O Adalto fisgou dois belos exemplares de Carpa Cabeçuda, ambos com mais de 25kg.

Carpa Cabeçuda - Adalto - Massas Paturi

Carpa Cabeçuda - Adalto - Massas Paturi

 

Pesando a carpa

Pesando a carpa

 

Carpa Cabeçuda - Adalto

Carpa Cabeçuda - Adalto

E foi isso, uma pescaria de inverno com uma boa diversidade de espécies e mais um record pessoal(Curimbatá).

Gostaria de garadecer a todos amigos e leitores que pescaram com nossa equipe neste final de semana. Um agradecimento especia a D. Elza e ao Oscar.

Fotos por Adimir e Marcio David
Texto por Marcio David

Abraços

Marcio David

AGRADECIMENTOS

Pesqueiro Tio Oscar
www.tiooscar.com.br

Bóias Barão
www.boiasbarao.com.br

Massas Paturi
www.massaspaturi.com.br

Net Pesca
www.netpesca.com.br
.
.
.
.
.

 

 


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

21 Comentários

  1. Amauri de jundiai em agosto 24th, 2009

    PARABENS SO GOSTARIA DE SABER QUANTOS QUILOS PESOU A CARPA MARAVILHOSA …..

  2. Marco em agosto 24th, 2009

    Boa tarde Marcio,

    Bela pescaria, o Tio Oscar sim é um maravilhoso pesqueiro, com belos exemplares, muuuuuuiito diferente do Circo Maeda…rs

    Abraço Marcio

  3. marcio em agosto 24th, 2009

    Se não me engano uma carpa pesou 26 e a outra acho que foi 30kg, vou confirmar com o Adalto e coloco aqui

  4. sergio em agosto 24th, 2009

    Tem muito pescador idiota, machucando os peixes,o caso desta carpa que você pescou, e estava toda MACHUCADA. O PESQUEIRO MAEDA e um que não acompanha o que os pescadores fazem com o peixe, e esse tio oscar parece ser a mesma coisa.

  5. Caio Henrique em agosto 24th, 2009

    Gigante esse Corimbata e Essas Carpas.Pescaria excelente.

  6. Andre em agosto 24th, 2009

    Queria ver alguém pegar aquela carpa com mais de 60KG do Tio Oscar.

    Vc devia tentar né Márcio David. rs

    Deve ser linda essa de 60 KG.

  7. norton de biasi em agosto 25th, 2009

    rapaz 60 kg!!
    deve ser grande e muito linda memo!!!
    bela pescaria!!
    e mais uma vez a fishintur mostra o defeito de alguns pescadores,infelizmente uma carpa teve sua boca cortada,mas espero que a fishintur consiga atraves de suas ftus levar os pescadores ao nao uso do alicate balança!!
    t+

  8. leonardo bruno em agosto 26th, 2009

    é uma pena que ainda muitos pescadores utilizam ainda o alicate!!pois todos estam cientes que carpa tem a boca fragio
    eu nunca fui no tio oscar,tenho certeza que vou um dia,so para pescar os redondos,so que sou fascinado pela pescaria de cabeçudas,e tenho uma dúvida:qual é a melhor parte do lago para pescar as cabeçudas????

  9. THIAGO ALMEIDA em agosto 26th, 2009

    BOM DIA MARCIO

    TIVE O EMENÇO PRAZER DE CONHECELOS NESSE DIA O PESSOAL DO SITE FISHINGTUR MUITO GENTE BOA.

    FOI NESSE FIM DE SEMANA QUE CONHECI TB O PESQUEIRO TIO OSCAR, ODOREI O LUGAR E ESTOU LOUCO PARA IR DE NOVO, PENA QUE O MAIOR PEIXE QUE PEGUEI LÁ 10KG NÃO CONSEGUI TIRA A FOTO MAS TA VALENDO ESPERO ENCONTRA VCS NOVAMENTE LÁ PARA DARMOS BOAS RISADAS

  10. Marcio David em agosto 27th, 2009

    Realmente essa carpa deve ter mais de 60kg e deve ser absurdo o tamanho desse peixe.

    Qualquer dia ela cai na linha de algum pescador.

    Thiagão o prazer foi meu em lhe conhecer nessa pescaria. realmente o Tio Oscar é muito bom.

  11. Antonio em agosto 27th, 2009

    É O SR. NORBERTO MESMO ???
    TA MAIS PRA SR. MADIMBU !!!!!
    KKK

  12. ADALTO DAMASCENO em agosto 28th, 2009

    Amauri de jundiai,uma carpa pasou 26 kilos a ou
    tra 31 kilos, mas estou na caça da rainha de 60
    kilos, eu acho que minhas pernas vão tremer de
    tanta emoção quando esse dia chegar que sabe não seja no proximo feriado de 7 de setembro es
    tarei la !!!

  13. Matheus Taraia em agosto 31st, 2009

    adalto que vc consiga e nos de o imenso prazer de ver essa rainha pelo menos nas fotos um grande abraço pescador

  14. WLADEMIR FERREIRA em setembro 3rd, 2009

    REALMENTE NA ATUALIDADE., TIO OSCAR CONSIDERO O MELHOR PESQUEIRO DE SAO PAULO !!!!!

  15. Marcio em setembro 5th, 2009

    KKKKKKKKKKKKK. Curimba de seis kilos isso n existe nem aqui nem em nenhum outro lugar.
    Era bom vc troca a balança usada pra pesar os peixes.
    Curimba de 6 kg=Mentira

  16. Marcio David – - Fishingtur em setembro 5th, 2009

    Amigo,

    Curimbas normalmente encontramos de no máximo 3kg nos pesqueiros, porém aqui no Tio Oscar tem exemplares até amiores. No Novo Anhanguera vc também vai encontrar curimbas com mais de 7kg, são poucos mas tem.

  17. Wagner em setembro 7th, 2009

    é isso ai…do marcio eu nao duvido nada…
    o que enche o saco sao esses caras que nao pescam nada e ficam falando babaquices……

  18. matheusinho em outubro 1st, 2009

    logico que existe, eu ja peguei curimba de 6 kg no rio paraopeba e ainda pesei ele na balança de um açougue , e essa tava certa !

  19. ADALTO DAMASCENO em outubro 15th, 2009

    amigos fui pescar no tio oscar no dia 11.10
    gosto de pescar carpa cabeçuda porem na massa
    de carpa entrou uma curimba muito grande 10.4Kg
    todos os pescadores ficarão admirados era muito
    linda.

  20. Helio em maio 11th, 2010

    Márcio, gostaria de saber como montar esse equipamento com uma mola de chuveirinho e com apenas dois anzois pequenos, que vc usou nesse dia, pois estou iniciando na pesca esportiva em pesqueiros, obrigado, desde já!!!

  21. WILSON GERALDO DE FREITAS em agosto 15th, 2011

    Amigos gosto de pescar no lago Corumba IV, proximo ao Distrito Federal. Aqui ja peguei curimba de 08 Kg, e lindas carpas capin.O problema aqui é a pesca predatória, muita rede no lago, sem ninguem fazer nada.


Fatal error: Call to undefined function show_subscription_checkbox() in /home/storage/b/dc/e9/fishingtur/public_html/wp-content/themes/ad-clerum-10/comments.php on line 101
xxxx