Alicate pega-peixe, uma arma na mão de certos pescadores


Olá amigos

Ultimamente venho notando nos pesqueiros um alto número de pescadores usando o tão famoso alicate pega-peixe, grip, ou de contenção. E isso tem sido usado como arma na mão de certos pescadores.

O mau uso ou uso excessivo desse equipamento em pesqueiros está resultando em um número muito alto na mortalidade de peixes assim como muitos exemplares mutilados, com a boca destruída. Uma verdadeira sessão de massacre, um crime.

Peixes como as carpas cabeçudas, capins e húngaras são as que mais sofrem com esse alicate, pois tem a boca muito sensível e as vezes até mesmo com a mão você pode romper sua pele. Imagine com essa arma na mão.

Escrevi novamente sobre esse assunto a pedidos de um amigo, Daniel Almeida, grande pescador de carpas cabeçudas. Foi ele que colheu e nos enviou a maioria dessas fotos. Fico feliz em saber que poucos, mas pelo menos alguns pescadores se preocupam e muito com o futuro de nossas pescarias e acima de tudo com o respeito a um animal.

Quando a boca não está furada, está rasgada ou então com um pedaço pendurado. Isso é um absurdo. Confesso que já usei e muito esse alicate, mas faz uns bons anos que abandonei a idéia. Antigamente eram poucos os pescadores que o usavam, hoje em dia todos o tem.

Eu não sei o porque que esses pescadores utilizam esses alicates para poder segurar e tirar foto com o peixe. Estão com medo de sujar a mão? Não querem sujar a roupa? Estão com medinho do peixe morder sua mãozinha? Então fica em casa passando creminho na mão e esqueça a pescaria. Não existe momento de maior satisfação quando eu fisgo um peixe de 30kg e poder abraça-lo para poder tirar a foto. Contato direto com o animal, sem o prejudicar, sem maltratar e sem assinar seu atestado de óbito.

Já ví pescadores ultimamente tirando fotos com pirararas e tambaquis com mais de 40kg o segurando com esse alicate só pela boca. Minha vontade é de levantar um cara desses pela boca e deixa-lo pendurado pra ele sentir só o que é bom.

Hoje muitos pesqueiros já proibiram o uso desses alicates preservando assim a vida de seus peixes, mas mesmo assim alguns pescadores driblam as regras e continuam usando.

Uma outra forma dos pesqueiros tentarem diminuir esses crimes é informando logo na entrada do pesqueiro a proibição desses equipamentos (banner, placa) e ainda cobrar multa de R$20,00 caso o pescador seja flagrado usando tal equipamento.

Em rios e nas pescarias dos grandes tucunarés, traíras, cachorras ent