O eterno e pequeno valente Lambari


Olá amigos

Vamos mostrar um pouco a famosa e antiga pescaria de lambaris com varinhas de bambu. Quem um dia não fez uma pescaria dessas em rios e represas ?

Hoje, até mesmo em pesqueiros, é possível fazer boas pescarias de lambaris. Existem várias espécies desse pequeno valente. Alguns menores e outros que chegam a quase um palmo. Rabos vermelhos, amarelados, pretos, uma infinidade. Nesta pescaria foram fisgados lambaris, saicangas, cadelas, acarás entre outras espécies, mas a pescaria foi realizada da mesma forma.

Nesta pescaria eu usei uma pequena vara de bambu, bem fina com 1,60mts. Optei por uma linha mono 0,15mm e um anzol mosquitinho, usado para a pesca desta espécie. Como isca usei a massa. Misturei a Massa Tradicional Paturi com um pouco de Farinha de trigo, comecei a dar liga com a água do lago e peneirei a massa, deixando-a bem fina e depois acabei dando a liga amassando com as mãos.

O Lambari é um peixe muito rápido e requer muita agilidade do pescador na hora de fisgar. Usei dois equipamentos, um deles com uma pequena bóinha e o outro sem a bóinha. O peixe estava tão ligeiro que o equipamento sem a bóia não teve bons resultados. Já o equipamento com a bóinha foi mais fácil. O peixe assim que a isca caía na água já puxava. Ao menor movimento da bóia, a fisgada tinha que ser rápida.

O Lambari ataca em diversas alturas. As vezes no fundo e em outra a 20cm de profundidade.

Outra modalidade usada na pesca de lambaris é o uso dos conhecidos Sabikis, que consiste em um chicote com mais ou menos uns 6 anzois e cada um deles com pequenas miçangas ou pequenas penas que imitam insetos. Usa-se com um pequeno molinete, arremessando e recolhendo lentamente. É comum fisgar vários lambaris de uma só vez.

O pequeno anzol tem que ser bem fino. Eu prefiro os anzois dourados que são bem finos e facilitam a fisgada.

Além das massas, uma isca bem eficaz é o macarrãozinho, vendido em diversas lojas de pesca. O bichinho de laranja também é bem interessante dependendo do local.

Um companheiro na pesca de lambaris são os Carás e as pequenas tilapinhas. Em certos casos eles atrapalham e muito a pescaria.

Além de ser um petisco muito apreciado na culinária, o lambari é uma ótima isca viva para dourados, tucunarés e pintados.

A pesca de lambari é uma pescaria bem interessante e divertida. Aqui a rapidez e agilidade são fundamentais.

Fotos por Marcio David Texto por Marcio David

Abraços

Marcio David

#lambari #pescariadelambari #varadebambu #anzolmosquitinho #fishingtur #dicas

0 visualização
Carretilhas de Pesca Penn
Contato Fishingtur

Parceiros

bruta.png
Lumis.png
Enz Miçangas e evas
LogoSimon.png
girls fishing lovers.png
Logo.png
universo da pesca.png
Oculos Matuto.png
ESTILO GOIANO.png
go pro 1.png
massa paturi.png
boias de pesca, boia cevadira, boia torpedo
Logo Step quadrado Tranparencia.png

Step'lc Confecções

Rua Nova Cidade - Vila Olímpia - São Paulo - SP

273.441.558-50

fishingturpesca@gmail.com

Prazo de Entrega da Loja de 10 a 14 dias úteis

Logo Completo Colorido recorte.png

O maior portal de Pesca e Turismo do Brasil

Fishingtur Pesca e Turismo 2007