Xiko Karpa – Um fim de semana gelado e com muitas carpas e tilápias

Data: São Paulo 31/08 a 01/09/2008

Local: Pesqueiro Xiko Karpa – Ibiúna – SP

Olá amigos,

Nossa equipe foi muito bem recebida este fim de semana no Pesqueiro Xiko Karpa na cidade de Ibiúna. Chegamos ao pesqueiro às 17h de sábado e e pescamos até às 17h de domingo. Logo que chegamos, conversamos um bom tempo com nosso amigo Daniel Almeida, o qual tinha passado o dia no pesqueiro e o resultado não tinha sido tão satisfatório assim. Confesso que fiquei desanimado, tendo em vista que o foco principal dessa pescaria era a carpa Cabeçuda.

Mas no final do dia, o pessoal do pesqueiro cevou muito um dos cantos do lago e os peixes começaram a subir. Muitas tilápias e carpas capim e húngaras subiam o tempo todo e as vezes algum pacu aparecia.

Montei minha vara de mão de 4,5mts com linha 0,45mm e anzol direto na linha com ração úmida na pinga e as vezes tentava um pedaço pequeno de salsicha flutuando. Foi fatal. A salsicha caiu na água e uma bela Carpa Capim atacou a isca e esticou a linha sem dó.

Carpa Capim - Marcio David e Daniel Almeida

Na sequência o Daniel motou uma bóia (cevadeirinha) com chicote e miçanguinha caramelo. Primeiro arremesso e uma bela tilápia esticou a linha. Esse foi o primeiro peixe na miçanga do Daniel que é pescador de carpas cabeçudas.

Tilápia - Daniel Almeida

Logo que escureceu montei uma única vara para a pesca de Carpas Cabeçudas. Estava usando uma bóia das Bóias Barão, chicote de 40cm e massa Banana com mel da Massas Paturi. O tempo estava feio e esfriando muito, além do vento forte que atrapalha esse tipo de pescaria. Mas 20 minutos depois a bóia afundou, a linha esticou e a danada foi pra foto.

Carpa Cabeçuda - Pesqueiro Xiko Karpa

As 21h era impossível ficar na beira do lago. Muito frio e uma garoa muito forte acabou com a pescaria. O jeito foi tomar um banho e ir ao restaurante do pesqueiro comer uma bela pizza e depois descansar até o dia seguinte. Os chalés do Xiko Karpa são muito confortáveis, com banheiro privativo, ventilador de teto, televisão, frigobar e claro cobertor para esquentar nesse frio.

Domingão, logo às 7h já estávamos no lago. O tempo estava fechado, mas parecia que iria limpar e fazer Sol. Resolvemos tomar um belo café da manhã oferecido pelo pesqueiro e na sequência começamos a pescaria.

Nesta última temporada as Carpas Húngaras e Espelhos deram cria e o pesqueiro está lotado de pequenas carpinhas. Muita diversão na varinha de mão de 1,20 e 1,80mt com linha 0,20mm.

Carpinha Espelho - Victória

Perdi as contas de quantas carpinhas foram fisgadas desse jeito.

Carpa Espelho - Marcio David

O Daniel fisgou mesmo com tempo ruim e vento  duas cabeçudas. Ele estava variando de 40cm a 1,50mts de profundidade.

Carpa Cabeçuda - Daniel

Olha só o tamanho dessa próxima carpa. Mas como diz o Daniel, carpa é carpa, a Rainha do Lago.

Carpa Cabeçuda - Daniel Almeida

O Daniel teve que ir embora, mas nosso amigo Felipe que há tempos não fazia uma pescaria comigo apareceu e durante o dia, com o Sol, os peixes também apareceram.

Carpa Cabeçuda - Marcio David

Eu estava com um ínico equipamento e o Felipe com outro. Eu estava pescando com profundidade de 30 a 60cm e o Felipe de 50 a 1,5mts.

Carpa Cabeçuda - Felipe

Usamos as Massas Paturi de Amendoim, Banana com Mel e Leite Condensado, uma de cada vez e com todas o resultado foi muito bom.

Carpa Cabeçuda - Massas Paturi

Ora eu, ora o Felipe, sempre tinha uma bóia afundando.

Marcio - Carpa Cabeçuda

O engraçado é que a carpa normalmente fica mexendo a bóia, arrastando e beliscando muito tempo antes de afundar, mas esse dia elas estavam afundando de uma vez. A bóia simplesmente afundava de uma vez, sem frescura.

Carpa - Felipe

Mais uma vez as Massas Paturi mostrando o seu potencial, em qualquer um dos sabores o peixes estava alí, na ponta da liha.

Marcio e Felipe - Carpa Cabeçuda

Perto de onde estávamos tinha uma família pescando somente com varas de mão. Certa hora uma das varinhas quase foi prá água e uma bela briga foi travada. Como eles estavam sem o passaguá fui ajudar a tirar o peixe e para minha surpresa era uma bela Carpa Cabeçuda, só que essa foi fisgada pela nadadeira lateral direita. Muita sorte.

Carpa Cabeçuda - Vara de mão

Logo na sequência outro exemplar no chicote de 1,5mts com Massa Paturi de Amendoim.

carpa - Marcio e Felipe

O chicotão estava mesmo com bons resultados, outro exemplar fisgado a 1,20mts

Carpa Cabeçuda - Felipe

Olha o chicotão de novo. Um belo exemplar a 1,5mts de profundidade com massa de leite condensado misturada com massa de amendoim, Massas Paturi.

Felipe e Marcio - Carpa Cabeçuda

Realmente o dia era das carpas. Muitos exemplares foram fisgados. Faltou um troféu, mas mesmo assim a pescaria foi muito produtiva.

Marcio - Carpa Cabeçuda

O Felipe fechou a pescaria de Cabeçudas com chave de ouro com um belo exemplar.

Carpa Cabeçuda - Pesqueiro Xiko Karpa

Outra pescaria muito produtiva durante o dia foi a pescaria de tilápias na miçanga. Perdia as contas de quantas tilápias acima dos 2kg foram fisgadas durante o dia. Foram usadas miçanguinhas caramelo e preta.

Tilápia - Xiko Karpa

Ao nosso lado estava a D. Dirce e seu marido. Os dois só pescam tilápias na miçanga. Durante o dia a D. Dirce fisgou mais de 30 exemplares, todos acima de 1kg.

O equipamento usado é um pouco diferente de tudo o que tenho visto por aí. Aprendi a fazer com eles e também começei a fisgar bons exemplares. Vivendo e aprendendo.

Tilápia - D. Dirce

A montagem da bóia e miçangas é o contrário de como normalemnte fazemos. A bóia fica na ponta da linha e as miçangas (4) ficam pela linha do chicote até o girador que está ligado a linha da carretilha. Estarei em breve mostrando em outra matéria como fazer esse tipo de chicote. É bem interessante.

Tilápia Marcio David

O Felipão também fisgou a sua.  No final do dia as tilápias estavam bem ativas e bem próximas da margem. O tamanho médio das tilápias fisgadas nesta pescaria foi de 1,5kg, mas com exemplares acima dos 2,5kg.

Felipe - Tilápia

No finalzinho da tarde eu me aventurei com o Fly e acabei fisgado um Pacu de 2kg no EVA Marrom. Ele fez a carretilha do fly gritar. Muito divertido, mas acabou estourando a linha, pois eu estava com o líder de 0,30mm.

Acho que vocês puderam ver um pouco de como o Xiko Karpa está em relação a peixes. Uma pescaria com muitas carpas e muitas tilápias. Quem for em busca dessas peixes irá fazer uma ótima pescaria.

Gostaria de agradecer ao Roberto pela hospedagem e a toda a rapaziada do pesqueiro, sempre muito prestativos.

Qualquer dúvida estou a disposição pelo e-mail marcio@fishingtur.com.br ou pelo Msn messenger  marcio.pescador@hotmail.com. Você pode também deixr seu comentário no final desta matéria.

Fotos por Marcio, Adimir, Felipe, Daniela e Renata

Texto e Edição por Marcio David

Abraços e boas Pescarias

Xiko Karpa
Estrada Bunjiro Nakao, Km 74 (estrada Ibiúna – Piedade).
Acesso pelo Km 45 da Rod. Raposo Tavares
(15) 32412798 / (15) 32412884 / (15) 32412786 / (15) 32412262
xikokarpa@xikokarpa.com.br
www.xikokarpa.com.br

Massas PATURI
Tradicional / Carnívoros / Erva Doce / Carpa Cabeçuda, Frutas entre outras.
Telefone: (11)9550 9516 c/ 4971 2441 com Léo

Massas Farofa do Carlão
Tradicional / Carnívoros / Tilália / Carpa Cabeçuda, entre outras.