Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios


Pousada Santa Rosa – Uma ótima pescaria com iscas artificiais e pacus na batida

Local: Pousada Santa Rosa – Rio Teles Pires – MT
Data: 10 a 15 de março de 2010

 

Olá amigos

Depois de já mostrar como foi nossa viagem e compartilhar com você cada detalhe da estutura desta ótima pousada que é a Pousada Santa Rosa no Teles Pires – MT, vamos relatar como foi o nossa pescaria com iscas artificiais e a pescaria de pacus na batida em um afluente do Rio Teles Pires, o Rio Santa Rosa.

Aproveitando, conheça a estrutura da Pousada Santa Rosa.

Agradeço mais uma vez aos nossos patrocinadores: Pesqueiro Pantanosso, Pesqueiro Tio Oscar, Pesqueiro Arujá, Pesqueiro Osato, Massas Paturi, Prolocal, Pantapescas, Bóias Barão, Net Pesca e Albatroz Fishing.

O Rio Santa Rosa está a menos de 5 minutos da Pousada, é um rio bem estreito com pequenas corredeiras, muitas estruturas e poços com águas mais calmas.

 

Rio Santa Rosa

Rio Santa Rosa

 

Subimos o rio por cerca de 35 minutos e a beleza da natureza as margens desse rio é algo inesquecível. Descemos o rio com o barco desligado, sendo guiado apenas com o remo de nosso guia. As águas do Rio Santa Rosa é bem escura em lugares mais fundos e muito transparente em pontos de águas mais rasas.

Aqui é praticada a pesca com iscas artificias com uma infinidade de espécies.

 

Rio Santa Rosa - Teles Pires - MT

Rio Santa Rosa - Teles Pires - MT

 

O interessante é que como esse rio é bem estreito e como o barco desce no meio do rio, é possível bater as iscas dos dois lados, aumentando ainda mais as chances de se pegar bons peixes.

As iscas mais usadas e com melhores resultados foram as iscas de meia-água e sub-superfície. O rio estava muito cheio e foi difícil no começo para achar o peixe. Em épocas mais rasas a abundancia de fisgadas é infinitamente maior.

Jacundá - Marcio David

Jacundá - Marcio David

 

As ações foram constantes, e muitas fisgadas perdidas. Cardumes de matrinxãs atacavam as iscas, mas difíceis de se fisgar.  Os tucunarés, manhosos mas atacando as iscas garantiram uma boa diversão. Mesmo com iscas de meia-água, era possível ver o trabalho da isca e o ataque pois as águas transparentes em certos pontos possibilitava essa pescaria no visual.

Tucunaré

Tucunaré

Tucunaré - Marcio

Tucunaré - Marcio

Vocês vão poder acompanhar todas essas brigas em nosso DVD que será lançado em breve.

Diminui um pouco o tamanho da isca e foi fatal para as matrinxãs, peixe muito valente e brigador, principalmente tendo as corredeiras a favor.

Matrinxã

Matrinxã

Mas nada comparável ao ataque fulminante dos bocudos e seus saltos mortais para fora da água. Não tem explicação para a adrenalida ao fisgar um Tucunaré. É algo absurdo.

 

Tucunaré - Marcio

Tucunaré - Marcio

Tucunaré

Tucunaré

 

Fui testando algumas iscas e em todas pelo menos um Tucunaré apareceu, isso sem falar em pequenas matrinxãs, piranhas, jacundás, algumas cachorras e até bicudas.

 

Tucunaré

Tucunaré

Tucunaré - Marcio

Tucunaré - Marcio

A pescaria foi farta, todos fisgaram bons peixes. Isso porque pescamos no Rio Santa Rosa apenas em uma manhã.

 

Tucunaré - Cléber

Tucunaré - Cléber

Tucunaré - China

Tucunaré - China

Matrinxã - China

Matrinxã - China

Segundo os piloteiros, na época em que o rio esta mais raso, mais vazio, é possível se fisgar grandes tucunarés e muitos exemplares de grandes matrinxãs.  Se agora com o rio cheio já fizemos a festa, imaginem na época certa.

Tucunaré - China

Tucunaré - China

Matrinxã - Júnior

Matrinxã - Júnior

Jacundá

Jacundá

Matrinxã

Matrinxã

Matrinxã

Matrinxã

 

No mesmo rio, uma outra pescaria muito divertida é a pescaria de pacus na batida tanto na vara de bambu como na carretilha.

Na carretilha, coloca-se apenas o anzol 5/0 com cabo de aço direto na linha da carretilha, sem chumbo, isca-se a cabaçarana que é a fruta local, principal alimento dos pacus na região, aí você espera passar as árvores da tal fruta e arremessa bem embaixo. É fatal. A frutinha afunda 2 segundos e a linha estica, isso quando você não vê o pacu atacando na superfície.

 

Pacu na batida

Pacu na batida

Pacu - Cléber

Pacu - Cléber

Cléber - Pacu

Cléber - Pacu

Pacu

Pacu

As vezes parece que o bicho está de boca aberta esperando, pois a isca mal cai na água e ele ataca, é a mesma sensação de se pescar com isca artificial na batida. Muito divertido, e tem outra, pense em um peixe que tem muita força, vocês vão poder acompanhar em nosso DVD. Brigas fantásticas com esses pequenos valentes.

 

Pacu

Pacu

Pacu

Pacu

Pacu

Pacu

Pacu

Pacu

E foi isso, uma ótima pescaria no Rio Santa Rosa, agradecemos aos nossos guias, o Sr, João e o Silva pela ótima pescaria proporcionada a nossa equipe e aguardem as outras 3 matérias aqui na Pousada Santa Rosa com muitos peixes acima dos 40kg. Foram Pirararas, Jaús e Piraíbas.  Aguardem.

Abraços e boas pescarias

Marcio David

 

 

AGRADECIMENTOS

 
Pousada Santa Rosa
www.pousadasantarosa.com.br

Pesqueiro Pantanosso
www.pantanosso.com.br

Pesqueiro Tio Oscar
www.tiooscar.com.br

Pesqueiro Arujá
www.pesqueiroaruja.com.br

Pesqueiro Osato
www.pesqueiroosato.com

Massas Paturi
www.massaspaturi.com.br

Pantapescas
www.pantapescas.com.br

Prolocal
www.prolocal.com.br

Net Pesca
www.netpesca.com.br

Bóias Barão
www.boiasbarão.com.br
.
.


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

4 Comentários

  1. luis s. cangiani em maio 26th, 2010

    MARCIO,mais uma vez PARABENS PELA MATERIA,vou aguardar as outras tres materias com peixes de 40 kg,,,ah..PARABENS A TODOS QUE,participaram dessa PESCARIA..ABRAÇOS A TODOS..LUÍS CANGIANI!MONGAGUA SP,LITORAL SUL..26-05-2010 18:46 hs.

  2. J. Jr. em junho 4th, 2010

    Olá…ótima matéria…só sugiro até mesmo para não ficar feio…não colocar o peixe tão próximo da máquina fotográfica, pois desvaloriza o peixe/pescador !

    Abraço.

  3. PM Ambiental em março 1st, 2011

    Agora em 2011 os Pacus e Tambaquis estão proibidos de serem capturados, pois lei que foi efetivada este ano, proibe a pesca do Pacu e do Tambaqui já que no Estado de São Paulo eles já se encontram em ameaça de extinção.

  4. max em agosto 26th, 2011

    que historia e essa de pacu e tambaqui ta ficando extinto


xxxx