Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios



Rio Araguaia – Muitos peixes e oito Piraíbas em cinco dias

Local: Rio Araguaia – Goiás
Data: 15 a 21 de Setembro de 2013

Olá amigos pescadores,

Viemos relatar a vocês, a fantástica expedição que realizamos nas águas do Rio Araguaia, passando pelas regiões de Luiz Alvez,  Bandeirantes, Cristalino, Rio das Mortes, etc …

Após nossa primeira viagem ao Araguaia no ano de 2012 (Saulo/Wender) onde também relatamos no Fishingtur, ficamos encantados com tamanha beleza e vida presentes naquele rio, e já começamos os trabalhamos para programar algo maior para o próximo ano.

Organizamos uma expedição, onde seriam 3 barcos com 2 pescadores cada, e 1 barco de apoio, barco este, que estaria o cozinheiro, e que levaria a maior parte de nossa bagagem na viagem, e também caso algum motor tivesse problemas, este serviria de reserva, pois a região é carente de assistencia ao pescador, e um pequeno detalhe poderia interromper nossa pescaria.

Como todos sabemos, sempre na semana da pescaria, acontecem imprevistos, compromissos, e com a gente não foi diferente. Tivemos 2 desistências de última hora,  optamos por dispensar o barco de apoio com o cozinheiro, levando 3 piloteiros para aumentar as chances de captura.

Material utilizado:

Varas:
Evolution 80lb e 100lb / intergreen  100lb  /  Bravo  120lb  /  trevala 200lb

Carretilhas:
Penn 6/0  / Tekota 800 / Rapala Caribbean t25L2 / Penn international 50 e 30

Linha:
Mono 0,92 Max Force

Confesso que fomos com a tralha pesada desta vez, mas assim como muitos, eu também achava que era historia de pescador que o peixe puxava 100 metros de linha na 1 corrida, que estourava linha, empate, etc …  Sempre achei que era por falta de regulagem da carretilha, ou inexperiência do pescador rs.

Mas depois desta viagem, mudei completamente minha opinião, ou se tem carretilhas com aproximadamente 300 metros de linha, ou torça para seu guia ser o mestre da pilotagem, e compensar a falta de material na água. Mas mesmo estando com guias experientes, tivemos 2 linhas 0,92 estouradas no 1 arranque do peixe, coisa inexplicável, linhas cortadas por piranhas, 1 empate de aço trançado de 200 lb estourado na briga, mas claro que isso não é regra, sempre sai peixe com tralha pequena, linha fina, etc … vai da sorte e experiência de cada um, mas uma coisa posso afirmar, o sistema é bruto com os grandes !!!!

Abaixo as fotos do dia anterior a viagem, já em Luiz Alves na pousada do Paulinho, preparando as tralhas, e a ansiedade já tomava conta de todos nós.

Rio Araguaia

Preparativos para a Pescaria

Iniciando a expedição…

Pescaria

Saindo para a Pescaria...

No 1° dia de pescaria não tivemos nenhuma ação, confesso que fiquei preocupado rss.

Mas do 2° dia em diante, sonhos seriam realizados.

Adotamos o sistema de pesca amiga, se o barco tivesse 2 pescadores, cada puxada era de uma pessoa, pois gostariamos que todos tivessem o prazer das capturas, e nos comunicavamos com outros barcos através de rojões, assim que capturavamos algo bom, pois assim conseguimos que todos estivessem presentes nas fotos.

Seguem as fotos:

Piraíba

Primeira Piraíba

Pirarara

Pirarara

Bicudas

Bicudas

Piraíba

Segunda Piraíba

Piraíba

Terceira Piraíba

Pirarara

Pirarara

Piraíba

Quarta Piraíba

Apapá

Dourarda - Apapá

Piraíba

Quinta Piraíba

Piraíba

Sexta Piraíba

Piraíba

Sétima Piraíba

Piraíba

Oitava Piraíba

Pirarara

Pirarara

Abaixo algumas fotos após as capturas, peixes perdidos, ou simplesmente curtindo a briga do companheiro. Momentos essenciais, onde encostavamos as 3 canoas e contavamos os acontecimentos do dia, tiravamos aquele sarro dos companheiros sapateiros do dia,  enquanto apreciavamos a beleza do local.

Rio Araguaia

Rio Araguaia

Gostaria de ressaltar que não só pescamos os grandes peixes, a diversão ficava por conta das explosões nas iscas de superficie das Douradas, Cachorras, Bicudas, e na pesca de fundo dos Mandubés, Corvinas, Barbados, Candirus, peixes estes que serviriam de iscas e para nosso almoço na beira do rio.

Antes de fazer esta viagem , acabei achando um vídeo de pescaria de Tambaqui amazônico em pleno Araguaia. Confesso que fiquei meio desconfiado, nunca tinha ouvido falar em peixes do tamanho daqueles do video, naquele rio.  No último dia de pescaria, um índio da região comentou com a nossa equipe sobre a pesca de tambaqui nos lagos durante a cheia, com isso veio o vídeo na minha cabeça, grandes verdões que sou apaixonado rs …

E foi justamente na boca de um dos lagos que nossa equipe conseguiu esse feito, aos 45 do 2° tempo veio o último peixe da pescaria, e não poderia ser de outro jeito, na varinha de pescar iscas, linha 0,30 mm, tomadas de linha longas, e vai nosso amigo mineiro rio abaixo atrás do bicho.

E não sei porque, mas parecia que aquele feito era maior do que as prórias piraíbas rsss. Todos fomos para as fotos com o verdão, que de tamanho não era tão grande, porêm, só quem pesca aquela espécie sabe o seu valor  !!!

Tambaqui

Tambaqui

Abaixo algumas fotos de nossos almoços, paisagens, famoso Sol vermelho do araguaia.

Araguaia

Araguaia

Nesta pescaria estavam presentes,  eu(Saulo/Jundiaí), (Wender/Ribeirão Preto – amigo este, que me acompanha desde pequeno, época que íamos pescar tucunaré de bicicleta no interior/sp), (Gustavo/Americana – nosso amigo e novo parceiro nas pescaria, sempre presente) e (Tiago/Minas Gerais – Amigo que nos conheceu pela net,  confiou em nossa palavra e embarcou sozinho com desconhecidos, agora já faz parte da nossa equipe e se tornou um grande amigo).

Abaixo foto de toda equipe

Equipe no Araguaia

Equipe reunida no Araguaia

Nesta expedição, foram capturadas 8 Piraíbas ou filhotes que foram retiradas da água, variando as medidas de 1,30m  até  2 metros. Muitas outras foram perdidas, com linhas, empates estourados, e outras que escaparam do anzol sem explicação. Também capturamos 5 pirararas. Total de 5 dias de pesca completos .

Gostaríamos de deixar um grande abraço aos piloteiros Nica / Danilo / Jales, Guias estes, que se tornaram grandes amigos, e indispensáveis em nossas pescarias, profissionais de alto nível. Também um abraço a todos os amigos pescadores e leitores do site Fishingtur.

Agradecemos a Deus por esta viagem maravilhosa que fizemos, e por nos guardar na volta para casa, pois sofremos um acidente e demos PT no carro, mas graças a Deus ninguém sofreu nada grave, apenas sofremos com a falta de atendimento da Região, no demais tudo em ordem.

Fotos: Saulo, Wender, Nica, Danilo, Jales, Tiago, Gustavo.
Texto: Saulo, Wender, Gustavo, Tiago

Abraços

Saulo e amigos.
.
.
.
.
.


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

16 Comentários

  1. Fernando Fishingtur em outubro 14th, 2013

    SHOOOOW DE MATÉRIAA !!! PARABEEENS AH TODOS

  2. Leandro em outubro 14th, 2013

    Fala Saulão,sensacional essa pescaria, meus parabéns brother,lembro quantas vezes fomos pescar junto esse ano e vc já falava dessa pescaria no araguaia,foi pra lavar a égua essa pescaria por que esse ano vc tava devendo ainda.kkkkkk,grande abraço……

  3. Ricardo em outubro 14th, 2013

    Minha Nossa Senhora, o que que é isso???? Pescaria fantástica!!! Já fechei a do ano que vem para o Araguaia…..espero ter a mesma sorte/competência que vocês!!!

  4. José Levy em outubro 14th, 2013

    Show de bola, espero ter um dia, a possibilidade de fazer uma pescaria dessas. Tomara que ainda esteja forte o suficiente para tirar uma monstra dessas d’água.rsrs. Parabéns a rapaziada.

  5. Tiago em outubro 14th, 2013

    Obrigado amigos Saulo, Gustavo, Wender e aos guias amigos Nica, Danilo e Jales pelos belos momentos, inesquecíveis.

    Já preparando a tralha para o próximo ano.

  6. Silvio Fishingtur em outubro 14th, 2013

    Show demais parabéns pela aventura e pelo relato que está excelente em especial ao paragrafo abaixo que achei muito show!!!

    “Adotamos o sistema de pesca amiga, se o barco tivesse 2 pescadores, cada puxada era de uma pessoa, pois gostariamos que todos tivessem o prazer das capturas, e nos comunicavamos com outros barcos através de rojões, assim que capturavamos algo bom, pois assim conseguimos que todos estivessem presentes nas fotos.”

    Abs,
    Silvio.

  7. Marcos Faraone em outubro 14th, 2013

    Saulão, que expedição muleke!!! Viagem para nunca mais ser esquecida…vocês foram atrás das rainhas do rio e saíram vitoriosos desta!
    Muito boa a materia também, cada foto heim?!
    Parabéns a todos!
    Vale deixar o registro de que isto só é possível ainda, graças à pesca esportiva e o maravilhoso trabalho que vem sendo feito por esses guias fantásticos do araguaia, certo?! Parabéns novamente à equipe toda.

  8. Marcelo jundiai em outubro 15th, 2013

    Saulo, seu bicha … Se vc tivesse falado que ia ser bom desse jeito eu teria ido quando me chamou !!! kkkkkkkk confesso que duvidei da qualidade do Araguaia , agora fica só o arrependimento de ter perdido quem sabe a melhor pescaria da vida !!!

  9. saulo – jundiai em outubro 15th, 2013

    Valeu Amigos , pena que essas são poucas vezes na vida que acontecem kkkkk …. Mais ano que vem to la de novo tentando a sorte !!! Agora voltamos aos velhos e bons pesqueiros.

    abraço a todos

  10. silas em outubro 16th, 2013

    Incrivel pescaria, faz 4 anos que tento pegar uma dessa e nada… poderia passar o contato dos guias e pousadas. Vou tentar com eles quem sabe a sorte muda. Sempre fico na asa branca.

    Ano que vem cabe outros na viagem?

    Abraços

  11. Fernando longo em outubro 16th, 2013

    Que bela pescaria heinn!!!…pescadores,gostaria de saber o contato dessa pousada q vcs ficaram…estou programando a minha pescaria para la, e ja escutei mto do piloteiro nica, esse cara é fera mesmo… setembro de 2014 estarei la…valeuuu

  12. saulo – jundiai em outubro 17th, 2013

    Bom dia Fernando , a pousada que ficamos foi na Pousada do Paulinho , liga lá e fala com a joyce.
    (62) 3382-3128

    abraço

  13. Rafael em outubro 18th, 2013

    Poxa, tb ñ tinha conhecimento d Tambaqui no Araguaia… boa surpresa!
    Abrasss

  14. saulo – jundiai em outubro 21st, 2013

    Galera os telefones dos guias são esses abaixo , ir no Araguaia sem um bom guia , é perder viagem, e na minha opnião estes 2 abaixo estão entre os melhores dos melhores.

    NICA – 62 – 9919-9737
    Jales – 062 – 99 04 50 11

    podem ligar que eles são gente finíssimas e profissionais demais.

  15. ALEXANDREMONTES em novembro 5th, 2013

    GALERA , SIMPLESMENTE DIMAIS. SÓ DE VER AS FOTOS O CORAÇÃO JÁ DISPARA E COMEÇO A SONHAR COM ESSE MOMENTO , ESTAR COM A RAINHA DE PRATA NA PONTA DA LINHA. SE DEUS QUISER 2014 IREI LÁ EM LUIS ALVES TENTAR REALIZA-LO.
    TEM COMO PARTICIPAR DESSAS PESCARIAS COM VOCÊS?
    PARABÉNS A TODA A EQUIPE!

  16. Miron em agosto 18th, 2014

    Acertaram a mão hein,8 piraibas é dificil de acontecer denovo…
    Mas não entendi,disse que pescou de Bandeirantes ate o Rio das mortes,impossivel,é muito longe…explique isso melhor…Qual região pegaram as piraibas?
    Valeu!!!


Fatal error: Call to undefined function show_subscription_checkbox() in /home/storage/b/dc/e9/fishingtur/public_html/wp-content/themes/ad-clerum-10/comments.php on line 101
xxxx