Pesqueiro Tio Oscar – Uma sexta-feira 13 com muitas criaturas fisgadas no Tio Oscar

Local: Pesqueiro Tio oscar  -  Mairinque – SP
Data: 13 a 15 de março de 2009

Olá amigos

Nesta semana, famosa SEXTA-FEIRA 13 nossa equipe foi até o Pesqueiro Tio Oscar. Agradeço a todos do Tio Oscar pela recepção.

Chegamos ao pesqueiro por volta das 19:40h de sexta. Nos arrumamos no chalé, começamos a arrumar a tralha e descemos para o lago.

Começamos a pescaria por volta das 21h. estava uma garôa fina, mas logo parou e a noite ficou bem agradável e sem vento.

O Sr. Adimir pescou com 2 equipamentos:

- Vara Manjuba 2102 da Albatroz Fishing, Molinete Capri CP6000 HQ da Raibow com 12 rolamentos, linha  ASSO Super HT 0,35mm.

- Vara Manjuba 2102 da Albatroz Fishing, Molinete Slade 4000FB da Shimano com 2 rolamentos.

Ambos com chumbada solta na linha e chicote de 40cm de cabo de aço com anzol chinú 2/0.

Eu usei apenas um equipamento:

-Vara Pampo de 3mts com Carretilha Calcutta 400B da Shimano, com linha mono Triunph 0,36mm – Bóia cevadeira grande das Bóias Barão e chicote de linha Dourado 0,50mm.

As varas de fundo estavam com Massas Paturi Carnívora e na cevadeira Bóias Barão eu usei a ração na pinga, a miçanga, o eva e o eva com miçanga, todos com ótimos resultados.

Tambacu fisgado com ração na pinga

As varas de fundo tiveram ação o tempo todo. Era arremessar com massa no meio do lago e em seguida o peixe puxava. Algumas vezes ele se fisgava sozinho envergando e muito a vara. Mas na maioria, apenas algumas beliscadas, sendo necessário ficar com a vara na mão para fisga-los.

Tambacu fisgado no fundo com Massa Paturi

A pescaria de superfície estava bem animada também. Bastava uns 4 arremessos com a cevadeira grande para os peixes começarem a subir. Raramente vejo pescadores pescando com cevadeiras durante a noite, mas o peixe come da mesma forma, isso se não comer mais do que durante o dia.

E a noite o peixe não é manhoso, ele sobe explodindo na superfície e acaba se fisgando sozinho. Para visualizar a bóia no meio do lago, eu coloco um luminoso preso na linha da bóia até o girador ou prendo na parte superior da bóia com um durex ou outra fita adesiva, podendo usar até mesmo um super bonder. Desta maneira você consegue ver a bóia tranquilamente.

Tambacu fisgado com anzol de robalo, evas e miçanga marrom

O equipamento estava montado da mesma forma do que é usado durante o dia: chicote de 2mts de linha mono 0,50mm, bóinha e anzol de robalo com evas e miçanga. Somente quando usei ração na pinga é que troquei o anzol por um chinú n. 9.

Eu estava no cimentão em frente a lojinha do Alex e o Sr. Adimir no deck do restaurante.

Tambacu nas Massas Paturi de fundo

Os peixes fisgados durante a noite variaram de 3,5 a 14kg tanto na bóia quanto no fundo. Foram perdidos dois peixes que julgamos ser acima dos 20kg. O primeiro na massa de fundo e que brigou mais de 15 minutos e escapou e o segundo na bóia com ração, que assim que foi fisgado levou mais de 40 metros de linha na primeira corrida e como estava indo em direção a pedra, onde tem alguns paus no meio do lago, segurei um pouco e o anzol abriu.

Tambacu - Massa Paturi

Como a noite estava sem vento, a ração ficava parada no mesmo lugar e com vários arremessos o peixe se concentrou bem alí em frente a lojinha. Em certos momentos, a bóia nem caía direito na água e os bichos começavam a pular. Como estava muito escuro apenas se ouvia as explosões na água e o luminoso da bóia afundando.

Tambacu - Miçanga branca com eva marrom

Nesta noite de sexta-feira 13 estavam no lago apenas eu, meu pai e outro pescador que na noite passada tinha fisgado alguns pintados próximo ao restaurante, mas nesta noite apenas os redondos apareceram.

Tamba - Pesqueiro Tio Oscar

Eu estava tranquilo no cimentão quando as duas varas do Sr. Adimir envergam ao mesmo tempo. Ele fisgou as duas e ficou de mãos atadas rsssss. Corri para ajudar e briguei um bom tempo com um belo Pacu Caranha e ele com um Tambacu. Os dois na massa de fundo.

Pacu Caranha

Logo depois eu fisguei outro belo pacu com a Cevadeira das Bóias Barão com anzol chinú n. 9 com 4 rações na pinga. Eu passei duas rações pelo anzol até ficarem na linha e coloquei mais duas rações no anzol. No final, as quatro rações ficam juntas cobrindo todo o anzol e assim ficam flutuando também.

Pacu - Marcio David

As 4:30h da manhã paramos a pescaria no restaurante e fomos para o outro lado do lago, na parte rasa onde constumamos a pescar durante o dia.

Logo no primeiro arremesso com a cevadeira, antes mesmo dos peixes começarem a subir a bóia afundou com a ração.

Pacu - Ração na Pinga

Nesta parte rasa do lago, assim que começei a cevar percebi grandes explosões de peixes grandes. Bem diferente das que estavam em frente ao restaurante.  Dava para perceber ser peixes acima dos 20kg estourando na ração. Mas ao contrário dos menores, a bóia apenas dava algumas cutucadas e o peixe não se fisgava e como não dava para ver o peixe arrastando a bóinha, ficava dificil de fisgar. Mas mesmo assim os menores continuaram atacando também.

Tambacu - Miçanga marrom com eva

Logo que amanheceu os peixes grandes pararam de subir e as tilapinhas começaram a atacar muito a ceva.

Armei uma bóia charutinho das Bóias Barão com chicote de 1,5mts de linha mono 0,50mm com anzol de Black Bass e um pedaço de salsicha flutuante.

Arremessei bem perto do deck na lateral do lago. Não demorou muito e a bigoduda apareceu.

Pincachara - Salsicha

Nosso amigo Daniel chegou as 7h. Aproveitei sua presença e fui tomar um belo café da manhã, café este cedido aos hóspedes dos chalés. Depois voltamos para o lago em busca dos gigantes.

Os redondos não estavam subindo. A quantidade de tilapinahs pequenas era grande. Perdi as contas de quantas foram fisgadas na miçanga e no eva. Tilápias de 300gr a 500gr.

Mas entre uma e outra, as grandes apareciam.

Tilápia - Daniel

Na sequencia fisguei um belo exemplar de Tilápia. Peixe este pesado e cravado na balança seus 3,380kg.

Tilápia 3,380kg  -  Miçanga

Tilápia 3,380kg - Miçanga

Para não deixar dúvidas sobre o tamanho desta tilápia como em outras reportagens onde me questionaram que a tilápia na foto parecia ser maior que os tambas, segue mais duas fotos deste exemplar.

A primeira foto junto ao corpo e a segunda ao lado do pé de nosso amigo Daniel e de uma latinha de refrigerante. Nesta foto tem como ter noção do tamanho desse bicho. Acredito ter as mesmas dimensões de um pacu de 5 ou 6kg.

Tilápia 3,380kg

O dia era mesmo das tilápias. Minutos depois fisguei outro belo exemplar agora com 4kg cravado na balança. Exatos 4kg. Esta foi na miçanga marrom com eva marrom.

Tilápia 4kg

Aparentemente ela era menor do que a anterior, mas era bem mais gorda.

Tilápia 4kg - Marcio

Depois das tilápias e com o sol, as carpas capins começaram a aparecer e foram elas que fizeram a alegria durante a tarde.

Carpa Capim 9.200kg

Carpa Capim 8,140kg

Carpa Capim - Daniel

As carpas foram fisgadas com anzol de robalo, miçanga caramelo e marrom com evas.

Carpa Capim - Daniel Almeida

Depois das 15h, os peixes começaram a subir. Era comum você ver dezenas de carpas e tambas na superfície nadando prá lá e prá cá. Foi a hora em que deixamos as miçangas de lado e investimos na salsicha flutuando e no pão flutuando.

Era engraçado, pois você via o peixe se aproximando, muitos dando  bote, outros rebojando e tirando a isca do anzol.

O Sr Adimir fisgou um belo exemplar de Carpa Espelho com salsicha flutuando a uns 10 mts da margem.

Carpa Espelho - Adimir

No finalzinho do dia nosso amigo Rodrigo, que estava pescando ao nosso lado engatou um belo peixe na miçanga caramelo. O Rodrigo estava bem no canto do lago. Depois de mais de 30 minutos de briga e vendo que o peixe era grande e o passaguá seria inútil, levando em consideração que na última pescaria eu perdi um tamba com mais de 35kg neste mesmo lugar, pois como é muito raso o peixe não encosta e sendo assim a linha foi estourada em uma das cabeçadas. Decidi então ajudar e entrei na água para abraçar o bicho.

Tirei o peixe da água e passei para o Rodrigo depois de mais de 35minutos de briga.

Rodrigo - Tambacu

Tambacu - Rodrigo e namorada

Não tivemos como pesar o peixe, pois o passaguá era pequeno, mas acreditamos ter aproximadamente uns 28kg.

Hora de soltar o peixe. Peguei ele dos braços do Rodrigo e levei até a água. Como alí era muito raso, resolvi entrar e solta-lo um pouco mais pra frente.

Soltando o Tambacu

“”Melhor do que brigar com o peixe, é a emoção de vê-lo nadar livremente.”"

Fishingtur e Tio oscar

Depois disso, parabéns ao Rodrigo pelo troféu neste dia em que os redondos estavam de férias.

Voltando ao chalé para tomar um banho parei pela primeira vez para ler a placa na entrada do pesqueiro. Vejam só quantas opções de lazer temos no Tio Oscar.

Pesqueiro Tio Oscar

Partí para o chalé, tomei um belo banho e depois de 23 horas de pesca direto no lago e sem dormir, cochilei um pouco até as 19:30h

Chalés

Depois de um breve cochilo, fomos para o restaurante onde é servido um belo rodízio de pizzas além de outras refeições também. Eu particularmente adoro pizza e o rodízio do Tio oscar é muito bom. Não posso deixar de falar sobre a famosa pizza doce de banana. Só quem já comeu pode ter uma idéia do que eu estou falando. É bom demais.

E o melhor de tudo, um belo rodízio regado a muita música ao vivo.

Tio Ocar, Rodízio com Música ao vivo

Tio Oscar, Rodízio com Música ao vivo

Depois da fartura só mesmo uma boa noite de sono. Acordamos as 5h da manhã, ainda escuro e fomos direto para a parte rasa do lago. Apenas alguns exemplares de pacus e tambas de até 4kg foram fisgados. Logo amanheceu e eu fui brincar um pouco na plataforma de madeira. Fiz alguns arremessos em direção da pedra e engatei uma pequena capim de 3kg e na sequencia um Pacu com eva e miçanga marrom.

Pacu

Ainda fisguei outra carpa capim na miçanga dourada.

Carpa Capim

Um amigo que estava na plataforma fisgou um belo redondo usando bóia cevadeira com chicote de 30cm com ração na pinga.

Tambacu na ração

Na sequencia outro belo redondo na cevadeira.

Assista abaixo ao vídeo do Tambacu fisgado pelo Rodrigo.

VÍDEO

Tambacu – Rodrigo

Antes do almoço o saco de 25kg de ração acabou. Arrumei minha tralha e fomos embora.

Gostaria de agradecer a Elza mais uma vez, ao Oscar e a todos do pesqueiro, Alex, Jurandir, Susel e outros.

Fotos por Marcio, Adimir e Daniel

www.tiooscar.com.br

BÓIAS BARÃO

Massas “PATURI”
Tradicional / Carnívoros / Erva Doce / Carpa Cabeçuda, Frutas entre outras.