Pousada Quatro Estações – Nosso último dia de pesca com mais de 1 tonelada de peixes fisgados

Local: Pesqueiro Hotel Fazenda Quatro Estações – Vilarejo de Urucuia – MG
Data: Março/2012

Olá amigos leitores de nosso site,

Nesse relato vamos descrever o terceiro e último dia da pescaria realizada no Hotel Fazenda Quatro Estações, localizado no Vilarejo de Urucuia que fica aproximadamente 67 km da cidade de Belo Horizonte.

Clique Aqui e veja a o primeiro dia da pescaria no Hotel Fazenda Quatro Estações.
Clique Aqui e veja a o segundo dia da pescaria no Hotel Fazenda Quatro Estações.

Essa pescaria ocorreu no inicio do mês de março de 2012 durante a semana batizada por nossa equipe como Expedição Mineira e contou com a minha participação (Silvio Leme) e do Marcio David (os 2 aventureiros da equipe na Expedição Mineira) e nosso objetivo estava na captura dos gigantes redondos que apelidamos de “monstros mineiros”.

Nesse terceiro dia, adotamos a mesma estratégia do dia anterior e combinamos de acordar bem cedo para inicio dos “trabalhos” e por volta das 05h40min h, ainda com o dia clareando estávamos no lago “U” e nos instalamos na ponta da Ilha/curva do “U” que permite a pescaria de ambos os lados do lago e decidimos iniciar a pescaria com a isca campeã dos dias anteriores, ou seja, a Labina com chicote de 50 cm de profundidade com bóia cevadeira. Em questões de minutos, uma das bóias desaparece e no momento de confirmar a fisgada observei pela tomada de linha se tratar de um bom exemplar que demorou a se entregar, mas quando chegou à margem observamos um lindo Tambacu que seguiu para a sessão de fotos com nossa equipe. Forma melhor de começar um dia de pescaria impossível!

Tambacu - Silvio Leme

Entretanto, após a captura deste peixe às ações pararam e apenas 2 (dois) outros exemplares foram fisgados, mas acabaram levando a melhor e escaparam durante a “briga”. Diante deste cenário, resolvemos fazer uma parada para o Café da Manhã muito bem servido no Quatro Estações e no retorno avaliamos que os peixes estavam mais ativos e agora nós de “barriga cheia” iniciamos pra valer a pescaria.

Tambacus - Marcio e Silvio

Apesar da ração/isca Labina ter feito a diferença nessa pescaria, não abandonamos a modalidade que mais gostamos de pescar (miçangas e Eva’s) e constantemente eu e o Marcio insistíamos com arremessos em algum canto do lago e com Eva’s na cor caramelo e miçanga café com leite, conseguimos capturar mais um belo exemplar de tambacu.

Tambacu - Silvio Leme

Com os peixes mais ativos a ração/isca Labina com chicote de 50 cm era fatal, bastava arremessar e aguardar alguns minutos para a (s) bóia (s) afundar (em) e muito peixes de “menor” porte continuaram sendo capturados.

Tambacus - Fishingtur Pesca e Turismo

Resumo dos equipamentos utilizados por nossa equipe nessa pescaria:

No Hotel Fazenda Quatro Estações, apesar de ser morada de gigantes redondos, não são necessários equipamentos reforçados e a equipe Fishingtur, utilizou varas de 20/30 libras de tamanho 1,80 m até 2,10, com carretilhas de perfil baixo comportando 100 m de linha monofilamento de bitola 0.37/0.40 mm e as tradicionais e consagradas Bóias Barão de 55/65 gramas para os arremessos.  As iscas mais utilizadas foram os Eva’s e miçangas com anzol Wide Gap 2/0 (maior produtividade na cor café com leite) o “Beijinho” (muito pouca produtividade) e a ração Labina na superficie e ou na meia-água, com anzol 2/0 e 4/0 haste longa.

Observando que os maiores exemplares estavam saindo mais na modalidade miçanga/Eva’s o Marcio se “isolou” em um dos cantos do lago e fez uma boa ceva e bons exemplares começaram a subir para se alimentarem e não demorou muito o Marcio me chama e com um sorriso maroto diz: “Esse é dos Bons”. Com várias tomadas de linha denunciava de fato um bom exemplar que se confirmou minutos depois quando entrou no passaguá e seguiu para as fotos nos braços do Marcio. Mais um Lindo Tambacu!

Tambacu - Marcio David

Aproveitando ainda o final da ceva feita pelo Marcio, consigo capturar mais um bonito exemplar e retribui a frase ao Marcio. “Esse também é dos bons”!

Tambacu - Silvio Leme

O Marcio continuou na ceva com Eva’s e miçanga e deixou um equipamento no suporte com Labina e acabou fazendo um dublê que contou com a minha ajuda para retirada de um dos peixes e posso dizer que ele sofreu um pouco para tiragem das fotos com os 2 (dois) peixes nos braços…… contei ao menos 2 (dois) jabs e um direto de direita e ou de esquerda… não me lembro direito…….rs…..

Tambacus - Marcio David

A manhã de pescaria no Quatro Estações estava de respeito e muitos “monstros mineiros” continuaram sendo capturados por nossa equipe.

A todo o momento tínhamos peixes na ponta da linha e brincávamos um com o outro: “Se não quiser pegar peixe, não jogue a linha na água” e utilizando a ração Labina consigo fisgar e retirar do lago do Pesqueiro Quatro Estações mais um exemplar de Tambacu.  De fato, esse local é morada de gigantes!

Tambacu - Silvio

Tivemos na parte da manhã uma pescaria digna de nota 10 e antes de partirmos para o tradicional e delicioso almoço da cozinha mineira servido no Quatro estações, ainda fizemos varias capturas e entre elas conseguimos cada um de nós um belo dublê.

Tambacus - Fishingtur

Muita alegria e comemoração durante o almoço e confesso que o cansaço tomava conta do nosso corpo, principalmente os braços, e após um breve e merecido descanso de quase 2 horas para repor as energias retomamos nossa pescaria e os peixes continuavam bem ativos e 3 (três) grandes peixes, digamos “panelas” rapidamente foram capturados.

Apesar do sol escaldante durante a tarde continuamos na “batalha” e bons peixes continuaram sendo capturados e um deles acabou cortando a linha de uma de minhas bóias e após alguns minutos identificamos a bóia estacionada em uma margem do lago e resolvi ir até o local fazer o resgate e depois de algumas tentativas consigo recuperar a bóia e o melhor, o lindo peixe de cor bem escura que o Marcio a distância mesmo com um peixe fisgado utilizou o zoom da câmera e conseguiu registrar.

Tambacu - Silvio

Retornei ao nosso “QG” e o Marcio ainda continuava a “briga” com seu peixe e novamente escuto a frase: “Esse é dos Bons”. O peixe “brigou” demais e fiquei apenas acompanhando até o grande Tambacu se entregar para a sessão de fotos. Mais um belo exemplar nos braços da equipe Fishingtur para mostramos aos amigos leitores.

Tambacu - Marcio David

Durante o final da tarde os peixes não pararam e tínhamos ação a todo o momento e sempre reforçávamos outra frase que ficou emblemática em nossa pescaria “Estamos no lugar certo no dia certo” e confiram abaixo a sequencia de peixes com os horários das capturas. Fenomenal!!!!

Tambas

Amigos, com essas capturas chegou ao fim a nossa pescaria de 3 (três) dias no Pesqueiro e Pousada Quatro Estações e a quantidade de peixes, e de bons peixes capturados nos deixou nocauteados pelos gigantes que habitam o lago, mas conseguimos seguir na “luta” por todos os rounds e acreditamos que não houve perdedores nessa “batalha”, mas observem que fomos literalmente à lona, ou melhor, a grama!!!!!

Final da Pescaria

Final da Pescaria, depois de mais de 1 tonelada de peixes fisgados....

Gostaria de deixar um grande abraço a todos os amigos pescadores e leitores do site Fishingtur, aos funcionários do Hotel Fazenda Quatro Estações e um especial ao Geraldo e Luciana pela simpatia e atendimento fornecido para nossa equipe e pela confiança depositada em nosso trabalho.