Rio Araguaia – A primeira Piraíba é inesquecível

Local: Rio Araguaia – Goiás

Araguaia! Minha primeira Piraíba!
Saudações amigos!

É com muita alegria que venho aqui relatar a melhor pescaria que o meu parceiro Clebão e eu (Cezar) já fizemos na vida!

Primeiro gostaria de deixar nossos agradecimentos:
- Aos amigos Felipe e Daniel do Penn Raíba Carretilhas que nos forneceu essas maquininhas fantásticas que se chamam PENN, eita carreta boa!

Segue o site dos amigos: http://pennraibacarretilhas.blogspot.com.br
- Ao piloteiro Claiton, gente boa demais! E fez de tudo para fazermos uma boa pescaria.
- Ao Vieira, gerente do Hotel Beira Rio, que nos tratou muito bem em nossa estadia.
- Ao Marcio David e toda a equipe do Fishingtur.

Finalizado os agradecimentos (por enquanto), então vamos começar o converseiro…

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
Eu(Cezar)     Vara Sumax Triforce 1,90mts - 120 lbs / Carretilha PENN Long Beach 68
250mts de Super Raiglon 0,91mm

Vara Evolution 1,70mts – 8/17lbs / Carretilha Abu Garcia Revo S
Linha mono 0,37mm Max Force

A PESCARIA

Ano passado meu parceiro Clebão e eu fomos ao Araguaia em maio na pousada Asa Branca II, fomos muito bem tratados, comida boa, mas peixe… só piranha e cachorra… O que não tem nada a ver com a pousada, apenas não tivemos sorte.

Esse ano tinha que sair um dos grandes…

Saímos de Araçatuba-SP com destino a Porto Luiz Alves-GO, com pernoite em Goiânia dando um total de 1.300 km até o destino final, o trecho de Rio Preto – SP até Porangatu – GO é pela BR153. Chegamos em Goiânia às 15:30h da tarde, fomos para o hotel, tomamos um banho, descansamos um pouco. À noite fomos ao shopping Flamboyant jantar, demos uma volta no shopping… ehhhh Goiânia !(rsrsrsrs).

Jantamos, depois mais umas voltas e “bora” para o hotel dormir que amanhã tem mais 630 km até Luiz Alves.

Acordamos no domingo, tomamos café, abastecemos o carro e partimos…

A angustia de chegar era demais…

Eram umas 11h00 da manhã na BR153 e então Clebão disse: Vamos tocar direto, a gente para em São Miguel do Araguaia, compra uma carne e fazemos um churrasco no hotel… Topei de imediato… A angústia era demais…

Então passamos por Porangatu, Novo Planalto e chegamos em São Miguel, paramos em um mercado e fomos direto ao açougue, compramos a carne e “Bora” pra Luiz Alves que a fome tá apertando e a angústia judiando !

Pegamos a BR 080(um tapete) e seguimos para o destino final.

Chegamos em Luiz Alves, fizemos a rotatória, andamos um quarteirão e chegamos em frente ao Araguaia… eita aquilo foi um colírio amigos…

Já paramos no hotel, saudamos o Vieira e fomos descarregar o carro, depois de umas três ou quatro viagens já estava tudo no apartamento. O Clebão foi direto para os fundos do hotel, pegou o carvão, colocou fogo na churrasqueira e a carne para assar. Pedimos para o Vieira chamar o Claiton que ainda não conhecíamos, depois de uma meia hora o Claiton chegou, rapaz tranquilo, boa gente, novo ainda mas parecia ter experiência no assunto, começamos a prosear e ficamos ali até umas 18h30h foi quando tivemos o prazer de conhecer também o piloteiro Tatinha que estava como guia de um casal de pescadores e acabava de chegar de um dia de pescaria.

Hotel

Chamamos ele para comer uma carne e tomar uma cerveja com a gente e começamos a prosear. Ele disse que havia pego duas Piraíbas, uma na sexta-feira e outra no sábado, então ficamos animados com o relato. Conversa vai, conversa vem, Tatinha e Claiton se despediram e foram embora, deixamos tudo combinado com Claiton para o início da pescaria e fomos para o quarto, tomamos um banho e fomos dormir.

Mau sabia eu que o dia seguinte seria o mais emocionante da minha vida em se tratando de pescaria.

Araguaia

Araguaia - GO

No primeiro dia de pesca estávamos apoitados no varal, local muito conhecido do Araguaia, eram umas 13h00 mais ou menos, o estômago já estava reclamando, o sol cozinhando os miolos. De repente vi uma chicotada na minha vara, fixei os olhos nela e ela começou a emborcar e a fricção a zunir, olhei para o Claiton e ele balançou a cabeça como quem diz: Vai !

Tentei tirar a vara da secretária da voadeira, na primeira tentativa ela não saiu. Meti a botina na borda da voadeira e puxei, aí ela veio… Rapaz que peso! Meti três fisgadas das boas e o bicho continuou descendo o rio na boa.

O Claiton disse: Fisga de novo que ela não sentiu o anzol! Aí meti o dedão no carretel da maquininha e mandei sem dó nem piedade! Rapaz, pra que?! O bicho quase arrancou a vara da minha mão, me arrastou dentro da voadeira… A fricção abriu e começou gritar! zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz…

O Claiton imediantamente soltou a voadeira dizendo levanta a ponta, levanta a ponta!

Estranhamente o bicho levou para o barranco, por isso Claiton suspeitando que fosse uma Pirarara grande, foi jogando a voadeira um pouco para o meio do rio e chegando perto do bicho. Quando a voadeira chegou perto dela, a garota deu um 180 e disparou rio acima.

Rapaz! Pensa numa tomada de linha! Que bicho bruto! Claiton então disse: -Segura Cezar, segura que é Piraíba! Pirarara não dispara rio acima não! Não precisava dizer mais nada, eu já estava apavorado e de pernas bambas!!!

Que briga amigos, que briga! Que bicho bruto!

Depois de uns 15 minutos de briga, senti algo estranho na linha e disse: -Claiton a linha tá ralando na pauleira! Claiton então olhou para o rumo da linha e foi deixando a voadeira descer o rio e meio que “pareou” a voadeira com o bicho, foi quando senti um tranco na linha e percebi que não estava mais na pauleira… Virei para o Claiton e disse: -Saiu Claiton, saiu! (eita piloteiro “bão”).

Mas foi sair da pauleira que o bicho disparou rio acima de novo… aff… Que força amigos, que força! Esse bicho é bruto demais!

Depois de mais ou menos 1 hora de briga o bicho se entregou!

Que peixe bonito rapaz! Levamos ela para a praia e nos acabamos de tirar fotos e filmar aquele peixe maravilhoso…

Essa foi minha primeira Piraíba amigos. E garanto a quem nunca teve o prazer de pegar uma, que a briga com o bicho não se iguala a nenhum outro peixe, o bicho é bruto demais!

A Piraíba mediu 2,00mts e o Claiton disse que tinha aproximadamente 100 kg.

Fiz um vídeo de nossa pescaria e nele tem a briga com a Piraíba.

Espero que os amigos vejam e gostem. http://www.youtube.com/watch?v=onuh1tTL4Yc

Segue as fotos…

Piraíba

Piraíba..... Inesquecível.

Essa foi a melhor pescaria da minha vida!

Espero que gostem do vídeo e do relato!