Rio Abacate – Uma incrível pescaria de Tucunarés no alto Uatumã

Rio Uatumã -  Em buscas dos grandes e fortes Tucunarés

Local: Rio Uatumã, Rio Jatapu e Rio Abacate – Amazonas

Barco  Hotel Amazon Prince

Vou relatar para vocês leitores mais uma aventura em busca dos grandes tucunarés amazônicos. Saímos de São Paulo eu e meu amigo Gilmar e embarcamos direto a Manaus. Tivemos um vôo tranquilo de quase 4 horas de viagem.

Logo na chegada do aeroporto de Manaus conhecemos mais alguns pescadores que iam embarcar junto com o Fishingtur nesta viagem, carregamos todas as nossas tralhas e fomos direto para uma Van que levaria todo o grupo direto para o Barco Hotel Amazon Prince na cidade de Itacoatiara.

Barco Hotel

Barco Hotel Amazon Prince

Em uma viagem tranquila de 3 horas com serviço de bordo, aproveitamos para bater papo e jogar cartas, enfim criar harmonia com todo o pessoal pois seriam 5 dias de confinamento de pura alegria, pescaria e diversão.

Chegando na cidade de Itacoatiara , a Van nos levou direto para o rio onde desembarcamos as nossas tralhas e fomos bem recebidos pela ótima tripulação do barco que nos acomodaram em quartos duplos com ar condicionado, muito confortável.

Logo quando escureceu o jantar não poderia ser outro, Churrasco de boas vindas, biritas, sucos, porções, etc.

Recepção

Recepção com Churrasco

No dia seguinte acordamos as 4:30 horas, montamos os seguinte equipamentos:

Junior
1-Vara carbon cube 25 libras – carretilha curado 201.
2-vara lumis spirior 25 libras – carretilha lubina gto Black window

Gilmar
1-vara intergreen 20 libras – carretilha curado 200
2-vara custon 25 libras – carretilha quantum exo

Depois de montar todas as tralhas, descemos para o restaurante onde tomamos um ótimo café da manhã!

Café da Manhã

Nem tomamos o café direito, a adrenalina e a ansiedade já tomava conta da gente, não queríamos perder tempo, chamamos o nosso piloteiro e jogamos as tralhas prá dentro do barco e navegamos até o 1° ponto de pesca

Amazonas

Fishingtur no Amazonas

Navegamos por vinte minutinhos e já estávamos na boca do rio Jatapu e como o nosso barco hotel estava subindo rio acima não podíamos perder tempo.

Começamos os primeiros pinchos em ressacas, nas bocas e nas galhadas que estavam dentro do rio, parecia que o peixe ainda estava dormindo. Só depois de 1:30h de pincho surgiu o primeiro tucunaré paca na isca do meu parceiro Gilmar, pequeno mais valente !

E como o peixe estava difícil de subir e atacar nossas iscas de superficie, troquei minha isca por um jig extreme e foram apenas alguns pinchos para eu capturar o meu primeiro peixe.

Gilberto Chudi Jr.

Ainda pescamos por mais uma horinha na boca do Jatapu, mas não tivemos nenhuma ação. O jeito foi subir o rio e acompanhar o nosso barco hotel !

Almoçamos e descançamos até as 15:00h e nosso barco hotel continuou subindo até as 16:00 horas. Saimos no período da tarde mas não tivemos muitas ações, foram apenas 2 peixes bem pequenos que nem cabiam na foto.

Já no 2° dia o plano era outro.

Estávamos na boca do rio abacate, o nosso piloteiro Zé sugeriu que a gente subisse o rio por uma 1:30h e que também teríamos que almoçar no rio.

A resposta foi imediata minha e do parceiro : “-DEMORÔ”

Pedimos para a cozinheira separar a farinha, tomate, shoyu e sal, e seguimos viagem até a cabeçeira do rio abacate.

Logo na subida toda a vegetação envolvendo o rio. De repente o rio fica estreito dificultando a sua subida até a cabeceira.

Amazonas

Chegamos em nosso objetivo de subida, o nosso piloteiro Zé nem desligou o motor er já estávamos  com as iscas dentro d’água. Não bastou os primeiros pinchos para eu levantar o meu primeiro paca do rio abacate e o segundo capturado no Extreme Jig

Tucunarés

E foram várias explosões nas iscas de superfície, em cada curva e galhadas as porradas eram muito fortes. segue abaixo fotos de peixes diferentes entre 3 e 5 kilos e dubles também.

Tucunas

Depois de vários pacas, o nosso guia Zé falou pra nós arremessarmos não só nas galhadas e sim ao meio do rio também. Não se desfazendo do conselho do nosso guia, troquei a isca zig zara do Nelson Nakamura por uma isca muito conhecida chamada trairão (cor osso).

Foram várias tentativas ao meio do rio e nada dos tucunas darem a cara para serem fisgados. Continuamos a descida observando que o rio , em uma curva a frente ficava muito estreito e aproveitando mais uma vez a opinião do nosso guia senti que naquele estreitamento do rio se eu jogasse uns dez metros a frente e trabalha-se a isca de acordo poderia ter algum bocudo escondido e esperando a sua presa passar.

Não deu outra, o arremesso foi perfeito e não tive tempo de trabalhar a isca. Tomei uma porrada só, foi certeira e o pulo foi logo na sequência.

Foi uma briga limpa, ele correu pro meio do lago e embarcamos o bicho sem problemas !!

Tucunaré

Tucunaré - Gilberto Chudi Jr.

Pescar e soltar sempre !!

Pausa para o almoço e o nosso guia avistou de longe uma cobra enrolada no galho da árvore!
Que imagem bonita, mas temos que tomar muito cuidado, uma picada e acabou a pescaria.

Cobra

Tucunaré prontinho para o almoço.

Almoço

Almoço na beira do rio

Depois do almoço já se passava das 15:00 horas, tivémos muitas ações e segue abaixo mais uns peixinhos.

Tucunaré

Tucunarés

E pra fechar o dia, um belo pôr-do-sol na boca do rio abacate.

Fim de Tarde

Fim de Tarde - Rio Abacate

Terceiro  dia de pescaria.

Como todo brasileiro e pescador esportivo nunca está contente com o resultado, o negócio é jogar a isca na água que os bocudos vão atacar.

Neste dia de pescaria, aproveitamos para conhecer alguns lagos e ressacas abaixo do rio Abacate, onde tivémos poucas ações de peixes.

Os lagos estavam muito secos, e os peixes se misturavam a lama e não atacavam as iscas.

Segue abaixo alguns peixinhos dos lagos!

Aruanã e Tucuna

Aruanã e Tucunaré

Já no quarto dia de pescaria acordamos cedo novamente e não pensamos duas vezes e falamos juntos para o nosso guia Zé: -BORA PARA O RIO ABACATE!

Tomamos café, subimos no barco e fomos direto para o mesmo ponto de pesca onde fisgamos os belos exemplares.

O dia prometia sair muitos peixes, meu parceiro  Gilmar logo no terceiro arremesso já engatou o seu primeiro bocudo do dia com a isca “sara sara” na cor osso do Nelson Nakamura.

Tucuna

Tucuna - Gilmar

E foi assim o dia inteiro de pesca, com muitos exemplares de 3 a 6 kilos até o final da tarde.

Tucunarés - Fishingtur

E ao entardecer já estávamos satisfeitos de pescar os bocudos. Confesso que nunca senti tanta emoção em um rio estreito e com tanto peixe como o rio abacate. Outra coisa que surpreendeu é a força que os peixes tem devido a correnteza muito forte deste rio.

5° e último dia de pescaria !

Já estava sem braços para pinchar mais um dia e nosso flutuante já estava em retorno a cidade de Itacoatiara.

Resolvemos neste último dia pescar as Pirararas, apoitamos o barco e com uma tralha um pouco mais pesada engatamos alguns exemplares pra fechar a nossa pescaria com muito alegria.

Pirararas

Agradecemos a todos pela ótima pescaria,