Maus tratos aos peixes de pesqueiros


Olá amigos,

Nesta matéria vou falar um pouco sobre maus tratos aos peixes de nossos pesqueiros.

É comum você ver em pesqueiros, aqueles pescadores que não tiram as farpas do anzol, que jogam o peixe no chão, que pisam no peixe para que ele pare de se bater e até mesmo pescadores que literalmente empurram os peixes para a água com o pé. Sem falar naqueles que seguram o peixe pelas guelrras, e até outros que fazem de tudo pra recuperar um anzol que o peixe engoliu. O pior é que depois de tudo isso “o cidadão” solta o peixe, e só porque o mesmo saiu nadando, fica “todo feliz”, sem ao menos imaginar que esse peixe com certeza já estará comprometido.

Como podemos observar na placa da foto abaixo, não é por falta de informações que os pescadores cometem maus tratos aos peixes.

Veja alguns casos a seguir:

Caso 1: Ao ser pisoteado por um “sujeito” que não quis “sujar as mãos”, o peixe pode sofrer algum tipo de machucado nas escamas, essas por sua vez vão inflamar e só depois de alguns dias, ele agoniza e acaba morrendo.

Caso 2: Quando o “sujeito” não retira a farpa e captura algum peixe que tenha engolido o anzol, muitos rasgam as vísceras, guerras e outras partes do peixe, na maioria das vezes ele também vai sair nadando.

Caso 3: O peixe que teve o maxilar quebrado de tanto o pendurarem pela boca para ser fotografado, também corre sérios riscos de morrer. Uma dica é usar o mais rápido possível o alicate (grip) e segurar com uma das mãos o rabo, aliviando assim o peso.

ALICATE COM BALANÇA

Nos pesqueiros, esse problema se estende ainda mais por causa do número de vezes que o mesmo peixe é fisgado e manuseado de forma incorreta.

O famoso alicate com balança e outros parecidos são extremamente úteis, porém, é uma covardia usá-los em determinados peixes. Já fisguei pirararas com peso acima dos 20kg, onde a boca estava quebrada em 3 lugares. Isso acontece por causa do uso contínuo desses alicates.

Pirararas, pintados, cacharas e os grandes tambacus são peixes muito pesados para serem pendurados pela boca. Você já se imaginou pendurado pela boca? Deve ser bem dolorido não é?

Confesso que usei esse tipo de alicate por muito tempo, mas hoje, depois de pesquisar e me informar sobre o assunto, não uso mais e aconselho todos a fazerem o mesmo.

Peixes como o curimbata e as carpas em geral tem a boca extremamente frágil, o que impossibilita o uso desses alicates. As fotos abaixo mostram uma Carpa Capim de 5 Kg com a boca rachada.

Triste é ver sites, programas de tv, revistas e pescadores famosos, incentivando o uso destes equipamentos, quando o correto seria alertar os pescadores sobre as consequencias que este equipamento pode causar tanto para os peixes de pesqueiros quanto todos os outros que habitam nossas águas.

PASSAGUÁ

O uso do passaguá facilita e muito na hora de tirar o peixe da água. Caso queira pesar o peixe, coloque o alicate com balança preso ao passaguá com o peixe, depois desconte o peso do passaguá vazio. Pronto! Você vai saber o peso do seu peixe, sem machucá-lo.

EXTINÇÃO NOS PESQUEIROS? É POSSÍVEL?

Há três meses, o proprietário de um grande pesqueiro aqui de São Paulo, entrou em contato comigo, pois estava querendo comprar peixes de grande porte. Depois de semanas de pesquisas e orçamentos, percebi que não existem mais peixes grandes à venda. É raro você encontrar quem tenha peixes de grande porte para vender.

Cheguei a conclusão de que, se não preservarmos os peixes que hoje estão nos lagos de nossos pesqueiros, em breve não poderemos ter mais onde fisgar nossos valiosos troféus.

Fica aqui meu recado e pedido a todos.

Um abraço e até a próxima.

Marcio David

#peixe #peixes #maustratos #alicetecombalança #anzolcomfarpa #preservação

26 visualizações
Carretilhas de Pesca Penn
Contato Fishingtur

Parceiros

bruta.png
Lumis.png
Enz Miçangas e evas
LogoSimon.png
girls fishing lovers.png
Logo.png
universo da pesca.png
Oculos Matuto.png
ESTILO GOIANO.png
go pro 1.png
massa paturi.png
boias de pesca, boia cevadira, boia torpedo
Logo Completo Colorido recorte.png
Logo Step quadrado Tranparencia.png

Step'lc Confecções

Rua Nova Cidade - Vila Olímpia - São Paulo - SP

273.441.558-50

fishingturpesca@gmail.com

Prazo de Entrega da Loja de 10 a 14 dias úteis

O maior portal de Pesca e Turismo do Brasil

Fishingtur Pesca e Turismo 2007