Reportagens

FishingTur

Olha aí

Interativos

Anúncios



Rio Uatumã – Conheça a mais nova pousada de selva em meio aos grandes tucunarés amazônicos

Local: Rio Uatumã – Amazonas – Brasil
Data: 31/07 a 06/08/2010

Pousada de Selva e Pesca Esportiva Uatumã
Rio Uatumã – AM – BR

 

Olá Amigos

Nossa equipe esteve em uma das regiões mais bonitas de nosso país, desta vez conhecemos a Bacia Amazônica que é formada pelo Rio Amazonas e seus afluentes. A Bacia Amazônica é considerada a mais extensa bacia hidrográfica do planeta e a maior em volume de água.

O nosso objetivo seria explorar o Rio Uatumã que é um dos afluentes do Rio Amazonas. O Rio Uatumã está localizado no coração da Floresta Amazônica, é conhecido principalmente pela pesca de grandes Tucunarés nos meses de setembro a fevereiro, período em que o rio está baixo e que o tucunaré está mais ativo e com ótimos pontos de pesca. Nos outros meses do ano, o rio fica muito cheio alagando a floresta e pequenas ilhas dificultando um pouco sua pescaria. Durante a temporada e com o rio baixo, grandes praias se formam e gigantescos pedrais, pontos garantidos de grandes tucunarés.

Veja no mapa abaixo a localização do Rio Uatumã.

 

Rio Uatumã

Rio Uatumã

 

Mas mesmo antes do início da temporada 2010, nossa equipe resolveu conhecer o loca e trazer ótimas novidades e uma boa pescaria, memso com o rio ainda cheio.

Essa região do Rio Uatumã é muito pouco exlorada, tanto é que esta será a única pousada da região. Nas 4 horas de navegação até o Flutuante, não avistamos nenhuma outra pousada. É um local pescado somente pelos ribeirinhos que pescam e caçam para sobreviver.

A Pousada Flutuante está localizada dentro de uma reserva, onde é proibido a pesca comercial e predatória. Ponto positivo para os grandes peixes e para o pescador esportivo.

 

Rio Uatumã

Rio Uatumã - Amazonas

 

Nossa aventura começou em São Paulo, chegando em Manaus depois de 3:20h de vôo.

Saindo de Manaus, seguimos pela  Rodovia AM-10 que faz ligação a região Oeste do Estado do Amazonas e seguimos por cerca de 3 horas em estrada asfaltada até a cidade de Itapiranga, onde seguimos no Barco Hotel da própria pousada por aproximadamente 4 horas até o destino final que é o Flutuante.

O Barco que faz o translado acomada tranquilamente de 10 a 15 pessoas, possui cozinha completa, frezzer, Tv, ar condicionado, um dormitório com 4 camas, banheiro com chuveiro e uma grande área de lazer no piso superior.

 

Barco-Hotel

Barco-Hotel para Translado

barco Hotel

Barco Hotel

Cozinha do Barco

Cozinha do Barco Hotel

barco

Barco

 

O translado de aproximadamente 4 horas é feito com muita diversão, uma cerveja bem gelada, petiscos e muita mentiras dos amigos pescadores. Isso sem falar nas belezas do Rio Uatumã.

 

Barco

Barco-Hotel

Barco

Barco

Barco

Dormitório do Barco

Barco

Barco da Pousada

Depois de uma tranquila viagem chegamos na Pousada Flutuante que está operando a desde setembro de 2010. Garanta já a sua vaga entrando em contato com nossa equipe pelo e-mail: uatuma@pescaeturismo.com.br

O Flutuante está ancorado na entrada de um Igarapé que nada mais é do que um grande braço do rio com águas calmas.

 

Flutuante Uatumã

Flutuante Uatumã

Flutuante

Flutuante Uatumã

O Flutuante possui 2 suítes para 6 pessoas cada, acomodando até 12 pessoas, ambas com ar condicionado e banheiro privativo. Na área comum possui uma grande cozinha equipada e banheiro.

 

Suíte do Flutuante

Suíte do Flutuante

Suíte do Flutuante

Suíte do Flutuante

Banheiro

Banheiro

 

Este Igarapé que fica aos pés da pousada tem cerca de 150 a 200 mts de largura e mais de 3km de extensão.

Na cabeçeira deste Igarapé que aqui é conhecido como Lago, é uma nascente de águas cristalinas, reduto de traíras e grandes matrinxãs. Os Tucunarés já preferem as águas mais abaixo, mais escuras e mais profundas e com muitas estruturas e pedrais.

Para se ter uma idéia, em um único dia é impossível de conseguir pescar com iscas artificiais no lago todo. O lugar sempre foi muito preservado,isso sem falar na grande quantidades de peixes além dos gigantes tucunarés, como a bicuda, aruanã, matrinxãs, tambaquis e alguns peixes de couro da região, mas sem dúvidas o Tucunaré é o Rei por aqui.

Todos os funcionários da Pousada Flutuante são moradores das comunidades locais, gerando fonte de renda para muitas famílias.
 
Além da pesca dentro deste Igarapé, o pescador pode também pescar nos mais diversos pontos no próprio Rio Uatumã. Todos muito piscosos.

 

Rio Uatumã

Rio Uatumã

Uatumã

Uatumã

Rio Uatumã

Rio Uatumã

Uatumã

Uatumã

O Rio Uatumã tem milhares de pontos de pesca do Tucunaré, muitas estruturas, igarapés e lagoas.

 

Uatumã

Uatumã

Uatumã

Uatumã

Uatumã

Uatumã

A Fauna da região é um capítulo a parte, são diversar espécies de mamíferos, répteis e aves que a cada curva do rio embelezam ainda mais a pescaria.

 

Macacos

Macacos

Macacos

Macacos

Quem já viajou para a Amazônia sabe que todos os dias o sol dá uma grande show no final da pescaria e a nossa equipe comprovou toda essa beleza.

 

Pôr-do-Sol

Pôr-do-Sol

Amazônia

Amazônia

Uatumã

Uatumã - Amazonas

Rio Uatumã

Rio Uatumã

Na segunda parte de nossa reportagem vamos mostrar como foi a nossa pescaria com iscas artificiais e os grandes Tucunarés fisgados.  Tucunarés Paca e Açu de até 11kg fizeram parte de nossa semana no Rio Uatumã.

E garanta já a sua vaga para a próxima pescaria. Entre em contato e garanta a sua vaga.

Gostaria de agradecer a todos da Pousada Flutuante e em especial ao proprietário Lúcio e sua esposa pela receptividade.

Abraços

Marcio David

 

AGRADECIMENTOS

Pousada de Selva e Pesca Esportiva Uatumã
www.flutuanteuatuma.com.br
e-mail: uatuma@pescaeturismo.com.br

 

Iscas King Fisher
www.kingfisher.com.br

Albatroz Fishing
http://www.albatrozfishing.com.br/

Loja Ermanay
São Paulo


Gostaria de receber as matérias por e-mail? Cadastre-se aqui!

6 Comentários

  1. elias cazoni em maio 17th, 2013

    ESPETACULAR!… Gostei de tudo que vi e em final de setembro deverei fazer parte de um grupo de pescadores lá no Uatumã,como não sou quem faz o contrato,não sei qual a pousada ou flutuante onde ficarei.Mas estou impaciente aguardando o dia 25/09/13. Encantado,
    CAZONI

  2. Dudu em junho 25th, 2013

    Prezados

    Estamos organizando a pescaria que o Sr Elias ira
    participar, infelizmente não é no flutuante.
    Mais gostaria de receber mais informações para que em uma oportunidade possamos fazer esta pescaria.

    Um forte abraço

    Dudu

  3. jean em julho 10th, 2013

    qual melhor o mês para pescar no rio uatumã??

  4. José Ruiz em agosto 24th, 2013

    Muito legal você compartilhar toda essa informação..

  5. CESAR em setembro 26th, 2013

    GOSTARIA DE DICAS ,LOCAIS, QUE FACILITEM MINHA PESCA NO UATUMÃ.
    OBRIGADO

  6. ROGERIO em novembro 18th, 2013

    Muito bem detalhado parabéns…Vou com meu pai para Manaus em junho 2014…pelo que estou vendo, essa epoca não é boa…alguem tem alguma sugestão de pescaria nessa epoca saindo de Manaus…Muito Obrigado.


Fatal error: Call to undefined function show_subscription_checkbox() in /home/storage/b/dc/e9/fishingtur/public_html/wp-content/themes/ad-clerum-10/comments.php on line 101
xxxx