Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios



Polêmica – O alicate é ou não uma covardia?

Maus Tratos, Covardia, Crime ? Vamos debater o assunto.

Olá Amigos

Mais uma vez venho desabafar e dividir com vocês leitores esse assunto que sempre causa polêmica entre todos nós.

O assunto aqui é o alicate grip ou alicate de contenção, alicate pega-peixe, alicate com balança.

Mesmo nos dias de hoje com tanta informação e proibições é comum ver nos pesqueiros a galera levantando os peixes com esse tipo de alicate.

 

Exemplo de Alicate

Exemplo de Alicate

Em pesqueiros, ao contrário da natureza o peixe fica confinado em um lago e com isso a frequencia de fisgadas é grande.

Tenho visto pescadores levantando tambacus, pintados, pirararas e muitas carpas com o alicate. Conclusão: Muito sangue, bocas cortadas, despedaçadas entre outros males.

Covardia

Covardia

Como em outras reportagens sempre abordamos esse tema e sempre muito elogiados, mas também com muitas críticas.

Concordo que em casos extremos ou peixes como a traíra, cachorra ou peixes que tragam sérios riscos ao pescador é até aconselhado o uso deste equipamento, mesmo porque o peixe em rios terá tempo de se reestabelecer antes de ser fisgado novamente, coisa que não acontece nos pesqueiros.

A proteção aqui é principalmente voltada as carpas que são os peixes que tem a boca mais frágil e que se rasga com facilidade.

Carpa com boca deformada e cicatrizada

Carpa com boca deformada e cicatrizada

Normalmente as carpas húngaras e espelhos ficam com a boca rasgada e pendurada depois do uso do alicate, pois elas não sustentam o peso de seu corpo penduradas pela boca. Assim sua mandíbula é dilacerada, rasgada e o peixe cai no chão.

Carpa Espelho - Boca rasgada

Carpa Espelho - Boca rasgada

É triste ver esses peixes totalmente machucados, arrebentados e ainda procurando por comida. Isso sim é uma covardia. Os pesqueiros tinham que proibir totalmente o uso desses alicates. O ibama e órgãos de proteção aos animais também deveriam interferir e isto deveria ser considerado um delito grave.

Carpa

Carpa

Se você trata mal o seu cachorro, a policia interfere e medidas são tomadas contra você. Porque que isso não acontece com pessoas que fazem isso com esses peixes ???

Carpa com boca dilacerada

Carpa com boca dilacerada

Hoje em dia é raro você fisgar uma carpa nos pesqueiros com mais de 5kg que não esteja com a boca assim.

Carpa

Carpa

E não são só as carpas que sofrem esse tipo de agressão, peixes como dourados, matrinxãs, tambacus, pintados, pirararas e ate pirarucus estão sofrendo na mão de certos pescadores.

Abaixo cenas fortes de um Pirarucu de 11kg que acabou morrendo 2 dias depois desta foto. O peixe foi levantado pelo alicate, sua boca rasgou e ele caiu no chão. O peixe foi solto normalmente mas já estava comprometido.

Pirarucu

Pirarucu

 

Pirarucu desfigurado

Pirarucu desfigurado

Vou mostrar abaixo uma foto de um tambacu em que o pescador pegou com o alicate, tirou foto e na hora de soltar o peixe deu uma cabeçada e foi prá água com o alicate junto, preso a boca. Alguns dias depois esse peixe morreu pois estava com o alicate na boca.

Tambacu morto

Tambacu morto

Veja agora um relato de uma amigo pescador sobre o assunto:

————————————————————————————————————————
Boa Tarde amigos do Fishintur,
 
 
 

 

 
Esta é a primeira vez que escrevo para a equipe. Ficaria mais feliz em utilizar este espaço de comunicação para contar alguma vitória durante minha atividade preferida que também é a “Pesca Esportiva.
 
Hoje vou fazer uma denuncia grave, e gostaria da ajuda da equipe do Fishingtur para divulgar esta informação e conscientizar nossos amigos pescadores sobre o uso correto de um instrumento de pesca.
 
“ALICATE COM BALANÇA DE PESAGEM”
 
Assim como muitos que conhecem e acompanham as matérias do Fishingtur, acabei por conhecer o pesqueiro XXXX. Pelo menos uma vez por mês estou la curtindo as ”FERAS” no lago esportivo (pertinho de casa).
Um belo sábado 2008, vi minha bóia afundar de forma diferente, tudo parecia estranho. O peixe não tinha puxada, mas o peso era de um tronco de uns 20kg.
 
A briga não durou um minuto, e logo veio a tona uma linda “CARPA ESPELHO”, com a aberração pendurada na Boca “UM ALICATE COM BALANÇA DE PESAGEM”.
Detalhe, o peixe não havia comido minha isca. Ele foi fiscado pela cordinha do Alicate que por sua vez ficou como um “PIERCING” na boca do mesmo
Retiramos o alicate que segundo rapaz estava no peixe desde a 4° feira da mesma semana.
Naquela mesma semana, um pescador tentou segurar a Carpa e pesar com o alicate. Ja presa pela boca e sendo suspensa pelo pescador, seu instinto natural fez com que ela se debate-se, soltando o alicate da mão do pescador e voltando para o lago.
 
A Carpa recebeu do apelido de “BOCA QUEBRADA”.
Naquele dia pensei que a Bela Carpa com o alicate fora um incidente, algo sem intenção.
 
 Neste domingo (08/02) novamente no pesqueiro, estava um excelente dia para pesca após aquele chuvão do sábado.
Presenciei a cena por completo deta vez.
 
- O Pescador com a Carpa fisgada (+ de 20Kg)
- O Alicate com Balança na mão
- A carpa presa no Alicate
- O pescador levantando o Peixe
- A carpa caindo na água com o alicate
- 3 horas depois, o Pescador do meu lado pegou a carpa.
- Por acaso, também pelo cordão do alicate
 
A similidade nos casos me fez perceber que não se tratava mais de incidente, e sim de imprudência. 
Não é facil para o pescador levantar mais de 20Kg com apenas uma das mãos, muito menos para o peixe suportar seu próprio peso pendurado pela boca.
 
Acho que deveriamos enviar uma mensagem bem forte sobre o que acontece com o peixe, instruindo melhor os pescadores sobre como e quando usar, e no pior dos casos, erradicar o uso deste instrumento.
 
Tenho certeza de que podem fazer algo para contribuir contra esta crueldade, que com certeza não ocorre só neste pesqueiro.
 
Gostaria de parábeniza-los pelo trabalho e agradeçer a equipe pelas matérias e dicas de pesca que recebo no meu email, tem sido bem útil para o aprendizado.
 
grande abraço,
 

Att.

Eduardo S.

——————————————————————————-

Agradeço ao Edu pelo relato, foi e vai ser de extrema importancia.

Esse tipo de situação é comum nos pesqueiros. E cabe a nós pescadores concientes e aos donos de pesqueiros de proibir o uso, explicar e orientar esses pescadores que ainda usam o alicate, seja por prazer ou por falta de informação.

Pode não parecer mas a foto abaixo era de uma boca de uma carpa capim de uns 8kg.

Carpa

Carpa

Carpa

Carpa

Reparem na foto abaixo o buraco que tem no queixo dessa carpa. Um buraco bem maior que sua própria boca.

Carpa

Carpa

É isso galera. Espero que esta matéria ajude os pescadores a ter um pouco mais de consciência no uso desse alicate que pode ser considerado um arma na mão de CERTOS pescadores.

Aproveite e veja a Primeita matéria sobre esses Maus Tratos neste link.

Gostaria de parabenizar a todos que tem esse alicate, porém os deixa no fundo da gaveta na hora de ir pescar.

Deixa a sua opinião nos comentários no final desta matéria.

Fotos por Marcio, Daniel, Internet
Relato por Eduardo
Texto por Marcio David

Um forte abraço

Marcio David

AGRADECIMENTOS

BÓIAS BARÃO

www.boiasbarao.com.br

Massas “PATURI”
Tradicional / Carnívoros / Erva Doce / Carpa Cabeçuda, Frutas entre outras.
Telefone: (11)9550 9516 – 4971 2441 com Léo

Net Pesca
www.netpesca.com.br


 

Imediatamente chamei o Responsável pelo pesqueiro no dia, para verificar a saúde do peixe que me parecia bem debilitada. A boca da Carpa estava quebrada e furada.


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

134 Comentários

  1. daniel almeida em março 22nd, 2009

    Apoiadoooooooooo

  2. Marquinho em março 22nd, 2009

    É isso aí Marcio, parabéns pela iniciativa de divulgar um assunto tão sério, que afeta a todos nós que frequentamos pesqueiros e nos preocupamos com a saúde dos peixes. Concordo plenamente com você, também acho que as autoridades competentes deveriam fiscalizar o uso desses equipamentos.
    Nesse sábado 21/03/09 estive no Tio Oscar e mais uma vez me deparei com a prova do mau uso desses alicates. Também pratico a pesca das cabeçudas e o dia estava muito bom para elas, tanto que não precisei esperar muito, poucos minutos após jogar a primeira bóia ela já afundou, depois de uma boa briga uma linda rainha de 13 kg se rendeu. A alegria só não foi maior devido a boca dela estar DIVIDA EM DUAS PARTES, isso mesmo, um grande corte causado pelo alicate “mata peixe”! Nessa hora o Alex do pesqueiro chegou e pode ver que pena, um peixe lindo, que vive muitos anos e pode atingir 40 kg ou mais ser mutilado dessa forma.
    Acho muito importante que todos aqueles que são formadores de opinião e tem a mídia a seu favor dentro desse esporte, deveriam se engajar nessa campanha, divulgando e lutando para acabar e banir o uso desses equipamentos e conscientizar os pescadores que os utilizam.
    Abraço e mais uma vez parabéns pela iniciativa,

    Marquinho

  3. Paulo em março 22nd, 2009

    Marcio, boa matéria….

    tenho fotos de matrinxãs e piraputangas com bocas mutiladas por bogas…..

    mostrando que não são só os peixes de boca mole que sofrem com eles, se quiser te passo para completar…

    um abraço!

  4. Bruno em março 23rd, 2009

    Ola galera, é a primeira vez que escrevo pra vocês, aqui no site, mas depois de ler essa matéria, e de ter ido pescar, outro dia em um determinado pequeiro, me deparei com essa situação, peguei uma carpa espelho de +- uns 12 kg, e ela estava com a boca totalmente dilacerada, fiquei totalmente revoltado, com pessoas que não tem o minimo de consciencia e fazem um estrago, num peixe que da a eles durante a pesca tanta alegria e diversão.
    Não uso, nunca usei e numca vou usar esse alicate, pois tenho meu alicate de plastico proprio pra peixes de dente como a traira, cachorra, e outros….
    Porque para todos os outros tenho o passaguá e a melhor balança segurar bem firme aquele maravilhoso trofeu com as mãos e posar para uma bela foto.
    Parabenizo, vocês por todas as materias mas principalmente por esta e espero que todos os que gostem do site e os acompanhem com o eu faço, pensem e não usem essa arma de forma incoerente.
    Abraço a todos

  5. Tiago em março 23rd, 2009

    Caros amigos, convenhamos que o alicate é uma verdadeira covardia !
    Se o nosso ideal é a pesca esportiva (pesque e solte), pra quê usar alicates E anzol com fisga ???
    Não sendo extremista, volto a afirmar que, quando o pescador deseja levar o peixe, não tem problema quanto ao uso do alicate, pois ele vai consumir o peixe mesmo então tanto faz. E quanto à pesca no ambiente selvagem, eu sei que é impossível conscientizar todos os pescadores quanto ao devastamento que obvervamos hoje em dia. É realmente triste presenciarmos cenas de pescadores matando muitos peixes nos rios ainda! Acessem o site do youtube e vejam o que os argentinos fazem com os pintados de mais de 30 kg nos rios da Argentina (digitem surubi). É uma dó !
    Mas é isso aí…quando acabarem os peixes dos rios, quem sabe esses pescadores não se tocam.
    Valeu Márcio, e parabéns pelas matérias !
    Um abraço, Tiago.

  6. Moacir Fernando em março 23rd, 2009

    Pessoal, achei a materia muito instrutiva. O uso desse equipamento, para levantar o peixe eh um crime. Como já disse em outra materia, isso é incentivado pelos programas de TV. Mas os maus tratos com os peixes, vão além do alicate. “Pescadores” que empurram o peixe pra água com o pé, que jogam o peixe na água, como se fosse um saco de batata. E muitas vezes, quando a gente comenta isso, ainda é perigoso arrumar confusão, pois o cidadão está com a cabeça cheia de cachaça. Acredito que, os pesqueiros poderiam fiscalizar mais. Há tanta gente precisando trabalhar. Abç a todos.

  7. celso japa em março 23rd, 2009

    Marcio,
    td bem?
    galera do fishingtur, o lance e o seguinte: sou publicitario,e como divulgador, acho que esse tipo de assunto fica muito fechado em comunidades como a de pescadores, fazendo com que muitos pescadores iniciantes e sem informacao, muitas vezes facam isso sem saber o prejuizo que tras posteriormente, ja fui iniciante tb e confesso que pegava com alicate por falta de informacao, mais do que conscientizar, propus ao Jorge, pra quem conhece do pesqueiro Anhanguera, colocar placas e termos do pesqueiro bem visiveis aos olhos dos frequentadores, lembrando sempre que estamos na natureza, entre outras coisas. Sou a favor da sinalizacao em pesqueiros sem poluir o ambiente, avisando a todos os pescadores clientes que chegam nos pesqueiros, deixando bem claro, antes do cliente ir pescar que o pesqueiro tem normas, e se nao fo do seu agrado cumpri-las que ele pode ir embora, pois a pesca esportiva ja diz tudo, mas nem todos estao cientes disso.

  8. Fábio Barbuy em março 23rd, 2009

    Muito boa a matéria e a idéia de conscientizar o pessoal. Mas o uso do alicate de forma errada provoca esse tipo de ferimento nos peixes, inclusive os que tem boca mole.
    Tem vezes que vamos manusear peixes com dentes que precisamos de um alicate de contenção, não tem jeito. O melhor a fazer é usar o boga corretamente, não usando em peixes com boca mole, não levantando o peixe somente com ele, e sim levantando pelo corpo com a mão, o boga serve só para contenção e não para levantar o peixe da água. E outra, é uma covardia pesar o peixe com o Boga, machuca muito. Para pesar, é só colocar o peixe no passaguá e prender o boga no passaguá. Manuseando corretamente, não tem porque abolir, falta instrução.

  9. ALEXANDRE SAPATEIRO em março 23rd, 2009

    É ISSO MESMO …QUEM USA ALICATE É PQ NAO SE PREOCULPA COM O PEIXE , ACHA Q PQ ESTA PAGANDO A ENTRADA DO PESQUEIRO TEM DIREITO DE FAZER O Q BEM ENTENDE , USAR ESTE ALICATE OU MESMO O ANZOL COM FARPA PRA MIM É CRIME SOU IGNORANTE MESMO QUANDO VEJO UM PESCADOR COLOCANDO UM ALICATE NA BOCA SEMPRE Q POSSO CHAMO A ATENÇÃO DO PESCADOR PARA NAO USAR ALICATE E MUITO MENOS O ANZUL COM FARPA POIS QUANDO O ANZOL ESTA COM FARPA MUCHUCA DEMAIS A BOCA DO PEIXE PORTANTO …..PAREM JÁ DE USAR ESTE TIPO DE ALICATE E AMASSE A FARPA DO SEU ANZOL SE VC É UM PESCADOR ESPORTIVO

  10. rogerio ribeiro em março 23rd, 2009

    Marcio boa tarde , eu sou usuario desse alicate e o uso com certa prudencia , pois ao pegar meus peixes sempre retiro com o passagua , e ao pesa-lo utilizo o alicate no proprio passagua , nao havendo necessidade alguma de colocar o instrumento em sua boca , ja vi varias situaçoes iguais a estas relatadas por vc no pesqueiro Tio Oscar , sempre proximo a plataforma existem muitas carpas e o pessoal usa muito o alicate de forma irresponsavel , eu no feriado de carnaval quase arrumei uma briga com um Sr. Oriental que estava com uma carpa capim de 12kg , ( comprovado pelo bendito instrumento ) presa pela boca , ao me aproximar e avisa-lo para que pesasse a carpa no proprio passagua esse senhor ficou muito bravo dizendo que eu nao era o dono do pesqueiro e outras coisas , por sorte nao saiu uma confusao , num local de paz e tranquilidade … , e logo depois disso ao soltar a carpa ela ficou pelo menos 2 minutos nadando em circulo e com muito sangue saindo de sua boca , eu e minha esposa ficamos muito revoltados , depois da cena lastimavel ate mudamos de local de pesca . Resumindo eu como nao tenho balança digital uso o BOGAGRIP , mais eu o utlizo de forma conciente , ate posso dizer a todos que utilizei sim este equipamento de forma equivocada , mais isso foi logo no lançamento deste equipamento , pois logo que constatei que ele é prejudicial ao peixe e as nossas pescarias , aprendi como ultilza-lo sem deixa-lo na gaveta , GENTE O USO DO ALICATE É SIMPLES , COMPREM UM PASSAGUA E FAÇA A PESAGEM NO PROPRIO PASSAGUA .

  11. Robson Valle em março 23rd, 2009

    Gostaria de parabenizar o passoal da Fishingtur pela excelente matéria, fiquei conhecendo este site à exatamente 3 semanas e fiquei fã, já até considero o pessoal do site grandes amigos meus sem ao menos conhece-los pessoalmente, bem mas vamos aos fatos, eu sempre admirei a arte da pescaria esportiva mas na prática comecei a executá-las a exatos 5 meses, e como já dito anteriormente fui envolvido por alguns programas de televisão a adotar o uso do alicate pega peixes, mas até então eu nunca tinha pego exemplares com mais de 10 Kg mais especificamente alguns redondos na maioria, a coicidentemente ap´s ler uma reportagem a qui no site no dia 13/03/2009 sobre estes alicates no mesmo dia saí daqui do serviço e fui correndo comprar um passaguá, e para ironia do destino no domingo dia 15/03 fui pescar no Maeda no tanque nº 8 e em uma das fisgadas eu peguei uma carpa cabeçuda a qual aparentava ter uns 16 ou 18 Kg. quando a mesma chegou próxima algumas pessoas a minha volta se admiraram com o tamanho e quiseram me ajudar a tirar da água, qdo uma das pessoas ao meu lado veio com um dstes alicates pra tirar esta carpa da água, no mesmo instante eu pedi pra este senhor parar e utilizar o meu passaguá, e para a surpresa este belo exemplar estava com um enorme corte na boca já cicatrizado, onde após istomostrei o ferimento p/ este senhor e expliquei do porque não utilizar estes alicates quando para a minha surpresa várias pessoas a minha volta estavam ouvindo e no mesmo instante começaram a utilizar somente o passaguá, o qual até emprestei o meu para algumas pessoas pra tirarem os exemplares da água, fiquei muito feliz com a reação. Sendo assim gostaria de pedir a autorização do pessoal da fishingtur para extrair algumas fotos do site e que me enviem mais fotos deste tipo p/ que eu possa confeccionar um informativo p/ ser entregue em alguns pesqueiros.

    Um grande abraço à todos !!

    robson.valle@treibacher.com.br

  12. Valter Equipe Halieutas em março 23rd, 2009

    Ólá, marcio…olá amigos pescadores !
    Recentemente, num torneio no Maeda, meu amigo pegou um pacu de uns 4 kg com um alicate tipo Boga na boca ! E o pior, é que o alicate pareceia estar ali há muito tempo, e ele fisgou o peixe pela boca. Imagino o quanto esse peixe sofreu com este alicate pela boca. Já ficou comprovado que peixes muito pesados podem ter lesões na espinha dorsal se segurados pela boca na posição vertical.
    Creio que não só os pescadores que devem ter conciência sobre o mal uso do alicate, mas os pesqueiros é que tem de tomar a iniciativa e punir com rigor quem não seguir as regras.
    Quando preciso pesar um peixe, eu peso dentro do passagua e depois de soltá-lo eu peso o passaguá e faço a conta da diferença. Simples assim !
    Eu tenho um alicate especial, que uso nos peixes de pequeno porte, para facilitar a retirada do anzol e soltálo o mais rápido possível. Vou tirar uma foto dele e depois vcs me dizem se seu uso é correto. Se não for, vou aposentá-lo com certeza !
    Tenho visto muitos peixes de menor porte, principalmente matrinxãs, com as bocas dilaceradas e cortadas ao meio.
    Amigos, temos sim que orientar os desavisados, os iniciantes ou aqueles que fazem por sacanagem. Eu chamo a atenção mesmo quando deixam o peixe se debatendo no chão ! Talvez seja mais fácil pra mim que tenho quase 2 m. de altura e pareça uma armário de portas abertas ! rssss
    Enfim. gostei muito deste assunto e creio que daqui saruão novas iniciativas e novas idéias para solucionarmos este problema.
    Abraços
    Valter
    Equipe Haliêutas

  13. junior lhp em março 23rd, 2009

    essa cena do loko ocorreu no pésqueiro novo anhanguera eu estava la nesse dia os caras dexarao a carpa cai na agua com o alicate e maxucaraom um monte mais é da hora isso que vcs estao fazendo maistenque ser firme na hora que ver alguen usando pois so falar nao adianta p… nenhuma valew

  14. toshi em março 23rd, 2009

    As pessoas se confundem muito sobre o uso deste alicate, se pensarmos bem todo tipo de manuseamento é errado, até mesmo usar apenas as mãos é errado pois pode tirar o muco protetor do peixe, assim como o uso de um pano ou um passaguá.
    O correto mesmo é utilizar este alicate para peixes de porte pequeno para médio, mas apenas em peixes com a boca mais dura como o dourado ou pacu, mas nao para retirar da agua, apenas para mante-los parados para retirar o anzol ou isca artificial o mais rapido possivel.
    Na verdade não podemos condenar o uso deste alicate, pois assim como o passaguá, as mãos ou até mesmo um pano, ele tem vantagens e desvantagens.
    O melhor de todos os métodos pra mim é apenas tirar a cabeça do peixe da agua e utilizar um alicate de bico longo para soltá-lo.
    A solução não é boicotar o uso deste alicate, a solução é a conscientização dos pescadores quanto a características dos peixes que pesca e também dos equipamentos que compra perguntando para amigos, vendedores, etc.
    Tenho esse tipo de alicate e continuarei a usar, pesco a muitos anos e nunca machuquei nenhum peixe com este alicate e repetindo, não vamos crucificar as ferramentas, e sim as pessoas que usam elas com imprudencia.

  15. Milton em março 23rd, 2009

    Pessoal, c ta dificil acabar com esse alicate, nós leitores do site e frequentadores dos mais diversos pesqueiros deveriamos fazer denuncia anonima aos responsaveis pelos pesqueiros com tanta reclamação eles vão tomar providência…vamos caguetar o vizinho…rsss…acho o fim da vida esse tipo de alicate…passagua neles …os pesqueiros deveriam ter mais passaguas por perto tb isso facilitaria.
    To dentro, a iniciativa q forem tomar assino embaixo.

  16. Marcio David em março 23rd, 2009

    Olá galera,

    Quem tiver fotos de peixes maltratados, por favor me envie no e-mail marcio@fishingtur.com.br que sempre estarei fazendo reportagens como esta, mostrando esse tipo de crueldade.

    Robson, me envie um e-mail que eu te retorno as fotos originais ou até mesmo uma arte pronta para este tipo de divulgação.

    Toshi, concordo com vc que usando corretamente o alicate não haveria problema, mas 95% dos pescadores querem tirar fotos e nesse caso não teria coo usa-lo apenas para segurar o peixe na água para tirar o anzol.

    Não tem como comparar uma boca rasgada por causa d eum alicate e a falta de mucosa por conta do passaguá, coisa que em dias o peixe cria novamente.

    Abraços

    Abraços

  17. Luiz Carlos em março 23rd, 2009

    Márcio, gostaria muito de parabenizá-lo pela iniciativa. Nós do pantanosso proibimos o uso de alicate há anos, mas sabemos que mesmo assim, existem ainda alguns pescadores de fazem o uso dele às escondidas. Uma forma infantil de se portar diante dos demais, e pior ainda, uma forma grotesca de total falta de sintonia com o respeito ao meio ambiente.
    Não somos donos da verdade, mas estamos com você no que tange a conscienteizar nossos demais amigos, que por pura falta de cultura, ainda se utilizam de tal equipamento.

    Abraço,

    Luiz Carlos
    Equipe Pantanosso.

  18. Gabriel Benegas de Souza em março 24th, 2009

    Sou um grande frequentador do Pesqueiro Lago Azul em Mogi Guaçu, a foto do pirarucu com a boca mutilada foi eu quem o pegou.
    Tudo bem isto passou, mas mesmo com todas essas reportagens, proibições nos pesqueiros, e por mais que a gente resalte esse verdadeiro crime ainda há pescadores que utilizam esse alicate, ontem mesmo dia 23/03/09 fui no lago azul e tinha um pescador do meu lado que todo peixe que ele pegava “tentava” pesar no alicate que estamos falando, nenhum peixe deixou de cair no chao, mesmo caindo ele persistia na tentativa de pesa-lo. Agora outro caso que o mesmo pescador estava cometendo que também acho que em alguns pesqueiros deveria até haver multa pra que faz isso, ele simplismente cevava e logo em seguida pegava outra vara com uma artificial pra tentar enroscar nos peixes, certo que podem pensar que ele estava tentando pegar algum peixe pela atração mas não era isso, ele estava mesmo tentando enroscar o peixe, no Lago Azul mesmo tem um placa bem grade proibindo o uso de garatéias.
    Vamos la pessoal vamos nos concientizar.
    Abraços.

  19. Matheus Taraia em março 24th, 2009

    Márcio convoco vc a nos fazer uma matéria que mostre o modo mais certo de se pesar o peixe se precisar tenho umas fotos no orkut com peixe pesados pelo passagua e o daniel te ajudara concerteza

    nota 1000 pela matéria nunca mais pesei peixes depois de conhecer esses caras

    abraços márcio e boas pescas para nós todos com muito bagua na linha

  20. ITALO em março 24th, 2009

    é se eu ver alguem usando um desse duma carpa so meu lado o barato fica feio
    eu levo até caminha para por as carpas para elas nao se debaterem e machucar
    quem é o idiota ?
    acho q eu nao sou
    mais se eu ver um cara fazendo isso eu vou ficar mto puto
    alem de dar ua comida de rabo nele vou tomar o alicate

  21. André Cequelero em março 25th, 2009

    O pior de tudo é que muitos pescadores estão usando o alicate para tirar o peixe da agua e pesar… é uma ignorância sem tamanho.

    O que que custa tirar o peixe pelo passaguá??!! e pendurar o alicate no passaguá…

    é muito fácil fazer isso, mas tem muitos pescadores que não pensam nas consequencias de seus atos.

    Esses pescadores tem medo de pegar o peixe com as mãos, aí penduram em alicates, então esses não são pescadores.

  22. Valter Equipe Halieutas em março 25th, 2009

    Amigos,
    Pelo que percebo nos comentários que vi até agora, o que falta é principalmente conhecimento sobre o uso correto deste alicate. Vemos pescadores conceituados e famosos usarem este alicate, e o pescador amador, por analogia, entende que o uso esta correto. Ledo engano. Creio que esta situação só vai mudar quando todos os envolvidos se engajarem numa campanha, se não pela proibição, pelo menos pelo uso correto deste alicate. Creio que o primeiro passo já foi dado pelo Marcio criando esta coluna e nos alertando. Temos que continuar esta caminhada. Temos de ser os fiscais e os multiplicadores destas informações e cobrar dos pesqueiros e dos programas de pesca, ações para minimizar o sofrimento desses peixes, que nos dão tanta alegria. Já à partir de minha próxima pescaria vou ficar em cima de quem usa mal o boga ou mesmo quem não souber manusear o peixe corretamente.
    Somos os maiores interessados e se nada for feito seremos os maiores prejudicados.
    Abraços
    Valter
    Equipe Halieutas

  23. ITALO em março 25th, 2009

    programa de tv nao ajuda em nada
    ja vi varias veses no pescaalternativa ele segurando peixes com alicate
    no jair rigotti tbm
    tem q ser radical
    tem gente chucra q nao intende disso tudo
    e nao quer saber de nada
    proibir e ja era

  24. gilson em março 25th, 2009

    Muito boa matéria ,espero que seja bem divulgada pois tive o despraser de ter presenciado uma pessoa com o alicate pesando uma pirarara de 15kg só segurando pelo alicate. Um peixe desse tem que ser abraçado e não segurar pelo alicate podendo ferir o peixe.Espero que os donos de pesqueiros não deixem mais usar este tipo de alicate.

    abraços

    Gilson

  25. fabian em março 25th, 2009

    li essa materia apos ter comprado o bentito alicate, aposentei o danado no mesmo dia!!!!!!!!!

  26. Valter Equipe Halieutas em março 26th, 2009

    Italo,
    Os programas de pesca tem sim grande influencia sobre os pescadores. Assim como qualquer outro programa, o pricipal propósito é o comercial. Se um Nelsoinho, marcão ou jair falarem nos programas que determinada isca pega muitos tucunarés, com certeza esta isca será incluída nas tarlash de muitos pescadores, até mesmo daqueles que só vão pescar tucunarés no ano que vem, mas a isca que fulano indicou já esta na caixa !
    Creio que o problema de manuseio de peixes deve ser levado com muita seriedade e embasada na opinião de pescadores, biólogos, criadores de peixes, donos de pesqueiros e qualquer um que tenha informações e conhecimentos que nos ajudem nessa arte maravilhosa que é a pesca !
    Abraços
    Valter
    Equipe Haliêutas

  27. Diego Figueroa em março 26th, 2009

    Infelizmente o que vemos em pesqueiros não é só o fator dos alicates, e sim, muitas outras ações que fazem com que repensassemos nossas maneiras.
    Confesso que logo quando comprei esse alicate o usei de maneira inadequada, possuo até uma foto segurando o peixe pela boca.
    Mas felizmente, amadurecemos com o passar do tempo.
    Muitas vezes o pescador não tem informações suficientes e acaba cometendo esses erros comuns.
    É necessário nesse caso, um trabalho de concientização que tem que partir dos próprios donos de pesqueiro e sites especializados no assunto.
    Uma boa dica seria de instruir os donos dos pesqueiros a panfletar com informações básicas sobre maus-tratos, com fotos BEM CLARAS e CHOCANTES para conscientizar o pescador.
    Mas é claro que, há aqueles que não dão a mínima, vejo pescadores devolvendo peixes para agua com chutes, ou, pisando neles para que esses parem de pular, é revoltante, mas, nem todos compartilham do espírito esportivo que nos une nessa paixão.
    Parabéns pelo excelente trabalho que voces vêm fazendo.
    Atenciosamente.

    Diego Figuerôa.

  28. Wagner Martins De Castro em março 26th, 2009

    Pessoal dá dó, como eu pesco muito lá no maeda, eu vejo muitas carpas espelhos com as bocas mutiladas, e tambem varias corimbas, se todos que usam a pesca esportiva pudesem levar um pano não pra retirar o peixe dágua mas só pra seguralo dentro dágua pra retirar o anzol seria de grande ajuda, visto que nossa meta e fisgar o peixe e nossas melhores fotos são as lembranças.

  29. ITALO em março 27th, 2009

    wagner pesco mto no maeda tbm
    tem uma carpa cabeçuda no tanque 7 q esta ocm a boca totalmente dilaçerada
    ja pesquei ela 2 veses
    incrivel como ela nao morreu
    o sr maeda com o dinheiro q ganha distribuir alguns panfletos igual nosso amigo ali disse
    nao somente la
    mais em todos os pesqueiros
    abrs

  30. Fernando em março 29th, 2009

    Bom acho muito importante esses tipos de materias acho que seria uma boa ideia a galera do fishingtur fazer uma materia explicando como pegar o peixe sem que ele se debata na mao do pescador, os peixes que o pescador pode pegar na mao sem problema, e dos que vc tem que pegar com cuidado pois tem dente afiado ou coisa assim.
    Acho que assim iremos diminuir bastante esse tipo de material nos pesqueiros.

    Abraco a todos

  31. Claudio pescador em março 29th, 2009

    Toda e qualquer ferramenta utilizada de forma errada ou inadequada causa algum problema, no caso do alicate e a mesma coisa, precisa esclarecer os pescadores a forma correta de usar e quando usar.
    Cabe a nos pescadores com alguma experiencia passar a forma correta. De que adianta falar sobre a forma correta de realizar o pesque e solte, e em nossas pescarias cometemos os erros?
    Um exemplo, fala-se tanto em não pegar os peixes com a mão seca, para não retirar o muco protetor, pois pode causar a morte do peixe por ataques de bacterias. Muitas fotos deste site mostram peixes ” abraçados” Não seria isso um erro?

  32. daniel almeida em março 30th, 2009

    Eu continuo com meu pensamento extremista EM CARPAS… mas isso aqui não é regra , lei, obrigação,, é só oque vemos por ai a fora e colocamos no ar, pro pessoal tb ver… abraçoss

  33. Valter Equipe Halieutas em março 30th, 2009

    Bom dia, amigos !
    Creio que essa discussão ainda vai longe, mas não podemos mais permitir que atrocidades continuem a ser feitas nos pesqueiros e na natureza.
    Concordo com o Claudio. Toda ferramenta tem de ser usada de forma correta. O que cabe à nós agora é mostrar o uso correto e sobretudo como o uso incorreto pode maltratar um peixe, levando mesmo á morte, como vimos nas fotos acima.
    Eu adotei uma regra para pesar meus peixes: eu os peso dentro do passaguá, solto, peso o passaguá e desconto do peso incial. Fácil, rápido e não estressa muito o peixe!
    Tenho certeza de que muitas outras idéias surgirão daqui pra frente.

    Abraços á todos.

    Valter
    Equipe Haliêutas

  34. rogerio ribeiro em março 31st, 2009

    olha gente esse link no youtube , acredito que seja a forma correta de se pesar um peixe , e alem da musica de fundo é muito BOA http://www.youtube.com/watch?v=Zp5XMGJoX2o&feature=related

  35. Junior Fuster em abril 3rd, 2009

    Eu concordo com o amigo Toshi…

    O alicate por si só não é prejudicial, pois o problema está no uso incorreto do mesmo. Realmente o uso em carpas é prejudicial por conta das suas características: boca frágil, principalmente para suportar o peso do corpo sustentado pelas garras de ferro. Porém faço uso deste alicate em pacús e tambas e não vejo dano significante para deixar de usá-lo. É preciso lembrar que para “ambientalistas e não pescadores” o nosso esporte não é bem visto, uma vez que o fato de tirar um animal do seu habitat fisgado por um anzol de aço que perfura sua boca (no caso das carpas, frequentemente sangram) é uma ação relativamente bruta no ponto de vista de quem não é pescador.

    A questão principal é conscientizar o uso correto deste equipamento, ou seja:

    Usar o alicate somente para a retirada do peixe da água e facilitar seu manuseio para soltura, e não para ficar exibindo para os amigos, nem pousando pra foto. Isso significa que o uso é momentâneo, 1 minuto é suficiente.

    O alicate evita também que o peixe se debata no solo, demore para ser solto e etc.

    Acho que se prolongar o assunto chegaremos a uma discussão mais produtiva do que simplesmente abolir o uso da garra.

    Abraços

  36. daniel almeida em abril 4th, 2009

    Já Sei pessoal é só lancarem esse alicate SEM A MARCAÇAO de pesagem, assim o pessoal nao fica com o peixe pendurado, pq nao vai tem mais o peso…. e ai uma opção ??

  37. NILTON em abril 5th, 2009

    é muito mais pratico usar o passagua, e eliminei o uso de alicate, muito legal esta materia de concientização

    abraço

    nilton

  38. daniel almeida em abril 5th, 2009

    pra acaba com isso, é só tirar a marcação da pesagem da balança…. pronto

  39. thiago em abril 6th, 2009

    Daniel ate acho que iria minimizar um pouco retirando a Marcaçao , mais tam bem acredito que nao vai solucionar o problema , a forma que vejo para acabar com isso e os pescadores que usam o alicate desta forma como vimos nas fotos , e criar vergonha na cara e nao usar mais , querendo ou nao todos sabem que usando o alicate desta forma isto compromete o peixe , mais poucos pensan no amanha .

    Abraços aos pescadores que pensan no amanha

    thiago

  40. Junior Fuster em abril 6th, 2009

    Eu ainda acho que o problema está na forma como é utilizado. Já vi “pescador” passeando com o peixe pendurado mostrando de amigo em amigo o peso do dito cujo.

    Como provavelmente o uso não será abolido, até por que grande parte dos pesqueiros permitem o alicate, é mais válido instruir a utilização correta do mesmo. Os redondos por exemplo possuem dentes fortes e boca resistente, o uso do alicate facilita a retirada do anzol, não permite que o peixe se debata tanto contra o chão e não causa danos maiores, já que é inevitável o stress causado também pela “briga” em si.

    Como disse, para alguns a própria pescaria é uma brutalidade com os peixes, então deve-se tomar cuidado para não exagerar neste senso de proteção dos peixes uma vez que não se pratica pesca predatória… Peixe de pesqueiro não tem importância ambiental, até por que estão alí para serem consumidos quando o pescador desejar, não é?

    É claro que existe um valor emocional para com os troféis que fazemos questão de manter vivos dentro do lago, assumo que não gosto de maus tratos e atitudes desnecessárias.

    Este problema com as carpas são devido a fragilidade deste peixe que tem muitas características ornamentais, derrepente a sua pesca poderia até ser repensada, pois até mesmo o uso de chuveirinho fere muito esses peixes. Quem pesca cabeçuda já deve ter tirado uma com anzóis espalhados pelo corpo.

    Se a pesca esportiva ao contrário da pesca amadora com intuito de se alimentar, tem como objetivo a esportividade, então é válido um debate sobre a espécie de peixes que devem habitar um lago esportivo.

    Talvez pensando nisso é que vejo alguns pesque-pagues proibindo a soltura do bicho.

    Abraço

  41. Bruno em abril 7th, 2009

    Galera eu estou chocado no nivel que isso chegou…..
    Ontem pescando peguei alguns corinbas….todos com a boca rasgada….e um praticamente sem o maxilar….eu fiquei pasmo….nm se como ele sobreviveu e muito menos como esta atacando…..

    E depois vi um cara com uma carpa espelho de +- uns 9 kg pindurada pela boca…..fiqeui com vontade dde pendurar o cara…..e falei pra ele solatr aquele alicate……e segurar o peixe corretamente…..o cara nm gostou muito…..e quiz partir pra ignorancia eu ja ia aproveitar p´ra pendurar o maluco….mas os amigos dele e um funcionario dop pesqueiro acabaram com a festa…..

    Mas como pode as pesssoas utilizarem estes equipamentos em peixex de boca mole como as carpas e o corimba…..

    Mas fazemos a niossa parte se os poequeiros não fazem paciencia…..

  42. admin em abril 7th, 2009

    Boa Bruno.

    Eu falo e não estou nem aí. Não acho que devamos ser radicais, mas pelo menos o mínimo tem que saber. Tem peixe que não dá pra usar o bogagrip e carpas são os exemplos.

    abs

    Robson
    Fishingtur

  43. Marcio David em abril 16th, 2009

    Não tem jeito, vc vai hoje a lojas de pesca procurando material de pesca para iniciantes e o alicate sempre esta no meio. Eles querem é vender e ganhar dinheiro.

    Primeiro cabe a nós, conscientes tentar passar ao máximo esse tipo de informação.

    Em segundo, os donos de pesqueiros deveriam colcoar um banner na entrada proibindo o uso desses alicates ou até um banner ensinado o pescador a usar e pesar com o passaguá.

    Em terceiro e depois d einformado, o pesqueiro poderia cobrar multa em qem for pego usando o alicate.

    Porém os pesqueiros deveriam disponibilizar alguns passaguás pelo lago, isso iria facilitar.

    Eles reclamam que os pescadores roubam os passaguás. O ideal como tem no Lago Azul, Córrego, Anhanguera entre outros é um passaguá pesado e com o cabo grande,+-2mts, assim o mau pescador não vai conseguir roubar.

    Abs

  44. thiago VALINHOS em abril 17th, 2009

    .Marcião temos por exemplo o pesqueiro Recanto do Pacu em Souzas, o Sr Raimundo disponibiliza um passagua para cada pescador ,e logico o uso do BOCAGRIP neste pesqueiro e proibido ,isso acaba minimizando a situaçao .

    Neste caso em uma forma dos demais pesqueiros tam bem ter esta iniciativa , sabendo que alem do pesqueiro que comentei outros tam bem adotaram , mais nem todos .

    Abraços
    Thiago

  45. Douglas em abril 21st, 2009

    Gostaria de agradeçer pela oportunidade de mostrar, como é dificil ver os maus tratos com os peixes na maioria dos pesqueiros,onde nossos colegas de pescaria usam alicates para pesar os peixes, talvez eles não saibam que machuca a boca do peixe e com a boca machucada os peixes não comem, alem de tudo isso reclama da pescaria que não esta boa, isso é um absurdo !!!!
    Senhores pescadores vamos nos concientizar que os peixes neste porte, só existe em pesqueiro temos que preservar.
    Bom vai ai uma dica!
    Ao invéz de pesar direto com o alicate pela boca do peixe, pese pelo paçaguá e desconta + ou -1kg do paçaguá.
    Com isso você vai perserva a raça e manter os peixes famintos para obter uma grande pescaria.
    Obrigado.

  46. Rodrigo (Curitiba) em abril 25th, 2009

    Marcio / Eduardo e amigos pescadores!
    Quero parabenizar vcs por esse site, ja havia gostado de outras materia mas essa em especial me fez comentar.
    Estou montado um site de pesca aqui de pesque pagues como chamamos aqui em cutitiba mas esse assunto vou conversar com o Marcio pelo MSN.
    Gostei muito dessa materia, juro que nunca havia me tocado do perigo que sao esses alicates. nunca pesquei um peixe com mais de 2 kilos e meio, mas mesmo assim nao usarei mais para retira-los da agua. Vou sair agora mesmo comprar um pasagua para nao cometer mais esse crime contra os peixes. Para saber o peso vou prender o alicate no passagua e nao no peixe! me sinto envergonhado de nunca ter percebido isso antes. agradeço muito ter lido essa materia!! e com certeza vou divuldar nos pesque pagues que eu for e tambem no meu site! abraços e muito obrigado Rodrigo – Curitiba

  47. lucas em abril 28th, 2009

    EU USO ESSES ALICATES MAS EU NÃO ABUSO ESSES PEIXES MACHUCADOS EU SEGURO NA MÃO E OS QUE TÃO DE OTIMA SAUDE EU PEGO COM O ALICATE MAS APENAS OS DE BOA OSSEA COMO PACUS….

  48. PAULO – JUNDIAÍ em maio 12th, 2009

    Na verdade, o “pescador” amador é uma espécie em evolução: ainda hoje o que mais se vê é um “cara bronco” que quer pegar um “monte” de peixe, e levar prá casa p/ contar vantagem p/ os amigos; sem qq conciência conservacionista/ambientalista, e que quando vai p/ um pesqueiro natural se comporta da mesma forma, depredando o ambiente.
    Somente a educação ira levar esse povo a se comportar adequadamente nos pesqueiros, no transito, nos coletivos, nos estádios etc, etc, etc…

  49. oculto em maio 14th, 2009

    Pessoal,

    Excelente matéria. Eu como pescador iniciante adiquiri um alicate por indicação de alguem que provavelmente está interessdo somente em vender (triste cena). Acompanho diariamente o site e as dicas, porém não vi meio alternativo pro alicate. Qual a indicação dos amigos ?

    abraços

  50. lucas em maio 15th, 2009

    Bom ele serve para segurar o peixe….. alguns casos é uma balança.

  51. Rodrigo em maio 19th, 2009

    Oculto, vc pode comprar um passagua! nao sei se é assim que escreve, mas fala assim que nas lojas de pesca eles sabem eh um negocio tipo o um caçado de borboletas, para pesar vc pega o peixe com o passagua e pega a ponta dele com o alicate.. vai saber o peso do peixe e nao vai machuca-lo. ate mais! entendeu?

  52. oculto em maio 20th, 2009

    Ahhh obrigado pelo dica. É exatamente como eu faço, pelo que tinha entendido era o “exterminio” do alicate.

    Obrigado ai pela ajuda

  53. André em junho 6th, 2009

    Boa noite pessoal.

    Independente de alicate ou não, acho que a questão é a “orientação”. Explico:

    Estou chegando meio atrasado na conversa, porém gostaria de opinar também baseado em alguma experiência que eu tenho em pesqueiros.

    É fato que este tipo de atrocidade acontece, inclusive outras do tipo colocar o peixe no chão para tirar o anzol de sua boca (quando eu ví isso o peixe estava até mesmo com pedras encrustadas em sua pele, pois o pescador tinha até mesmo pisado em cima do mesmo), pegar o peixe pelas guelras, esmagar os dentes e ou boca de tambacus, pacus, etc com aquele alicate do tipo pega peixe que parece um alicate universal, etc.
    No caso do peixe com as pedras foi usado um puçá para retirá-lo da água.

    Pesq-pagues são muitas vezes lugares onde os marinheiros de primeira viagem de pescarias vão aprender o esporte, creio que seja uma questão de orientação ao pescador iniciante.

    Nós que frequentamos com maior assiduidade estes estabelecimentos podemos fazer a nossa parte orientando à respeito da melhor maneira de agir para com os peixes, pois se os peixes são massacrados, maior será o custo de manter o pesqueiro, mais caro será cobrado ou pior a qualidade dos mesmos será ruim.

    Com uma boa orientação, todos saem ganahndo. :-D

  54. francisco em junho 9th, 2009

    amigos. concordo que este tipo de acessorio em pesqueiros é totalmente desnecessario..ja que a ideia é pescar o peixe e devolver nao tem porque o uso deste tipo de alicate, ja que para retirar o peixe da agua nao tem nada melhor que um bom puça que nao causa dano algume ao peixe.com o peixe fora da agua nao é necessario mais que as maos para segurar o peixe para uma bela foto. sds

  55. Eduardo em junho 27th, 2009

    Opinião

    É claro quer nos exemplos dados o uso foi de maneira errada, principalmente em pesque e pagues onde há gdes peixes e com boca mole… como as carpas que tiveram a boca mutilada por maus pescadores.
    Mas acho que não devemos generalizar, há vários casos em que seu uso é viável… principalmente na pesca com iscas artificiais (garatéias) onde o boga serve para contenção do peixe na remoção da garatéia e também com peixes com dentição, como traíras, cachorras, ciobas, cavalas, espadas etc……….. é muito perigoso manipular esses peixes sem o boga.
    Fora isso há estudos científicos realizados por biólogos que mostram a cicatrização nos maxilares de peixes onde a cartilagem inferior da maxila foi perfurada com o boga ou com anzol, mostrando uma cicatrização completa em 20 dias.
    Eu uso conscientemente e acho errada a propagação da idéia que o boga grip é um CRIME, e sim o seu bom uso, sempre com CONSCIÊNCIA.

  56. Marcia Kelly em julho 13th, 2009

    Sou biologa, trabalho com parasitas de peixes criados principalmente em pisciculturas, e hj foi a primeira vez que entrei no site de vcs, não posso dizer que gostei das coisas que vi mas posso afirmar que essas cenas são verdadeiras crueldade com peixes… Espero realmente que essas armas(alicates) contra peixes sejam banida, pois os peioxes assim como o ser humano tambem sente dor e sofre com tudo isso. Um Abraço

  57. Rogério em julho 25th, 2009

    fiquei indignado, eu pesco peixes com mais de 10kg,não peso o peixe pela boca,coloco o alicate com balança no pasaguá o peso vai dar o mesmo,é uma dica muito boa para pescadores que querem pescar um peixe sadio.

  58. Roger em julho 29th, 2009

    É isso ai Rogerio, pra pesar o peixe seja ele qual for, somente no pasaguá, ou sacolas que geralmente são utilizadas em torneios, nunca direto na boca. A maioria das pessoas acredita que os peixes se regeneram rapidamente, não é bem assim. E para os broncos que acham que isopor lotado de peixe é bonito. Troquem o isopor por uma máquina fotografica, vcs vão perceber que o resultado será melhor.

  59. matheus em agosto 6th, 2009

    Tenho 15 anos e pesco redondos
    eu usava esse alicate ai vi essa reportagem e comprei um passagua e abandonei o alicate

    mesmo nos tambacus que tinha boca ossea eu ouvia o barulho de algo quebrando quando pendurava o peixe , axo q era os ossos da mandibula..

    agora eu uso uma balança digital pra pesar o peixe e tiro foto abraçano ele

    otima reportagem , abraço

  60. otavio em agosto 17th, 2009

    Hoje navegando pela internet tive a oportunidade de conhecer esse site. Parabenizo pelo excelente trabalho de divulgação da Pesca Esportiva e, principalmente, pelo espaço dedicado aos Pesqueiros e seus pescadores.
    Porém, não tive como não participar da polêmica que colocaram o pobre do “boga”, ou “grip” ou “contentor”. Juro à vocês que pensei umas 10 vezes antes de dar a minha opinião. Por que? Porque pode parcer que estou tomando o lugar de advogado do diabo! E na verdade, apenas gostaria de mostrar ou chamar os amigos para uma reflexão maior. Para ser mais claro, não é apenas o grip que é o vilão nessa história toda. Realmente da “dó” de vermos a s fotos apresentadas no site com os peixes com suas bocas deformadas e/ou machucadas devido ao mal uso daquele equipamento …. mas vamos um pouquinho além. Dá mais “dó” ainda vendo o peixe fora de seu ambiente natural. Aí eu pergunto à voces: O que o peixe está fazendo fora da água?
    Posso imaginar centenas de respostas …. e diante de todas as centenas de respostas, tenho uma outra pergunta: mas por que diabos vocês foram lá no pesqueiro, capturaram um peixe, retiraram ele do seu habitat, constataram que estava ferido ou deformado e caíram de críticas no boga ou nos pescadores que provocaram a tal deformidade e ferida?
    Teve um depoimento de uma bióloga no dia 13/07/2009 em que ela declara (copiando do texto dela):
    “…. afirmar que essas cenas são verdadeiras crueldade com peixes… Espero realmente que essas armas(alicates) contra peixes sejam banida, pois os peioxes assim como o ser humano tambem sente dor e sofre com tudo isso”.

    Em parte, concordo com ela. Realmente o “peixões” e os “peixinhos” também sentem dor e sofrem. Afinal são seres vivos de sangue quente, com veias e artérias irrigando seus tecidos. Como também possuem sistema cerebral, tem um vasto sistema neural em seu corpo e, por isso, reagem sentido dor, como nós Seres Humanos. As respostas de defesa dos peixes, assim com as nossas é de descarga de adrenalina na corrente sanguínea para reagir a uma ameaça iminente de perigo , liberação de endorfina para aliviar a dor, aceleração dos batimentos cardíacos para aumentar a oxigenação do tecidos (peixe também morre de ataque cardíaco!) para aumentar a resposta muscular …. enfim, são seres vivos como a gente!
    Ou seja, o bichinho tá quietinho em seu lugar …. nadando de lá pra cá e de cá pra lá …. de repente algo aparece em sua frente, algo atraente, palatável … com um odor fantástico e, por estímulo ou impulsos natural ela abocanha o atrativo …. pronto, está literalmente ferrado com um anzol de aço-carbono afiado a laser! Será doí? Será que machuca? Será que a ferida vai cicatrizar? O sistema imunológico do peixe está saudável? São tantas as perguntas que poderia fazer aqui e, mesmo assim, o peixe está ferrado.
    A aprti desse momento o peixe está entregue a sorte e, o tadinho só fez reagir a um instinto …
    E no final dessa estória,o boga vira uma “arma” como descreveu a bióloga.
    Para mim, que pratico o espque e solte a mais de 20 anos, tenho plena consciência do que sou. Sou pescador, me declaro como pescador esportivo amador …. mas, pelo simples e verdadeiro fato de me auto-declarar assim, sou também um predador. Eu estou, com ser humano, no alto da cadeia alimentar. Quando saio para pescar, saio munido de várias, não apenas uma, armas para capturar o peixe. Vou para um duelo, assim como cada um que escreveu aqui … munido de bom material …. linhas de multifilamento, varas de ação média, rápida , boias, anzois, iscas naturais, embebidas em cachaça … ou seja, munido até os dentes para CAPTURAR meu trofeu! E o culpado, o boi de piranha é o Boga …. um alicate.
    Não, vamos para de hipocrisia …. esse papo de que o boga é um crime, só é porque existem pescadores, e não aqui classificarmos de bons ou maus. O boga é um instrumento tanto quanto uma shimano, um gamakatsu, uma garatéia 4x, uma multifilamento e até mesmo o passgua.
    Todos o ítens são armas para que aumente nospossibilidade de captura contra a fera, o tadinho do peixe, que apenas reage pelo instinto. O certo, o politicamente correto, seria que pescássemos apenas com linha de mão, se preciso boia feita de cortiça natural e sem luvas! Pelo menos daríamos ao peixe uma chance maior, afinal se a linha cortar nossas mãos sentiríamos dor e, quem sabe, desistindo do embate.
    Gostaria de lembrar aos amigos que os Pesqueiros não são áreas de preservação da natureza ou áreas de preservação ambiental (APAs), são estabelecimentos comerciais que propiciam aos pescadores um espaço para a prática da pesca, principalmente dos peixes das bacias do araguaia, pantanal e bacia amazônica de uma forma extremamente barata. Para pescar uma pirarara no Amazonas ou no Araguaia teria que gastar uns R$2000,00 ou R$3000,00 (quem sabe muito mais). Se vou a um pesqueiro gasto 50,00 60,00 ou 30,00.
    Mads para ambas as pescarias gastamos uma considerável soma de recursos em nossos equipamentos de pesca. Ou seja, esteja aonde estiver o peixe, estaremos sempre o mais bem armado para capturá-los, somos em síntese e pro nossa natureza seres Predadores. O sentimento e a postura em nossas açoes como defensores do Meio-Ambiente e preservacionistas em relação à Natureza deve partir sempre de termos a consciência que tanto a pesca como a caça, por mais esportiva que seja, ainda é uma covardia contra a natureza. A covardia é do Homem e não do boga, do anzol, da carretilha , etc etc.
    Se há uma forma correta de usar esse equipamento, há. Ele não foi idealizado para embarque do peixe e sim para contê-lo dentro da água, na borda de uma embracação ou na beiro do rio ou lago para a extração do anzol ou garatéia.A remoção do peixe de dentro da água deve ser efetuada com o apoio do braço por baixo do ventre do animal ou segurando a nadadeira caudal. Agora, para finalizar, lembrem-se da minha pergunta lá no começo …. por que tirar o peixe de dentro da água?
    ….. porque somos seres humanos e necessitamos de provar noss ascendência sobre os outros seres. Necissitamos de mostrar nossos trofeus!
    Abraços a todos.

  61. otavio em agosto 17th, 2009

    Desculpem os erros de letrinhas esquecidas, trocadas ou simplesmente erradas no texto anterior … é que sou catador de “mio” no teclado.
    Abraços

  62. renato em agosto 17th, 2009

    fala serio hein bacana escrever um texto desses ai cansei de ler viu

    alicate é covardia e tenho o dito

  63. Valter em agosto 17th, 2009

    Caro Otávio,
    O que voce descreve é o que seria o mundo ideal. Esse mundo ideal deveria existir em qualquer área de nossas vidas. Não seria ideal que nossos mananciais fossem protegidos? Não seria ideal que os grandes barcos de pesca respeitassem a lei e não passassem grandes redes em nosso litoral? Não seria ideal que os políticos agissem de forma correta, honesta e em benefício de todos ?
    Poesia e sonhos á parte, voltemos ao mundo real!
    Existem milhares de pesqueiros por este país, onde milhares ou até milhões de pessoas pescam semanalmente, justamente por ser um lugar seguro, que oferece boas estruturas para o pescador e sua família. É sim um grande filão comercial e tem que ser explorado da melhor forma possível.
    O alicate está sendo usado de firma incorreta por 99% dos pescadores que freqüentam esses lugares e isso é fato facilmente observado nos pesqueiros.
    Os pesqueiros investem muito dinheiro para repor peixes mortos e machucados que foram manuseados de forma incorreta. Alguns desses pesqueiros, principalmente os que possuem grandes exemplares, treinam seus funcionários para auxiliar o pescador que fisgou um desses grandes peixes, para que não sejam machucados durante a briga e na hora de tirar aquela foto.
    O boga foi usado inicialmente para se tirar a garatéia da boca dos grandes tucunarés e de outros peixes esportivos. Os programas de pesca mostraram este instrumento que e rapidamente foi copiado e fabricado á um custa muito baixo.
    Já arrumei algumas discussões em pesqueiros por causa do mau uso deste alicate. Nem em torneios que participo eu uso o alicate, usando sempre um passaguá para a retirada do peixe.
    Já pesquei muito de linhada de mão, mas a tecnologia esta aí e foi feita para ser usada. Cabe a nós saber usá-la de forma consciente e correta.
    Realmente uma pescaria no Pantanal ou na Amazônia é para poucos. Aliás, o Pantanal já não é o mesmo há mais de 15 anos. Temos de ir cada vez mais longa para pescarmos bons exemplares, tornando a viagem cada vez mais cara e longe da realidade de muitos.

    Um grande abraço
    Valter
    Equipe Haliêutas

  64. bruno em agosto 17th, 2009

    Primeiramente,

    Parabenizo novamente a galera do fishingtur pela matéria.

    Bom em resposta ao nosso amigo, com todo respeito é claro pela sua opnião.

    Como você disse somos seres humanos e como tal seres pensantes, e todos pescadores esportivos cientes do que o anzol causa em um peixe, mas vamos aos fatos, então quer dizer que ja que eu ja machuquei o peixe com um anzol de aproximadamente 1mm de diamentro ou talvez 2mm que é suficiente em pesqueiros, tenho o dever de continuar maltratando o bixo entao rasgando a boca dele que ja foi furada mesmo por um anzol, sendo assim c em razão nm importa mesmo, provavelmente ele vai morrer por uma infecção nm microfuro…..

    Com todo respeito isso nm é ser um pescador esportivo, quem quiser usar o alicate que use, desde que saiba que esse alicate é pra ser usado em peies com boca ossea e dura, nm em carpas e corimbas que na sua boca so tem uma cartilagem.

    Mas opnião cada um tem a sua, mas acho que consciencia coletiva algumas vezes funciona e o bocagrip realmente é ma crueldade para carpas ou peixes muito pesados.

    Bom um abraço a todos e desculpem pelo enorme texo….

  65. Gustavo em agosto 27th, 2009

    Ola pessoal , eu possuo o alicate grip , mas utilizo apenas em peixes com boca mais rigida , utilizar em carpas eh um absurdo , esses manés nao veem que a boca delas sao extremamente fracas , tanto que quem jah pescou carpas tem que ter uma certa paciencia se nao ate mesmo a puxada pode feri – la para mim deveria ser crime utilizar esses alicates em carpas eu so a favor que seja um crime…

    pois todos estao cientes das bocas das carpas

    um abraço a todos e boas pescarias !!!!

  66. sergio em agosto 28th, 2009

    Parabéns pela materia, esclarecedora, hoje em dia com tantos pesqueiros, os peixes estão sendo muito judiados, estes pescadores qaue maltratam os peixes devia ser jogados no lago, pra outros idiotas iguais fazerem a mesma coisa com eles. Continue com essas materias. Parabéns.

  67. Thaimir Paranayba em setembro 1st, 2009

    Eu acho essa pesca esportiva uma covardia… com alicate ou sem alicate.
    Já vi em pesqueiros os proprietarios decidirem que cada um leva seu peixe pescado. Nada de devolver ao lago… o anzol mutila a boca do peixe e muitas vezes acontece de durante a semana surgirem peixes mortos na beira do lago.
    Imagine a fizéssemos a caça esportiva do macaco, da ema, da capirava, caça o animal, dá a cacetada pra pesar e depois solta no mato…. tem dó!!!!
    Pesca-se o peixe e leva pra casa pra comer, ou vamos parar de fazer de conta que somos ecologistas…
    as fotos estão aí pra mostar…
    e se for mais a fundo vai achar mais barbaridade…
    pesca esportiva… eu heim…

  68. Valter em setembro 1st, 2009

    Thaimir,
    Eu pesco porque sou amante da pesca, que alem de ser um esporte, nos deixa mais perto da natureza. Esta comprovado por estudos, e tem saido muitos estudos sobre este assunto em todas as revistas de pesca, que um peixe que é fisgado e solto tem 98% de chances de sobreviver. Pelo visto voce defende a indústria da pesca, com grandes barcos pesqueiros, que passam parelhas por todfo nosso litoral, dizimando gerações inteiras de uma mesma espécie, ou mesmo armando espinhéis de até 10 km, com um anzol a cada 5m, fisgando grandes peixes, golfinhos, tartarugas e até arraias. Os peixes de pesqueiros são criados para o propósito da pesca amadora e também para alimentação, pois já deve ter visto pintados, tilápias e dourados nos grandes mercados, certo ?
    Quanto à caça, a quantidade de indivíduos de uma espécie como essas que vc citou é ínfima perto da qtde. de peixes que existe nos pesqueiros. Foi infeliz sua comparação. Voce devia mandar reclamações como esta para o Ibama, que permite que barcos passem arrastões à 100m da praia em Boracéia/SP, simplesmente pq os donos destes barcos são “parceiros” de pesquisa, quando já presenciei eles enterrando tartarugas que ficaram presas e morreram nestas redes. Os pesqueiros nos permitem praticar a pesca com pouco gasto, e nos dando a mesma sensação de uma pescaria num Pantanal, no Araguaia ou na Amazônia, onde se gastam fortunas e muitas vezes nem se pegam muitos peixes. O desafio de se pegar um peixe em pesqueiro é tão grande quanto se tentar pegar um peixe na natureza. Tente pegar uma tilápia de 500 gr. numa das represas ao redor de São Paulo!
    Quando quero comer peixe, eu vou nas pedras…nas pedras de gelo de um mercado e compro !!!
    Acho que voce deveria repensar seus conceitos. E se não mudar, melhor não ir pescar, pq senão voce será o primeiro pescador que eu verei se estressar numa pescaria….ha,ha,ha !
    Abraços
    Valtinho
    Equipe Haliêutas

  69. Toshi em setembro 1st, 2009

    Thaimir
    Peixes são animais de sangue frio, não sangram como mamíferos ou pássaros. Estudos feitos pelo CEPTA comprovaram que o anzol com farpa ou sem tem o mesmo efeito e de 7 a 8 dias o peixe esta totalmente recuperado.
    Não me considero e nem “faço de conta” que sou ecologista, apenas tenho educação e sei que não é legal jogar lixo na rua, matar animais por matar ou coisas do tipo.
    A pesca esportiva vai mto além de apenas sentar e pescar, atavés dela vc cria uma nova visão com relação ao ambiente e q vc é o visitante.
    entre no site do pesca alternativa, procure pelo programa “113 – Campeonato de Bertioga Com Nelson” e assista o quadro “Conhecendo CEPTA” e conheça os estudos realizados com relação a pesca esportiva.

  70. bruno em setembro 1st, 2009

    Bom ainda bem amigos pescadores, que a maioria de nós praticamos a pesca esortiva, porque se fossemos levar todos os pixes que pegamos nos tanques ou rios…..iamos começar a extinção das especies….alias pensamentos como do nosso amigo que é contra a pesca esportiva é que acaba com as espécies de animais em geral.
    Bom cada um tem sua opnião mas por favor falar besteiras é demais…
    Abraço a todos os pesadores eportivos que respeitam os animais neesse site….

  71. thiago Valinhos em setembro 1st, 2009

    Boa Valter e Toshi, e isso ai…. tantas coisas erradas que acontece nestes litorais entre outros lugares, depois vem falar que a PESCA ESPORTIVA E COVARDIA , SEM
    ALICATE OU COM ALICATE, sai fora………..

  72. Caio Henrique em setembro 2nd, 2009

    Quais São esses pesqueiros?

  73. lucas em setembro 2nd, 2009

    EU JA FIZ VARIOS COMENTARIOS AQUI A PESCA ESPORTIVA É A MELHOR DE TODAS PQ SE VC LEVA O PEIXE VC ESTA RETIRANDO UM PEIXE QUE PODERIA ESTAR SE REPRODUZINDO ENQUANTO A ESPORTIVA VC PEGA DEVOLVE E O PEIXE SE RECUPERA EM ALGUNS DIAS / O ALICADE DEVE SER USADO COM CONSIENCIA COMO EU… EU USO ALICADE E NUNCA NENHUN PEIXE COMIGO FOI DESTRUIDO OU FERIDO…ENTAO SE VC ACHA ERRADO O ALICATE APENAS APRENDA A USAR

  74. Thaimir Paranayba em setembro 3rd, 2009

    Eu simplesmente não pesco. E quando pesco, certamente me interessa comer os peixes pescados.
    E, Valtinho, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Meu pai era pescador, pescou no Araguaia e alguns outros rios importantes e levava os peixes pra casa e foi assim que passei a conhecer de peixe e de pescaria… e também de conservação e degradação ambiental.
    Hoje existem formas de fazer pesca comercial com manejo de forma preservar a espécie. Mas cada um age de acordo com a sua consciencia. Uns preservando e outros degradando. Mas as fotos estão aí pra se ver o que acontece, não fui eu que as postei:Resultado de pesca esportiva.Pense nos safares que antes matavam e quase disimaram os animais da Africa, hoje, fazer safari é ver e fotografar. Tem até tubarão sendo fotografado e recebendo carinho…Mas de qualquer forma, eu gosto de ver os peixes que vocês, pescadores esportistas, pegam e os acho lindos! admiro todos os peixes! Eu não tenho coragem de pescar… tenho dó. cada tucunaré imenso… são todos lindos. O assunto é polêmico, e não fossem as fotos que vocês postam diariamente nos blogs o meu trabalho, inspirado pelo Rio Araguaia, não seria tão interessante de fazer.
    Um abraço a todos e boa pescaria.

  75. Valter em setembro 3rd, 2009

    Thaimir,
    Pois saiba que pescadores como o seu pai é que ajudam, e muito, a acabar com os peixes da natureza. Parece que o homem não se contenta apenas em trazer alguns peixes apenas para ele, ma quer levar pro vizinho, pro cunhado, pro Zé Mecãnico, pro seu João da padaria, e acaba cometendo um assassinato em massa. Acho que não devia ser permitido tirar nenhum peixe do seu habit natural. Para mim. devia ser “Tolerãncia Zero” xom pescadores amadores e oferecer ao pescador profissional condições de criarem peixes para seu sustento e para o comércio. Por incrível que pareça, a média de consumo de peixes no Brasil é de menos de 20kg habitante/ano, e nos estados de Minas e Tocantins não passa de 6 kg. Ou seja, os locais onde se tem mais peixe, se consome mesmo. Essa reportagem saiu ontem no Jornal Hoje.
    Voltando ao alicate, se os pesqueiros orientassem sobre o uso do alicate e oferecesse passaguás para quem não tem, essas atrocidades não aconteceriam.E veja bem , esse tipo de machucado ocorrem em alghumas espécies, como carpas húngaras e matrinxans.
    Domingo estive no Pesqueiro Taquari e fisquei 15 peixes(acho que fui um dos campeões do dia) e não retirei nenhum peixe com alicate, todos no passaguá.
    Sugiro que pesque mais, observe os outros pescadores e que pegue no pé de quem judiar dos peixes. Afinal, são grandes troféus que corremos atrás quase todo final de semana.
    Um grande abraço
    Valtinho
    P.S. Está convidado a pescar com minha turma em qualquer pesqueiro e verá como a pesca nos diverte.

  76. THAIMIR em outubro 21st, 2009

    Waltinho, vc não sabe nada do meu pai pra falar dele.
    vai pescar e pensar nas coisas que vc fala e veja se consegue ser mais coerente.

  77. Valtinho em outubro 21st, 2009

    Thaimir,
    Tá estressado ? Vá pescar…por que eu sempre vou pescar.
    Alias, te convido para fazer uma pescaria no Taquari, no 3 Irmãos ou em outro grande pesqueiro. Mas tem uma coisa: não leve o alicate, só passaguá. Se qusier levar alguns peixes, podemos pegar algumas tilápias.
    Neste final de semana (24 e 25/10) estarei pescando no 3 Irmãos, em Peruíbe. Se qusier aparecer por lá no sábado, podemos bater um papo e contar as his(es)tórias de pescarias de nossos pais.
    Abraços
    Valtinho
    EQUIPE HALIÊUTAS

  78. marcos a cavalcanti em dezembro 5th, 2009

    Ola Pessoal! Li alguns dos comentários aqui postados, de forma que o meu pode ser um repeteco dos demais, entretanto, creio que o que falta seria:
    1) As lojas que vendem o material orientar os s/clientes especialmente se eles são inexperientes ou novatos na pesca, especialmente dos peixes de boca mole;
    2) Esta orientação devia ser dado p/todo os programas de pesca e seus sites;
    3) Os donos dos pesqueiros que deixem de pensar em lucrar e tb dêem esta orientação e caso n/seja atendida pelo freqüentador deixar claro que ele terá que levar o peixe ferido e pagar p/mesmo.
    Marcão.

  79. Agnaldo SP em dezembro 24th, 2009

    Gente, agora ficou a duvida, se não é correto tirar o anzol do peixe com o alicate, apenas com o passaguá, como fazer isso com um pacú?
    Pergunto pois sou novato, e sinceramente nao sei o procedimento para tirar um anzol do peixe dentro do passagua.
    Poderiam me orientar?

    Não sei como.
    Ps: não uso alicate alias nem comprei, tenho retirado com dificuldade, pois ele morde muito.

    Agnaldo

  80. Eldo Vaz em janeiro 11th, 2010

    Cara já vi isto acontecendo aqui ,nos pesqueiro de Minas ,é uma covardia mesmo.Até em Santo Hilario (furnas )vi um cara q tava do meu lado ;pegou um tucunaré e deixou ele cair na agua com o alicate na boca ,com certeza ele deve ter morrido,chamei a atenção dele mas ,ele tava querendo era briga ,larguei pra lá .A vontade era de fazer isso com ele tbm .

  81. Eduardo oliveira em janeiro 15th, 2010

    Sou iniciante, e sou um destes desinformados, nem sabia que existia esse alicate, e a cerca de uma mes atras fui num pesqueiro com um amigo e vi ele usando o tal alicate, ou melhor, não apenas ele mas muuuuitos usando o mesmo.. lgo corri p comprar o meu tambem. Nesta terça-feira fui ao pesqueiro estrear meu alicate e logo que cheguei, peguei uma carpa de 5kg, ams o dificil foi tira-la da agua pois nao havia metade da boca dela.. foi ai que pensei que estes alicates pdoeriam machucar os peixes.. resolvi entrar na net pra pesquisar e encontrei este topico. e com certeza nao usarei mais o alicate. Mas concordo com alguem que disse acima que deveriam sinalizar isto nos pesqueiros, assim como ha sobre garatéias e farpas, e que sinceramente acho que o alicate faz muito pior ao peixe do que a farpa dos anzois.

  82. Marcos A.Cavalcanti em janeiro 16th, 2010

    Tornei a ler alguns comentários, incluindo do amigo inexperiente que disse ter comprado o “dito”alicate e deixou de usá-lo p/verificar o “dano” que o mesmo pode causar.Embora eu não o “tenha”, acredito que para quem pesca peixes tais como a cachorra, pacú,tambacú,piranha,traira, etc, desde que se apoio o peixe cfe. já mencionado, a ação facilita a retirada do anzol.Tb não uso ISCAS ARTIFICIAIS e tenho visto em alguns programas de pesca, não raro, alguma garatéia fincar-se no corpo do peixe ou o qdo o peixe “emboca” a isca. Nestes casos “fico na dúvida” que mau isto causa no coitado, considerando que de alguma forma ele está ferido e pode não sobreviver mais tarde, aliás, já escrevi artigos no meu blog:marcão pescador.blogspot.com, mostrando por fotos uma carpa morta na represa Capivari Cachoeira/PR e tb falei que alguns pseudo-tilapeiros no período noturno, substituem o anzol normal por garateias e tentam fisgar as tilápias pelo corpo e é evidente que aquelas que escapam, morrem posteriormente p/ferimentos recebidos a exêmplo da carpa já citada. Baseado nisto é que abordei s/as garatéias das iscas artificiais. Por outro lado, penso que alguma vezes é preciso usar um “alicate comum” p/retirar o anzol da boca do peixe, razão pela qual, se demonstra que devemos usar anzois sem fisga.Vc só vai avaliar o dano que ela causa, qdo tiver a infelicidade se fisgar um dedo com um anzol comum, Falou?
    Marcão.

  83. Rodrigo em janeiro 28th, 2010

    olha a materia fico otima isso e uma falta de respeito com os peixes que nos alegra toda vez que vamos a um pesqueiro

  84. Laércio em fevereiro 3rd, 2010

    Pessoal muito bom essa iniciativa, para aqueles que estão começando uma grande lição, mostra que a pesaria é um esporte (não é para beber cerveja e fugir das esposas, como muitos fazem), mas para completar a lição devemos primeiro arrumar a casa, e é uma grande idéia que nas fotos postadas das pescarias não ocorra à utilização dos os alicates, pois tem muitos iniciantes que não lêem tudo do site e preferem aprender pelas imagens.
    Quanto à iniciativa de pessoal da fishingtur, estão de parabéns um excelente site com muitos conteúdos.

    Obrigado pela oportunidade.

  85. Rogerio C.Olliveira em fevereiro 9th, 2010

    Olá , meu nome é Rogerio e sou novo pescador .
    Por este motivo agradeço as dicas.
    Tenho um alicate que comprei na sugoi lá me informaram que o melhor era um alicate proximo a este eu pratico pesca de carpa cabeçuda e ja estourei a boca dela más levei agora sei que é nescessario um passagua é bem mais seguro o peixe ser pesado nele …

    OBRIGADO…

  86. luis henrique em fevereiro 11th, 2010

    frequento um pesqueiro aqui na região de araçatuba/sp .A um tambacu que frequentemente é fisgado muitas vezes pesgar ele 3-4 vezes por dia ele tem a boca na parte de baixo cortada porcausa deste alicata.Eu penso que provavelmente esse peixe não terá uma vida muito longa.Um peixe já com 10kilos aprox.

  87. carlos em fevereiro 16th, 2010

    Por que o pessoal que deseja pesar o peixe não tire-o da água com o samburá e use o alicate pendurando o samburá com o peixe, não o peixe pela boca, cuidando também que se o peixe pular que caia na água.

  88. Rogerio C.Olliveira em fevereiro 22nd, 2010

    Ola companheiros é isto ai,temos que espalhar nos lugares aonde vamos nós mesmos somos prejudicados vou sempre no aquarios parelheiros e sempre tenho pego peixes com a boca estourada .
    O esquema é pasaguá os pesqueiros tem que fornecer.
    Vou pesquisar se isto não é crime hambiental acho que sim .. denunciem…..

  89. Cadu em março 4th, 2010

    Boa noite pescadores e equipe fishingtur.

    Antes de mais nada, dica para fabricantes de passagua:
    FACAM UM PASSAGUA COM BALANCA EMBUTIDA…rsrs

    NA MINHA OPINIÃO…Só acho necessário pesar o peixe caso seja um troféu, não faz sentido ficar pesando peixinho de 3kg, usar o olhômetro nesses casos é a melhor opção e o peixe agradece.
    Mas claro que fotos todos querem tirar. Então segue uma dica para nao machucar a coluna, orgãos internos e nem tirar o muco de proteção dos peixes.

    Segure o peixe pelo rabo, sem tirar da agua para nao lesionar a coluna do peixe, com a outra mao próximo a nadadeira peitoral e levante o peixe.

    E nas carpas cuidado para não ficar encostando na roupa pois tira muito o muco de proteção delas e assim facilita a proliferação de fungos.

    Abraço a todos.

  90. Alexandra em março 25th, 2010

    Parabénssssssssssss por essa matéria… isso é uma GRANDE lição para iniciantes ou não de pescaria que teimam em usar esses alicates terríveis ,temos que dar valor aos peixes dos lagos e rios tb, pois eles são a nossa atração da pescaria esportiva essas fotos relatam a verdadeira e dura realidade, uma baita crueldade com esses peixes retirados do lago/rio dessa forma,galera utilizem o alicateno paçagua/puça e pesem o peixe dessa forma, assim não acarreterá problemas aos peixes,tire ele do paçagua e abrace o peixe pronto, maravilha para ambos, o peixe é será devolvido sem ferimentos nenhum e você com uma linda foto do seu troféu.Bom é isso ai galera CONCIÊNCIA JÁ!!!.Apenas saibam usa-lo!!!

    Boa Pescaria a todos.Ha!!! inclusível para as pescadoras assim como eu !!! bj e abrç. a todos.

  91. Eni Garcia em abril 24th, 2010

    Parabéns pela matéria, pessoal!!!!!!!
    Meu marido e eu pescamos a pouco tempo e compramos um alicate desses, porém vimos que a utilização dele machuca os peixes e então nem chegamos a usar. Até tirei da mochila.
    Boa pescaria para todos e muito amor e carinho para os peixes…

  92. Renilson em maio 4th, 2010

    Acompanho os programas de pesca esportiva exibidos pelos canais de TV há muitos anos, praticamente desde o inicio dessa atividade, e sempre vi e fiquei intrigado com o uso desses alicates; portanto acho que se os pescadores desses poucos programas que ainda são exibidos tomassem consciência e começassem a fazer campanha contra o uso do alicate, logo logo seu uso seria notadamente diminuído. Sou pescador e graças a Deus nunca coloquei minhas mãos em um equipamento desses; porem observo que a maior parte dos meninos que se interessam pela pescaria quando pedem ao pai ou outra pessoa qualquer um presente, nunca esquecem o material de pesca no qual está incluso o maldito alicate, pois querem fazer o mesmo dos apresentadores da tv. Daí deveria partir o exemplo, vamos tentar entrar em contato com eles e quem sabe sensibilizá-los desse mal aos nossos queridos peixes, que já é um pesadelo termos que usar os anzóis para capturá-los, que bom seria se pudéssemos pegá-los de outra maneira, observarmos sua beleza e depois devolve-los novamente ao seu habitat sem maltratá-los.

    Vamos banir o alicate.

  93. Fabiano em maio 16th, 2010

    Parabéns pelo post. Acompanho sempre as matérias e são muito boas. Essa então… Temos que ter consciência!
    Quanto ao peso dos peixes, sugiro que tivesse uma matéria, determinando o peso em função do tamanho do peixe. Mesmo em uma fotografia, fica fácil fazer a conversão. Ex. Os dedos do pescador tem 10 cm. Na foto, o tamanho do peixe é 10 vezes o tamanho da mão,logo tem 100 cm. Com uma tabela, o peixe de 100 cm teria um peso pré definido, com uma pequena margem de erro.

  94. Filipe em maio 22nd, 2010

    eu uso pulsa

  95. norival em maio 25th, 2010

    parabéns pela matéria, só que, eu acho que a maioria dos pescadores não têm conhecimento porque não têm acessoa a internet.
    Por que vocês não fazem uma matéria como essa através de um programa de televisão. Uma reportagem bem forte num programa como SPTV, Jornal Nacional, Jornal Hoje,Jornal da Record, Jornal da Band,etc… tenho certeza que atingirá todos os pescadores e o objetivo.

    abraço

    norival

  96. ricardo em julho 12th, 2010

    os pesqueiros deviam banir o alicate e fiscalisar o mesmo ai vai da consiemsia de cada um

  97. Vicente pescador em julho 27th, 2010

    eu sinceramente acho um absurdo um pescador usar um alicate destes pois agride os peixes de uma forma inconformavel imagine se eu puxasse esses pescadores com o alicate eles ñ iam gostar é isso q os peixes sentem quando são puxados com estes alicates!!!…… obrigado pela atenção….

  98. Marcelo Loureiro em agosto 16th, 2010

    Na boa ,tem que saber usar .Alicate é para contenção e não para pendurar o peixe .
    Os pesquiros deveriam sacrificar esses peixes mutilados e servir no almoço ,pois e muito feio fisgar uma peixe destroçado ! Da impressão de doença .

  99. felipe em dezembro 23rd, 2010

    se voce for pescar fassa pesca esportiva.peixes tambem sentem.use o alicate que machuca menos o peixe tome cuidado para o ansou nao ficar preso na boca do peixe.nao use peixes reais como isca.

  100. Rodrigo Oliveira em janeiro 8th, 2011

    olá amigos, é muito triste ver as fotos destes peixes e saber que existem pescadores que não se importam nem um pouco com os peixes.

  101. Samuel Marinheiro em janeiro 19th, 2011

    Acho o texto bastante informativo e útil pois eu mesmo não tinha conhecimento sobre o assunto, achava que todo peixe aguentava o próprio peso pela boca.
    Por outro lado acho o alicate de peso um item quase indispensável em certas pescarias: com peixes que oferecem riscos: (como você mesmo comentou)traíras, cachorras, dourados, e também na pesca de outros peixes como o tucunaré, o tarpon, entre outros peixes que tem tendência de se soltar da garateia da “tirada” da água.
    Está apoiadíssimo quanto à proibição do uso do alicate de contenção em peixes de “boca mole”, porém não concordo quanto à ideia de que esse apetrecho de pesca seja um “vilão” em todas as horas. Acho, aliás, tenho certeza de que ele é necessário em muitos tipos de pesca.
    O que os pesqueiros deveriam fazer era:
    *Proibir o uso do alicate de contenção e espalhar pelo próprio pesqueiro cartazes com a justificativa da proibição e conscientização do problema.
    *comprar um tipo de balança tipo “cama” no qual comporte o peixe deitado, sem causar qualquer dano ao peixe, já que a maioria dos pescadores fazem isso não por maldade de mutilá-lo, mas com o objetivo de pesá-lo.

  102. Henrique em janeiro 26th, 2011

    Concordo com o que muitos colegas já disseram aqui, o alicate em alguns casos se faz necessário, mas tem que saber usá-lo, não dá pra levantar o peixe pela boca.
    No caso da pesagem creio que uma boa alternativa seria recolher o peixe com essas redes próprias para isso (muitos pesqueiros até oferecem esse “apetreixo”), e pesar com o alicate preso nessa rede e NÃO na boca do peixe

  103. leonardo patrick em fevereiro 11th, 2011

    sou totalmente a favor da proibiçao do alicate pega peixe !!!!!

  104. VALDECIR em fevereiro 24th, 2011

    EU TAMBÉM GOSTO DE PESCAR MAS NÃO COSTUMO PEGAR PEIXES DESTE TIPO, MAS APOIO O NOSSO AMIGO PESCADOR, POIS REALMENTE É UMA TRISTEZA VER ESSES PEIXES DESSE JEITO.GOSTARIA DE EXPRESSAR A MINHA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO.
    SEI QUE A SUA BRIGA NAÕ VAI SER FÁCIL,POIS QUANDO SE TRATA DE PESSOAS É REALMENTE MUITO DIFÍCIL,POIS ELAS ENTENDEREM
    MAS ENTÃO PORQUE VOÇÊ NÃO TENTA UMA OUTRA FORMA.
    SEI TAMBÉM QUE NÃO É FÁCIL,MAS AINDA E A MAIS FÁCIL QUE CONCIÊNTIZAR E VIGIAR A TODOS.
    POIS QUANDO SE TRATA DE UM ÓRGÃO OU ENTIDADE TAMBÉM É MUITO COMPLICADO MEXER.
    SE ESSE PRODUTO SAIU DAS EMPRESAS É PORQUE ELE FOI APROVADO,CERTO.ACREDITO QUE QUEM DESENNVOLVEU O PRODUTO OU QUEM APROVOU ESSE PRODUTO NÃO ENTENDEM NADA DE PESCA.
    O QUE EU QUERO DIZER COM ISSO É QUE QUANDO FORAM DESENVOLVER ESSE PRODUTO ELE DEVERIA OU DEVIA PELO MENOS TER SIDO TESTADO ANTES DE SER LANÇADO NO MERCADO.FATO QUE NÃO DEVE TER ACONTECIDO MAS EU ACHO QUE DEVE SER MUDADO NÃO A PROIBIÇÃO DO USO DO ALICATE,MAS SIM O FORMATO DO ALICATE, POIS SE VOÇÊ REPARAR ELE TEM DUAS PONTAS MUITO FINAS,E SOB PRESSÃO MAIS O PESO DO PEIXE ELE ACABA MESMO RASGANDO A BOCA DO PEIXE POR REPARE QUE ELS PEIXES TEM SEMPRE A BOCA RASGADA AO MEIO DEVIDO O FORMATO DESSE ALICATE,POR ISSO EU ACHO QUE O IDEAL SERIA MUDAR O FORMATO DO ALICATE, AO INVÊS DE PONTIAGUDO ELE DEVERIA TER AS PONTAS ACHATADAS COMO UM ALICATE COMUM TEM POIS ASSIM ELE NÃO RASGARIA A BOCA DOS PEIXES .
    ESSA É A MINHA MANEIRA DE PENSAR ACREDITO QUE O ORGÃO QUE LIBEROU O USO DESSE PRODUTO TALVES NÃO DEVA TER OBSERVADO ESSE DETALHE PARA UM MELHOR DESEMPENHO DO PRODUTO E MENOS FERIMENTOS AOS PEIXES.

    MAS VOÇÊ PODE ME PERGUNTAR, MAS MESMO ACHATADO ELE AINDA ACABA MACHUCANDO O PEIXE? SIM,MAS JÁ E BEM MENOS.
    MAS SE ADERENCIA ENTRE OS METAIS É MUITO FORTE, COMOSE TRATA DE UM EQUIPAMENTO PARA PESCA PODERIA COLOCAR ALGUM TIPO DE BORRACHA ENTRE AS PARTES DO ALICATE
    EVITANDO ASSIM QUE MESMO QUE O PEIXE SE BATA ELE NÃO SE MACHUCARIA.
    E ESPERO QUE VOÇÊ CONSIGA MUDAR ISSO!!!!!!!!!!!!
    VALEU

    OBRIGADO

    ABRAÇOSSSSSSSSSSSS

  105. Lucas vieira em fevereiro 27th, 2011

    Olá amigos pescadores.
    devemos estar ciente qe o alicate pega peixe foi desenvolvido para o auxilar o pescador a retirar o anzol e evitar contado direto com a boca dos peixes , principalmente os peixes que tenham dentes, mas muitos pescadores usam como um meio de pesar o peixe ,retirar do lago , pocha isso é errado msm. Na minha opnião o alicate nao pode ser proibido , mais sim educar os pescadores qe o usam de maneira correta e no peixe correto,e nada de pesar é apenas uma ferramenta de pesca , uma proteção ao pescador.
    Obrigado.

  106. André Luiz em março 3rd, 2011

    Olá amigos.
    ´
    É a primeira vez que acesso este blog etenho certeza que nao sera a ultima. A temporada 2011 de pesca acaba de começar e eu ainda nao tinha uma destes alicates, porem, confesso que estava louco para comprar um. Mas apos ver estes relatos e as fotos estou repensando no caso. Gosto muito de pescar trairas e penso que ele me fara falta. Optarei por nao compra-lo ou se comprar usar com mais cuidado.

    Abraços amigos e boas pescas.

  107. Rodrigo em abril 1st, 2011

    o MOCO NAO PODE USAR ALICATE PEGA PEIXE C/ BALANCA NAO MOCO.
    FAZ MAL FIII
    n pode nao moco

  108. fbr em abril 12th, 2011

    tilapias ate 2 kgs tem algum problema? sempre soube que em carpas e peixes grandes deve-se evitar, mas nos menores há problemas?

  109. guilherme em junho 11th, 2011

    eu acho que os pesquiros deviam multar os pescadores que usam esse tipo de alicate e faze-lo pagar o kilo dopeixe

  110. jose levy em junho 17th, 2011

    Sempre ico imprecionado com certos comentários de pescadores que acham que conhecem tudo que são os maiorais da pesca. Não querendo falar de ninguém aqui, devo explicar que todo o proesso de retirada do peixes dos lagos, já é uma agressão ao animal, já que nunca vamos deixar de pescar, pelo menos vamos tentar minimizar o sofrimento desses maravilhosos animais que são os grandes motivos de nossas aegrias.Querem tirar fotos dos troféis?? tirem com os peixes dentro d’água, puxem eles até a berada e retirem os anzós (sem farpas) com eles na água, para evitar o contato com o corpo do animal e que o stress fique apenas na briga com os grandões. Essa é minha opinião. Boas pescas.

  111. wagner em agosto 1st, 2011

    Boa tarde a todos!

    Acho o uso do alicate aconselhavel em peixes de boca ossea oou com dentes afiados … em trairas ou dourados por exemplo, acho muito importante o uso do alicate, e sem bem utilizado, com certeza não irá machucar o peixe …
    Agora em carpas e tilapias, com certeza machucará o peixe …
    Abraçao a todos !
    Wagnão

  112. Joaao em agosto 1st, 2011

    eu axo o seguinte , se for um peixe menor se for manuseado com cuidado nao machuca o peixe , mais se for ver bem seria muito melhor pesar perendendo o alicate no passaguá , eu por exemplo prendo no passaguá

  113. Fernando Mena em setembro 14th, 2011

    A DIFERENÇA PARA USAR O ALICATE OU NÃO É UMA SÓ:

    O PESCADOR QUE O UTILIZA

    Pescador de verdade tem plena e completa habilidade de saber em quais deve ou não usar o alicate!

  114. Joao Piccinin em setembro 14th, 2011

    http://www.youtube.com/watch?v=Fpox5tbVP-o

    reinold do pesca dinamica recomendando o alicate boga grip para carpas cabecudas, lamentavel..

  115. Antonio Carlos Ribeiro Brancalliao em setembro 25th, 2011

    Os fatos aqui comentados são reais, praticados por amadores que não tem conhecimento de algumas especies de pesqueiro, carpas não tem dentes, não oferecem perigo se colocarmos a mão na boca dela, já vi certa ocasião uma percador(imbecil) tirar uma carpa hungara com média de 15 kilos, o tal pescador, fotografou, passou para os amigos tambem fotografarem e o bicho ficou em média de 15 minutos sendo apreciado, levou 3 quedas, pois o alicate era ruim e rasgava a boca do infeliz peixe, no dia seguinte voltei ao mesmo pesqueiro e como sempre sou um dos primeiros a chegar, lá estava a carpa de barriga pra cima, morta em função das quedas e do uso do equipamento, o ideal é tirar o anzol com o peixe na agua pois todos possuem um muco de proteção, sou contra o uso de chuveirinho de muitos anzois e o alicate de contenção, deveria ser proibido em pesqueiros, na natureza e diferente os danos são menores.
    Grande abraço aos pescadores concientes
    ANTONIO CARLOS(zeka)

  116. Emidio em setembro 27th, 2011

    Olá caros pescadores , já percebi por experiência própria a dita polêmica dos alicates-balanças , ainda sem experiência , acabei machucando uma carpa húngara e mais por consciência pesada do que por prudência , não devolvi o peixe ao lago , pedi para limpá-lo e o levei embora , gosto sim de pescaria , mas não quero provocar dor desnecessária aos peixes , aprendi a lição e só uso a balança com pacus e outros peixes de dente , mesmo assim , traço a cordinha de segurança em volta do pulso , espero que outros frequentadores de pesqueiros façam o mesmo .

  117. Lucas Gomes em outubro 27th, 2011

    Uma covardia…
    Principalmente se tratando dos principais prejudicados: AS CARPAS.
    Um peixe calmo, grande, muitas vezes até dócil e que, por seu tamanho e calma, não necessita deste alicate de tortura para tirá-lo da água.
    O pussá ou sei lá como se escreve é a melhor opção.
    Se você usa estes alicates, principalmente em carpas, por favor, tome conciência e pare com isso.

  118. wescley willian em novembro 4th, 2011

    putz cara eu cheguei até à usar esses alicates,mas não tinha noção do estrago que eles fazem.já era não uso mais!
    VALEU!!!

  119. Caio em novembro 12th, 2011

    olá para todos, gostaria de saber qual a maneira certa de tirar o anzol da boca de um peixe, já que sou iniciante na pescaria, gostaria de receber dicas de pescaria, agradeço e boa pescaria para todos.

  120. Wagner em dezembro 2nd, 2011

    Boa tarde,

    Gostaria de saber. se pegando a carpa com a mão pela boca, tambem ocorre esse problema.
    Sou iniciante, e peguei minha primeira carpa no mes passado no pesqueiro saboo.

    Obrigado

  121. Neto em janeiro 30th, 2012

    Legal vcs terem esclarecido issa questão, sou pescador novo, na semana passada, já ia metendo o alicate na boca de uma carpa, até que outro pescador me alertou, mais ia ser na total inocência e falta de informação!!!
    Agora com certeza não usarei o alicate no peixe!
    Parabéns pelo site estou aprendendo muito aqui!!!
    Valeu

  122. Gabriel Andrade em fevereiro 20th, 2012

    eu tenho alicate de contenção … mais nem por isso saio usando em todos os peixes … só uso em tilapias … e trairas … nemm em pacú ou tamba .. pois pode deslocar o maxilar deles… carpa muito menos …

  123. Armando Ito em março 17th, 2012

    Alicate de contenção não é crime….
    Criminoso é o cara(não se pode chamar de pescador) que não tem o mínimo de coerencia e inteligencia para utilizar um instrumento desse…

    Ou seja: existem pescadores e … idiotas…

  124. mauro em abril 9th, 2012

    PESCA ESPORTIVA

    Não adianta você se enganar e tentar negar o que é real, pesca esportiva, mais que uma proeza, fere a natureza, não é natural..
    Em outros tempos, contra a maresia, pesca em demasia pra fome matar, Thiago e Pedro, pescadores natos, com muito recato, a rede a jogar…

    Por isso eu digo, pesque, meu amigo, mas somente aquilo o que vai comer, não mexa com o que não lhe pertence, eu lhe peço, pense, antes de o fazer..

    Pescar é bom, preciso e saudável, mas desagradável, se não tem motivo. Um sofrimento tão desnecessário que mutila e mata tantos seres vivos. Procure um esporte que não cause dano, que não seja engano, que não traga dor, a natureza,criação divina, mais que contemplada, precisa é de amor…

    Por isso eu digo, pesque, meu amigo, mas, somente aquilo o que vai comer, todo ser vivo também tem sua alma, eu lhe peço, calma no que vai fazer…

    Peixe ferido, tirado da água, sofre grande mágoa nesta situação. O caso raro em que sobrevive, é um caso à parte, é uma exceção. Este animal também sofre e se estressa, mas, não interessa, não é nossa a dor. Se debatendo, preso e ferido, com o beiço partido, uma cena de horror.

    Por isso eu digo, pesque, meu amigo, mas somente aquilo o que vai comer, não pense que eu sou contrário à peixe, por favor , não deixe isso acontecer…

    Que esta canção não lhe seja uma afronta, não tire seu sono, nem a sua paz. Seu objetivo, mais que um conselho, é ser um aviso do que o homem é capaz. O ser humano, “pra salvar o mundo”, com sua hipocrisia, fala de seus planos…Aos animais dá um um sofrimento à toa, tão desnecessário.só um mero engano.

    Por isso eu digo: Pesque , meu amigo, mas somente aquilo que “cê” vai comer. A pescaria é uma coisa sagrada, não adianta nada tentar inverter…

    Por isso eu digo: Pesque , meu amigo, e conte comigo para lhe ajudar. É uma quimera que não sofre o peixe, por favor o deixe em paz em seu lugar…

    Por isso eu digo: Pense, meu amigo, e cante comigo para não chorar. Não pense que eu sou contrário à peixe, por favor, não deixe de raciocinar…

  125. Gustavo em abril 17th, 2012

    Apenas tenho uma coisa para falar:

    Compre um passagua!!!! não utiliza o alicate o stress seu é menor para retirar o peixe da água e o do peixe mnenor ainda….ponto final….

    Na minha caixa de pesca nem tenho mais este item, só utilizao o meu passagua…

  126. Roberto em outubro 27th, 2012

    Dando uma olhada pelo site vi o presente tópico, comecei a pescar a +/- 5 meses depois que me mudei pro interior de São Paulo a trabalho, como não sou um especialista no assuno venho procurar dicas entre outros…
    Me chamou a atenção as fotos de animais deformado/mortos por causa do tal alicate de pesagem, nunca pensei que isso poderia acontecer aos animais por causa de um instrumento extremamente utilizado em pesqueiros/rios para exibir os peixes. Nas minhas folgas vou para o pesqueiro depois dos meus afazeres de casa onde fico até o anoitecer, até o presente momento tinha a vontade de adquirir um alicate de pesagem, mas como esta reportagem mais que digna aboli este item dos meus sonhos de compra.
    Vou divulgar a reportagem aos amigos de pesca e mostrar o estrago que pode acontecer aos peixes por causa de um ato.

  127. Elvis Fernandes em janeiro 3rd, 2013

    Apoiado!

    No ínicio já usei o alicate, mas em uma pesca vi uma carpa cabeçuda com a boca rasgada. na hora decifrei o o q ocorreu, hj me “policio” devido aos posts q vejo na net.

    Levarei em consideração e divulgarei!

    Parabéns pela atitude!!

  128. Paulo henrique lopes pereira em setembro 19th, 2013

    PARABÊNS PELA MATERIA! Isso e revoltante e preciso realmente adotar medidas para evitar essa mutilaçoes, esses alicate pra peixes de couro e de bocas moles e covardia, so pesco em rio, costumo usar o alicate em rios apenas pra dourado, piranhas grandes, e trairas por ser escorregadias e sempre depende do local, a maioria das vezes e dispensavel

  129. lucca em março 25th, 2014

    sr tomo cuidado com meus peixes pego ele com redinha e seguro ele pela barriga

  130. rodrigo em maio 25th, 2014

    Tudo que faz mau, machuca e é atitudes negativas, tem que proibir o uso e a comercialização.

  131. Leonardo Antunes em agosto 7th, 2014

    Sou iniciante, e posso dizer que boa parte da culpa são dos programas de tv, pois quando comprei meu primeiro equipamento, na minha lista estava este alicate, e só não o comprei por que a compra ja tinha ficado muito cara ai eu peguei um de plastico.

  132. Reis em junho 8th, 2015

    Muito bom!!! Eu estava comprando um destes quando me lembrei que era proibido em alguns pesqueiros, resolvi pesquisar o motivo e desisti de comprar!

  133. Flavio Mania em abril 11th, 2016

    Muito legal seu post, eu sou novo em pescaria e estava utilizando o alicate em questão porem sempre utilizando em conjunto o passaguá, e nunca ninguém me falou algo similar porem a com o uso do mesmo fui percebendo que não era muito legal, e com dois meses que comecei a pescar já retirei o alicate das tralhas, pois comecei a observar que o alicate não é feito para preservar o animal.

  134. Sérgio Assunção em junho 28th, 2016

    Parabéns pela iniciativa e tamo junto nessa idéia. Tem muita gente que não tá nem aí pros nossos peixes. VAMOS FAZER NOSSA PARTE!!!!


Fatal error: Call to undefined function show_subscription_checkbox() in /home/storage/b/dc/e9/fishingtur/public_html/wp-content/themes/ad-clerum-10/comments.php on line 101
xxxx