Pousada Vale do Cachara – Nossa primeira pescaria nas águas do Rio Guaporé em Rondônia

Local: Pousada Vale do Cachara – Rio Guaporé – Cabixi – Rondônia – Brasil
Data: 20 a 25 de abril de 2011

Olá Amigos

Nossa equipe foi convidada pelo proprietário da Pousada Vale do Cachara, para fazer uma série de reportagens em busca dos grandes peixes do Rio Guaporé. A Pousada está situada na cidade de Cabixi, interior do estado de Rondônia.

Nossa equipe saiu de São Paulo com destino a Vilhena, fazendo escala em Cuiabá. Chegamos no aeroporto de Vilhena as 22h e fomos recepcionados pelo dono da pousada, o Valdecir.

Seguimos com ele por aproximadamente 2:30h de estrada até chegarmos na Vale do Cachara. Estrada 70% asfaltada e o restante de chão batido em ótimo estado.

Nos acomodamos no chalé e antes mesmo de dormir já arrumamos algumas tralhas, pois a expectativa era boa.

Gostaria de agradecer antecipadamente aos nossos patrocinadores:

Elza – Pesqueiro Tio Oscar
www.tiooscar.com.br

Emerson – Bóias Barão

Se você ainda não conhece a Pousada Vale do Cachara, assista ao vídeo abaixo e confira cada detalhe:

V  Í  D  E  O

Logo pela manhã, acordamos bem cedo, seguimos para o restaurante para um ótimo café da manhã e estávamos prontos para começar e grande luta em busca dos peixes.

Já no porto flutuante da pousada, uma pausa para uma foto de nossa equipe com o dono da Pousada.

Marcio David, China, Valdecir e Silvio

Pescamos em dois barcos, alternamos as duplas no decorrer dos dias e como sempre a diversão tomou conta da pescaria.

Fishingtur, Ultrapassando Fronteiras.

O Rio Guaporé é realmente muito bonito, a mata selvagem toma conta de suas margens com muito verde e grandes áreas alagadas. Uma curiosidade é que, descendo o Rio Guaporé, uma das margens pertence ao Brasil e a outra margem já é território Boliviano.

É permitida a pesca até a margem boliviana, não sendo permitido entrar nas lagoas da Bolívia.

Rio Guaporé

Guaporé

Em vários pontos do rio, encontra-se a placa boliviana.

Placa

Placa Boliviana

Permanecemos apoitados em um bom ponto por muito tempo, perdendo algumas fisgadas, e conversando muito com nosso guia de pesca, o Pixaco, que mora na beira do rio a muitos anos e conhece como ninguém essa região.

pescaria

Vara Apache III, 5,6″ – 6-17 libras – Fleming
Carretilha Scorpion 1001 – Shimano
Multifilamento 0,35mm 50 libras

Os demais integrantes da equipe estavam com equipamentos semelhantes.

Após um bom tempo de espera, minha vara que esava cm um pedaço de piau deu uma beliscada e a linha afrouxou. Apenas estiquei a linha e deixei, mas ela afrouxou de novo, peguei a vara e senti que a linha estava se movendo lentamente, recolhi o excesso de linha e fisguei, nesse exato momento tomei uma puxada bem forte para o meio do rio, automaticamente o nosso guia soltou o barco e a briga começou.  Grandes puxadas e corridas rápidas, mas o peixe chegou rápido para baixo do barco, mas foi aí que a brincadeira realmente começou, em certo momento o peixe subiu a superfície e nós vimos que se tratava de um bonito Caparari, peixe que briga na superfície, dando rabadas e jogando água prá cima o tempo todo, assim como coloca a cabeça fora da água balançando-a tentando se livrar do anzol.

Realmente uma briga forte e muito divertida. Até que o peixe cansou e conseguimos embarcá-lo. Um bonito exemplar.

Caparari - Marcio David

caparari

Uma curiosidade é que no lado boliviano, o rio é cercado por uma grande cordilheira que corta o país boliviano, cruzando para o Chile, já em território chileno recebe o nome de Cordilheira dos Andes.  Seguem as fotos.

Serra Boliviana

Bolívia

No decorrer dos dias tivemos o prazer de acompanhar dezenas de grandes belezas da natureza, uma delas eram os arco-íris.

Arco-Íris

Entre um peixe e outro, sempre parávamos para bater umas iscas artificiais, pois o Rio Guaporé tem uma grande quantidade de Tucunarés, Apapás, Bicudas e Cachorras, mas como o rio estava muito cheio, muito cheio mesmo, esses peixes estavam cerca de 50 a 100 metros prá dentro da floresta que estava inundada. Mas aos poucos um ou outro peixinho foi aparecendo nas artificiais.

Piranha

Piranha - Júnior

Jacundá

Jacundá - Marcio David

Outra pescaria que fizemos foi a pesca das Corvinas na rodada. Um pescaria simples e bem divertida que consiste em subir com o barco até determinado ponto do rio e descer rodando com tuvira, lambari ou outra isca viva, isso é fatal para as Corvinas. Com um equipamento leve a brincadeira fica muito divertida. Nesta pescaria eu já estava com Valdecir, proprietário da pousada e que foi guia de pesca nesta semana.

Corvina

Corvina - Marcio

Corvina - Silvio

Corvina - China

Corvina

Corvina - Marcio

Além do Rio Guaporé, pescamos também em alguns pequenos afluentes como o Rio Escondido, Rio Cabixi e Rio Piolho e foi no Rio Piolho que encontramos uma outra maravilha da região amazônica, a famosa Vitória Régia.

Vitória Régia

Guaporé

De volta ao mesmo ponto de pesca onde eu havia fisgado o caparari, o Júnior engatou outro grande exemplar, também fisgado com um pedaço de piau. Peixe brigador e de muita resistência.

Caparari - Júnior

Outro fato que não posso deixar de mostrar, é o contato com a natureza que temos em um lugar como esse.  São pererecas, macacos, jacarés, tartarugas, aves, e uma quantidade muito grande e diversificada de borboletas.

Perereca

Borboletas

Macaco

macaco

Jacaré

Bem no final da tarde, estávamos na espera dos grandes peixes, e o Júnior colocou um Jig com penas brancas e começou a jigar embaixo do barco. Primeiro ele fisgou uma piranha e depois ele fisgou algo bem maior que passou por baixo de um toco e tomou muita linha até que acabou estourando o multifilamento. Infelizmente ficamos sem saber que peixe era, mas segundo nosso guia, já aconteceu de fisgarem cacharas e capararis no Jig. mas ainda estávamos pensando nisso quando a vara do júnior que estava na espera começou a envergar, ele fisgou e outra vez uma boa briga com muita força barulho na superfície resultou em um grande caparari.

Caparari - Júnior

Como em todo território amazônico, o pôr-do-sol é um capítulo a parte. As fotos abaixo dispensam qualquer tipo de comentário.

Rio Guaporé

Guaporé - Rondônia

Pôr-do-Sol no Rio Guaporé

Já estava quase escuro quando o Júnior arremessou mais uma vez o pedaço de piau bem próximo a margem e ainda com a vara em mãos ele sentiu a linha esticar e fisgou, mas agora uma corrida mais pesada e uma briga mais no fundo, só depois de um bom tempo de briga é que o peixe subiu e conseguimos ver o gigantesco Caparari.

Caparari - Júnior

Ainda no mesmo ponto e com a mesma isca o Júnior ainda fisgou outro peixe, este com a briga no fundo e com corridas para a margem, indícios de ser um pirarara, até que com o auxílio de uma lanterna vimos o bonito rabo vermelho logo abaixo do barco, foi felicidade geral. Um pequeno exemplar, mas é uma Pirarara.

Pirarara - Júnior

Não deixe de conhecer a Pousada Vale do Cachara e as belezas do Rio Guaporé nos estado de Rondônia.

Agradecemos ao Valdecir, a todos da pousada e ao Secretáriuo de Turismo da cidade.

Faça já a sua reserva para a próxima temporada. Garanta já a sua vaga.