Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios



Rio São Benedito III – Nossa equipe e os Jaús gigantes do Rio São Benedito

Local: Rio São Benedito – Alta Floresta – MT
Data: 13 a 19 de novembro de 2009

Olá amigos

Nesta terceira parte de nossa pescaria no Rio São Benedito, vamos mostrar a grande pescaria de peixes de couro como o Jaú.

Usamos equipamentos pesados como por exemplo a Vara Yamato maciça de 70lbs com carretilha Argus 600 e Linha mono Super Raiglon 0,91mm.

Em outros equipamentos como a Vara Century Triforce de 1,90mts de 120lbs, Carretilha Marine Sports Black Max 50 e Linha Max Force 0,92mm de 200lbs.

Um terceiro equipamento e mais leve deles era uma Vara maciça da Yamato de 60lbs com Carretilha Magna 5000 com linha Max Force 0,74mm.

A pesca desses grandes peixes de couro não é tão cansativa aqui no Rio São Benedito, onde a espera é rápida  devido as muitas ações durante o dia. Em outros rios é capaz de você ficar esperando horas até ter uma ação, mas aqui  é ação o tempo todo.

Tiramos bons peixes, mas perdemos muitos peixes também, muitas linhas estouradas, anzois abertos, carretilhas sem linhas entre outras coisas. A fisgada é bruta e uma linha de 200lbs 0,92mm em uma frecção travada parece não fazer diferença para o peixe que puxa os 100mts de linha sem esforço.

Várias coisas aconteceram nesta semana e vou relatando no decorrer da matéria.

Lembrando que estaremos fechando um grupo para pescar com nossa equipe na Pousada São Benedito em Junho de 2009.

Vamos começar com o Sr Adimir que fisgou um belo exemplar usando como isca um pedaço de Corvina. Esse peixe foi fisgado com a Carretilha Magna 5000, linha 0,74 e uma vara da Yamato, vara esta que deve custar hoje no máximo uns R$50,00, fibra de vidro maciça.

Briga com Jaú  -  Adimir

Briga com Jaú - Adimir

Adimir

Adimir

O nosso barco estava bem próximo ao barco deles no momento que a vara envergou. Vocês não imaginam a dificuldade de conseguir tirar a vara do suporte. A força desse bicho é inacreditável. Esse peixe desceu o rio uns 400mts brigando com o sr. Adimir.

Tirando o peixe

Tirando o peixe

E o Júnior levou um baile do peixe para conseguir tira-lo da água. O jaú você não pode segurar pela nadadeira como a pirarara, pois ele é muito liso e isso dificulta muito. O jeito mais fácil é segura-lo pela boca com a luva.

Júnior com Jaú

Júnior com Jaú

E depois de uns bons e demorados minutos o troféu foi para a foto. Um bonito exemplar de Jaú com aproximadamente 35kg.

Jaú - Adimir

Jaú - Adimir

Jaú 35kg

Jaú 35kg

Jaú 35kg - Adimir

Jaú 35kg - Adimir

Depois de toda a festa, o melhor é soltar o bicho de novo.

Pescar e Soltar..... Sempre

Pescar e Soltar..... Sempre

Na sequencia fois a vez do Júnior que engatou outro belo exmeplar nas corredeiras. Esse peixe deu trabalho na vara de 100lbs com linha 0,91mm. Ele desceu o rio a favor da corredeira tomando linha e depois subiu brigando metro a metro com o Júnior.

E o detalhe era conseguir ficar em pé no barco por causa da forte corredeira.

Júnior

Júnior

Mas depois de vários minutos cansativos outro belo exemplar com um pouco mais de 25kg

Jaú - Júnior

Jaú - Júnior

Jaú

Jaú

Marcio e Júnior  -  Jaú aprox. 25kg

Marcio e Júnior - Jaú aprox. 25kg

Jaú

Jaú

Jaú - Júnior

Jaú - Júnior

Novamente, o momento mais gratificante é poder soltar o peixe e ve-lo nadando livremente.

Pesca Esportiva

Pesca Esportiva

Pescar e Soltar,... Sempre

Pescar e Soltar,... Sempre

 

Eu estava com uma Vara maciça da Yamato para carretilhas e uma Argus 600 com 100mts de linha 0,91mm da Raiglon.

Equipamento Pesado

Equipamento Pesado

A vara estava no suporte do barco na cabeceira de uma corredeira e de repente a vara enverga com tudo e um tomada rápida de linha foi o suficiente para eu não conseguir tirar a vara do suporte e a linha estourou.

Em outro momento eu estava com a vara em punho quando fisguei. O peixe levou a linha muito rápido, e pense que a fricção estava quase travada. Eu estava sentado na cadeira do meio no barco e o peixe puxou a linha para frente, quando percebi que a linha iria acabar eu apenas apoiei o cabo da vara entre as pernas e segurei a vara com as duas mãos.  Não deu tempo nem de pensar e muito menos de soltar o barco, foi muito rápido.  A linha chegou ao fim e eu levei um tranco que voei da cadeira até as costas do Felipe e parei no chão do barco. A sorte foi que nesse momento a linha estourou e o Felipe segurou a vara. Por isso que eu disse que aqui a brincadeira é bruta.

E esse tipo de coisa aconteceu várias vezes com todos nós.

Leve em consideração que no Rio São Benedito tem Pirararas até 90kg e Jaús que chegam a 110kg.

Com o mesmo equipamento eu fisguei um belo jaú que por coincidencia quando eu fisguei o peixe, sem querer o barco se soltou da árvore e automaticamente o peixe começo a puxar o barco. E depois o piloteiro ligou o motor indo em busca do gigante. A briga foi demais. A sensação de ter um mosntro desses na ponta da linha é algo inesplicável. A mesma força contra você por mais de 20, 30, e até 40 minutos é exaustiva. O cansaço bate forte, mas a recompensa é demais quando você o bicho rebojando na superfície no final da briga e a sensaão de vitória quando o mesmo é embarcado.

Um belo Jaú de aproximadamente 35kg. A isca foi um pequeno pedaço de Piau.

Jaú - Marcio David

Jaú - Marcio David

Jaú

Jaú

Jaú 35kg

Jaú 35kg

Pousada São Benedito

Pousada São Benedito

 

Um outro ponto de pesca bem perto da pousada é a grande corredeira. Descemos do barco em um ponto específico, andamos por uma trilha por uns 15 minutos, atravessamos uma pequeno riacho com a água pelo joelho até chegarmos na cabeceira desta corredeira em um ótimo ponto de pesca.

O ideal aqui é você arremessar em cima da corredeira para a isca cair no poção logo depois da queda. É alí que o bicho fica.

Em todos os ponto do Rio São Benedito, como as águas são muito fortes, você só vai pegar um peixe se sua linha enroscar. É isso mesmo, o Jaú só vai atacar se sua isca estiver parada no fundo do rio, ou seja, você arrmessa e espera a linha passar por uma pedra e ficar enroscada. Assim, o peixe ataca e automaticamente a sua linha sai da pedra e você briga com o peixe.

Nesse ponto em que vamos mostrar as águas são muito mais bravas que no restante do rio e é até difícil fazer a linha enroscar bem na queda, ams se alí ficar é peixe na certa.

Fishingtur no Rio São Benedito

Fishingtur no Rio São Benedito

Esperando os Gigantes ...

Esperando os Gigantes ...

A casa dos Jaús Gigantes

A casa dos Jaús Gigantes

O Felipe deu sorte e isca escolhida foi a dele.

Felipe

Felipe

O peixe puxou forte, ameaçou descer o rio, puxando linha, mas voltou para a queda e se entocou atrás da caída da água e nada do peixe sair de lá.

O jeito foi fazer o resgate.

Nosso guia, o Leandro que também é proprietário da Pousada São Benedito fez o mais improvável. Pediu para o Felipe segurar a linha, abriu o carretel e com o equipamento em punho deu a volta pelo riacho, atravessou as pedras e por cima da cachoeira foi até o ponto em que o peixe estava, o Felipe soltou a linha e ele recolheu até estica-la. depois de muito forçar na posição contrária ao peixe, o peixe saiu da toca e a briga continuou com o Leandro.

Imaginem brigar com um peixe desses em uma água brava desse jeito e você totalmente vulnerável em cima da cachoeira….

Resgate do jaú

Resgate do jaú

Briga com Jaú

Briga com Jaú

Nesse meio tempo o Felipe também se encaminhou até onde o Leandro estava. Com muita dificuldade ele  conseguiu chegar lá. Uma queda alí seria fatal.

Felipe

Felipe

Assim que o Felipe chegou, assumiu a briga alí de cima mesmo.

Felipe assumindo a briga

Felipe assumindo a briga

Depois que o peixe se demonstrou cansado, o leandro desce um pouco amis na corredeira até bem próximo da última queda e alí conseguiu segurar o  gigante.

O momento mais difícil

O momento mais difícil

Resultado de um grande esforço

Resultado de um grande esforço

O Jaú, Leandro e a corredeira

O Jaú, Leandro e a corredeira

O difícil foi trazer o peixe para um local seguro que era onde estávamos a princípio. Eles tiveram que trazer o peixe no braço, o Felipe passou para o lado de baixo com o equipamento e o leandro soltou o peixe no poço. A sorte é que o peixe nadou pela correnteza e o Felipe só o guiou até a praia de pedras onde foi fácil coloca-lo em terra firme, tirar o anzol e as fotos e depois solta-lo.

Felipe e seu Troféu

Felipe e seu Troféu

O Grande troféu

O Grande troféu

O Gigante de 55kg

O Gigante de 55kg

Marcio e Felipe

Marcio e Felipe

Jaú  -  Felipe

Jaú - Felipe

Jaú 55kg  -  Felipe

Jaú 55kg - Felipe

Leandro e Felipe
Leandro e Felipe

Esse peixe não seria retirado da água se não fosse o conhecimento e a coragem d enosso guia Leandro que teve uma parcela muito grande neste peixe.

O Gigante do São Benedito

O Gigante do São Benedito

E mais uma vez a soltura do peixe é um dos melhores momentos da pescaria.

Indo para a água com o Jaú

Indo para a água com o Jaú

Jaú 55kg

Jaú 55kg

Pousada São Benedito

Pousada São Benedito

Pesca Esportiva

Pesca Esportiva

Pescar e Soltar, ... Sempre

Pescar e Soltar, ... Sempre

E foi isso, muitos gigantes, muitas linhas estouradas, muitas fricção travadas, muita adrenalina no Rio São Benedito. Isso sem falar nas dezenas de fisgadas perdidas.

Não deixe de ver as duas primeiras reportagens  desta viagem ao São Benedito:

Parte  I  -  A viagem/Pousada/Animais   -   clique aqui


Parte II
– Cachorras/Corvinas/Peixe Elétrico   -  clique aqui

Na quarta parte desta expedição você vai acompanhar a pescaria de outros jaús e uma Pirarara gigante.

Vocês poderão assistir aos vídeos de todas essas brigas com os gigntes em nosso DVD 01 ( Expedição São Benedito 2009) .

Gostaria de agradecer ao Erivaldo e Rinaldo da Loja Ermanay, ao Kim da Net Pesca, Alessandro da KingFisher, Léo da Massas Paturi, Emerson das Bóias Barão e a todos da Pousada São Benedito.

Fotos por Marcio, Júnior, Adimir, Leandro e felipe
Texto por Marcio David

Não deixe de comentar esta reportagem no final do texto.

Abraços e esperamos você junto com nossa equipe em Junho de 2010.

Marcio David

 

AGRADECIMENTOS

Pousada São Benedito
www.pousadasaobenedito.com.br

Massas Paturi
www.massaspaturi.com.br

Bóias Barão
www.boiasbarao.com.br

Ermanay Caça, Pesca e Camping
Estação da Luz – SP
11 3326 3625

Iscas KingFisher
www.kingfisher.com.br

.
.
.
.
.


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

19 Comentários

  1. felipe em dezembro 18th, 2009

    me mande um e-mail quando for lan;ado o dvd.

    por favor.

  2. Eduardo Caldas em dezembro 18th, 2009

    Top esse peixe levantado pelo Felipe com ajuda do Leandro. Um dos relatos mais emocionantes que li nos últimos tempos. Parabéns mesmo, que Aventura !!!

    Abs,
    Edu.

  3. Marcos em dezembro 18th, 2009

    Bem legal essa materia adorei muito bons os peixes para bens na proxima vez me da um toque se der vou junto tambem abraço mas um abraço pro japa felipe gente boa valeu

  4. mateus em dezembro 18th, 2009

    esses equipamentos pesados são seus ou a pousada oferece para alugar?

  5. André Oliveira em dezembro 18th, 2009

    caramba, quanto gigante… se eu pegasse um desses, seria mais fácil o peixe me segurar pra foto hahaha e esse troféu de 55kg hem?? mais pesado que eu hehe

    parabéns a todos vcs, no aguardo pelas outras 3 matérias

    abraços

  6. Marcio David em dezembro 18th, 2009

    Os equipamentos o pescador tem que levar. Mas ao contrário do que muita gente pensa, esses equipamentos pesados são mais baratos do que o resto dos equipamentos.

    Abs

  7. Marcio David em dezembro 18th, 2009

    Mediz, estamos fechando um grupo para junho de 2010. Na matéria acima tem um link para os detalhes d aviagem.

    abs

  8. Pescador David em dezembro 18th, 2009

    Sem palavras Felipe!!!!!
    você merece!!!!
    meus Parabéns!!!! (a todos da equipe né…..)
    abração
    Pescador David

  9. Renato em dezembro 18th, 2009

    Vixee, ficou demais essa parte parabens a todos por conseguir engatar esses gigantes, que no rio contam com a ajuda da correnteza.

    Abraços

  10. Amauri de jundiai em dezembro 18th, 2009

    PARABENS QUE MARAVILHA DE AGUA SE TIVER DVD P/VENDER EU QUERO PEIXES LINDOS QUE TRABALHAO ABRAÇOS A TODOS

  11. Germano Cacure (Tche) em dezembro 19th, 2009

    Rapaziada parabéns,voces são os caras !

    Vai pescar jaú deste tamanho no São Benedito
    tche.!!!!!!!

    Aguardo as proximas reportagens meus amigos, são fantasticas como vocês.

    Abraços a todos.

  12. Germano Cacure (Tche) em dezembro 19th, 2009

    faltou um detalhe, quando eu vi esta matéria
    dos jaus, eu lembrei-me do meu falecido pai.,
    somos originários do interior paulista, e meu
    pai contava que pescava muitos dourados ,
    o mesmo dizia que não usava equi-
    pamento como usamos hoje em dia, ele tinha um
    rolo de linha super grossa e fisgava e trazia
    o bicho na unha,na raça.,de mão limpa.
    é mole velhos tempos,alhias tenho até hoje
    guardado um velho rolo de lina que era usada
    pelo meu pai.

  13. gabriel ishiki em dezembro 21st, 2009

    parabens ae pros pescador muito loko esses jaus!!! deve ser incrivel a sensação de brigar com uns bichão desse em plena floresta amazonica!! parabens mesmo…
    um dia ainda vo para aqeles cantos

  14. Joao de Marchi em dezembro 22nd, 2009

    Caramba, simplesmente animal esse Jaus pretões!!

    Parabens pela pescaria!!

    Abrazo

  15. Leandro em dezembro 22nd, 2009

    eaeee Felipão….vi vc com esse jaú e lembrei da gente la do castelinho com aquela pira lembra ??? nada a v pq a pira escapou mas a cara de alegria é a mesma ..

    parabéns a vc , ao marcio , ao pescador seu adimir, e toda a equipe..

  16. Silvio em dezembro 23rd, 2009

    Amigos, do FishingTur.. Excelente Pescarias… Parabéns pelo belissímos peixes.

    Abraços,
    Silvio.

  17. Felipe Gouveia em agosto 23rd, 2010

    Parabéns, Felipe Oashi Mattos.
    Excelente exemplar.
    E parabéns a todos da equipe.
    Todos mesmo!
    (:

  18. Vinicius em março 20th, 2011

    eu comprei uma revista de pesca que a foto do seu guia com esse jau ai, eu ate recinheci mais nao lembrava mais acabei lembrando que era da revista !!!
    muito showw !!!!!

  19. Ruy Carlos Frade Nunes em março 21st, 2011

    Parabens senhores, bela matéria, bela pescaria, eu já comentei com vcs, quando abro o email e vejo que tem FISHINGTUR, tenho a certeza de momentos de lazer e aprendizado.
    Obrigado muita Paz e Saúde a todos.
    Ruy Carlos Frade Nunes


Fatal error: Call to undefined function show_subscription_checkbox() in /home/storage/b/dc/e9/fishingtur/public_html/wp-content/themes/ad-clerum-10/comments.php on line 101
xxxx