Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios



Pousada Santa Rosa – Conheça os gigantes do Rio Teles Pires no MT

Local: Pousada Santa Rosa – Rio Teles Pires – MT
Data: 10 a 15 de março de 2010

Olá amigos

Nesta quarta parte de nossa pescaria na Pousada Santa Rosa em pleno Rio Teles Pires no estado do Mato Grosso, vamos mostrar a vocês os gigantes peixes que habitam este maravilhoso rio.  Nossa equipe teve a satisfação de fisgar grandes Piraíbas, Jaús e Pirararas.

Os equipamentos usados foram extra-pesados com varas de 60 a 100 libras, com Carretilhas Black Max 50 e linhas monofilamento 0,82 e 0,91mm.  O anzol variou do 8/0 ao 12/0 com cabo de aço de 90 a 150libras.  As chumbadas foram cedidas pela própria pousada e as iscas variaram entre os pedaços de peixes e tuviras.

 

 

Equipamento de Pesca

Equipamento de Pesca

 

EQUIPAMENTOS:

Vara Jaguar 80-100 libras – Albatroz Fishing

Vara Tri Force 120 libras -  Century

Vara Evolution 80 libras – Marine Sports

Carretilha Black Max 50  -  Marine Sports

Linha mono 082mm Max Force

Linha mono 0,91mm Raiglon

 

Carretilha Black Max 50

Carretilha Black Max 50

 

No primeiro dia  pescamos somente no final da tarde e a pescaria se estendeu até as 19h, que era o horário limite para retornarmos para a pousada. Com os equipamentos pesados e usando como isca pedaços de uma matrinxã, eu e o Cléber fizemos um belo doublé de Jaú e Pirarara.

Eu estava fotografando e filmando o Jaú do Cléber quando minha carretilha começou a disparar a fricção. Vocês vão poder acompanhar toda essa adrenalina em nosso DVD que será lançado em breve.

Jaú - Cléber

Jaú - Cléber

Pirarara - Marcio David

Pirarara - Marcio David

Pirarara

Pirarara

No mesmo instante o Júnior que estava com o China em outro barco, além da vara pesada, anda arremessou uma pequena Tuvira bem próximo a margem, isso em uma vara de 25 libras com multifilamento de 80libras. A vara envergou rapidamente e antes mesmo de pensar em tirar a vara do suporte o peixe já tinha corrido mais de 50mts. Foi uma briga de mais de 40 minutos e com grandes corridas, afinal ele estava com um equipamento muito leve para o local. Mas depois de muita briga o troféu se rendeu e foi para a foto a primeira Piraíba de nossa viagem ao Teles Pires.

 

Piraíba - Júnior

Piraíba - Júnior

Piraíba

Piraíba

O China foi o sortudo desta pescaria, foi dele os maiores troféus de cada espécie e vocês vão poder acompanhar no decorrer da reportagem.  Usando uma cabeça de peixe em um arremesso não muio longe da margem, uma bonita corrida animou a pescaria, porém o peixe não foi fisgado. Iscando novamente um pedaço de peixe e arremessando no mesmo lugar, rapidamente outra boa puxada e a fisgada certeira.

Mais uma boa briga e grandes arrancadas garantiram um grande troféu de rabo vermelho.

 

Pirarara - China

Pirarara - China

Pirarara - China

Pirarara - China

O Júnior aproveitou e também tirou uma foto com a gigante Pirarara do Rio Teles Pires.

 

Pirarara

Pirarara

Na manhã seguinte resolvemos apoitar no meio do poço da Piraíba, local assim chamado pelos locais. Arremessamos grandes pedaços de peixe e deixamos as varas nos suportes dos barcos e partimos para um bom bate-papo que só parou ao som gritante da fricção de minha carretilha quase ficando sem linha.

Foi o tempo de tirar a vara do suporte e soltar o barco, e aos poucos fui retomando a linha metro a metro até ficar mais tranquilo e poder brigar de igual para igual com o peixe. Pelo tipo de briga a certeza de ser uma Piraíba era grande, uma vez que a Piraíba briga limpo, ao ser fisgada ela corre para o meio do rio, quase na superfície, diferente do jaú que briga puxando para o fundo ou anda da Pirarara que briga correndo para as margens em busca das estruturas.

Depois de uma boa briga e do vai e vem da linha, uma grande mancha prateada surge na água para mnha alegria. Seria esta a minha primeira Piraíba, um sonho de consumo a muitos anos.

 

Piraíba - Marcio David

Piraíba - Marcio David

Piraíba

Piraíba

Como disse anteriormente o nosso amigo China estava com a sorte ao lado, em todos os poços ela engatava um bom peixe. Ele estava com a Vara Tri Force, carretilha Black Max e linha mono 0,82mm Max Force.

Um grande jaú rendeu uma boa briga e mais um bom peixe para somar aos troféus do China.

 

Jaú - China

Jaú - China

Jaú - China

Jaú - China

Na sequencia, novamente uma violenta puxada e uma tomada de linha absurda assustou nosso amigo que teve muito trabalho para não ficar sem linha no carretel e que ainda ficou com um bom machucado na mã ao tentar segurar o freio da carretilha. Uma corrida limpa e forte, mais um grande peixe e uma emoção em conjunto para todos que estavam por alí.

A Piraíba para mim é um dos peixes mais bonitos, ao chegar na superfície, sua cor prateada com tons esverdados, as vezes azulados, embelezam ainda mais o cenário.

 

Piraíba - China

Piraíba - China

Piraíba

Piraíba

Piraíba - China e Cléber

Piraíba - China e Cléber

E no mesmo dia o China engatou outro gigante das águas do Rio Teles Pires, em uma briga sensacional com muita força, brutalidade a gressividade um gigantesco Jaú com mais de 60kg deu muito trabalho para ser embarcado. O peixe não se rendia, ao chegar próximo ao barco, o peixe rebijava e dava fortes pancadas na lateral do barco e ía pro fundo de novo. Nos vídeos do DVD vocês vão poder entender melhor o trabalho que foi para tirar esse peixe da água.

 

Jaú - China

Jaú - China

Jaú

Jaú

No dia seguinte, mais ou menos as 11h da manhã e novamente no Poço da Piraíba, no mesmo local que eu havia fisgado a outra Piráiba, mais uma vez minha vara envergou muito e com fortes tomadas de linha. Confesso que foi difícil para tirar a vara do suporte do barco, mas eu consegui. Para minha sorte o peixe correu para o meio do rio, caso contrário eu teria perdido o peixe nas galhadas, sinal que outra piraíba estava na ponta da linha.

Desta vez com puxadas bem mais fortes do que o peixe do dia anterior. A cada minuto de briga a emoção aumenta e o medo de perder o peixe também. É uma mistura de adrenalina com desespero, a cada tomada de linha o medo que o peixe fosse embora era grande e cada recolhida na manivela a sensação de vitória se aproximava.

O psicológico nesses casos é muito mais importante que o mecânico. A vontade era de recolher sem parar para tirar o peixe rápido, mas eu sabia qual era o meu limite e sabia que meu oponente era muito mais forte do que eu.

Mas com paciência e com muita calma consegui superar meu oponente e uma linda Piraíba veio para meus braços. É impossível tentar descrever a exata emoção.

 

Piraíba - Marcio

Piraíba - Marcio

Piraíba

Piraíba

Piraíba - Marcio David

Piraíba - Marcio David

Depois do almoço, voltamos ao poço e desta vez foi a vez do Cléber de tirar um belo troféu. Ele estava com a Vara Jaguar da Albatroz, carretilha Black Max 50 e linha mono 0,91mm.

Como não poderia ser diferente, a vara envergou ao máximo, só que desta vez puxando para baixo do barco, para o fundo. Opa, sinal de um belo Jaú. Uma briga com corridas curtas mas com muito peso.  Um trabalho extra ao pescador que precisa erguer dezenas de kilos no braço e para ajudar com corridas para o fundo.

Este peixe fez o Cléber suar a camisa, mas valeu a pena. O tamanho dese monstrengo e a satisfação de embarcar mais um gigante do tão famoso Rio Teles Pires.

 

Jaú - Cléber

Jaú - Cléber

Jaú - Cléber e Marcio

Jaú - Cléber e Marcio

Jaú

Jaú

Jaú - Cléber

Jaú - Cléber

Jaú - Rio Teles Pires

Jaú - Rio Teles Pires

Eu não tenho palavras para descrever essa pescaria na Pousada Santa Rosa. O Rio Teles Pires nesta região é de uma beleza extraordinária. Alguns pontos de pesca ficam a menos de 2 minutos da pousada, isso sem falar que no p´roprio deck da pousada já foram fisgadas Piraíbas com mais de 120kg.

Agradeço ao Nelinho por toda a confiança em nossos trabalhos e não deixem de assistir ao nosso DVD com a Expedição Santa Rosa 2010.

Aos interessados em fazer uma pescaria como esta, entre em contato pelo e-mail:  contato@fishingtur.com.br  

Tenha maiores informações e agenda uma data.

Abraços a todos

Marcio David

 

AGRADECIMENTOS

 
Pousada Santa Rosa
Mato Grosso
Info: contato@fishingtur.com.br

Pesqueiro Pantanosso
www.pantanosso.com.br

Pesqueiro Tio Oscar
www.tiooscar.com.br

Pesqueiro Arujá
www.pesqueiroaruja.com.br

Pesqueiro Osato
www.pesqueiroosato.com

Massas Paturi
www.massaspaturi.com.br

Pantapescas
www.pantapescas.com.br

Prolocal
www.prolocal.com.br

Net Pesca
www.netpesca.com.br

Bóias Barão
www.boiasbarão.com.br
.
.
.


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

16 Comentários

  1. Luiz Gustavo em junho 24th, 2010

    Não dá nem pra comentar né… É bater palma e torcer pra um dia poder estar lá. Parabéns Márcio, pois além das fotos ficarem muito legais, seu relato nos transmite a real emoção dessa pescaria.

  2. Bruno em junho 24th, 2010

    Parabéns. Uma boa pescaria da equipe em rios finalmente! Conhecemos como filhote a piraíba desse porte ok? abraçossss

  3. Ricardo em junho 24th, 2010

    Fala pescador….é só me avisar a data para que eu possa me programar. Tô dentro!!! Pescaria show!!!!!
    Abraços!

  4. Germano Cacure (Tche) em junho 28th, 2010

    PARABENS MOÇADA ,QUE BELEZA DE PESCARÍA,QUE LOUCURA

    SÓ NO BRASIL MESMO SE VE COISA ASSIM. MARAVILHA

    PARABENS, PARABENS..

  5. matheus machado em julho 6th, 2010

    so monstro , show !

  6. Kauan Giglio em julho 22nd, 2010

    De dar Agua na boca !
    Show de pescaria, parabéns !

    abraços

  7. Fabio em setembro 20th, 2010

    Só ele sabe que piraiba desse tamanho é filhote…. genio….

    parabens pessoal muito boa pescaria heim

  8. Vitor em fevereiro 23rd, 2011

    nossa so monstros,e a black max e bem barata e muito boa

  9. Divino Soares em março 5th, 2011

    ola turma que beleza estas piraibas e pirara.vcs são demaes. parabems. divino..

  10. Paulo Cesar em maio 3rd, 2011

    Nossa,que maravilha esse Rio Telles Pires, quantas varidades de peixes, muito boa matéria e belas fotos, é de nos encher de vontade de querer estar ai também podendo participar dessas pescarias, Fantástico, PARABÉNS…
    Um Abraço do Gordo…!!!

  11. Ademir Junior em julho 27th, 2011

    Como faço para ver os Videos?*–*

  12. carlos pescador reys da cevadeira em setembro 29th, 2011

    sem comentarios show de bola

  13. karolayne agostinho de souza em novembro 16th, 2011

    adorei muito legal. legal mesmo foi o peixe de boca aberta ai de cima

  14. euripedes ferre4ira pacheco em dezembro 1st, 2011

    parabens pela bela pescaria feita no rio teles pires, fiquei muito emocinonado pelos os tamanhos de peixes deste rio.gostaria de insentivar voces por divulgar esses belos exemplares.
    adorei muito. obrigado.

  15. marcelo franco em dezembro 20th, 2011

    uma pesca maravilhoza parabens eu queria saber como aremasar com a caretilha brack max50 sem cabeleira

  16. José Alberto Rodrigues em agosto 12th, 2014

    Quero saber o que está incluso no pacote de 6 dias e o custo. Moro em Goiânia-GO.É o meu sonho, é de um dia pescar no Teles Pires, nem que eu faça um financiamento, mas um dia eu vou.


Fatal error: Call to undefined function show_subscription_checkbox() in /home/storage/b/dc/e9/fishingtur/public_html/wp-content/themes/ad-clerum-10/comments.php on line 101
xxxx